Deuteronômio (CNB) 8

 Não esquecer os benefícios divinos

8 1 “Tem cuidado em pôr em prática os mandamentos que hoje prescrevo, para que vivais, vos multipliqueis e entreis na posse da terra que o Senhor jurou dar a vossos pais. 2 Lembra-te de todo o caminho pelo qual o Senhor teu Deus te conduziu nesses quarenta anos, no deserto, para te humilhar e te pôr à prova, para conhecer tuas intenções e saber se observarias ou não os mandamentos. 3 Ele te humilhou, fazendo-te passar fome e, depois, te alimentou com o maná que nem tu, nem teus pais conheciam, para te mostrar que não só de pão vive o ser humano, mas de tudo o que procede da boca do Senhor. 4 Tuas vestes não se gastaram pelo uso nem os pés se incharam durante esses quarenta anos. 5 Reconhece, pois, em teu coração que, como um homem corrige o seu filho, assim te corrige o Senhor teu Deus, 6 para que guardes os mandamentos do Senhor teu Deus, andes em seus caminhos e o temas.
7
Pois o Senhor teu Deus vai introduzir-te numa terra boa, terra com águas correntes, fontes e lençóis de água subterrâneos, que brotam nos vales e nos montes; 8 terra de trigo, cevada, vinhas, figueiras e romãzeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel; 9 terra em que comerás o pão em abundância, sem que nada te falte; terra onde as pedras são de ferro e das montanhas extrairás o cobre. 10 Comerás e te fartarás, bendizendo o Senhor pela boa terra que te deu.
11
Toma cuidado para não esquecer o Senhor teu Deus, nem deixar de observar os mandamentos, os decretos e as leis que hoje te prescrevo. 12 Não aconteça que, depois de teres comido à saciedade, de teres construído e morado em belas casas, 13 e depois que se tiverem multiplicado os bois, as ovelhas e aumentado a prata, o ouro e todos os teus bens, 14 então o orgulho te suba à cabeça e esqueças o Senhor teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da escravidão; 15 que te con­duziu através do deserto grande e terrível, cheio de serpentes venenosas e escorpiões, uma terra árida e sem água. Foi ele que fez brotar água da pedra duríssima 16 e te alimentou no deserto com o maná, que teus pais não conheciam, a fim de te humilhar e provar,­ visando ao teu bem futuro.
17
Talvez venhas a pensar contigo mesmo: ‘Foi minha força e o poder de minha mão que me fizeram prosperar tanto’. 18 Mas lembra-te que é o Senhor teu Deus que te dá po­der para prosperares, cumprindo a aliança­ que jurou a teus pais, como o faz hoje. 19 Mas, se te esqueceres do Senhor e seguires outros­ deuses, servindo-os e prostrando-te diante de­les, eu vos garanto hoje que com toda cer­teza perecereis. 20 Assim como as nações que o Senhor fez perecer diante de vós, também vós perecereis por não haverdes escutado a voz do Senhor vosso Deus.

 O dom da terra é gratuito

9 1 “Ouve, Israel: Hoje vais atravessar o rio Jordão para conquistar nações maiores e mais poderosas do que tu, cidades grandes e muralhas inacessíveis, 2 e um povo numeroso e de estatura elevada, os enaquitas, que já conheces e de quem ouviste dizer: ‘Quem poderá resistir aos enaquitas?’ 3 Ficarás sabendo desde hoje que é o Senhor teu Deus que atravessará o rio à tua frente, como um fogo devorador. Ele os destruirá e humilhará diante de ti, e tu logo os expulsarás e eliminarás, como o Senhor te prometeu. 4 Não penses, quando o Senhor teu Deus os expulsar de tua frente: ‘Foi por minha justiça que o Senhor me introduziu na posse desta terra’. Antes é por causa da iniqüidade desses povos que o Senhor vai expulsá-los de tua frente. 5 Não é por tua justiça nem pela retidão de teu coração que entrarás na posse desta terra, mas é pela maldade dessas nações que o Senhor as expulsa de tua frente, e para cumprir o que jurou a teus pais, Abraão, Isaac e Jacó. 6 Fica, pois, sabendo que não é por tua justiça que o Senhor teu Deus te dá a posse desta boa terra. Pois na verdade és um povo de cabeça dura.

 Israel rebelde e idólatra

7 “Lembra-te, não te esqueças de quanto provocaste a ira do Senhor teu Deus no deserto! Desde o dia em que saíste do Egito até chegares a este lugar, foste rebelde ao Senhor. 8 Já no monte Horeb provocastes o Senhor, que se irritou contra vós, a ponto de querer exterminar-vos. 9 Quando subi à montanha para receber as tábuas de pedra, as tábuas da aliança que o Senhor havia concluído convosco, fiquei lá quarenta dias e quarenta noites sem comer nem beber água. 10 Então o Senhor me deu as duas tábuas de pedra, escritas com o dedo de Deus, nas quais estavam todas as palavras que o Senhor vos tinha dito na montanha, no meio do fogo, quando todo o povo estava reunido.
11
E passados quarenta dias e as quarenta noites, o Senhor me deu as duas tábuas de pedra, as tábuas da aliança. 12 Disse-me en­tão:­ ‘Levanta-te, desce sem tardar daqui, porque o povo que tiraste do Egito se corrompeu. Depressa se desviaram do caminho que lhes prescrevi, fazendo para si uma imagem de metal fundido’. 13 E o Senhor me disse: ‘Já vi que este povo é um povo de ca­beça dura! 14 Deixa-me destruí-lo e apagar seu nome debaixo dos céus! Mas de ti farei uma nação mais poderosa e mais numerosa do que este povo’.
15
Virei-me, então, e desci a montanha que ardia em fogo, trazendo em minhas mãos as duas tábuas da aliança. 16 Quando olhei, vi que havíeis pecado contra o Senhor vosso Deus. Tínheis feito um bezerro de metal fun­dido, afastando-vos bem depressa do caminho que o Senhor vos havia indicado. 17 Tomei, então, as duas tábuas e com minhas mãos arremessei-as no chão, quebrando-as ante vossos olhos.
18
Depois prostrei-me na presença do Senhor, como da primeira vez, durante quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão nem beber água, por causa dos pecados que havíeis cometido, fazendo o que desagrada ao Senhor e provocando sua ira. 19 Eu fiquei com medo ao ver a cólera e o furor com que o Senhor vos ameaçava, a ponto de vos querer extermi­nar. Mas ainda desta vez o Senhor me ouviu. 20 O Senhor também estava fortemente irritado contra Aarão e queria fazê-lo perecer, mas eu intercedi naquela ocasião também em favor­ de Aarão. 21 Quanto à obra de vosso pecado, o bezerro que tínheis feito, eu o agarrei e atirei-o ao fogo. Depois eu o esmigalhei, até reduzi­-lo a pó, e lancei o pó na água da torrente que desce da montanha.
22
Também provocastes a ira do Senhor em Tabera, em Massa e em Cibrot-Ataava.23 E quan­do o Senhor vos enviou de Cades Barne, dizendo: ‘Subi e tomai posse da terra que vos dou’, fostes rebeldes às ordens do Senhor­ vosso Deus. Não confiastes nele e não escu­tas­tes sua voz. 24 Desde que vos conheço, sempre fostes rebeldes ao Senhor.

 A intercessão de Moisés

25 “Eu fiquei prostrado diante do Senhor du­rante aqueles quarenta dias e quarenta noites, em humilde oração, porque o Senhor falava em vos destruir. 26 Roguei ao Senhor: ‘Senhor Deus, não destruas teu povo, tua he­rança que com tua grandeza resgataste, tirando-a do Egito com mão forte! 27 Lembra-te de teus servos Abraão, Isaac e Jacó! Não olhes a obstinação deste povo, nem sua perversidade nem seu pecado. 28 Não se diga na terra de onde nos fizeste sair: O Senhor não foi capaz de fazê-los entrar na terra que lhes tinha prometido; tirou-os daqui porque os odiava e queria fazê-los morrer no deserto. 29 – Eles, no entanto, são teu povo, tua herança que com teu grande poder e braço estendido tiraste do Egito’.

 A arca da aliança e a eleição de Levi

10 1 “Então o Senhor me disse: ‘Talha duas tábuas de pedra, como as primeiras, e sobe até mim na montanha; faze também uma arca de madeira. 2 Escreverei nessas tábuas as palavras que estavam escritas nas primeiras, que quebraste. Depois as guardarás na arca’. 3 Fiz, pois, uma arca de madeira de acácia, talhei duas tábuas de pedra, como as primeiras, e subi com elas à montanha. 4 Ele escreveu nas tábuas o que estava escrito nas primeiras, as dez palavras que o Senhor vos tinha promulgado na montanha, do meio do fogo, no dia da reunião. Depois as entregou a mim. 5 Desci da montanha e pus as tábuas na arca que eu tinha feito, e ali ficaram, como o Senhor havia ordenado.
6
Os israelitas partiram dos poços de Benê-Jacã para Mosera. Ali morreu Aarão e foi enterrado. Eleazar, seu filho, exerceu o sa­cer­dó­cio no lugar dele. 7 Dali partiram para Gad­gad, e de Gadgad para Jetebata, região rica em água.
8
Nesse tempo, o Senhor destacou a tribo de Levi para transportar a arca da aliança do Senhor e estar em sua presença, para o servir­ e para abençoar em seu nome, como faz até hoje. 9 Por isso Levi não tem parte nem heran­ça com seus irmãos, porque o próprio Senhor­ é a sua herança, como o Senhor teu Deus lhe prometeu.
10
Quanto a mim, permaneci na montanha, como dantes, quarenta dias e quarenta noites,­ e o Senhor me atendeu mais uma vez e já?não quis destruir-te. 11 Disse-me, então, o Senhor: ‘Levanta-te e vai à frente do povo, para que entre e tome posse da terra que a seus pais jurei que lhe daria’.

 Apelos de fidelidade à aliança

12 “E agora, Israel, que é que o Senhor teu Deus te pede, senão que o temas, seguindo-o por todos os seus caminhos? E que ames e sirvas ao Senhor teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma, 13 e que guardes os mandamentos e preceitos do Senhor, que hoje te prescrevo para teu bem.
14
Sim, ao Senhor teu Deus pertencem os céus, os mais altos céus, a terra e tudo o que nela existe. 15 Mesmo assim, só a teus pais o Senhor se afeiçoou e os amou, e escolheu a descendência deles, que sois vós, dentre todos os povos, como hoje se vê.
16
Circuncidai, pois, os vossos corações e já não endureçais a vossa nuca! 17 Pois o Senhor vosso Deus é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, forte e terrível, que não faz acepção de pessoas nem aceita suborno. 18 Ele faz justiça ao órfão e à viúva, ama o estrangeiro e lhe dá alimento e roupa. 19 Portanto, amai o estrangeiro, porque vós também fostes estrangeiros no Egito. 20 Temerás ao Senhor teu Deus, a ele servirás, a ele te apegarás e por seu nome hás de jurar. 21 Ele é o teu canto de louvor; ele é o teu Deus, que por ti fez essas coisas grandes e terríveis que teus olhos viram. 22 Teus pais desceram ao Egito em número de setenta pessoas e agora o Senhor teu Deus te fez tão numeroso como as estrelas do céu.

11 1 Ama, pois, a teu Deus e observa todos os dias aquilo que pede de ti, as suas leis, os seus preceitos e os seus mandamentos.
2
Reconhecei hoje o que não sabem os vossos filhos, que não viram o ensinamento do Senhor vosso Deus: seus grandes feitos, sua mão forte e braço estendido, 3 os sinais e as obras que fez no Egito contra o Faraó, rei do Egito, e contra toda a sua terra ; 4 o que fez?com o exército egípcio, com os cavalos e carros, arremessando sobre eles as águas do mar Vermelho, quando vos perseguiam, e o Senhor os destruiu até hoje; 5 o que fez por vós no deserto, até chegardes a este lugar; 6 o que fez com Datã e Abiram, filhos de Eliab, filho de Rúben, quando a terra abriu as entranhas e os tragou junto com suas famílias, tendas e tudo o que lhes pertencia, no meio de todo o Israel. 7 Pois os vossos olhos é que viram todos esses grandes prodígios que o Senhor fez.

 A posse condicional da terra

8 “Guardai, pois, todos os seus mandamentos que hoje vos prescrevo, para que sejais fortes e de fato tomeis posse da terra em que ides entrar para dela tomar posse, 9 e para que vivais longos anos sobre a terra que o Senhor jurou dar a vossos pais, a eles e à sua descendência, uma terra onde corre leite e mel. 10 Pois a terra em que vais entrar para dela tomar posse não é como a terra do Egito, de onde saíste, onde lançavas a semente e a regavas com os pés, como se rega uma horta. 11 A terra que ides ocupar é uma terra de montes e vales, que bebe a água das chuvas do céu. 12 É uma terra da qual o Senhor teu Deus cuida e pela qual olha continuamente, desde o começo até o fim do ano.
13
Se obedecerdes às ordens que vos prescre­vo, amando o Senhor vosso Deus e servindo-o de todo o coração e com toda a alma, 14 eu darei à terra a chuva em seu tempo, a chuva do outono e da primavera, e colhereis o trigo, o vinho e o azeite; 15 darei também pastagem aos campos para teu gado, de modo que poderás comer e te saciar. 16 Mas tomai muito cuidado para que vosso coração não se deixe seduzir e, desviando-vos, sirvais a outros deu­ses prostrando-vos diante deles. 17 Pois a cólera­ do Senhor se inflamaria contra vós. Ele fecha­ria o céu, e já não haveria chuva e a terra já não daria seus frutos, e logo desapareceríeis da boa terra que o Senhor vos dá.

 Conclusão

18 “Gravai estas minhas palavras em vosso coração e em vossa alma; prendei-as como sinal às vossas mãos, e sejam elas como faixas­ entre os vossos olhos. 19 Ensinai-as a vossos filhos, falando-lhes delas, seja quando estiver­des sentados em casa seja andando a caminho, tanto ao deitardes como ao levantardes. 20 Escreve-as nos umbrais de tua casa e nos portões de tua cidade, 21 para que vossos dias e os dias de vossos filhos sejam tão numerosos na terra que o Senhor jurou dar a vossos pais, como os dias do céu sobre a terra.
22
Pois, se cuidadosamente guardardes todos estes mandamentos que vos prescrevo, amando o Senhor vosso Deus, andando sempre por seus caminhos e apegando-vos a ele, 23 o Senhor expulsará de vossa frente todas estas nações, e despojareis nações mais numerosas e mais poderosas do que vós. 24 Qualquer lugar que pisar a planta de vossos pés será vosso. As vossas fronteiras se estenderão desde o deserto do Líbano e desde o rio Eufrates até o mar ocidental. 25 Ninguém poderá resistir-vos. O Senhor vosso Deus espalhará, como vos disse, o medo e o terror de vós sobre toda a terra em que puserdes o pé.

 Bênção ou maldição

26 “Eis que hoje ponho diante de vós bênção­ e maldição: 27 a bênção, se obedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus, que ho­je vos prescrevo; 28 a maldição, se deso­be­decerdes aos mandamentos do Senhor vosso­ Deus e vos afastardes do caminho que hoje vos prescrevo, para seguirdes outros deuses, que não conhecíeis.
29
Quando o Senhor teu Deus te houver in­troduzido na terra que vais conquistar, pronun­ciarás a bênção em cima do monte Ga­ri­zim e a maldição em cima do monte Ebal. (30 Essas montanhas se acham do outro lado do Jordão,­ atrás do caminho do ocidente, na terra dos?cananeus que moram na Arabá, em frente a Guilgal, junto aos carvalhos de Mo­ré.) 31 Porque atravessareis o rio Jordão e ireis apossar-vos da terra que o Senhor vosso Deus vos dá; dela tomareis posse e nela habitareis. 32 Tende,­ pois, grande cuidado em cumprir todas as leis e os decretos que hoje vos proponho.


A Lei deuteronômica

 Centralização do culto

12 1 “Estas são as leis e decretos que cuidarás de praticar na terra que o Senhor, o Deus de teus pais, te dá em posse por todo o tempo em que viveres sobre este chão.
2
Destruireis radicalmente todos os lugares onde as nações, que ides conquistar, costumavam prestar culto aos deuses, sobre os montes altos, as colinas e debaixo de qualquer árvore frondosa. 3 Derrubareis os altares,­ quebrareis as colunas sagradas, queimareis os troncos sagrados, despedaçareis as estátuas de seus deuses e fareis desaparecer os no­mes daqueles lugares.
4
Pois não será por esses meios que pres­ta­reis culto ao Senhor vosso Deus. 5 Ao contrá­rio, vos dirigireis ao lugar que o Senhor vos­so Deus escolher entre todas as vossas tribos, para nele fazer morar o seu nome. 6 Pa­ra­ lá levareis vossos holocaustos e sacrifícios­, vossos dízimos, vossas contribuições pessoais, votos e ofertas espontâneas bem como os primogênitos das vacas e das ovelhas. 7 Ali comereis na presença do Senhor vosso Deus, alegrando-vos juntamente com vossas fa­mílias por todos os bens com que o Senhor vosso Deus vos tiver abençoado.
8
Não procedereis como procedemos aqui e agora, cada qual fazendo como bem entende 9 – porque ainda não chegastes ao repouso e à herança que o Senhor vosso Deus vos dará. 10 Mas atravessareis o rio Jordão e habitareis na terra que o Senhor vosso Deus vos dará em herança, e quando vos tiver dado repouso de todos os inimigos que vos cercam e morardes em segurança, 11 então levareis, para o lugar que o Senhor vosso Deus tiver es­colhido para nele fazer morar o seu nome, tudo o que vos ordeno: os holocaustos, os sacrifícios, os dízimos, as contribuições pessoais e as ofertas escolhidas dos votos que tiverdes prometido ao Senhor. 12 Lá vos ale­grareis na presença do Senhor vosso Deus, com vossos filhos e filhas, vossos escravos e escravas, e também com o levita que estiver em vossas cidades, pois ele não recebeu parte nem herança junto convosco.

 Normas para os sacrifícios

13 “Guarda-te de oferecer holocaustos em qualquer lugar que avistares. 14 Somente no lugar que o Senhor tiver escolhido numa das tuas tribos é que oferecerás teus sacrifícios e farás tudo o que te ordeno. 15 Mas, quando quiseres, poderás abater um animal e comer a carne em qualquer de tuas cidades, conforme os bens que o Senhor teu Deus te houver concedido. Dela poderão comer tanto o impuro como o puro, como acontece com a carne da gazela e do veado. 16 Contudo não comerás o sangue; tu o derramarás sobre a terra como água.
17
Não poderás comer em tuas cidades o dí­zimo do trigo, do vinho e do óleo, nem os primogênitos das vacas e ovelhas, nem nada do que ofereças em cumprimento de um voto, nem das ofertas espontâneas, nem das contribuições pessoais. 18 Somente na presença do Senhor teu Deus, no lugar que o Senhor teu Deus tiver escolhido, poderás comer estas coisas, com teu filho e filha, teu escravo e escrava, e o levita que morar nas tuas cidades, alegrando-te na presença do Senhor teu Deus com os bens que por teu trabalho tiveres adquirido. 19 Guarda-te de negligenciar o levita enquanto viveres na terra.
20
Quando o Senhor teu Deus tiver alargado tuas fronteiras, como te prometeu, e manifestares o desejo de comer carne, poderás comê-la sempre que quiseres. 21 Se estiver longe o lugar que o Senhor teu Deus tiver?es­colhido para nele fazer morar o seu nome, po­derás matar algum boi e alguma ovelha que o Senhor te houver dado, conforme te prescrevi, e comê-lo em tua cidade quando quiseres. 22 No entanto, comerás esta carne como se come a gazela e o veado: o puro e o impuro poderão comê-la juntos. 23 Cuidado, porém, para não comeres o sangue, pois o sangue é a vida, e não deves comer a vida com a carne. 24 Não comas o sangue. Derrama-o na terra como água. 25 Não o comas, para seres feliz com teus filhos, fazendo o que é bom e reto aos olhos do Senhor.
26
Mas as oferendas sagradas que tiveres de fazer, e o que tiveres prometido por voto, toma-o e vai ao lugar que o Senhor tiver escolhido. 27 Ali oferecerás os holocaustos, a carne e o sangue sobre o altar do Senhor teu Deus: o sangue dos sacrifícios será derramado sobre o altar do Senhor teu Deus, e a carne poderás comê-la. 28 Guarda tudo isso que te ordeno e obedece, para seres feliz com teus filhos para sempre, fazendo o que é reto aos olhos do Senhor teu Deus.

 Contra os cultos pagãos e a idolatria

29 “Quando o Senhor teu Deus tiver elimina­do diante de ti as nações cujos territórios invadirás para tomar posse, e quando habitares na terra deles, 30 não te deixes seduzir por eles, depois de terem sido destruídos diante de ti, nem perguntes sobre seus deuses: ‘Como esta gente costumava servir a seus deuses, para que eu possa fazer como eles?’ 31 Não procedas assim com o Senhor teu Deus, pois tudo o que há de abominável para o Senhor e que ele detesta, eles o faziam para seus deuses; eles queimavam no fogo até os filhos e filhas em honra dos deuses.

13 1 32Guardai cuidadosamente tudo o que vos ordeno, sem acrescentar nem tirar coisa alguma.

 Sedução de servir a outros deuses

2 1“Se em teu meio surgir um profeta ou?um intérprete de sonhos que te anuncie um sinal ou prodígio 3 2e o sinal ou prodígio anunciado se realizar, e ele disser: ‘Sigamos outros deuses – deuses que não conheceis – e sirvamo-los’, 4 3não atenderás às palavras do profeta ou intérprete de sonhos, pois é o Senhor vosso Deus que vos prova: ele quer saber se de fato amais ao Senhor vosso Deus com todo o coração e de toda a alma. 5 4Ao Senhor vosso Deus deveis seguir e a ele deveis temer. Deveis guardar os seus mandamentos, escutar sua voz, servi-lo e apegar-vos a ele. 6 5O profeta ou intérprete de sonhos, porém, seja morto por haver incentivado a rebelião contra o Senhor vosso Deus, que vos fez sair do Egito e vos resgatou da casa da escravidão, para afastar-vos do caminho que o Senhor vosso Deus vos mandou seguir. Assim fareis desaparecer a maldade de vosso meio.
7
6Se o irmão, filho de tua mãe, ou teu filho ou tua filha, ou a mulher que repousa em teus braços, ou o teu melhor amigo te incitar em segredo: ‘Vamos servir a outros deuses’ – deuses que não conheceste, nem tu nem teus pais, 8 7dentre os deuses dos povos, próximos ou distantes, que vos cercam de um extremo a outro da terra – 9 8não  atendas nem escutes tal pessoa; não tenhas dela dó nem piedade, nem escondas o seu crime. 10 9Ao contrário, deverás entregá-la à morte; tua mão será a primeira a executá-la, seguindo-se depois a mão de todo o povo: 11 10tu o apedrejarás até que morra, por ter procurado afastar-te do Senhor teu Deus que te fez sair do Egito, da casa da escravidão. 12 11Assim todo o Israel, ao sabê-lo, ficará com medo e já não tornará a fazer tal maldade em teu meio.
13
12Se ouvires que, em alguma das cidades que o Senhor teu Deus te dá por morada, 14 13homens perversos saíram de teu meio para seduzir os habitantes da cidade, dizendo: ‘Vamos servir a outros deuses’ – deuses que não conheceste – 15 14farás um inquérito, examinando e perguntando cuidadosamente. Se for verdade que de fato se cometeu em teu meio tal abominação, 16 15deverás passar a fio de espada os habitantes dessa cidade, votando-a ao interdito com tudo o que nela houver, inclusive o gado. 17 16Reunirás no meio da praça todo o espólio e o queimarás junto com a cidade em honra do Senhor teu Deus. Torne-se ela para sempre um montão de ruínas, que jamais serão reedificadas. 18 17Não retenha tua mão nada do que foi votado ao interdito, para que o Senhor se acalme do furor de sua ira e se compadeça de ti, e assim te multiplique como havia jurado a teus pais, 19 18se atenderes à voz do Senhor teu Deus e guardares todos os seus mandamentos que hoje te prescrevo, fazendo o que é reto aos olhos do Senhor teu Deus.

 Proibições rituais e  normas alimentares

14 1 “Vós sois filhos do Senhor vosso Deus. Não façais em vós incisões nem rapeis o cabelo na testa em honra de um mor­to. 2 Pois tu és um povo consagrado ao Senhor­ teu Deus, e o Senhor teu Deus te escolheu para seres seu povo particular entre todos os povos que há na face da terra.
3
Não comerás coisa alguma abominável. 4 Estes são os animais que podereis comer: boi, ovelha e cabra; 5 veado, gazela e corça; ca­bra montês, antílope, búfalo e gamo. 6 Po­de­reis comer todo animal quadrúpede que tenha o casco fendido em duas unhas e que rumine. 7 Mas não comereis, apesar de ruminarem ou terem o casco fendido em duas unhas: camelo, lebre, hírace, animais que ruminam mas não têm o casco fendido; estes são impuros para vós. 8 O porco, que tem casco fendido mas não rumina, é impuro para vós. Não comereis sua carne nem tocareis os seus cadáveres.
9
Dos animais que vivem na água comereis os que têm barbatanas e escamas; 10 mas não comereis nenhum dos que não tenham barbatanas nem escamas; são para vós impuros.
11
Podereis comer de todas as aves puras. 12 Eis as que não podereis comer: águia, falcão, águia-marinha, 13 milhafre, gavião de qualquer espécie; 14 toda espécie de corvo; 15 avestruz, coruja, gaivota e qualquer ave de rapina; 16 mocho, corujão, cisne, 17 pelicano, abutre e corvo-marinho; 18 a cegonha e a garça de todas as espécies, a poupa e o morcego. 19 Qualquer inseto é impuro para vós; não o deveis comer. 20 Podereis comer toda ave pura.
21
Não comerás carne de nenhum animal achado morto acidentalmente; podereis dá-la para comer ao estrangeiro que reside em tuas cidades, ou vendê-la a um forasteiro. Pois tu és um povo consagrado ao Senhor teu Deus.
Não cozinharás um cabrito no leite de sua mãe.

 Os dízimos anual e trienal

22 “Separarás o dízimo de todo fruto de tuas semeaduras, produzido pelo campo cada ano. 23 Comerás na presença do Senhor teu Deus, no lugar que ele tiver escolhido para ali fazer morar seu nome, o dízimo do trigo, do vinho e do óleo, bem como os primogênitos do gado bovino e ovino, para aprenderes a temer sempre o Senhor teu Deus. 24 Mas, quando o caminho for longo demais, quando não puderes levá-los até lá, por ficar longe o lugar escolhido pelo Senhor teu Deus para nele fazer morar seu nome, e ele te tiver abençoado, 25 venderás o dízimo e, levando o dinheiro em tuas mãos, irás ao lugar escolhido pelo Senhor teu Deus. 26 Com o dinheiro comprarás o que desejares: bois, ovelhas, vinho ou bebida fermentada, enfim tudo o que te agradar. Comerás lá na presença do Senhor, alegrando-te com tua família. 27 E não te esqueças de repartir com o levita que mora na cidade, pois ele não tem parte nem herança como tu.
28
No fim de três anos, porás de lado todos os dízimos da colheita do ano, depositando-os dentro da cidade. 29 E vindo o levita – que não tem parte nem herança como tu –, o estrangeiro, o órfão e a viúva que estiverem em tua cidade, eles comerão à saciedade, para que o Senhor teu Deus te abençoe em todos os teus trabalhos.

 O ano sabático: anistia e generosidade

15 1 “De sete em sete anos farás a remissão das dívidas. 2 Eis o modo de proceder: uma vez proclamada a remissão do Senhor, todo credor que houver emprestado perdoará o empréstimo ao devedor; já não exigirá nada do próximo e do irmão. 3 Poderás exigi-lo do estrangeiro, mas não do irmão. A este farás a remissão, 4 para que não haja pobres em teu meio. Pois o Senhor seguramente te aben­çoa­-
­rá na terra que o Senhor teu Deus te dá em herança para que dela tomes posse, 5
com a condição de obedeceres à voz do Senhor teu Deus, cumprindo cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje te prescrevo. 6 Pois o Senhor teu Deus te abençoará, como te disse: Farás empréstimo a muitas nações, mas tu mesmo não precisarás tomar emprestado de ninguém. Dominarás muitas nações, mas nenhuma te dominará.
7
Se houver em teu meio um necessitado entre os irmãos, em alguma de tuas cidades, na terra que o Senhor teu Deus te dá, não endureças o coração nem feches a mão para o irmão pobre. 8 Ao contrário, abre tua mão e empresta-lhe o bastante para a necessidade que o oprime. 9 Guarda-te de ter no coração este pensamento mesquinho: ‘Já está próximo o sétimo ano, o ano de remissão’, de olhar com olhos maus o irmão pobre e de não lhe dar nada, para que não suceda que ele clame ao Senhor contra ti e te tornes culpado de pecado. 10 Deves dar-lhe, e dar de boa vontade, pois assim o Senhor teu Deus te abençoará em todos os teus trabalhos e iniciativas. 11 Uma vez que nunca deixará de haver pobres na terra, eu te dou este mandamento: abre tua mão para teu irmão, teu necessitado, teu pobre em tua terra.

 Libertação dos escravos

12 “Quando um irmão hebreu, homem ou mulher, se tiver vendido, ele te servirá seis anos, mas no sétimo tu o despedirás livre de tua casa. 13 Ao despedi-lo livre de tua casa, não o despaches de mãos vazias. 14 Dá-lhe generosa­mente algo do gado miúdo, da colheita de ce­reais e de uva, dá-lhe algo dos bens com que o Senhor teu Deus te houver abençoado. 15 Lembra-te de que foste escravo no Egito e o Senhor teu Deus te resgatou. É por isso que hoje te prescrevo este mandamento. 16 Se, po­rém, o escravo disser : ‘Não quero sair de tua casa’, por gostar de ti e de tua família e sentir-se feliz contigo, 17 fura-lhe, então, junto à porta, com uma sovela, a orelha, e ele será?teu escravo para sempre. Procederás do mesmo modo com tua escrava. 18 Não te seja penoso libertá-lo, pois durante seis anos te serviu pelo preço que se paga a um assalariado. Além do mais, o Senhor teu Deus te abençoará em tudo o que fizeres.

 Sacrifício dos animais primogênitos

19 “Consagrarás ao Senhor teu Deus todo primogênito macho que nascer das vacas e ovelhas. Não trabalharás com o primogênito da vaca nem tosquiarás o primogênito da ovelha. 20 Deverás comê-lo todo ano, junto com tua família, na presença do Senhor teu Deus, no lugar que ele tiver escolhido. 21 Mas, se for defeituoso, se for coxo ou cego, ou com outro defeito, não o oferecerás em sacrifício ao Senhor teu Deus. 22 Poderás comê-lo dentro da tua cidade; tanto o puro como o impuro poderão comê-lo, assim como se come a carne da gazela ou do veado. 23 Mas não comerás o sangue; derrama-o na terra como água.

 As três solenidades anuais

16 1 “Guarda o mês de Abib, celebrando a Páscoa do Senhor teu Deus. Pois foi precisamente no mês de Abib que, durante a noite, o Senhor teu Deus te fez sair do Egito. 2 Farás o sacrifício pascal ao Senhor teu Deus, imolando alguma cria de ovelha ou vaca, no lugar que o Senhor teu Deus tiver escolhido para nele fazer morar seu nome. 3 Não comerás com ele pão fermentado; durante sete dias comerás pão sem fermento, o pão da aflição, porque às pressas saíste do Egito, para que durante toda a vida te lembres do dia em que saíste do Egito. 4 Nestes sete dias não se verá fermento em toda a extensão de teu território. E da vítima imolada à tarde do primeiro dia, nada ficará para a manhã seguinte.
5
Não poderás sacrificar a Páscoa em qualquer uma das cidades que o Senhor teu Deus te der. 6 Somente no lugar que o Senhor teu Deus tiver escolhido para nele fazer morar seu nome é que sacrificarás a Páscoa, à tarde, ao pôr do sol, hora de tua partida do Egito. 7 Cozinharás e comerás a vítima no lugar que o Senhor teu Deus tiver escolhido. Na manhã seguinte voltarás para tuas tendas. 8 Durante seis dias comerás pão sem fermento e, no?sé­timo dia, dia da assembléia em honra do Senhor teu Deus, não fareis trabalho algum.
9
Contarás, depois, sete semanas, iniciando­ a contagem das semanas com o dia em que se começa a meter a foice no trigo. 10 Celebra­rás então a festa das Semanas em honra do Senhor teu Deus, com ofertas espontâneas, que farás na medida em que o Senhor teu Deus te houver abençoado. 11 E te alegrarás na presença do Senhor teu Deus, com teus filhos e filhas, escravos e escravas e o levita que mora dentro de tua cidade, e também co­m o estrangeiro, o órfão e a viúva que ha­bitam em teu meio, no lugar que o Senhor teu Deus escolher para nele fazer morar seu nome. 12 Lembra-te de que foste escravo no Egito e cuida de praticar estas leis.
13
Celebrarás a festa das Tendas durante sete dias, uma vez recolhido o fruto da colheita de cereais e de uva. 14 E te alegrarás nesta fes­ta com teus filhos e filhas, teus escravos e escra­vas, com o levita, o estrangeiro, o ór­fão e a viúva que habitam em tua cidade. 15 Durante sete dias celebrarás a festa em hon­ra do Senhor teu Deus, no lugar que ele tiver­ escolhido. É que o Senhor teu Deus te abençoou em todas as tuas colheitas e em todo o trabalho de tuas mãos; por isso te entregarás à alegria.
16
Três vezes ao ano, todos os teus homens deverão apresentar-se ao Senhor teu Deus, no lugar que ele tiver escolhido: na festa dos Pães sem Fermento, na festa das Semanas e na festa das Tendas. Ninguém aparecerá perante o Senhor de mãos vazias; 17 cada um fará suas ofertas conforme as bênçãos que o Senhor teu Deus lhe houver concedido.

 Normas para os juízes

18 “Estabelecerás juízes e magistrados nas tribos, em todas as cidades que o Senhor teu Deus te houver dado, para que julguem o povo com justiça. 19 Não deturpes o direito, não fa­ças discriminação de pessoas, nem aceites su­borno, pois o suborno cega os olhos dos sábios­ e corrompe as palavras dos justos. 20 Segue estritamente a justiça, e assim viverás e possuirás a terra que o Senhor teu Deus te dá.

 Práticas cultuais proibidas

21 “Não plantarás árvore ou tronco sagrado junto ao altar que levantares para o Senhor teu Deus; 22 nem erguerás colunas sagradas, coisas que o Senhor teu Deus detesta.


Deuteronômio (CNB) 8