2Samuel (CNB) 1




Davi, rei de Israel e Judá


 Davi recebe a notícia da morte de Saul

1 1 Depois da morte de Saul, Davi, voltando da vitória sobre os amalecitas, ficou uns dois dias em Siceleg. 2 No terceiro dia, um homem vinha chegando do acampamento de Saul, com as vestes rasgadas e a cabeça coberta de pó. Ao chegar perto de Davi, lançou-se rosto por terra e prostrou-se. 3 “De onde estás chegando?”, perguntou Davi. Ele respondeu: “Salvei-me do acampamento de Israel”. 4 “Que aconteceu?”, perguntou-lhe Davi. “Conta-me tudo!” Ele respondeu: “As tropas fugiram da batalha, e muitos morreram no combate. Também Saul e seu filho Jônatas pereceram!”
5
Davi disse ao mensageiro: “Como sabes que Saul e seu filho Jônatas morreram?” 6 O mensageiro respondeu: “Estava por acaso no monte Gelboé, quando encontrei Saul jogando-se sobre a própria lança, enquanto os carros e os cavaleiros se aproximavam dele. 7 Olhando para trás, ele me viu, chamou-me e eu lhe disse: ‘Aqui estou’. – 8 ‘Quem és tu?’ perguntou ele. E eu respondi: ‘Sou um amalecita’. 9 Ele continuou: ‘Aproxima-te e mata-me, porque já estou em agonia e ainda me encontro cheio de vida’. 10 Então aproximei-me dele e, compreendendo que ele não poderia sobreviver depois da derrota, acabei de matá-lo. Tomei o diadema que ele tinha na cabeça e o bracelete do seu braço e trouxe-os para ti, meu senhor: aqui estão”.
11
Então Davi agarrou e rasgou suas vestes, e todos os que estavam com ele fizeram o mesmo. 12 Prantearam, choraram e jejuaram até à tarde por Saul e por seu filho Jônatas, pelo povo do Senhor e pela casa de Israel, porque haviam tombado pela espada.
13
Davi disse ao mensageiro: “Donde és tu?” Ele respondeu: “Sou filho de um estrangeiro imigrado de Amalec”. 14 Davi disse-lhe: “Como não temeste estender a mão para matar o ungido do Senhor?” 15 E, chamando um dos seus jovens, Davi ordenou-lhe: “Vem cá e mata-o!” Ele assim o fez. 16 Davi disse, então: “Que teu sangue recaia sobre a tua cabeça! A tua própria boca deu testemunho contra ti, quando disseste: Matei o ungido do Senhor”.

 Elegia de Davi sobre Saul e Jônatas

17 Então Davi compôs este canto fúnebre sobre Saul e seu filho Jônatas. 18 Está escrito­ no Livro do Justo, e Davi ordenou que fosse ensinado aos filhos de Judá. É o Cântico do Arco:
19
“Teu adorno, Israel, jaz ferido sobre os teus montes.
Ai, tombaram os valentes!
20
Não o conteis em Gat,
nem o proclameis nas ruas de Ascalon,
para que não se alegrem as filhas dos filisteus,
nem se rejubilem as filhas dos incircuncisos.
21
Ó montes de Gelboé,
não caia sobre vós orvalho nem chuva,
não haja campo donde tirar primícias!
Porque aí foi desonrado o escudo dos valentes,
o escudo de Saul, como se com óleo não fosse ungido.
22
Do sangue dos mortos, da gordura dos fortes,
o arco de Jônatas não recuava jamais,
e a espada de Saul nunca deu golpe em vão.
23
Saul e Jônatas, amados e belos,
vida nem morte os puderam separar,
mais velozes que as águias,
mais fortes que os leões.
24
Filhas de Israel, chorai sobre Saul.
Ele vos vestia de púrpura suntuosa
e ornava de ouro os vossos vestidos.
25
Como tombaram os valentes em plena batalha!
Jônatas foi morto sobre as tuas alturas.
26
Choro por ti, meu irmão Jônatas.
Tu me eras tão querido;
tua amizade me era mais cara
que o amor das mulheres.
27
Ai! tombaram os valentes,
e as armas da guerra pereceram!”

 Davi ungido rei de Judá, em Hebron

2 1 Depois disso, Davi consultou o Senhor, perguntando: “Devo subir a alguma das cidades de Judá?” O Senhor respondeu: “Sobe”. Davi perguntou: “Para onde devo ir?” A resposta foi: “Para Hebron”. 2 Davi pôs-se a caminho de Hebron, com suas duas mulheres, Aquinoam de Jezrael e Abigail, viúva de Nabal de Carmel. 3 Davi fez vir também os homens que estavam com ele, cada um com sua família, e fixaram-se nas cidades \da região de Hebron. 4 Então vieram os homens de Judá, e ali \em Hebron ungiram Davi como rei sobre a casa de Judá.

 Mensagem ao povo do Galaad

Quando Davi ficou sabendo que os homens de Jabes de Galaad haviam sepultado Saul, 5 mandou-lhes a seguinte mensagem: “Abençoados sejais pelo Senhor, porque praticastes este ato de piedade para com o vosso senhor, Saul, dando-lhe sepultura! 6 Que o Senhor, por sua vez, se mostre bom e fiel para convosco. Eu também vos beneficiarei por esta ação que fizestes. 7 Tende coragem agora e sede homens valorosos, pois, se Saul, vosso Senhor, morreu, a casa de Judá me ungiu como rei”.

 Isbaal rei de Israel

8 Entretanto, Abner filho de Ner, chefe do exército de Saul, tomou Isbaal filho de Saul e levou-o a Maanaim. 9 Lá o constituiu rei de Galaad, de Aser, de Jezrael, de Efraim e Benjamim, e de todo o Israel. 10 Isbaal filho de Saul tinha quarenta anos quando se tornou rei de Israel, e reinou durante dois anos. Só a casa de Judá seguia Davi. 11 O reinado de Davi sobre a casa de Judá, em Hebron, durou sete anos e seis meses.
12
Abner filho de Ner e os homens de Isbaal filho de Saul saíram de Maanaim e foram para Gabaon. 13 Joab filho de Sárvia e o pessoal de Davi puseram-se a caminho e os encontraram perto do açude de Gabaon. As duas partes acamparam de lados opostos do açude. 14 Abner disse a Joab: “Que os jovens venham lutar diante de nós”. Joab respondeu: “Tomem posição!” 15 Tomaram posição doze benjaminitas, da parte de Isbaal filho de Saul, e doze jovens da outra parte de Davi. 16 Cada um deles, agarrando a cabeça do adversário, enterrou-lhe a espada no flanco, e assim mataram-se simultaneamente. Por isso aquele lugar é chamado Campo dos Flancos, em Gabaon.

 Batalha de Gabaon

17 Naquele dia travou-se violenta batalha, na qual Abner e os homens de Israel foram afugentados pelos soldados de Davi. 18 Participavam os três filhos de Sárvia: Joab, Abisai e Asael. Asael corria com a rapidez de uma gazela. 19 Ao perseguir Abner, não se desvia­va do seu encalço, nem para a direita nem para a esquerda. 20 Abner olhou para trás e disse: “Tu não és Asael?” Ele respondeu: “Sou”. 21 Disse-lhe Abner: “Vai à direita ou à esquerda apanhar um desses jovens que podes despojar”. Mas Asael não quis desistir de persegui-lo. 22 Novamente Abner disse a Asael: “Deixa de me perseguir, senão me verei obrigado a deitar-te por terra, e como poderia então ainda encarar teu irmão Joab”. 23 Mas ele não deu ouvidos, nem se desviou. Então Abner golpeou-o no ventre com a parte inferior da lança, traspassando-o, de modo que ali caiu e morreu. Todos os que passavam pelo lugar em que Asael caíra e morreu, paravam.
24
Joab e Abisai continuaram perseguindo Abner, que fugia. Quando o sol se pôs, haviam chegado à colina de Ama, em frente de Gaia, no caminho do deserto de Gabaon. 25 Os benjaminitas reuniram-se a Abner e, formando um esquadrão, fizeram alto no cume de uma colina. 26 Abner gritou a Joab: “Tua espada vai continuar a fúria até o extermínio total? Ou ignoras que o desespero é perigoso? Quando afinal vais dizer ao povo que deixe de perseguir seus irmãos?” 27 Disse Joab: “Pela vida de Deus, é verdade: se não tivesses falado, só pela manhã esta gente teria deixado de perseguir cada um a seu irmão”. 28 Joab tocou a trombeta e todo o exército parou. Não mais perseguiu a Israel, nem continuaram combatendo. 29 Abner e seus homens caminharam pela Arabá toda aquela noite. Passaram o Jordão e atravessaram todo o vale de Bitron, até chegar a Maanaim. 30 Tendo desistido de perseguir Abner, Joab reuniu todo o povo. Do pessoal de Davi faltavam dezenove homens, além de Asael. 31 Em compensação, o pessoal de Davi havia abatido trezentos e sessenta benjaminitas e soldados de Abner. 32 Levaram Asael e o sepultaram no túmulo de seus pais em Belém. Joab e seus homens marcharam a noite toda, chegando a Hebron ao nascer do sol.

3 1 Houve então uma guerra prolongada entre a casa de Saul e a casa de Davi. Mas à medida que o poder de Davi se fortificava, o de Saul enfraquecia cada vez mais.

 A casa de Davi em Hebron

2 Davi teve vários filhos em Hebron: o primogênito foi Amnon, nascido de Aquinoam de Jezrael; 3 o segundo, Queleab, nascido de Abigail, viúva de Nabal do Carmelo; o terceiro, Absalão, nascido de Maaca, filha de Tolmai, rei de Gessur; 4 o quarto foi Adonias, nascido de Hagit; o quinto, Safatias, nascido de Abital, 5 e o sexto, Jetraam, nascido de Egla, esposa de Davi. Foram estes os filhos que nasceram a Davi em Hebron.

 Rompimento de Abner e Isbaal

6 Enquanto durou a guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi, Abner filho de Ner exercia seu poder sobre a casa de Saul. 7 Ora, Saul tivera uma concubina chamada Resfa, filha de Aia. Isbaal disse a Abner: 8 ”Por que te aproximaste da concubina de meu pai?” Abner ficou irado com essas palavras e disse: “Sou eu por acaso algum cachorro de Judá? Eu hoje uso de misericórdia para com a casa de Saul, teu pai, e para com teus irmãos e teus próximos, e não te entreguei nas mãos de Davi. E tu hoje pretendes acusar-me alegando o caso dessa mulher? 9 Que Deus castigue Abner com todo rigor, se eu não executar o que o Senhor jurou a Davi, 10 a saber, transferir a realeza da casa de Saul e estabelecer o trono de Davi sobre Israel e sobre Judá, desde Dã até Bersabéia”. 11 E Isbaal não tinha como responder-lhe, pois tinha medo dele.

 Abner com Davi

12 Então Abner enviou a Davi mensageiros para que lhe perguntassem: “A quem pertence o país?” E depois deviam propor-lhe: “Se fazes aliança comigo, minha mão estará contigo e entregarei a ti todo o Israel”. 13 Davi respondeu: “Ótimo. Vou aliar-me a ti, mas com uma condição: não apareças na minha presença antes que me tragas Micol, filha de Saul. Depois poderás aparecer na minha presença”. 14 Davi mandou então mensageiros a Isbaal filho de Saul, para dizer: “Devolve-me Micol, minha mulher, pela qual paguei cem prepúcios de filisteus para desposá-la”. 15 Isbaal mandou tirá-la de seu marido Faltiel filho de Lais. 16 Seu marido a seguiu, chorando, até Baurim. Disse-lhe Abner: “Volta para casa”. E ele voltou.
17
Abner começou a falar aos anciãos de Israel: “Há muito tempo que desejais ter a Davi por vosso rei. 18 Agora, pois, executai o que desejais, pois o Senhor falou a Davi: ‘Pelas mãos de meu servo Davi salvarei meu povo Israel das mãos dos filisteus e de todos seus inimigos’”. 19 Abner falou também aos benjaminitas, e depois, partiu para dizer a Davi, em Hebron, tudo o que fora aprovado por Israel e por toda a casa de Benjamim. 20 Ele foi, com vinte homens, encontrar Davi em Hebron, e este ofereceu um banquete a Abner e à sua comitiva. 21 Disse Abner a Davi: “Deixa que eu vá embora para reunir em torno de ti, meu senhor e rei, todo o Israel, e farei aliança contigo, e serás o rei de todos, segundo o desejo de teu coração”. Davi despediu Abner, que foi embora em paz.

 Abner assassinado

22 Pouco depois, os servos de Davi e de Joab chegaram de uma expedição, trazendo ricos despojos. Abner já não estava em Hebron, pois Davi o havia despedido, e ele se retirara em paz. 23 Joab e todas as tropas que estavam com ele chegaram depois disso. Contaram então a Joab: “Abner filho de Ner veio ao rei, que o despediu, e ele foi em paz”. 24 Joab foi ter com o rei e disse: “O que fizeste? Eis que Abner veio ter contigo. Por que o despediste e o deixaste ir embora? 25 Não conheces Abner filho de Ner? Com certeza veio enganar-te e saber de tuas idas e vindas e de tudo o que fazes”.
26
Joab deixou Davi e mandou mensageiros atrás de Abner. Eles o fizeram voltar, da cisterna de Sira, sem que Davi o soubesse. 27 Quando Abner chegou de volta a Hebron, Joab chamou-o à parte na porta interior, com o pretexto de lhe falar tranqüilamente. Então golpeou-o no ventre e o matou, para vingar o sangue de seu irmão Asael.
28
Quando, depois, Davi soube do ocorrido, disse: “Eu e meu reino somos para sempre, diante do Senhor, inocentes do sangue de Abner filho de Ner. 29 Que seu sangue caia sobre a cabeça de Joab e sobre toda a casa de seu pai! Que nunca falte na casa de Joab quem sofra de corrimento ou de lepra, quem trabalhe no tear, quem caia sob a espada e quem mendigue o pão”.
30
Assim, Joab e seu irmão Abisai mataram Abner, porque na batalha de Gabaon matara Asael, o irmão deles.
31
Então Davi disse a Joab e a todo o povo que estava com ele: “Rasgai vossas vestes e vesti-vos de luto. Ide chorar nos funerais de Abner”. O próprio rei Davi ia atrás do es­qui­fe. 32 Quando Abner foi enterrado, em Hebron, Davi levantou sua voz e chorou sobre o túmulo de Abner. Também todo o povo chorou.
33
O rei então entoou um lamento para Abner:
“Precisava Abner morrer como morrem os insensatos?
34
Tuas mãos não estavam amarradas,
teus pés, não presos em grilhões,
mas caíste, como se tomba
diante dos filhos da iniqüidade”.
E todo o povo, repetindo, chorava sobre ele. 35
Depois, toda a gente se aproximou de Davi para dar-lhe de comer, enquanto ainda era dia. Mas Davi jurou: “Que Deus me trate com toda severidade, se antes do pôr do sol eu provar pão ou qualquer outra coisa”. 36 Todo o povo ouviu e aprovava tudo o que o rei fizera à vista de todo o povo. 37 E todo o povo, todo o Israel soube, naquele dia, que o rei não tivera parte na morte de Abner filho de Ner. 38 Disse então o rei a seus servos: “Não sabeis que um grande líder morreu hoje em Israel? 39 Eu, porém, ainda estou fraco, embora ungido rei. Esses homens, os filhos de Sárvia, são mais violentos do que eu. Que o Senhor retribua ao malfeitor segundo a sua maldade”.

 Isbaal assassinado

4 1 Quando Isbaal filho de Saul soube que
Abner tinha morrido em Hebron, perdeu o ânimo, e todo o Israel ficou consternado. 2
Isbaal tinha a seu serviço dois chefes de guerrilha: um chamava-se Baana e o outro­ Recab; eram filhos de Remon, de Berot, da tribo de Benjamim. (Berot pertencia a Benjamim, 3 embora seus habitantes se tivessem refugiado em Getaim, onde residem como forasteiros até hoje. – 4 Jônatas filho de Saul tinha um filho aleijado dos dois pés. Quando tinha cinco anos, ao chegar de Jezrael a no­tícia da morte de Saul e de Jônatas, sua ama o havia levado na fuga, mas na precipitação o menino caiu e ficou manco. Ele se cha­mava Meribaal.)
5
Os filhos de Remon de Berot, Recab e Baana, puseram-se a caminho e chegaram à casa de Isbaal na hora mais quente do dia, quando estava dormindo a sesta. 6 Como a por­teira da casa havia adormecido ao limpar o trigo, penetraram no interior da casa e feriram Isbaal no ventre. Recab e seu irmão Baana se esgueiraram. 7 Tendo penetrado na casa, onde Isbaal repousava no seu leito, feriram-no de morte e cortaram-lhe a cabe­ça.­ Levaram-na consigo e andaram toda a noite pelo caminho da Arabá. 8 Levaram a cabeça de Isbaal a Davi, em Hebron, e disseram-lhe: “Aqui tens a cabeça de Isbaal, filho de Saul, teu inimigo, que te queria matar. O Senhor vingou hoje meu senhor, o rei, de Saul e de sua descendência”. 9 Mas Davi esconjurou Recab e seu irmão Baana, filhos de Remon, de Berot: “Pela vida do Senhor, que me livrou de toda a angústia! 10 Eu agarrei e matei em Siceleg aquele que me veio anunciar a morte de Saul pensando dar-me uma boa notícia. Assim paguei-lhe a notícia. 11 Quanto mais agora, que homens malvados mataram um inocente dentro de sua casa, no seu leito, não vingarei o seu san­gue derramado por vossas mãos? Não vos exterminarei da terra?” 12 E em seguida, Davi mandou a seus servos que os matassem. Cortaram-lhes as mãos e os pés e os penduraram junto ao açude de Hebron. A cabeça de Isbaal foi sepultada no túmulo de Abner, em Hebron.

 Davi ungido rei de Israel

5 1 Todas as tribos de Israel se reuniram com Davi, em Hebron, e disseram-lhe: “Aqui estamos. Somos teus ossos e tua carne. 2 Já no passado recente, quando Saul era nosso rei, eras tu quem conduzia Israel, e o Senhor te disse: Tu apascentarás o meu povo Israel e serás o seu chefe”. 3 Assim vieram todos os anciãos de Israel até ao rei em He­bron. O rei Davi concluiu com eles uma aliança em Hebron, na presença do Senhor, e eles o ungiram rei de Israel.
4
Davi tinha trinta anos quando iniciou seu reinado. Ele reinou durante quarenta anos: 5 sete anos e seis meses sobre Judá, em He­bron,­ e trinta e três anos sobre todo o Israel e Judá, em Jerusalém.

 Davi em Jerusalém. Conquista e filhos

6 Davi marchou então com seus homens para Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam aquela terra. Estes disseram a Davi: “Não entrarás aqui, pois serás repelido por cegos e coxos”. Com isso queriam dizer que Davi não conseguiria entrar. 7 Davi, porém, tomou a fortaleza de Sião, que é a cidade de Davi. 8 (Davi havia dito, naquele dia: “Quem quiser matar os jebuseus deve pelo canal da fonte chegar àqueles coxos e cegos odiosos a Davi”. Daí o ditado: “Nem cego nem coxo entrarão no templo”.) 9 Davi foi morar na fortaleza e chamou-a “Cidade de Davi”. Mandou fortificá-la em redor, do Melo para dentro. 10 Davi ia crescendo em poder, e o Senhor, Deus dos exércitos, estava com ele.
11
Hiram, rei de Tiro, enviou a Davi uma delegação levando madeira de cedro, carpinteiros e pedreiros para os muros, e construí­ram um palácio para Davi. 12 Então Davi per­cebeu que o Senhor o confirmava como rei sobre Israel e exaltava sua realeza, por causa­ do seu povo Israel.
13
Davi tomou ainda concubinas e mulheres em Jerusalém, depois que veio de He­bron. Nasceram-lhe filhos e filhas. 14 Estes são os nomes dos que lhe nasceram em Jerusalém: Samua, Sobab, Natã, Salomão, 15 Jebaar, Elisua, Nafeg, 16Jáfia, 16 Elisama, Eliada e Elifalet.

 Vitória sobre os filisteus

17 Os filisteus ouviram que Davi havia sido ungido rei sobre Israel e subiram todos para prendê-lo. Ao saber disso, Davi desceu ao refúgio. 18 Os filisteus chegaram e desdobraram-se pelo vale dos Refaítas. 19 Davi consul­tou o Senhor: “Devo marchar contra os fi­lis­teus? Hás de entregá-los em minhas mãos?” Disse o Senhor a Davi: “Marcha contra eles, pois entregarei os filisteus em tuas mãos”. 20 Davi foi então a Baal-Farasim e aí os venceu. E disse: “O Senhor abriu, diante de mim, uma brecha nos meus inimigos, como fazem as águas no dique”. (Por isso aquele lugar chama-se Baal-Farasim, \Senhor das Brechas). 21 Os filisteus deixaram­ ali os seus ídolos, os quais Davi e seus homens levaram.
22
Os filisteus voltaram novamente e desdobraram-se pelo vale dos Refaítas. 23 Davi consultou o Senhor, que respondeu: “Não ataques, mas dá a volta por trás deles e aproxima-te deles em frente daqueles arbustos. 24 Quando ouvires o rumor de alguém andando nos cimos dos arbustos, então apressa-te, porque o Senhor terá saído diante de ti para aniquilar o acampamento dos filisteus”. 25 Davi fez como o Senhor lhe tinha mandado e venceu os filisteus desde Gabaon até a entrada de Gazer.


Davi no trono

 Davi traz a arca da aliança a Jerusalém

6 1 Davi reuniu novamente a elite de Israel, num total de trinta mil homens. 2 E puseram-se a caminho, ele e todo o povo que o acompanhava, em Baala de Judá, para trazer de lá a arca de Deus, sobre a qual é invocado o nome do Senhor dos exércitos, que está sentado sobre os querubins. 3 Instalaram a arca de Deus sobre um carro novo, tirando-a da casa de Abinadab, na colina. Oza e Aio, filhos de Abinadab, conduziam o carro novo. 4 Oza ia ao lado da arca de Deus e Aio ia na frente. 5 Davi e toda a casa de Israel dançavam diante do Senhor com todo o entusiasmo, cantando ao som de cítaras, harpas, pandeiros, sistros e címbalos.
6
Mas, ao chegar à eira de Nacon, Oza estendeu a mão para a arca do Senhor e segurou-a, porque os bois tinham escorregado. 7 Então o Senhor inflamou-se de ira contra Oza e feriu-o por causa da sua temeridade, de modo que ele morreu ali mesmo, junto da arca de Deus. 8 Davi entristeceu-se pelo fato de o Senhor ter-se lançado contra Oza; por isso aquele lugar recebeu o nome de Fares-Oza, Brecha de Oza, nome que leva até hoje.
9
Naquele dia, Davi começou a ter grande medo do Senhor e disse: “Como entrará a arca do Senhor em minha casa?” 10 Não permitiu que a levassem para a sua casa na cidade de Davi, mas ordenou que a trasladassem para a casa de Obed-Edom, o gatita. 11 Ficou a arca do Senhor três meses na casa de Obed-Edom, o gatita, e o Senhor abençoou-o com toda a sua família.

 Entrada da arca em Jerusalém

12 Quando informaram o rei Davi: “O Senhor abençoou a família de Obed-Edom e todos os seus bens por causa da arca de Deus”, ele se pôs a caminho e transportou festivamente a arca de Deus da casa de Obed-Edom para a cidade de Davi. 13 Cada vez que os carregadores da arca do Senhor tinham dado seis passos, Davi sacrificava um boi e um bezerro gordo. 14 Davi, cingido apenas com um efod de linho, dançava com todas as suas forças diante do Senhor. 15 Davi e toda a casa de Israel conduziam a arca do Senhor, soltando gritos de júbilo e tocando trombetas. 16 Ora, quando a arca do Senhor entrou na cidade de Davi, Micol, filha de Saul, estava olhando pela janela. Vendo o rei Davi dançar e pular diante do Senhor, desprezou-o em seu coração.
17
Introduziram a arca do Senhor e depuseram-na em seu lugar, no meio da tenda que Davi tinha armado para ela. Em seguida, Davi ofereceu holocaustos e sacrifícios de comunhão na presença do Senhor. 18 Assim que terminou de oferecer os holocaustos e os sacrifícios de comunhão, Davi abençoou o povo em nome do Senhor dos exércitos. 19 E distribuiu a todo o povo, a toda a multidão de Israel, aos homens como às mulheres, um pão de forno, um bolo de tâmaras e uma torta de uvas. Depois, todo o povo foi para casa.
20
Quando Davi voltou para saudar a família, Micol, filha de Saul, foi-lhe ao encontro e disse: “Que bela figura fez hoje o rei de Israel, desnudando-se aos olhares das escravas dos seus servidores, como o faria um bufão qualquer!” 21 Mas Davi respondeu: “É diante do Senhor que eu danço! Bendito seja o Senhor, que me escolheu de preferência a teu pai e a toda a tua família, para tornar-me o príncipe do seu povo Israel. 22 Diante do Senhor, eu vou pulando. 22Serei humilhado ainda mais, ficarei rebaixado a meus próprios olhos, mas da parte das escravas de que falas ganharei estima”. 23 E Micol, filha de Saul, não teve mais filhos até ao dia da sua morte.

 A profecia de Natã

7 1 Quando já estava instalado em sua casa e o Senhor lhe dera a paz, livrando-o de todos os seus inimigos em redor, 2 o rei Davi disse ao profeta Natã: “Vê: eu resido num palácio de cedro, enquanto a arca de Deus está alojada numa tenda!” 3 Natã respondeu ao rei: “Vai, realiza o projeto que tens no coração, pois o Senhor está contigo”.
4
Mas, naquela mesma noite, a palavra do Senhor foi dirigida a Natã nestes termos: 5 “Vai dizer ao meu servo Davi: Assim fala o Senhor: Porventura és tu que me construirás uma casa para eu morar? 6 Pois eu nunca morei numa casa, desde que tirei do Egito os filhos de Israel até hoje, mas tenho andado em tenda e abrigo. 7 Por todos os lugares onde andei com os filhos de Israel, por­ventura disse a algum dos juízes de Israel, que encarreguei de apascentar o meu povo: Por que não me edificastes uma casa de cedro? 8 Agora, pois, dirás a meu servo Davi: Assim fala o Senhor dos exércitos: Fui eu que te tirei do pastoreio, do meio das ovelhas, para que fosses o príncipe do meu povo, Israel. 9 Estive contigo em toda parte por onde andaste e exterminei diante de ti todos os teus inimigos, fazendo o teu nome tão célebre como o dos mais famosos da terra. 10 Vou preparar um lugar para o meu povo, Israel: eu o implantarei, de modo que possa morar lá, sem jamais ser inquietado. Não tornarão os criminosos a oprimi-lo como outrora 11 e desde o tempo em que constituí juízes sobre o meu povo, Israel. Concedo-te uma vida tranqüila, livrando-te de todos os teus inimigos.
“E o Senhor te anuncia que fará uma casa para ti. 12
Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, então suscitarei um descendente para te suceder, saindo de tuas entranhas, e consolidarei seu reinado. 13 Ele construirá uma casa para o meu nome, e eu firmarei para sempre o seu trono real. 14 Eu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. Se proceder mal, eu o castigarei com a vara dos homens, com golpes de seres humanos. 15 Mas não retirarei dele a minha graça, como a retirei de Saul, que expulsei da tua presença. 16 Tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim; teu trono será firme para sempre”.
17
Natã comunicou a Davi fielmente todas essas palavras e toda essa visão que teve.

 Ação de graças de Davi

18 Então, o rei Davi foi sentar-se na presença do Senhor, e disse: “Quem sou eu, Senhor Deus, e o que é minha casa, para que me tenhas conduzido até aqui? 19 Mas, como isto te parecia pouco, Senhor Deus, ainda fizeste promessas à casa do teu servo para um futuro distante. Isso é lei para o ser humano, Senhor Deus! 20 Que poderia Davi acrescentar, agora? Tu conheces o teu servo, Senhor Deus. 21 Conforme a tua palavra e segundo o teu coração fizeste todas essas grandes coisas, manifestando-as ao teu servo. 22 Por isso és grande, Senhor Deus. Não há ninguém igual a ti, e não há Deus além de ti, segundo tudo o que ouvimos com nossos ouvidos. 23 E que nação há na terra semelhante ao teu povo, Israel, a quem seu Deus veio resgatar, para torná-lo seu povo e para estabelecer um nome para si, operando em seu favor grandes e terríveis prodígios e expulsando, diante do teu povo que resgataste do Egito, as nações e seus deuses. 24 Estabeleceste o teu povo, Israel, para que ele seja para sempre o teu povo; e tu, Senhor, te tornaste o seu Deus.
25
“Agora, Senhor Deus, cumpre para sempre a promessa que fizeste ao teu servo e à sua casa. Faze como disseste! 26 Então o teu nome será exaltado para sempre, e dirão: ‘O Senhor dos Exércitos é o Deus de Israel’.­ E a casa do teu servo Davi permanecerá estável na tua presença. 27 Pois tu, Senhor dos exércitos, Deus de Israel, revelaste ao teu servo: ‘Eu te construirei uma casa’. Por isso, teu servo se animou a dirigir-te esta oração. 28 Agora, Senhor Deus, tu és Deus, e tuas palavras são verdadeiras. Pois que fizeste a teu servo esta bela promessa, 29 abençoa a casa de teu servo, para que ela permaneça para sempre na tua presença. Porque és tu, Senhor Deus, que falaste, e graças à tua bênção a casa do teu servo será abençoada para sempre”.

 Conquistas e administração

8 1 Depois disto, Davi venceu os filisteus e os submeteu. Davi tomou Gat e suas cidades das mãos dos filisteus. 2 Venceu Moab e, fazendo-os prisioneiros deitar-se por terra, mediu-os a cordel. Para cada dois cordéis de prisioneiros condenados à morte, media um para deixá-los com vida. Assim, Moab tornou-se vassalo de Davi e pagava-lhe tributo. 3 Davi venceu Adadezer filho de Roob, rei de Soba, quando marchou para conquistar o domínio sobre o rio \Eufrates.4 Tomou-lhe mil e setecentos cavaleiros e vinte mil homens de infantaria e cortou os jarretes de todas as parelhas, conservando para si apenas cem dentre elas. 5 Quando os arameus de Damasco vieram em socorro de Adadezer, rei de Soba, Davi abateu vinte e dois mil deles. 6 Depois Davi instalou uma guarnição em Damasco de Aram, e os arameus serviram-lhe, pagando tributo. Davi era ajudado pelo Senhor aonde quer que fosse. 7 Davi tomou as armas de ouro dos oficiais de Ada­dezer e levou-as a Jerusalém. 8 De Teba e de Berotai, cidades de Adadezer, o rei Davi trouxe uma grande quantidade de bronze.
9
Toú, rei de Emat, ouviu que Davi vencera todo o exército de Adadezer. 10 Enviou, pois, seu filho Adoram ao rei Davi para saudá-lo, felicitando-o e dando-lhe graças por ter lutado com Adadezer e tê-lo vencido, pois Toú era inimigo de Adadezer. Adoram levou vasos de prata, de ouro e de bronze. 11 O rei Davi consagrou-os também ao Senhor, juntamente com a prata e o ouro que consagrara de todas as nações que sujeitara 12 – Aram, Moab, Amon, os filisteus, Amalec – e com os despojos de Adadezer filho de Roob, rei de Soba.
13
Davi adquiriu para si um grande nome quando voltou da derrota que infligiu a Edom, no vale do Sal, onde morreram dezoito mil. 14 Instalou guarnições em Edom, e toda a terra de Edom se tornou vassalo de Davi. Em tudo era ajudado pelo Senhor, onde quer que fosse.
15
Davi exercia o reinado sobre todo o Israel,­ julgando e fazendo justiça a todo o seu povo. 16 Joab filho de Sárvia comandava o exército. Josafá filho de Ailud era cronista, 17 Sadoc filho de Aquitob e Abiatar filho de Aquimelec eram sacerdotes, e Saraías, secretário. 18 Ba­naías filho de Jojada comandava os ce­reteus e os feleteus. E os filhos de Davi eram sacerdotes.


As intrigas da casa de Davi

 Davi e Meribaal

9 1 Davi procurava saber se existia ainda algum remanescente da casa de Saul para demonstrar-lhe misericórdia por causa de Jônatas. 2 Havia um servo da casa de Saul de nome Siba. Tendo sido convocado pelo rei, este lhe disse: “Tu és Siba?” Ele respondeu: “Sim, sou teu servo”. 3 Disse o rei: “Resta ainda alguém da casa de Saul para que eu lhe demonstre a misericórdia de Deus?” Siba informou ao rei: “Resta um filho de Jônatas, aleijado dos pés”. – 4 “Onde está?”, perguntou o rei, e Siba respondeu: “Na casa de Maquir filho de Amiel, em Lodabar”. 5 Davi mandou então trazê-lo da casa de Maquir filho de Amiel, em Lodabar.
6
Quando chegou até Davi, Meribaal filho de Jônatas, filho de Saul, prostrou-se face por terra. Disse Davi: “Meribaal”. Ele respondeu: “Eis o teu servo”. 7 Davi retomou: “Não temas, pois serei misericordioso para contigo por causa de Jônatas, teu pai. Vou restituir-te todos­ os campos de Saul, teu pai, e tu sempre come­rás o pão da minha mesa”. 8 Prostrando-se, disse: “Quem sou eu, teu servo, para que te ocupes com um cão morto como eu?”
9
O rei chamou então Siba, servo de Saul, e disse-lhe: “Tudo o que foi de Saul e todas as suas casas, dou ao filho de teu senhor. 10 Tu, com teus filhos e teus servos, trabalharás a sua terra, e tua produção servirá para alimentar a casa do teu senhor. Meribaal, fi­lho de teu senhor, comerá sempre o pão da minha mesa”. Siba tinha quinze filhos e vinte servos. 11 Disse Siba ao rei: “Conforme orde­naste ao teu servo, senhor meu rei, assim fará o teu servo”. Meribaal comia da mesa do rei como se fosse um de seus filhos. 12 Meribaal tinha um filho pequeno, de nome Mica. Todos os que viviam na casa de Siba estavam a serviço de Meribaal. 13 Meribaal vivia em Jerusalém, pois comia sempre da mesa do rei e era aleijado de ambos os pés.

 Início da guerra amonita

10 1 Depois disso morreu o rei dos amo- nitas e seu filho Hanon tornou-se rei em seu lugar. 2 Disse Davi: “Serei misericordioso para com Hanon filho de Naás, assim como seu pai foi misericordioso para comigo”. Davi enviou embaixadores para consolá-lo na morte de seu pai. Chegando os servos de Davi à terra de Amon, 3 os príncipes amo­nitas disseram a Hanon, seu senhor: “Pensas que foi em honra de teu pai que Davi enviou estes homens para te consolar? Não foi antes para fazer espionagem na cidade e depois destruí-la que Davi enviou seus servos a ti?” 4 Hanon tomou os servos de Davi, rapou-lhes metade da barba e cortou suas vestes pela metade, até as nádegas, e mandou-os embora. 5 Quando Davi ficou sabendo disto, mandou gente ao encontro deles – pois estavam muito envergonhados, – e para lhes dizer: “Ficai em Jericó até que cresça a vossa barba, então voltai”.
6
Quando perceberam que se tornaram odio­sos a Davi, os amonitas mandaram mensageiros para contratar mercenários: vinte mil homens a pé das regiões araméias de Be­troob e de Soba, mil homens do rei de Maaca e doze mil homens da gente de Tob. 7 Tomando conhecimento disso, Davi enviou Joab com todo o exército, valentes guerreiros. 8 Os amonitas saíram e dispuseram-se em linha de combate à entrada da porta. Os arameus de Soba e de Roob e os homens de Tob e de Maaca ficavam à parte, no campo. 9 Ao perceber que o ataque estava preparado contra ele tanto pela frente quanto pelas costas, Joab escolheu os melhores de Israel e formou uma linha de combate contra os arameus. 10 Deixou o restante das tropas com seu irmão Abisai, que os colocou em linha de combate contra os amonitas. 11 Disse Joab: “Se os arameus tiverem vantagem sobre mim, vem em meu auxílio. Se os amonitas estiverem em vantagem sobre ti, virei ajudar-te. 12 Sê forte! Mostremo-nos fortes, pelo nosso povo e pelas cidades do nosso Deus. E que o Senhor faça o que parecer bom a seus olhos”. 13 Avançou então Joab com as tropas que estavam com ele contra os arameus, que fugiram diante dele. 14 Os amonitas, vendo que os arameus bateram em fuga, também fugiram diante de Abisai e entraram na cidade. Joab voltou da batalha contra os amo­nitas e entrou em Jerusalém.
15
Vendo-se derrotados diante de Israel, os arameus reuniram suas forças. 16 Adadezer man­dou trazer os arameus do outro lado do rio \Eufrates para Helam, sob o comando de Sobac, chefe do exército de Adadezer. 17 Quan­do isso foi comunicado a Davi, reuniu todo o Israel e atravessou o Jordão e chegou a Helam. Os arameus dispuseram-se em linha de combate em frente de Davi e lutaram contra ele, 18 mas tiveram de fugir diante de Israel. Davi destruiu setecentos carros e matou quarenta mil homens dos arameus, bem como a Sobac, chefe das tropas, que tombou ali mesmo. 19 Assim que todos os reis vassalos de Adadezer viram-se vencidos por Israel, fizeram paz com Israel e tornaram-se vassalos dele. Depois, os arameus ficaram com medo de vir em auxílio dos amonitas.


2Samuel (CNB) 1