Deuteronômio (CNB) 1




Retrospecto histórico  e exortação

 Indicação de tempo e lugar

1 1 Eis as palavras que Moisés dirigiu a todo o Israel, do outro lado do Jordão, no deserto, na Arabá que se estende defronte de Suf, entre Farã, Tofel, Labã, Haserot e Dizaab.
2
Desde o Horeb até Cades Barne são onze jornadas de marcha pelo caminho dos montes­ de Seir. 3 No primeiro dia do décimo primeiro­ mês do ano quarenta, Moisés falou aos israe­li­tas tudo o que o Senhor lhe mandara dizer, 4 de­pois de haver derrotado Seon, rei dos amor­reus, que morava em Hesebon, e Og, rei de Basã, que morava em Astarot e Edrai. 5 Do outro lado do Jordão, na terra de Moab, Moi­sés começou a expor-lhes esta Lei nos seguintes termos:

 Ordem de conquista

6 “O Senhor nosso Deus disse-nos no monte­ Horeb: ‘Já é longa vossa permanência neste monte. 7 Dai meia-volta e parti. Entrai na mon­tanha dos amorreus e demais habitantes, na Ara­bá, na região montanhosa, na baixada, no de­serto do Negueb e na costa marítima, na?ter­ra dos cananeus e no Líbano, até o gran­de?rio, o Eufrates. 8 Eis que vos entrego esta terra. Entrai e tomai posse da terra que o?Se­nhor jurou dar a vossos pais, Abraão, Isaac?e Jacó, a eles e a seus descendentes depois deles’.

 Instituição de juízes e chefes

9 “Eu vos disse naquela ocasião: ‘Não posso­ cuidar de vós sozinho. 10 O Senhor vosso Deus vos multiplicou a tal ponto, que sois ho­je tão numerosos como as estrelas do céu. 11 Que o Senhor Deus de vossos pais vos au­mente mil vezes mais e vos abençoe, confor­me prometeu. 12 Como poderia eu sozinho su­portar o peso de vossos negócios, trabalhos e contestações? 13 Escolhei-vos de cada tribo homens sábios, inteligentes e experimentados, para que eu os estabeleça como vossos chefes’. 14 Vós então me respondestes: ‘Está bem o que pretendes fazer’.
15
Tomei, pois, entre os chefes de vossas tribos, homens sábios e experimentados e os constituí vossos chefes: comandantes de mil, de cem, de cinqüenta e de dez, bem como magistrados, segundo as tribos. 16 Naquele tempo dei aos juízes a seguinte ordem: ‘Ouvi vossos irmãos e julgai com justiça as questões que cada um tiver, seja com seu irmão \israelita, seja com um estrangeiro. 17 Não fa­çais acepção de pessoas em vossos julgamentos. Ouvi tanto os pequenos como os grandes,­ sem temor de ninguém, porque a Deus pertence o juízo. Mas se houver um caso muito difícil para vós, devereis apresentá-lo a mim e eu o ouvirei’. 18 Foi assim que naquele tempo vos ordenei tudo o que devíeis fazer.

 Infidelidade e fracasso

19 “Partimos do monte Horeb, atravessamos todo aquele deserto enorme e terrível que co­nheceis, em direção à montanha dos amor­reus, assim como nos havia ordenado o Senhor nosso Deus. E quando chegamos a Ca­des Barne, 20 eu vos disse: ‘Já chegastes à mon­tanha dos amorreus que o Senhor nosso­ Deus nos dará. 21 Eis que o Senhor teu Deus te dá esta terra. Sobe e toma posse dela, con­forme a promessa que te fez o Senhor, o?Deus de teus pais. Não temas nem te acovardes’.
22
Entretanto, vós todos vos aproximastes de mim para dizer: ‘Enviemos na frente homens que explorem a terra e nos informem­ por qual caminho devemos subir e sobre as cidades aonde devemos chegar’. 23 Achei boa a proposta e escolhi dentre vós doze homens, um de cada tribo. 24 Eles partiram, atravessaram a região montanhosa até a torrente do Cacho, explorando a terra. 25 Colheram alguns frutos, para no-los trazer, e nos contaram que a terra que o Senhor nosso Deus nos vai dar é boa.
26
Mas vós não quisestes subir. Resististes às ordens do Senhor vosso Deus. 27 Murmurastes nas vossas tendas e dissestes: ‘Foi por ódio que o Senhor nos tirou do Egito, a fim de nos entregar nas mãos dos amorreus e nos destruir. 28 Para onde vamos subir? Nossos irmãos nos fizeram perder a coragem, quando nos falaram de um povo mais numeroso e de maior estatura do que nós, de cidades grandes com muralhas inacessíveis. Vimos até descendentes de Enac por lá’.
29
Eu, porém, vos disse: ‘Não vos acovardeis­ nem tenhais medo deles. 30 O Senhor nosso Deus, que vai à nossa frente, combaterá em pessoa por vós. É o que sempre fez no Egito diante de vossos olhos 31 e no deserto, onde?vós mesmos vistes que o Senhor vosso Deus vos conduziu, como um homem carrega seu filho,­ por todo o caminho que percorrestes até che­gardes aqui’. 32 Não obstante, nem por isso con­fiastes no Senhor vosso Deus, 33 que vos pre­cedia pelo caminho, procurando para vós os lugares de acampamento: durante a noite, por meio do fogo, para vos mostrar o caminho­ a seguir e, durante o dia, numa nuvem.
34
O Senhor ouviu vossas murmurações. En­cheu-se de ira e jurou: 35 ‘Nenhum destes homens, ninguém desta geração perversa chega­rá à boa terra que jurei dar a vossos pais, 36 exceto Caleb, filho de Jefoné. Este, sim, a verá. A ele e a seus filhos darei a terra que pisou, porque seguiu fielmente o Senhor’.
37
O Senhor irritou-se também contra mim por causa de vós e disse: ‘Tu também não en­trarás nela. 38 Mas Josué, filho de Nun, teu aju­dante, ele entrará. Encoraja-o, pois é ele que dará a Israel a posse desta terra. 39 E vos­sas crianças, de quem dissestes que seriam pre­sa do inimigo, vossos filhos que hoje ain­da não sabem distinguir entre o bem e o mal, eles é que entrarão. A eles darei a terra, e eles a receberão por herança. 40 Quanto a vós, fazei­ meia-volta e parti pelo deserto a caminho do mar Vermelho’.
41
Então vós me respondestes: ‘Pecamos con­tra o Senhor! Queremos subir e combater, como o Senhor nosso Deus ordenou’. Ca­da um de vós pegou as armas de combate e vos dispusestes levianamente a subir a montanha. 42 O Senhor, porém, me disse: ‘Di­ze-lhes: Não tenteis subir a montanha e não combatais, porque eu não estarei em vosso meio. Não vos façais derrotar por vossos ini­migos’. 43 Eu vos falei, mas não me escu­tas­tes. Resististes às ordens do Senhor e fostes presunçosos, insistindo em subir a montanha.­
44
Então os amorreus que moram naquela serra saíram contra vós e vos perseguiram como abelhas, desbaratando-vos desde Seir até Horma. 45 Voltastes, então, chorando para o Senhor. Mas o Senhor não ouviu vossa voz nem vos deu atenção. 46 Assim permanecestes bastante tempo em Cades, todo o tempo em que lá morastes.

 Passagem por Edom

2 1 “Mudando de direção, partimos para o deserto, a caminho do mar Vermelho, como o Senhor me havia ordenado. Por longo tempo, andamos contornando a montanha de Seir. 2 Então o Senhor me disse: 3 ‘Já há muito tempo estivestes contornando esta montanha. Voltai-vos para o norte. 4 Dá ao povo a seguinte ordem: Passareis pela fronteira de vossos irmãos, os descendentes de Esaú, que moram em Seir. Eles vos temerão,­ 5 mas acautelai-vos! 5Não os provoqueis para a luta, porque não vos darei coisa alguma de sua terra, nem sequer o que a planta de um pé pode pisar. Pois dei a Esaú a posse da montanha de Seir. 6 Comprareis deles a preço de dinheiro os alimentos que comerdes, e até mesmo a água que beberdes. 7 Porque o Senhor vosso Deus vos abençoou em todo o trabalho de vossas mãos. Ele sabe de vossa viagem por este vasto deserto, e já são quarenta anos que está convosco, sem que nada vos tenha faltado’.

 Nem Moab nem Amon: a terra dos amorreus

8 “Passamos, pois, longe de nossos irmãos, os descendentes de Esaú, que moram em Seir. Evitando o caminho da Arabá, de Elat e de Asiongaber, demos uma volta e avançamos pelo caminho do deserto de Moab. 9 Então, o Senhor me disse: ‘Não hostilizes os moabitas nem traves luta contra eles, pois não te darei a posse de coisa alguma de sua terra, uma vez que dei a cidade de Ar aos des­cendentes de Ló. (10 Antes habitaram ali os emitas, um povo grande, numeroso e de estatura alta como os enaquitas; 11 como os ena­quitas, também os emitas eram considera­dos refaítas, um povo gigante; mas os moa­bitas lhes davam o nome de emitas. 12 Já em Seir haviam morado, antes, os hurritas, mas os descendentes de Esaú os desalojaram, exterminando-os e estabelecendo-se em seu lugar – como o fez também Israel com a terra que o Senhor lhe deu.) 13 Agora, portanto, levantai-vos e atravessai a torrente de Zared’. E nós a atravessamos.
14
O tempo de nossas andanças desde Cades Barne até passarmos a torrente de Zared foi de trinta e oito anos, o suficiente para desaparecer do acampamento toda a geração de guerreiros, como o Senhor lhes havia jurado. 15 A mão do Senhor pesou sobre eles, no acampamento, até fazê-los desaparecer a todos.
16
E aconteceu que, após terem morrido no meio do povo todos aqueles guerreiros, 17 o Senhor me falou: 18 ‘Hoje passarás pelo terri­tório de Moab, a região de Ar, 19 e te aproximarás dos amonitas. Não os hostilizes, nem entres em conflito com eles, porque não te darei em posse coisa alguma da terra dos amo­nitas. Eu a dei aos descendentes de Ló. (20 Também esta terra era tida como terra de refaítas, pois antes moravam lá gigantes que os amonitas chamavam zomzomitas, 21 um povo grande, numeroso e de alta estatura como os enaquitas. Mas o Senhor os destruiu­ com a vinda dos amonitas, que os expulsaram e se estabeleceram em seu lugar. 22 O mes­mo fez o Senhor pelos descendentes de Esaú que moravam em Seir: com a vinda de­les, destruiu os hurritas, aos quais expulsa­ram, estabelecendo-se em seu lugar até hoje. 23 Os heveus, que moravam em povoados até Gaza, foram destruídos pelos caftoritas, originários de Creta, que se estabeleceram no lugar dos heveus.) 24 Levantai-vos! Parti e atra­vessai o rio Arnon! Eis que vou entregar em tuas mãos Seon, rei de Hesebon, o amor­reu, com sua terra. Começa a conquista e faze-lhe guerra! 25 No dia de hoje começarei a espalhar o terror e o medo de ti entre os povos debaixo do céu. Ao ouvirem falar de ti, ficarão perturbados e hão de tremer de angústia à tua frente’.

 Conquista do reino de Seon: Galaad

26 “Então enviei do deserto de Cademot men­sageiros a Seon, rei de Hesebon, com palavras de paz: 27 ‘Gostaria de passar por tua terra. Seguirei sempre pela estrada, sem me afastar nem para a direita nem para a esquerda. 28 Por dinheiro tu me venderás os alimentos que eu comer, e por dinheiro me darás a água que eu beber. Deixa-me apenas passar a pé 29 – como já o fizeram os descendentes de Esaú que moram em Seir e os moabitas que moram em Ar –, até que eu atravesse o Jordão, rumo à terra que o Senhor nosso Deus nos está dando’. 30 Mas Seon, rei de He­sebon, não quis deixar-nos passar por seu território, porque o Senhor teu Deus lhe tinha­ cegado o espírito e endurecido o coração, para entregá-lo em tuas mãos, como acontece hoje. 31 E o Senhor me disse: ‘Vê, eu come­ço a entregar-te Seon e sua terra. Inicia a?con­quista para dela te apoderares’.
32
Seon saiu ao nosso encontro com todo o seu povo para nos dar combate em Jasa. 33 O Senhor nosso Deus no-lo entregou, e nós o derrotamos com seus filhos e com todo o seu povo. 34 Tomamos todas as cidades e vo­tamos ao interdito todos os seus habitantes, homens, mulheres e crianças, sem deixar es­capar um só. 35 Ficamos apenas com o gado e o saque das cidades que havíamos conquistado. 36 Desde Aroer, na margem do rio Ar­non,­ e a cidade no seu vale, até Galaad, não houve cidade que não pudéssemos conquistar. O Senhor nosso Deus nos entregou todas.­ 37 Só não vos aproximastes da terra dos amonitas, nem de nenhum lugar da margem direita do rio Jaboc, nem das cidades da serra ou de algum dos lugares que o Senhor nosso Deus nos havia proibido.

 Conquista do reino de Og: Basã

3 1 “Voltando, subimos pelo caminho de Basã. Quando Og, rei de Basã, saiu a nosso encontro com todo o seu povo para nos dar combate em Edrai, 2 o Senhor me disse: ‘Não tenhas medo dele, porque eu o entregarei em tuas mãos com toda sua terra. Trata-o como trataste Seon, rei dos amorreus, que habitava em Hesebon’. 3 E o Senhor nosso Deus entregou também em nossas mãos Og, rei de Basã, com todo o povo, e nós o derrotamos, sem deixar nenhum sobrevivente. 4 Conquistamos naquele tempo todas as suas cidades e não houve localidade alguma que deixássemos de lhes tomar. Foram sessenta as cidades, toda a região de Argob, o reino de Og, em Basã. 5 Todas essas cidades dispunham de muralhas muito altas, com portas e ferrolhos, sem contar­ as cidades abertas que eram em grande número. 6 Mas nós as votamos ao interdito, como tínhamos feito com Seon, rei de He­se­bon, exterminando completamente todos os seus homens, mulheres e crianças. 7 Conservamos apenas todo o gado e o saque das cidades. 8 Tomamos, pois, naquele tempo, aos dois reis dos amorreus toda a terra do  Além-Jordão, desde o rio Arnon até o monte Hermon 9 (chamado Sarion pelos sidônios e Sanir pelos amorreus), 10 todas as cidades do planalto, toda a região de Galaad e de Basã até Salca e Edrai, cidades do reino de Og em Basã. 11 Pois Og, rei de Basã, era o único que restava da raça dos refaítas. (De fato, seu sarcófago de ferro pode-se ver em Rabá, cidade dos amonitas. Tem mais de quatro metros de comprimento e dois de largura).

 As tribos no Além-Jordão

12 “Naquele tempo tomamos posse dessa terra. Dei aos rubenitas e aos gaditas o território desde Aroer, na margem do rio Arnon, assim como a metade da montanha de Galaad com suas cidades. 13 O restante de Galaad e toda a parte de Basã que pertencia ao reino de Og, eu os dei à meia tribo de Manassés; compreendia toda a região de Argob, todo o Basã, chamado a terra dos refaítas. 14 Jair, filho de Manassés, obteve toda a região de Argob até à fronteira dos gessuritas e dos maacatitas, região que leva ainda hoje o seu nome: o Basã das aldeias de Jair. 15 A Maquir dei Galaad. 16 Aos rubenitas e aos gaditas dei uma parte de Galaad até o rio Arnon, que lhe serve de limite, e até o rio Jaboc, fronteira dos amonitas, 17 como também a Arabá, com o Jordão por limite, desde Genesaré até o mar da Arabá, o mar Morto, das encostas do Fasga em direção ao oriente.
18
Então dei a seguinte ordem: O Senhor vosso Deus vos deu esta terra em propriedade. Marchai, pois, armados, todos os guerreiros, na frente de vossos irmãos, os israeli­tas. 19 As mulheres, as crianças e os rebanhos, porém – sei que tendes muito gado –, ficarão­ nas cidades que vos dei, 20 até que o Senhor conceda repouso a vossos irmãos, como a vós, e também eles tomem posse da terra que o Senhor vosso Deus lhes dá do outro lado do Jordão. Voltareis, então, cada um à propriedade que vos dei.
21
Naquele tempo dei também esta ordem a Josué: Com os próprios olhos viste tudo o que o Senhor nosso Deus fez com aqueles dois reis. Assim fará também a todos os reinos que hás de atravessar. 22 Não os temais, pois é o Senhor nosso Deus quem combate por vós.

 Moisés não entrará em Canaã

23 “Naquele tempo supliquei ao Senhor: 24 Senhor Deus! Começaste a mostrar a teu servo tua grandeza e tua mão poderosa. Qual é nos céus ou na terra o deus que pode igualar-se a ti em obras e grandes feitos? 25 Deixa-me, eu te suplico, atravessar o rio para que possa ver a excelente terra do outro lado do Jordão, essa bela montanha e o Líbano. 26 Mas o Senhor se irritou contra mim por vossa causa e não me atendeu. Disse-me, pelo contrário: ‘Basta! Não voltes a falar nisso. 27 Sobe ao cume do Fasga e volta os olhos para o ocidente, o norte, o sul e o orien­te, e contempla a terra com teus olhos, pois não atravessarás o Jordão. 28 Dá instruções a Josué, infunde-lhe ânimo e fortaleza, porque ele é quem vai atravessar o rio à frente do povo, ele lhes distribuirá em herança a terra que tu só podes avistar’.
29
E assim nos detivemos no vale, em frente de Bet-Fegor.

 A Lei, fonte de vida e sabedoria

4 1 “E agora, Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir, para que vivais e entreis na posse da terra que o Senhor, Deus de vossos pais, vos dará. 2 Nada acrescenteis ao que vos prescrevo, nem tireis nada, mas guardai os mandamentos do Senhor vosso Deus que vos prescrevo.
3
Vossos olhos viram o que o Senhor fez contra Baal-Fegor. Todos os adoradores de Baal-Fegor, o Senhor vosso Deus os exterminou do vosso meio, 4 ao passo que vós, que fostes fiéis ao Senhor vosso Deus, estais vivos até hoje. 5 Vede, eu vos ensinei leis e decretos, conforme o Senhor meu Deus me ordenou para que os pratiqueis na terra em que ides entrar e da qual tomareis posse. 6 Guardai-os e ponde-os em prática, porque neles está vossa sabedoria e inteligência diante dos povos. Ao tomarem conhecimento de todas essas leis, dirão: ‘Sábia e inteligente é, na verdade, essa grande nação’. 7 Pois qual é a grande nação que tem deuses tão próximos como o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos? 8 E qual a grande nação que tenha leis e decretos tão justos quanto toda esta Lei que hoje vos proponho?

 A revelação de Deus no Horeb

9 “Mas toma cuidado! Procura  com grande zelo nunca te esqueceres de tudo o que teus olhos viram. Nada disso se afaste do teu cora­ção, por todos os dias da tua vida, mas ensina-o a teus filhos e netos. 10 Lembra-te do dia em que estiveste diante do Senhor teu Deus, no Horeb, quando o Senhor me disse: ‘Convoca-me o povo para que eu os faça ouvir mi­nhas palavras e eles aprendam a temer-me todos os dias que viverem sobre a terra, e as­sim ensinem os seus filhos’. 11 Vós vos aproximastes, ficando ao pé do monte, enquanto este ardia em chamas até o céu, em meio a trevas, nuvem e escuridão. 12 Então o Senhor vos falou do meio do fogo. Ouvíeis o som das palavras mas não enxergáveis figura algu­ma, só havia uma voz! 13 Ele vos comunicou sua aliança, que vos mandou guardar, e as dez palavras que escreveu sobre duas tábuas de pedra. 14 Naquele tempo, o Senhor me ordenou­ que vos ensinasse leis e decretos que devíeis guardar na terra em que ides entrar para dela tomar posse.

 Proibição da idolatria

15 “Tomai cuidado, com grande zelo! No dia em que o Senhor vos falou do meio do fogo no Horeb, não vistes figura alguma. 16 Guardai-vos bem de corromper-vos, fazendo figuras de ídolos de qualquer tipo, imagens de homem ou de mulher, 17 imagens de animais que vivem na terra ou de aves que voam no céu, 18 de bichos que se movem pelo chão ou de qualquer espécie de peixes que vivem na água, debaixo da terra. 19 Nem levanteis os olhos até o céu para ver o sol, a lua, as estrelas com todo o exército do céu e vos deixar seduzir, adorando-os e prestando-lhes culto. Pois o Senhor vosso Deus foi quem os deu a todos os povos debaixo do céu. 20 A vós, porém, o Senhor vos tirou da fornalha de ferro do Egito, para que fôsseis o povo de sua herança, como o sois hoje.
21
O Senhor se irritou contra mim por causa de vossas palavras e jurou que eu não atravessaria o rio Jordão, nem entraria na boa terra que o Senhor vosso Deus vos dá como herança. 22 Eu vou morrer neste chão, sem atravessar o rio Jordão, mas vós o atravessareis e tomareis posse dessa boa terra. 23 Cuidai para não vos esquecerdes da aliança que o Senhor vosso Deus fez convosco, e para não fazerdes ídolos de qualquer espécie, como o Senhor vosso Deus vos proibiu. 24 Pois o Se­nhor vosso Deus é fogo abrasador, é um Deus ciumento.

 O futuro: exílio e conversão

25 “Quando tiverdes filhos e netos e, já envelhecidos nessa terra, vos tiverdes corrompido, fazendo ídolos de qualquer espécie, praticando o que desagrada ao Senhor, vosso Deus, até irritá-lo 26 – invoco hoje o céu e a terra como testemunha contra vós –, não tardareis a desaparecer da terra de que ides tomar posse ao atravessardes o rio Jordão. Não vivereis nela longos anos, mas com toda a certeza sereis exterminados. 27 O Senhor vos dispersará entre os povos, e de vós só restará um pequeno número no meio das nações para onde o Senhor vos desterrar. 28 Ali servireis aos deuses, obra de mãos humanas, de madeira e pedra, que não podem ver nem ouvir, nem comer nem cheirar. 29 Quando, então, buscares o Senhor vosso Deus, o encontrarás, se o buscares com todo o teu coração e com toda a tua alma. 30 Na tua angústia, quando tiverem acontecido contigo todas as coisas que foram preditas,  nos últimos tempos, voltarás para o Senhor teu Deus e ouvirás a sua voz. 31 Pois o Senhor teu Deus é um Deus misericordioso, que não vai te abandonar, nem te destruir totalmente, nem se esquecerá da aliança que sob juramento estabeleceu com teus pais.

 A singular eleição de Israel

32 “Interroga os tempos antigos que te precederam, desde o dia em que Deus criou o ser humano sobre a terra. Investiga, de um extremo a outro dos céus, se houve jamais um acontecimento tão grande, ou se jamais se ouviu algo semelhante! 33 Existe porventura algum outro povo que tenha ouvido a voz de Deus falando-lhe do meio do fogo, como tu ouviste, e tenha permanecido vivo? 34 Ou terá vindo algum Deus escolher para si uma nação entre todas, por meio de provações, sinais e prodígios, por meio de combates, com mão forte e braço estendido, por meio de grandes terrores, como tudo quanto fez por vós o Senhor, vosso Deus, no Egito – diante dos teus olhos?
35
A ti foi dado ver tudo isso para que reconheças que o Senhor é na verdade Deus e que não há nenhum outro senão ele. 36 Do céu ele te fez ouvir sua voz para te ensinar, sobre a terra te fez ver o seu grande fogo e do meio do fogo ouviste suas palavras, 37 porque amou teus pais e, depois deles, escolheu seus descendentes. Ele te fez sair do Egito por seu grande poder, 38 expulsando da tua frente nações maiores e mais fortes do que tu, e para te introduzir na terra deles e dá-la a ti em herança, como estás vendo hoje.
39
Reconhece, pois, hoje, e grava em teu coração que o Senhor é o Deus lá em cima no céu e cá embaixo na terra, e que não há outro além dele. 40 Guarda suas leis e seus mandamentos que hoje te prescrevo, para que sejas feliz, tu e teus filhos depois de ti, e vivas longos anos sobre a terra que o Senhor teu Deus te dará para sempre”.

 Cidades de refúgio no Além-Jordão

41 Então Moisés separou três cidades da região a leste do Jordão, 42 para que nelas pudesse refugiar-se o homicida que tivesse matado alguém involuntariamente, sem premeditação, e pedindo asilo  numa delas, pudesse salvar sua vida. 43 Para os rubenitas, a cidade de Bosor, no deserto do planalto; para os gaditas, a cidade de Ramot, em Galaad; e para os manasseítas, a cidade de Golã, em Basã.


Introdução à Lei deuteronômica 

 Introdução à nova promulgação da Lei

44 Eis a Lei que Moisés propôs aos israelitas.­
45
Estes são os mandamentos, as leis e os decretos que Moisés deu aos israelitas, depois da saída do Egito, 46 no outro lado do rio Jordão, no vale situado em frente de Bet-Fegor, na terra de Seon, rei dos amorreus, que morava em Hesebon. (Moisés e os israe­litas o tinham derrotado por ocasião do êxodo do Egito. 47 Eles tomaram posse da terra de Seon e da terra de Og, rei de Basã – os dois reis amorreus que moravam do lado oriental do Jordão. 48 O território se estendia desde Aroer, à margem da torrente de Arnon, até o monte Sarion, isto é, o Hermon, 49 incluindo toda a Arabá no Além-Jordão, a orien­te, até o mar da Arabá, ao pé do monte Fasga.)

 Os Dez Mandamentos

5 1 Moisés convocou todo o Israel e lhes disse:
“Ouve, Israel, as leis e os decretos que hoje vou proclamar a vossos ouvidos, para que os aprendais e cuideis de praticá-los. 2
O Se­nhor­ nosso Deus fez conosco uma aliança em Horeb. 3 Não foi com os nossos pais que o Senhor concluiu essa aliança, mas conosco, que estamos aqui todos vivos hoje.
4
O Senhor vos falou face a face na montanha, do meio do fogo. 5 Eu estava, então,?de pé entre o Senhor e vós, para vos transmitir suas palavras, pois tínheis medo do fogo e não subistes à montanha.
Ele disse:
6
‘Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirou do Egito, da casa da escravidão.
7
Não terás outros deuses além de mim.
8
Não farás para ti ídolos, nem figura alguma do que existe em cima, nos céus, nem do que há embaixo, na terra, nem do que existe nas­ águas, debaixo da terra. 9 Não te prostrarás diante deles, nem lhes prestarás culto, pois eu sou o Senhor teu Deus, um Deus ciu­mento. Castigo a culpa dos pais nos filhos­ até à terceira e quarta geração dos que me odeiam, 10 mas uso de misericórdia por mil gerações para com os que me amam e guardam os meus mandamentos.
11
Não pronunciarás o nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não deixará impune quem pronunciar o seu nome em vão.
12
Guarda o dia do sábado, santificando-o, como te ordenou o Senhor teu Deus. 13 Duran­te seis dias trabalharás e neles farás todas as tuas obras, 14 mas o sétimo é o sábado, dia de descanso dedicado ao Senhor teu Deus. Não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu escravo, nem tua escra­va, nem teu boi, nem teu jumento, nem algum­ de teus animais, nem o estrangeiro que vive em tuas cidades, para que assim teu escravo e tua escrava possam descansar da mesma forma que tu. 15 Lembra­-te de que foste escravo no Egito, mas o Senhor teu Deus te tirou de lá com mão forte e braço estendido. É por?isso que o Senhor teu Deus ordena que guardes o sábado.
16
Honra teu pai e tua mãe, como o Senhor teu Deus te ordenou, para que vivas por longos anos e sejas feliz na terra que o Senhor teu­ Deus te dará.
17
Não cometerás homicídio.
18
Não cometerás adultério.
19
Não furtarás.
20
Não darás falso testemunho contra o próximo.
21
Não desejarás a mulher do próximo. Não cobiçarás a casa do próximo, nem seu campo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu boi, nem seu jumento, nem coisa alguma do que lhe pertence’.

 Moisés como mediador

22 “Essas foram as palavras que o Senhor dirigiu a toda a vossa comunidade sobre a montanha, do meio do fogo, da nuvem e das trevas, com voz forte. Sem acrescentar mais nada, ele as escreveu em duas tábuas de pedra e as entregou a mim.
23
Quando ouvistes a sua voz no meio das trevas, enquanto a montanha ardia em chamas, vós, os chefes de tribo e todos os anciãos vos aproximastes de mim 24 e me dissestes: ‘O Senhor nosso Deus nos fez ver sua glória e sua grandeza, e nós ouvimos sua voz do meio do fogo. Hoje vimos que Deus pode falar com uma pessoa, e ela continuar viva. 25 Mas agora, por que nos expormos à morte? Este grande fogo nos vai devorar! Se continuarmos a ouvir a voz do Senhor nosso Deus, morreremos. 26 Qual o mortal, como nós, que ouviu a voz do Deus vivo falando do meio do fogo e continuou vivo? 27 Aproxima-te e ouve tu o que o Senhor nosso Deus vai dizer. Depois nos transmitirás tudo o que o Senhor nosso Deus te disser, e nós te escutaremos e o poremos em prática’.
28
O Senhor ouviu vossas palavras, quando me faláveis, e me disse: ‘Ouvi as palavras que este povo te dirigiu. Está bem o que disseram. 29 Quem dera tivessem semelhante disposição em temer-me e em guardar os meus mandamentos  todos os dias, a fim de serem felizes para sempre, eles e seus filhos! 30 Vai dizer-lhes que voltem para suas tendas. 31 Mas tu fica aqui comigo. Quero comunicar-te todos os mandamentos, as leis e os decretos que lhes deverás ensinar para que os ponham em prática na terra que vou dar-lhes em posse’.
32
Cuidareis, pois, de fazer tudo o que o Senhor vosso Deus vos ordena. Não vos desvieis nem para a direita nem para a esquerda. 33 Segui em tudo os caminhos que o Senhor vosso Deus vos prescrever, para que vivais e sejais felizes por longos anos na terra que ides possuir.

  “Amarás o Senhor teu Deus”

6 1 “Este é o mandamento, estas são as leis e os decretos que o Senhor, vosso Deus, ordenou que eu vos ensinasse, para que os observeis na terra em que ides entrar para dela tomar posse. 2 Assim, temerás o Senhor, teu Deus, observando durante toda a vida todas as suas leis e mandamentos que te prescrevo a ti, a teus filhos e netos, a fim de que se prolonguem teus dias. 3 E tu, Israel, ouve e cuida de os pôr em prática, para seres feliz e te multiplicares sempre mais, na terra onde corre leite e mel, como te prometeu o Senhor, o Deus de teus pais.
4
Ouve, Israel! O Senhor nosso Deus é o?úni­co Senhor. 5 Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. 6 E trarás gravadas?no teu coração todas estas palavras que hoje te ordeno. 7 Tu as repetirás com insistên­cia a teus filhos e delas falarás quando estive­res sentado­ em casa ou andando a caminho, quando te?dei­tares ou te levantares. 8 Tu as prenderás como sinal à tua mão e as colocarás­ como faixa entre os olhos; 9 tu as escreverás nas entradas da tua casa e nos portões da tua cidade.
10
Quando o Senhor teu Deus te introduzir na terra que a teus pais, Abraão, Isaac e Jacó, ju­rou dar-te, com cidades grandes e belas que não edificaste, 11 casas cheias de toda espécie de bens que não ajuntaste, cisternas já escava­das que não cavaste, vinhas e oliveiras que?não plantaste; e quando comeres e te fartares, 12 cuida para não esquecer o Senhor que te ti­rou do Egito, casa da escravidão. 13 Temerás o Senhor teu Deus, a ele servirás e só por seu nome jurarás. 14 Não seguirás outros deuses, dentre os deuses dos povos vizinhos, 15 porque­ o Senhor teu Deus, que mora no meio de ti, é um Deus ciumento. Não suceda que a ira?do Senhor teu Deus, inflamando-se contra ti, ve­nha a exterminar-te da face da terra.
16
Não tenteis o Senhor vosso Deus, como o tentastes em Massa. 17 Guardai com solicitude os preceitos do Senhor vosso Deus, os mandamentos e as leis que ele vos dá. 18 Faze o que é reto e bom aos olhos do Senhor para que sejas feliz e entres na posse da boa terra,­ da qual o Senhor jurou a teus pais 19 que ha­veria de expulsar todos os teus inimigos, co­mo ele mesmo disse.

 Instruir os filhos sobre a Lei

20 “Quando amanhã teu filho te perguntar: ‘Que significam estes mandamentos, estas leis e estes decretos que o Senhor nosso Deus vos­ prescreveu?’ 21 então lhe responderás: ‘Nós éramos escravos do Faraó no Egito, e o Senhor nos tirou do Egito com mão poderosa. 22 O Senhor fez à nossa vista grandes sinais e prodígios terríveis contra o Egito, con­tra o Faraó e contra toda a sua casa. 23 Ele nos tirou de lá para nos conduzir à terra que havia jurado dar a nossos pais. 24 O Senhor mandou que cumpríssemos todas essas leis e temêssemos o Senhor nosso Deus, para que fôssemos sempre felizes, e ele nos conservasse vivos, como o fez até hoje. 25 Seremos justos se guardarmos estes mandamentos e os observarmos diante do Senhor nosso­ Deus, como ele nos ordenou’.

 A idolatria oposta ao amor de eleição

7 1 “Quando o Senhor teu Deus te introduzir na terra em que vais entrar para tomar­ posse e expulsar da tua frente muitos povos, os heteus, os gergeseus, os amorreus, os cana­neus, os fereseus, os heveus e os jebuseus,?sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu; 2 e quando o Senhor teu Deus as entre­gar a ti, e tu as derrotares, deverás votá-las ao interdi­to. Não farás pactos com elas nem terás compaixão delas. 3 Não contrai­rás matrimônio com elas, não darás tua filha a um de seus filhos?nem tomarás uma de suas filhas pa­ra teu filho, 4 porque elas afastariam teu filho­ de mim e o arrasta­riam a servir outros deuses,­ e a ira do Senhor se acenderia con­tra vós e vos destruiria pronta­mente. 5 Pelo contrário, assim devereis proceder com eles: derrubareis seus altares, quebrareis as colu­nas­ sagradas, ra­cha­reis ao meio os postes sagrados e lan­çareis ao fogo as imagens talhadas. 6 Pois tu és um povo consagrado ao Senhor teu Deus. O Senhor teu Deus te escolheu dentre todos os povos da terra para seu povo particular.
7
O Senhor afeiçoou-se a vós e vos escolheu,­ não por serdes mais numerosos que os outros povos – na verdade sois o menor de todos – 8 mas, sim, porque o Senhor vos amou e quis cumprir o juramento que fez a vossos pais. Foi por isso que o Senhor vos fez sair com mão forte, resgatando-vos da casa da escravidão, das mãos do Faraó, rei do Egito. 9 Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é o único Deus, um Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações para aqueles que o amam e observam seus mandamentos; 10 mas castiga aquele que o odeia, fazendo-o perecer. Não o deixa esperar, mas dá-lhe imediatamente o castigo merecido. 11 Guarda, pois, os mandamentos, as leis e os decretos que hoje te prescrevo, pondo-os em prática.

 Bênção para quem cumpre a Lei

12 “Se ouvires estes preceitos e os puseres fielmente em prática, o Senhor teu Deus guardará a teu respeito a aliança e a misericór­dia que jurou a teus pais. 13 Ele te amará, te abençoará e te multiplicará. Abençoará o fruto­ de tuas entranhas e o fruto do solo, o teu trigo, o teu vinho, o teu azeite, as crias de tuas vacas e as crias de tuas ovelhas, na terra que a teus pais jurou dar-te. 14 Serás mais abençoa­do do que todos os povos. Não haverá estéril de nenhum sexo, nem no meio de ti, nem entre os animais. 15 O Senhor afastará de ti qualquer espécie de enfermidade, não te fará sentir nenhuma das epidemias funestas do Egito que conheces, mas afligirá com elas os que te odeiam. 16 Exterminarás todos os povos que o Senhor teu Deus vai entregar-te. Não terás pena deles e assim não servirás a seus deuses,­ pois isto seria uma armadilha para ti.
17
Se pensares contigo mesmo: ‘Estas nações são mais numerosas do que eu, como po­deria expulsá-las?’, 18 não tenhas medo. Lem­bra-te bem do que o Senhor teu Deus?fez com o Faraó e com todo o Egito, 19 das grandiosas provas que viste com teus olhos, os si­nais e prodígios, a mão forte e o braço es­ten­dido com que o Senhor teu Deus te fez sair. Assim também o Senhor teu Deus trata­rá todos os povos que temes. 20 E o Senhor?teu Deus enviará também vespas ferozes contra eles, até perecerem os sobreviventes e os que de ti se esconderem.
21
Não te apavores na presença deles, porque no meio de ti está o Senhor teu Deus, o Deus grande e terrível. 22 O Senhor teu Deus ex­pulsará pouco a pouco essas nações. Não po­derás exterminá-las rapidamente, do contrá­rio se multiplicariam contra ti os animais fero­zes. 23 O Senhor teu Deus vai en­tregá-las em tuas mãos e as confundirá com grande perturbação até que sejam destruídos. 24 Entregará em tuas mãos seus reis, e fa­rás desaparecer os nomes deles de debaixo do céu. Ninguém te poderá resistir até que os tenhas destruído.
25
Consumirás pelo fogo as imagens esculpidas de seus deuses. Não cobices a prata nem o ouro que haja nelas, apropriando-te deles, para que não sejas iludido, pois isso é abominação para o Senhor teu Deus. 26 Não deverás introduzir objeto abominável em tua casa para não seres também tu votado ao interdito. Detesta e abomina com extremo horror tal objeto, por ser coisa votada ao interdito.


Deuteronômio (CNB) 1