1Samuel (CNB) 18

 Aliança de Davi e Jônatas 

18 1 Assim que Davi acabou de falar com Saul, Jônatas apegou-se profundamente a Davi; amou-o como a si mesmo. 2 Naquele mesmo dia, Saul guardou Davi con­sigo e não permitiu que voltasse à casa de seu pai. 3 Jônatas fez uma aliança com Davi, que ele amava como a si mesmo. 4 Tirando a túnica com que estava vestido, deu-a a Davi, bem como suas vestes, e mesmo sua espada, seu arco e até seu cinturão. 5 Nas expedições, onde quer que Saul o enviasse, Davi tinha êxito. Saul nomeou-o chefe dos guerreiros. Ele era bem visto por todo o povo, inclusive pelos membros da corte de Saul.

 Inveja de Saul. Atentado a Davi 

6 Na chegada \das tropas, quando Davi retornou do massacre dos filisteus, as mulheres­ de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, dançando e cantando alegremente ao som de tamborins e címbalos. 7 E, enquanto dançavam, diziam em coro:
“Saul matou aos milhares,
Davi, às dezenas de milhares”.
8
Saul ficou muito zangado com isso e não gostou nada do que diziam. “A Davi deram de­zenas de milhares, e a mim somente milhares”, disse. “Que lhe falta ainda, senão a realeza?” 9 E, a partir daquele dia, não olhava­ mais Davi com bons olhos.
10
No dia seguinte, o espírito deprimente enviado por Deus apoderou-se dele, e teve um delírio em meio à sua casa. Davi pôs-se a tocar a cítara como nos outros dias. Saul tinha uma lança na mão. 11 Arremessou-a contra Davi, di­zendo: “Vou cravar Davi na parede”. Mas Davi, por duas vezes, se esquivou.
12
Saul ficou com medo de Davi, porque o Senhor estava com ele, enquanto se tinha retirado de Saul. 13 Por isso, Saul o afastou e fê-lo chefe de mil. Davi saía e voltava à frente do povo. 14 Tinha êxito em todas as suas expe­dições, e o Senhor estava com ele. 15 Saul?via como Davi tinha êxito em tudo e começou a temê-lo, 16 mas todo o Israel e Judá o amavam, e ele saía e voltava à frente deles.

 Davi se casa com Micol 

17 Saul disse a Davi: “Aqui está minha filha mais velha, Merab. Eu vou dá-la a ti como esposa, contanto que sejas um valente guerreiro para mim e combatas nas guerras do Senhor”. Saul pensava: “Levante-se contra ele não a minha mão, mas a dos filisteus”. 18 Disse então Davi a Saul: “Quem sou eu? Ou qual é a minha linhagem ou a minha fa­mília, para que eu me torne genro do rei?” 19 Ora, quando chegou o tempo de ser dada a Davi, Merab foi dada como esposa a Adriel de Meola.
20
Entretanto, Micol, a outra filha de Saul, se apaixonou por Davi. Quando o contaram a Saul, ele ficou contente, pois pensava consigo: 21 “Vou dar-lhe Micol, para que lhe seja uma cilada, e ele caia nas mãos dos filisteus”. Disse, pois, a Davi pela segunda vez: “Hoje vais te tornar o meu genro”. 22 E ordenou a seus ministros que dissessem em segredo a Davi: “Achaste graça aos olhos do rei e todos os seus ministros gostam de ti. Portanto, aceita ser o genro do rei”. 23 Os ministros de Saul repetiram essas palavras aos ouvidos de Davi, mas este respondeu: “Porventura, vos parece pouca coisa ser genro do rei? Tanto mais que sou pobre e de condição humilde”. 24 Os ministros comunicaram a Saul essa resposta de Davi. 25 Saul replicou: “Assim falareis a Davi: ‘Como dote, o rei quer apenas cem prepúcios de filisteus, para se vingar de seus inimigos’”. Deste modo, Saul tencionava fazer cair Davi nas mãos dos filisteus.
26
Quando os ministros transmitiram as palavras de Saul a Davi, este achou boa a proposta de se tornar genro do rei. Antes que expirasse o prazo fixado, 27 Davi partiu com seus homens, matou duzentos filisteus, levou seus prepúcios e apresentou o número completo ao rei, a fim de se tornar seu genro.

 Então Saul deu-lhe como esposa sua filha Micol. 28
Mas Saul compreendeu muito bem que o Senhor estava com Davi, e que Micol, sua filha, o amava. 29 Por isso Saul teve ainda mais medo de Davi, tornando-se seu inimigo para sempre. 30 Os chefes dos filisteus fizeram incursões, mas todas as vezes que se punham em campo, Davi tinha mais êxito que os demais oficiais de Saul, de modo que seu nome se tornou muito famoso.

 Jônatas intervém em favor de Davi 

19 1 Saul falou a Jônatas, seu filho, e a todos os de sua corte sobre sua intenção de matar Davi. Mas Jônatas filho de Saul amava profundamente Davi 2 e preveniu-o a respeito disso, dizendo: “Saul, meu pai, procura matar-te; portanto, toma cuidado amanhã cedo e fica oculto em um esconderijo. 3 Eu mesmo sairei em companhia de meu pai, no campo, onde estiveres, e lhe falarei de ti, para ver o que ele diz, e depois te avisarei de tudo o que eu souber”. 4 Então Jônatas falou bem de Davi a Saul, seu pai, e acrescentou: “Não faças mal algum a teu servo Davi, pois ele nunca te ofendeu. Ao contrário, o que?ele tem feito foi muito proveitoso para ti. 5 Arris­cou sua vida, matando o filisteu, e o Senhor deu uma grande vitória a todo o Israel. Tu mes­mo foste testemunha e te alegraste. Por que, então, pecarias, derramando sangue ino­cente e mandando matar Davi sem motivo?” 6 Saul, ouvindo isto e aplacado com as razões­ de Jônatas, jurou: “Pela vida do Senhor, ele não será morto!” 7 Então Jônatas chamou Davi e contou-lhe tudo. Levou-o em segui-
da­ a Saul, para que retomasse o seu lugar como antes.

 Micol salva Davi de novo atentado de Saul 

8 Como a guerra recomeçasse, Davi saiu a combater contra os filisteus, infligindo-lhes uma grande derrota. Eles fugiram diante dele. 9 Um espírito maligno, mandado pelo Senhor, acometeu novamente Saul. Ele estava sentado em sua casa, com uma lança na mão, enquanto Davi tocava harpa. 10 Saul, então, arremessou a lança, procurando cravar Davi na parede; este, porém, desviou-se, e a lança foi cravar-se na parede sem atingi-lo. Davi esquivou-se e fugiu naquela mesma noite.
11
Saul mandou emissários à casa de Davi para vigiá-lo e matá-lo pela manhã. Mas Micol, sua esposa, avisou-o: “Se não fugires esta noite, amanhã morrerás”. 12 Fê-lo descer pela janela, e ele fugiu, pondo-se a salvo. 13 Micol então tomou uma estátua de ídolo, deitou-a sobre a cama, cobriu a cabeça­ com uma pele de cabra bem peluda e vestiu-a com um manto. 14 Saul mandou emissários para prender Davi, mas Micol respondeu que ele estava doente. 15 Saul mandou-os novamente, com a ordem de vê-lo. “Trazei-o a mim com cama e tudo”, mandou, “para que seja morto”. 16 Quando os emissários chegaram, encontraram na cama apenas a estátua com a pele de cabra sobre a cabeça. 17 Saul disse a Micol: “Por que me enganaste assim e deixaste escapar meu inimigo?” Micol respondeu: “Porque ele me ameaçou: ‘Deixa-me ir, senão te mato’”.

 Saul entre os profetas 

18 Davi fugiu e pôs-se a salvo. Foi ter com Samuel, em Ramá, e contou-lhe tudo o que Saul lhe fizera. E foram ambos residir em Naiot. 19 Saul foi informado de que Davi estava em Naiot de Ramá.
20
Então Saul mandou emissários com a ordem de prender Davi. Mas, ao ver a comunidade dos profetas em transe, com Samuel à frente, foram tomados pelo espírito de Deus e começaram também a cair em transe. 21 Quando isto foi relatado a Saul, mandou outros emissários, e também esses caíram em transe. Novamente, enviou um terceiro grupo, os quais também caíram em transe.
22
Foi então pessoalmente a Ramá. Chegou à grande cisterna que está em Soco e perguntou: “Onde se encontram Samuel e Davi?” Disseram-lhe: “Estão em Naiot de Ramá”. 23 Foi então para Naiot em Ramá. Sobreveio-lhe o espírito de Deus, e ele começou a caminhar em estado de transe até chegar a Naiot em Ramá. 24 Despiu também suas vestes, estando em transe com os outros, na presença de Samuel; ficou caído por terra, nu, durante todo o dia e toda a noite – de onde o ditado: “Também Saul está entre os profetas?”

 Jônatas ajuda Davi a fugir

20 1 Davi fugiu de Naiot em Ramá e foi ter com Jônatas, dizendo-lhe: “Que fiz eu? Que crime cometi? Que mal fiz a teu pai, para que ele queira matar-me?” 2 Jônatas respondeu: “Nada disso! Não morrerás! Meu pai não faz coisa alguma, grande ou pequena, sem me dizer. Por que me ocultaria isso? Não é possível!” 3 Mas Davi jurou, dizendo: “Teu pai sabe muito bem que gozo do teu favor, e por isso pensa: ‘Jônatas não deve saber, para não ficar magoado’. Mas, pela vida do Senhor e pela tua vida, \eu juro: estou apenas a um passo da morte”.
4
Jônatas respondeu a Davi: “Que queres que eu faça? Farei por ti tudo o que me disseres”. Disse-lhe Davi: 5 “Amanhã é lua nova, e eu deveria jantar, conforme o costume, à mesa do rei. Deixa-me partir para me esconder no campo, até depois de amanhã à tarde. 6 Se teu pai der pela minha ausência, tu lhe dirás que Davi te pediu licença para ir depressa a Belém, sua cidade natal, onde toda a sua família oferece o seu sacrifício anual. 7 Se ele disser que está bem, então o teu servo não corre perigo. Mas, se ao contrário ele ficar irado, saberás que está resolvido a matar-me. 8 Faze este favor ao teu servo, já que fizeste um pacto comigo em nome do Senhor. Se tenho alguma culpa, mata-me tu mesmo. Para que fazer-me comparecer diante de teu pai?” 9 Jônatas disse-lhe: “Longe de ti tal desgraça! Se eu souber que, de fato, meu pai resolveu matar-te, não deixarei de te avisar”. 10 E Davi perguntou: “Mas quem me informará se teu pai te responder com aspereza?” 11 Jônatas disse a Davi: “Vamos sair para o campo”. E foram ambos para o campo. 12 Então Jônatas disse: “Pelo Senhor, Deus de Israel, \juro, dentro de dois ou três dias vou saber as disposições de meu pai. Se são favoráveis a Davi e eu não te informar disso, 13 o Senhor me cumule de castigos. E se persistir a má vontade de meu pai contra ti, eu te avisarei da mesma forma e te farei partir, para que fiques fora de perigo. E o Senhor esteja contigo, como esteve com meu pai! 14 Mais tarde, se eu ainda viver, tu certamente me tratarás de acordo com a leal­dade do Senhor. Mas, se eu morrer, 15 não negarás tua lealdade à minha casa, mesmo quando o Senhor exterminar um por um os inimigos de Davi da face da terra”. 16 Assim, Jônatas fez aliança com a casa de Davi, dizendo: “O Senhor peça contas a Davi”. 17 E Jônatas insistiu conjurando Davi em virtude da amizade que lhe tinha, pois o amava como a si mesmo.
18
Disse-lhe Jônatas: “Amanhã é lua nova. Tua ausência será percebida, 19 pois tua cadeira estará vazia. 19Descerás depressa ao lugar onde te escondeste no dia daquele caso, e te sentarás junto àquela pedra. 20 Atirarei três flechas para o lado da pedra, como se exercitasse tiro ao alvo. 21 Enviarei um servo e lhe direi: ‘Vai e traz-me as flechas’. 22 Se então eu disser ao servo: ‘As flechas estão atrás de ti, pega-as!’, então podes vir a mim, porque tudo está seguro para ti e não há nada a temer, \eu juro, pela vida do Senhor. 22Se, porém, eu disser ao jovem: ‘As flechas estão à tua frente’, vai embora, pois é o Senhor que te manda ir. 23 Quanto à palavra que eu e tu demos um ao outro, o Senhor esteja entre mim e ti para sempre”.
24
Davi, pois, escondeu-se no campo. Veio a lua nova, e o rei foi sentar para comer. 25 Como de costume, sentou-se em sua cadeira junto à parede. Jônatas sentou-se à sua frente, e Abner sentou-se ao lado de Saul. O lugar de Davi apareceu vazio. 26 Naquele dia, Saul não disse nada. Pensava: “Algo deve ter acontecido, talvez não esteja puro, certamente não fez a purificação”. 27 No dia seguinte, o segundo dia da lua nova, o lugar de Davi novamente apareceu vazio. Saul disse a Jônatas, seu filho: “Por que o filho de Jessé não veio à refeição, nem ontem nem hoje?” 28 Jônatas respondeu a Saul: “Ele pediu-me com insistência para ir a Belém. 29 ‘Deixa-me ir’, disse-me, ‘pois haverá um sacrifício da minha família na cidade, e meu próprio irmão me convidou. Se gozo de graça a teus olhos, deixa-me ir visitar meus irmãos’. Por este motivo não veio à mesa do rei”.
30
Saul encolerizou-se contra Jônatas e disse: “Filho de uma transviada. Não sei eu por acaso que tomas o partido do filho de Jessé para vergonha tua e da nudez de tua mãe? 31 Por todos os dias em que viva este filho de Jessé sobre a terra, não estarás seguro, nem tu, nem teu reino. Vai, pois, e traze-o a mim, porque é réu de morte”. 32 Jônatas respondeu a Saul, seu pai: “Por que ele deve morrer? O que fez?” 33 Saul brandiu a lança contra Jônatas, e Jônatas compreendeu que seu pai estava decidido a matar Davi. 34 Tomado de ira, Jônatas deixou a mesa sem tocar na comida, nesse segundo dia da lua nova. Estava triste porque seu pai insultara Davi.
35
Na manhã seguinte, Jônatas, foi ao campo, no lugar combinado com Davi, levando um jovem servo. 36 Disse ao servo: “Corre, e depois traze-me as flechas que eu atiro”. Quando o jovem correu, atirou uma flecha para além dele. 37 O servo chegou ao lugar onde se cravara a flecha, e Jônatas gritou para ele: “Não está a flecha mais adiante?” 38 E acrescentou: “Rápido! Não fiques parado!” O servo pegou a flecha de Jônatas e a levou para seu senhor, 39 ignorando completamente o que estava acontecendo. Somente Jônatas e Davi sabiam de que se tratava.
40
Jônatas deu suas armas ao servo e disse-lhe: “Vai! Leva-as para a cidade”. 41 Quando o servo foi embora, Davi saiu de detrás da pedra e, caindo com o rosto por terra, prostrou-se três vezes. Beijaram-se e choraram juntos, sobretudo Davi. 42 Então Jônatas disse a Davi: “Vai em paz. Ambos juramos em nome do Senhor, dizendo: ‘O Senhor estará entre mim e ti, entre minha descendência e tua descendência, para sempre’”.

 Davi com o sacerdote de Nob

21 1 Davi levantou-se e foi-se embora, enquanto Jônatas voltou para a cidade­.
2
Depois, Davi dirigiu-se a Nob, para junto do sacerdote Aquimelec. Este foi ao encontro de Davi, cheio de apreensão, e perguntou-lhe: “Por que estás só? Não há ninguém contigo?” 3 Davi respondeu ao sacerdote Aquimelec: “O rei confiou-me uma missão, recomendando com insistência: ‘Ninguém deve saber nada a respeito da missão da qual te encarrego’. Por isso, combinei com os meus servos um encontro por aí. 4 Agora, se tiveres­ uns cinco pães, ou qualquer coisa que tenhas­ à mão, dá-me, por favor”.
5
O sacerdote replicou a Davi: “Não tenho à mão pão comum, só pão consagrado. Poderás tomá-lo, se teus servos tiverem evitado o contato com mulheres”. 6 Davi respondeu ao sacerdote, dizendo: “Seguramente, pois tivemos de renunciar às mulheres ontem e anteon­tem. Quando saí em expedição, os corpos de minha gente estavam puros, embora se trate de uma expedição profana. Hoje, com maior razão, seus corpos estão puros”. 7 Então o sa­cerdote entregou-lhe o pão consagrado, pois só havia ali os pães da proposição, que tinham sido retirados da presença do Senhor para serem substituídos por pães quentes.
8
Ora, naquele dia achava-se ali, retido na presença do Senhor, um dos funcionários de Saul, chamado Doeg, o edomita, chefe dos pastores de Saul.
9
Davi ainda perguntou a Aquimelec: “Tens aqui à mão uma lança ou uma espada? Nem sequer tive tempo de pegar na minha lança e nas minhas armas, porque a missão do rei era urgente”. 10 O sacerdote respondeu: “Tenho a espada de Golias, o filisteu, que tu mataste no vale do Terebinto. Está embrulhada num pano, atrás do efod. Se quiseres, leva-a contigo. Outra não há aqui”. E Davi disse: “Não existe outra melhor. Dá-me a espada!”

 Davi entre os filisteus

11 Naquele dia, Davi se pôs a caminho para fugir de Saul e chegou à casa de Aquis, rei de Gat. 12 Os servos de Aquis disseram-lhe: “Não é este Davi, o rei do país? Aquele de quem cantavam em coro, dizendo: ‘Saul matou aos milhares, Davi, às dezenas de milhares’”.
13
Davi impressionou-se com essas palavras e teve muito medo de Aquis, rei de Gat. 14 Apresentou-se a eles alterado, comportando-se qual louco nas mãos deles, tamborilando nos batentes das portas e deixando correr saliva pela barba. 15 Aquis disse aos seus servos: “Podeis ver que este homem está louco. Por que o trouxestes a mim? 16 Será que temos falta de loucos, que trouxestes ain­da este para fazer loucuras na minha presença? Para que entraria em minha casa?”

 Davi em Odolam e em Moab

22 1 Davi partiu dali e refugiou-se na caverna de Odolam. Quando seus irmãos e toda a casa de seu pai souberam disso,­ foram juntar-se a ele. 2 Com Davi agruparam-se todos os miseráveis, todos os devedores insolventes e toda sorte de revoltados e descontentes. Ele tornou-se o seu chefe. Eram cerca de quatrocentos homens.

 3
De lá, Davi dirigiu-se para Masfa de Moab, e disse ao rei de Moab: “Permite que meu pai e minha mãe fiquem convosco, até que eu saiba o que Deus quer de mim”. 4 Então deixou-os junto do rei de Moab, e ficaram­ com ele durante todo o tempo em que Davi permaneceu no seu refúgio.
5
Mas o profeta Gad disse a Davi: “Não fiques no teu refúgio. Parte e vai para a terra de Judá”. E Davi partiu e foi para o bosque de Haret.

 Massacre dos sacerdotes de Nob

6 Encontrando-se em Gabaá, Saul ouviu que haviam descoberto Davi e seus companheiros. Ele estava sentado debaixo de uma tamareira, lá no alto, com a lança na mão e rodeado por seus servos. 7 Disse aos oficiais que estavam ao seu redor: “Escutai, benjaminitas. Será que o filho de Jessé dará a to­dos vós campos e vinhas e fará de todos vós chefes de mil e de cem? 8 Por que con­ju­rastes, todos vós, contra mim? Nenhum de vós me avisou quando meu filho fez aliança­ com o filho de Jessé. Ninguém se preocupou com o risco que eu corria, nem me re­velou que meu filho instigou meu servo con­tra mim, para armar-me emboscadas como hoje”.
9
Doeg, o edomita, que estava entre os oficiais de Saul, respondeu: “Eu vi o filho de?Jessé em Nob, junto a Aquimelec filho de Aqui­tob. 10 Aquimelec consultou para ele o Senhor­ e lhe deu provisões, entregando-lhe também a espada do filisteu Golias”.
11
O rei mandou chamar o sacerdote Aqui­melec filho de Aquitob, com toda a casa de seu pai, os sacerdotes de Nob. Todos eles com­pareceram diante do rei. 12 Saul disse: “Ouve, filho de Aquitob!” Ele respondeu: “Aqui estou, senhor!” 13 Disse-lhe Saul: “Por que cons­pirastes contra mim, tu e o filho de Jessé? Por que lhe deste pães e espada e consultaste para ele o Senhor? Para que se insurgisse contra mim e me armasse uma emboscada, como hoje aconteceu? 14 Aquimelec respondeu ao rei: “Quem, entre todos os teus servos, é mais fiel que Davi, genro do rei, chefe de teus homens, estimado por toda a tua casa? 15 Foi hoje que comecei a consultar o Senhor para ele? De modo algum! Que o rei não impute a seu servo e a toda a casa de meu pai tal acusação! Teu servo nada sabia daquilo que estás falando, nem pouco nem muito”. 16 O rei disse: “Tu morrerás, Aquime­lec, tu e toda a casa de teu pai!”
17
Disse o rei à escolta que o acompanhava: “Voltai-vos e matai os sacerdotes do Senhor, pois ajudaram Davi. Sabendo que estava fugindo, não me avisaram”. Mas os oficiais do rei recusaram-se a levantar a mão contra os sacerdotes do Senhor. 18 Disse então o rei a Doeg: “Volta-te e lança-te sobre os sacerdotes!” Doeg, o edomita, voltou-se, lançou-se sobre eles e matou naquele dia oitenta e cinco­ homens que vestiam as insígnias sacerdotais. 19 Também Nob, cidade sacerdotal, foi passada ao fio da espada: homens e mulheres, crianças e recém-nascidos, bois, asnos e ovelhas foram passados ao fio da espada.
20
Somente escapou um filho de Abimelec filho de Aquitob, de nome Abiatar, e fugiu para onde estava Davi. 21 Contou-lhe que Saul matara os sacerdotes do Senhor. 22 Então Davi disse a Abiatar: “Eu bem sabia, naquele dia em que, estando ali Doeg, o edo­mita, sem dúvida ele avisaria a Saul. Sou eu o culpado da morte de toda a casa de teu pai. 23 Fica comigo, não temas. Quem quer a minha morte, quer também a tua. Comigo estarás seguro”.

 Davi em Ceila 

23 1 Então avisaram a Davi: “Os filisteus estão atacando Ceila e roubando os cereais”. 2 Davi consultou o Senhor, dizendo: “Devo ir e atacar os filisteus?” O Senhor respondeu: “Vai, ataca os filisteus e salva Ceila”. 3 Os homens que estavam com Davi disseram: “Já aqui em Judá temos tanto a temer, quanto mais se formos a Ceila para atacar as tropas dos filisteus”. 4 Davi consultou novamente o Senhor, que lhe respondeu: “Põe-te em marcha, vai a Ceila. Eu entregarei os filisteus em tuas mãos”. 5 Então Davi foi com os seus ho­mens a Ceila e lutou contra os filisteus, tomou-lhes o gado e infligiu-lhes um grande gol­pe, salvando os habitantes de Ceila. 6 Entre­tanto Abiatar filho de Abimelec, ao fugir para onde estava Davi, em Ceila, tinha trazido con­sigo o efod.
7
Contaram a Saul que Davi havia ido a Ceila. Saul disse: “Deus o trouxe às minhas mãos, pois foi encerrar-se numa cidade com portas e ferrolhos!”
8
Saul convocou todo o povo para descer a Ceila e lutar, cercando Davi e seus homens. 9 Quando Davi ficou sabendo que Saul maquinava maus propósitos contra ele, disse ao sacerdote Abiatar: “Traze o efod!” 10 Davi disse: “Senhor, Deus de Israel, teu servo ouviu dizer que Saul está prestes a vir a Ceila para destruir a cidade por minha causa. 11 Será que os homens de Ceila vão entregar-me em suas mãos? Será que Saul vai descer, como ouvi dizer? Senhor, Deus de Israel, indica-o a teu servo!” O Senhor disse: “Descerá”. 12 Disse Davi: “Os homens de Ceila entregar-me-ão, a mim e aos que estão comigo, nas mãos de Saul?” O Senhor disse: “Entregarão”.
13
Davi partiu então de Ceila com seus homens, cerca de seiscentos, e andaram errantes. Saul, informado de que Davi fugira de Ceila, desistiu de seu plano.

 Davi reencontra Jônatas em Horesa 

14 Davi ficou morando nos esconderijos do deserto. Permanecia nas montanhas, no deserto de Zif. Saul continuou procurando-o, mas Deus não deixou Davi cair em suas mãos. 15 Davi soube que Saul tinha saído para tirar-lhe a vida. Estava então no deserto de Zif, em Horesa. 16 Então Jônatas filho de Saul veio encontrar-se com Davi, em Horesa, e encorajou-o em \nome de Deus, dizendo: 17 “Não temas, pois a mão de meu pai não te atingirá. Tu reinarás sobre Israel, e eu serei o teu segundo. Saul, meu pai, o sabe”. 18 Ambos fizeram um pacto diante do Senhor. Davi ficou em Horesa, e Jônatas voltou para sua casa.

 Davi escapa a Saul

19 Alguns de Zif subiram até Saul em Gabaá e disseram-lhe: “Davi está escondido entre nós no fortim de Horesa, na colina de Aquila, ao sul da estepe? 20 Se quiseres descer, ó rei, desce então. Nós nos encarregaremos de entregá-lo nas mãos do rei”. 21 Saul disse: “O Senhor vos abençoe, pois tivestes pena de mim. 22 Ide, pois, informai-vos melhor e procurai saber mais; investigai por onde ele andou ou quem o viu. Foi-me dito que ele é muito astuto. 23 Explorai e descobri todos os lugares onde ele se esconde, e voltai a mim com informações seguras, para que eu vá convosco. Pois se ele estiver na região, eu o perseguirei em todos as partes de Judá”. 24 Eles logo partiram para Zif, à frente de Saul.
Davi e seus homens estavam no deserto de Maon, na Arabá, ao sul da estepe. 25
Quando Saul partiu com seus homens à sua procura, Davi foi informado disso e desceu aos rochedos do deserto de Maon, onde permaneceu. Saul soube e perseguiu Davi no deserto de Maon. 26 Saul ia por uma vertente da montanha, e Davi e seus homens pela outra. Davi fugia precipitadamente para escapar de Saul, enquanto Saul e seus homens estavam tentando cercar Davi e seus homens para pegá-los. 27 Veio então um mensageiro a Saul, dizendo: “Vem depressa, pois os filisteus invadiram o país”. 28 Saul voltou. Desistindo de perseguir Davi, marchou contra os filisteus. Por isso, chamaram aquele lugar de “Rocha da Divisão”.

 Davi poupa Saul, em Engadi

24 1 Retirando-se dali, Davi foi morar nos esconderijos de Engadi. 2 Quando Saul voltou da perseguição aos filisteus, avisaram-lhe: “Davi está no deserto de Engadi”. 3 2Saul tomou consigo três mil soldados de elite de todo o Israel e saiu em busca de Davi e de seus homens, até as rochas das Cabras Monteses. 4 3Assim chegou aos currais de ovelhas perto do caminho.
Havia ali uma gruta, onde Saul entrou para suas necessidades. Davi e seus homens achavam-se no fundo da gruta. 5
4Os soldados disseram a Davi: “Este certamente é o dia do qual o Senhor te falou: ‘Eu te entregarei o teu inimigo, para que faças dele o que quiseres’”. Então Davi aproximou-se de mansinho e cortou a ponta do manto de Saul. 6 5Mas logo se arrependeu por ter feito aquilo 7 6e disse aos soldados: “Que o Senhor me livre de fazer uma coisa dessas ao ungido do Senhor, levantando a minha mão contra ele, o ungido do Senhor”. 8 7E com palavras firmes, Davi conteve os seus homens e não permitiu que se lançassem sobre Saul.

 Quando Saul deixou a gruta para continuar seu caminho, 9
8Davi levantou-se a seguir, saiu da gruta e gritou atrás dele: “Senhor meu rei!” Saul voltou-se e Davi inclinou-se até o chão, prostrando-se. 10 9E disse a Saul: “Por que dás ouvidos aos que te dizem que Davi procura tua ruína? 11 10Viste hoje com teus próprios olhos que o Senhor te entregou em minhas mãos, na gruta. Pensei em te matar, mas poupei-te a vida. Pensei: não levantarei a mão contra o meu senhor, pois ele é o ungido do Senhor 12 11e meu pai. Olha, vê em minha mão a ponta do teu manto. Se eu cortei esta ponta do teu manto e não te matei, reconhece que não há maldade nem rebeldia em mim. Eu não pequei contra ti. Tu, porém, estás procurando tirar-me a vida. 13 12Que o Senhor seja nosso juiz; que ele me vingue de ti, mas eu nunca levantarei a minha mão contra ti. 14 13 ‘Dos malvados é que vem a maldade’, diz o antigo provérbio; por isso, a minha mão não te tocará. 15 14A quem persegue o rei de Israel? A quem persegues? A um cão morto! A uma pulga! 16 15Pois bem! O Senhor seja juiz. Ele julgue entre mim e ti. Que ele examine e defenda a minha causa, e me livre das tuas mãos”.
17
16Quando Davi terminou de falar, Saul lhe disse: “É esta a tua voz, ó meu filho Davi?” E começou a chorar em voz alta. 18 17Depois disse a Davi: “Tu és mais justo do que eu, pois tu me tens feito bem e eu só te fiz mal. 19 18Hoje manifestaste tua bondade para comigo, pois o Senhor me entregou em tuas mãos, e não me mataste. 20 19Qual é o homem que, encontrando seu inimigo, o deixa ir embora tranqüilamente? Que o Senhor te recompense pelo bem que hoje me fizeste. 21 20Agora, eu sei com certeza que tu serás rei e terás em tua mão o reinado de Israel. 22 Jura-me, pelo Senhor, que não eliminarás a minha posteridade, nem apagarás o meu nome da casa de meu pai”. 23 22E Davi o jurou a Saul. Saul foi para casa, e Davi e seus homens subiram para o refúgio.

 Morte de Samuel. Davi e Abigail

25 1 Samuel morreu, e todo o Israel reuniu-se para os funerais. Sepultaram-no em sua casa em Ramá.
Davi partiu e desceu ao deserto de Maon. 2
Havia um homem no deserto de Maon que tinha uma propriedade em Carmel. Era um homem muito rico. Tinha três mil ovelhas e mil cabras. Estava tosquiando seu rebanho em Carmel. 3 O homem chamava-se Nabal e sua mulher, Abigail. Esta era muito sensata e bonita. Seu marido, porém, era grosseiro e mau. Era da descendência de Caleb.
4
Quando Davi, no deserto, ficou sabendo que Nabal estava tosquiando o rebanho, 5 mandou dez jovens com esta instrução: “Subi a Carmel e dirigi-vos a Nabal, saudai-o em meu nome com toda a paz; 6 dizei a meu irmão: ‘A paz esteja contigo, paz à tua casa, paz a tudo que é teu! 7 Fiquei sabendo da tosquia em tua casa. Teus pastores também estavam conosco. Nunca os molestamos, nada do que lhes pertencia desapareceu durante todo o tempo em que estiveram conosco em Carmel. 8 Pergunta aos teus criados, eles te dirão. Que estes jovens possam encontrar graça aos teus olhos, porque viemos em dia festivo. Dá o que tiveres à mão a estes servos teus e ao teu filho Davi’”.
9
Ao chegarem, os jovens de Davi repetiram a Nabal tudo o que Davi mandara dizer, e ficaram aguardando. 10 Nabal respondeu-lhes: “Quem é Davi, quem é o filho de Jessé? São muitos hoje os escravos que fogem do seu senhor. 11 Tomaria eu do meu pão e da minha água, da carne do rebanho, que abati para os meus tosquiadores, e daria a homens que nem sei de onde vêm?” 12 Os servos de Davi retomaram o caminho e voltaram. Ao chegarem, contaram tudo ao seu senhor. 13 Então Davi disse a seus homens: “Cinja cada um sua espada!” Cada um cingiu sua espada, inclusive Davi. Cerca de quatrocentos homens seguiram Davi, enquanto duzentos ficaram com a bagagem.
14
Abigail, a mulher de Nabal, foi informada por um dos seus criados, que lhe disse: “Davi mandou, do deserto, mensageiros para saudar nosso amo, mas ele recebeu-os mal. 15 No entanto, esses homens trataram-nos sempre muito bem, e nunca fomos molestados por eles; nem nos causaram prejuízo algum, durante todo o tempo em que ficamos juntos no deserto. 16 Pelo contrário, ser­viram-nos de muro de defesa, dia e noite, enquanto estivemos com eles apascentando os rebanhos. 17 Vê, pois, o que tens a fazer, porque a ruína de nosso amo e de toda a sua casa é coisa decidida, tanto mais que ele é um idiota, com quem não se pode falar”.
18
Então Abigail apressou-se a tomar duzentos pães, dois odres de vinho, cinco cordeiros preparados, cinco medidas de trigo torrado, cem bolos de uvas passas, duzentas tortas de figos secos, pôs tudo em jumentos 19 e disse aos criados: “Ide na frente, que eu seguirei atrás de vós”. Mas nada disse a seu marido. 20 Montada num jumento, ia descendo a montanha por um caminho encoberto, quando topou com Davi e seus homens, que vinham em sentido inverso, e foi ao encontro deles. 21 Davi vinha dizendo: “Na verdade, foi em vão que eu guardei tudo o que esse homem possuía no deserto, sem que lhe fosse tirada coisa alguma, e ele me paga o bem com o mal! 22 Deus castigue a Davi em dobro, se, de toda a gente de Nabal de sexo masculino, eu deixar um só com vida até amanhã!”
23
Ao avistar Davi, Abigail apeou prontamente do jumento, caiu sobre o rosto diante de Davi e prostrou-se por terra. 24 Assim caída a seus pés, disse-lhe: “A culpa é toda minha, meu senhor! Deixa falar a tua escrava, escuta suas palavras. 25 Meu senhor não faça caso desse idiota, Nabal, pois ele é bem o que o seu nome indica: Nabal, louco. É isso o que ele é! Mas eu, tua escrava, não vi os criados que meu senhor enviou. 26 Agora, meu senhor, pelo Senhor e por tua vida, \juro, foi o Senhor que te impediu de derramar sangue e deteve a tua mão. Tenham a sorte de Nabal os teus inimigos e os que tramam a perdição do meu senhor. 27 Aceita, pois, este presente que tua escrava trouxe e reparte-o entre os homens que te seguem. 28 Perdoa a culpa da tua escrava. O Senhor dará a meu senhor uma casa estável, porque meu senhor combate as guerras do Senhor. Mal algum te atinja enquanto durar tua vida. 29 Se alguém te perseguir ou conspirar contra ti, a alma do meu senhor ficará guardada no bornal da vida, junto do Senhor teu Deus, enquanto a de teus inimigos será lançada para longe, qual pedra de funda. 30 E quando o Senhor tiver feito a meu senhor todo o bem que lhe prometeu, quando te houver estabelecido chefe sobre Israel, 31 não terás, meu senhor, no coração esse pesar nem esse remorso de teres derramado sangue sem motivo e feito justiça por mão própria. E quando o Senhor te tiver feito bem, meu senhor, lembra-te da tua escrava”.
32
Davi respondeu a Abigail: “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, que te mandou hoje ao meu encontro! 33Bendita seja a tua prudência, 33 e bendita sejas tu mesma, que me impediste hoje de derramar sangue e de fazer vingança por minha mão! 34 Mas, pelo Senhor, Deus de Israel, que me impediu de te fazer o mal, \juro, se não tivesses vindo ao meu encontro tão depressa, nem um só do sexo masculino teria ficado com vida na casa de Nabal de hoje para amanhã”. 35 Então Davi aceitou da sua mão tudo o que ela tinha trazido, dizendo-lhe: “Volta para casa em paz. Eu atendi teu pedido e te demonstrei minha consideração”.
36
Abigail voltou para junto de Nabal. Ele estava justamente dando um banquete em casa, um verdadeiro festim de rei. Nabal tinha o coração alegre e estava completamente embriagado. Por isso ela nada lhe disse, nem pouco nem muito, até o dia seguinte. 37 Mas, pela manhã, depois que Nabal tinha curtido o seu vinho, sua mulher contou-lhe tudo. Então o coração dele congelou-se no peito, e ele ficou como petrificado. 38 Dez dias depois, Nabal morreu, ferido pelo Senhor.
39
Quando Davi recebeu notícia da morte de Nabal, exclamou: “Bendito seja o Senhor, que vingou o ultraje que Nabal me fez, e que me impediu de fazer-lhe mal! O Senhor fez cair sobre sua cabeça a própria maldade!”
Então Davi enviou mensageiros a Abigail com a proposta de ela se tornar sua mulher. 40
Os servos de Davi se dirigiram a Abigail em Carmel e disseram-lhe: “Davi mandou-nos a ti porque quer tomar-te como es­posa”. 41 Ela se levantou, inclinou-se com o rosto por terra e disse: “Aqui está a tua serva, disposta a ser tua escrava para lavar os pés dos servos do meu senhor”. 42 Depressa pôs-se a caminho, montada num jumento, com cinco moças para acompanhá-la. Foi seguindo os mensageiros de Davi e tornou-se sua esposa.
43
Davi desposara também Aquinoam de Jezrael, e ambas foram suas mulheres. 44 Saul, entretanto, tinha dado sua filha Micol, mulher de Davi, a Falti filho de Lais, de Galim.


1Samuel (CNB) 18