2Reis (CNB) 24

24 1 Por aquele tempo, Nabucodonosor, rei da Babilônia, entrou em campanha. Por três anos, Joaquim lhe foi submisso, mas depois rebelou-se contra ele. 2 O Senhor enviou contra Joaquim bandos de caldeus, de arameus, de moabitas e de amonitas; enviou-as a Judá para destruí-lo, segundo a palavra do Senhor pronunciada por seus servos, os profetas. 3 Isto aconteceu por causa da ira do Senhor contra Judá; decidira rejeitá-lo de sua face por causa de todos os pecados que Manassés cometera 4 e por causa do sangue inocente que derramou, inundando Jerusalém com o sangue dos inocentes. Por isso o Senhor não quis ser propício.
5
Os demais feitos de Joaquim, tudo que fez, está escrito no livro dos anais dos reis de Judá. E Joaquim adormeceu com seus pais. 6 Joia­quin, seu filho, tornou-se rei em seu lugar.
7
O rei do Egito não fez mais campanhas fora de seu país, pois o rei da Babilônia havia tomado tudo que pertencera ao rei do Egito, desde a torrente do Egito até o rio Eufrates.

 Joiaquin (Jeconias), rei de Judá. 1a  deportação à Babilônia ­

8 Joiaquin tinha dezoito anos quando se tor­nou rei. Ele reinou durante três meses em Je­rusalém; sua mãe chamava-se Noesta e era filha de Elnatã, natural de Jerusalém. 9 Ele fez o que é mau aos olhos do Senhor, imitando tudo que seu pai tinha feito.
10
Naquele tempo, os oficiais de Nabucodonosor, rei da Babilônia, marcharam contra Jerusalém e sitiaram a cidade. 11 Nabucodonosor, rei da Babilônia, veio em pessoa atacar­ ­a cidade, enquanto seus soldados a sitiavam. 12 Então Joiaquin, rei de Judá, apresentou-se ao rei da Babilônia, com sua mãe, seus servos, seus príncipes e seus eunucos, e o rei da Ba­bilônia os fez prisioneiros. Isso foi no oitavo ano do seu reinado.
13
Nabucodonosor levou todos os tesouros da Casa do Senhor e do palácio real, e quebrou todos os objetos de ouro que Salomão, rei de Israel, havia fabricado para a Casa do Senhor, conforme o Senhor havia anunciado. 14 De toda a cidade de Jerusalém levou para o cativeiro todos os chefes e todos os va­lentes­ do exército, num total de dez mil exilados, e todos os ferreiros e serralheiros; do povo da terra só deixou os mais pobres. 15 De­portou Joia­quin para Babilônia, e do mesmo modo exi­lou de Jerusalém para a Ba­bilônia a rainha­-mãe, as mulheres do rei, seus eunucos e todos­ os nobres do país. 16 Todos os homens de valor,­ num total de sete mil, os ferreiros e os serralheiros, em número de mil, todos os homens capazes de empunhar armas foram conduzidos para o exílio pelo rei da Babilônia.
17
Em lugar de Joiaquin, nomeou um tio pa­ter­no dele, Matanias, mudando-lhe o nome para Sedecias.

 Matanias-Sedecias, rei de Judá. Queda de Jerusalém. 2a deportação

18 Sedecias tinha vinte e sete anos de idade quando se tornou rei. Ele reinou durante onze anos em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Amital e era filha de Jeremias, natural de Lebna. 19 Ele fez o que é mau aos olhos do Senhor, imitando tudo que Joiaquin fizera. 20 O Senhor irritou-se contra Jerusalém e contra Judá, até rejeitá-los de sua face.


Sedecias rebelou-se contra o rei da Babilônia.

25 1 No nono ano do reinado de Sedecias, no dia dez do décimo mês, Nabucodonosor, rei da Babilônia, veio atacar Jerusa­lém  com todo o seu exército. Puseram um cerco e construíram torres de assalto em re­dor­ da cidade. 2 A cidade ficou sitiada e ro­dea­da de valas até ao décimo primeiro ano do reinado de Sedecias. 3 No dia nove do quarto mês, quando a fome se agravava na cidade e a po­pulação não tinha mais o que comer, 4 abrira­m uma brecha na muralha da cidade. Então o rei fugiu de noite, com todos­ os guerreiros, pela porta entre os dois muros,­ perto do jardim­ real, se bem que os caldeus cercavam a cidade. Seguiram pela estrada que conduz ao mar Morto, 5 mas o exército dos caldeus perseguiu o rei e alcançou-o na planície de Jericó,­ enquanto todo o seu exército se dispersou e o abandonou. 6 Os caldeus prenderam o rei e le­varam-no a Rebla, à pre­sença do rei da Babilônia, que pronunciou sen­tença contra ele. 7 Matou os filhos de Se­decias diante dele, va­sou-lhe os olhos e le­vou-o para a Babilônia, preso numa corrente­ de bronze.

 Saque do templo

8 No dia sete do quinto mês, data que corres­ponde ao ano dezenove do reinado de Nabuco­donosor, rei da Babilônia, Nabuzardã, comandante da guarda e oficial do rei da Babilônia, entrou em Jerusalém. 9 Incendiou a Casa do Senhor e o palácio do rei e entregou às chamas­ todas as casas e edifícios de Jerusalém. 10 Todo o exército dos caldeus que acompanhava o comandante da guarda se deu à destruição das muralhas que cercavam Jerusalém. 11 Nabuzar­dã, comandante da guarda,­ exilou o restan­te da população que tinha fica­do na cidade, os de­sertores que se tinham pas­sado ao rei da Babilônia e o resto do povo. 12 Só dos pobres do país, o comandante da guar­da deixou uma parte como vinhateiros e agricultores. 13 Os caldeus os quebraram as colunas de bronze que estavam no templo, os su­portes rolantes e o “Mar” de bronze que?es­tava na Casa do Senhor, e transportaram todo o bronze para a Ba­bilônia. 14 Também levaram­ as vasilhas, as facas, as taças e todos os utensílios de bronze que serviam para o culto. 15 O chefe da guarda levou o turíbulo e os copos, tudo que era de ouro ou de prata. 16 Não era possível pesar o bron­ze das duas colunas, do “Mar” e dos su­portes rolantes que Salomão fizera para a Casa do Senhor. 17 (Uma coluna media dezoito côvados, na altura, havendo sobre ela um capitel de bronze de cinco côvados de altura. A rede e as romãs ao redor do capitel eram todas­ de bronze. A segunda coluna era ornada da mesma maneira.)
18
O chefe da guarda levou também Saraías, o primeiro sacerdote, Sofonias, o segundo sa­cerdote, três porteiros 19 e um eunuco da ci­da­de, que era o chefe dos guerreiros, e cin­co?ho­mens que estavam a serviço do rei, os quais encontrou na cidade, e o escriba do che­fe do exército, que treinava os recrutas do povo da terra, e sessenta homens do povo da terra, que foram encontrados na cidade. 20 Nabuzardã, chefe da guarda, prendeu-os e levou-os ao rei da Babilônia, em Rebla. 21 O rei da Babilônia feriu-os e matou-os em Re­bla, na terra de Emat. Assim, Judá foi transferido de sua terra.

 Godolias governador

22 Depois que Nabucodonosor, rei da Babi­lô­nia, deixara o país, o povo que ficara na?ter­ra de Judá foi entregue ao governo de Go­dolias filho de Aicam, filho de Safã. 23 Quando todos­ os chefes das tropas e os homens que estavam­ com eles souberam que o rei da Babilônia tinha nomeado Godolias, foram encontrar-se com ele em Masfa. Eram Ismael filho de Na­tanias, Joanã filho de Carea, Sa­raías filho de Taneumet, um netofatita, Je­zo­nias, um maa­ca­tita, e seus companheiros. 24 Godolias jurou a eles e a seus companheiros: “Não temais os servos dos caldeus. Permanecei na terra e servi ao rei da Babilônia, e tudo correrá bem para vós”.
25
Ora, no sétimo mês, Ismael filho de Na­ta­nias, filho de Elisama, de descendência real, veio com dez homens e feriu Godolias e os judeus e os caldeus que estavam com ele, em Masfa. Godolias morreu. 26 O povo rebelou-se, do menor até o maior, e os chefes das tropas foram para o Egito, por medo dos caldeus.

 Reabilitação de Joiaquin

27 No ano trinta e sete da deportação de Joia­quin, rei de Judá, no dia vinte e sete do déci­mo segundo mês, Evil-Merodac, rei da Babi­lônia, recém subido ao trono, reabilitou Joia­quin, rei de Judá, e tirou-o do cárcere. 28 Falou-lhe benignamente e elevou seu trono acima do trono dos reis que estavam com ele em Babilônia. 29 Joiaquin trocou as vestes que ele vestira no cárcere e começou a comer­ na presença do rei por toda sua vida. 30 O rei destinou também para ele um sustento que lhe foi entregue, sem interrupção, cada dia, durante toda a sua vida.



2Reis (CNB) 24