Êxodo (CNB) 37

37 1 Beseleel fez a arca de madeira de acácia, com cento e vinte e cinco cen­tímetros de comprimento, setenta e cinco de largura e setenta e cinco de altura. 2 Revestiu­-a de ouro puro por dentro e por fora, e pôs-lhe em volta uma moldura de ouro. 3 Fundiu qua­tro argolas de ouro para os quatro pés, duas de um lado e duas de outro. 4 Fez varais de madeira de acácia e revestiu-os de ouro. 5 Meteu os varais nas argolas laterais da arca para poder transportá-la.
6
Fez o propiciatório de ouro puro, com cento e vinte e cinco centímetros de comprimento­ e setenta e cinco de largura. 7 Para as duas ex­tremidades do propiciatório fez dois queru­bins­ de ouro, de ouro polido, 8 um querubim?na extremidade de um lado e outro querubim na extremidade do outro lado. 9 Os querubins?tinham as asas estendidas por cima e encobriam­ com elas o propiciatório; estavam um diante do outro, voltados para o propiciatório.

 A mesa dos pães sagrados

10 Fez a mesa de madeira de acácia, com um metro de comprimento e meio metro de largu­ra e setenta e cinco centímetros de altura. 11 Revestiu-a de ouro puro e fez-lhe uma moldura em volta. 12 Em torno da mesa fez um friso de um palmo de largura e uma moldura de ouro em volta do friso. 13 Fundiu para a mesa quatro­ argolas de ouro e fixou-as nos quatro ângulos,­ correspondentes aos quatro pés. 14 As argolas estavam junto ao friso e serviam para receber os varais de transportar a mesa. 15 Fez os varais­ de acácia e revestiu-os de ouro, para servirem­ ao transporte da mesa. 16 Fez os utensílios da me­sa, bandejas, panelas, copos e taças para as libações, tudo de ouro puro.

 O candelabro

17 Fez o candelabro de ouro puro, inteiramente polido, com a base, a haste, os cálices,­ os botões e as flores formando uma só peça. 18 Dos lados saíam seis braços, três de um la­do do candelabro e três do outro lado. 19 O primeiro braço tinha três cálices em forma de flor de amendoeira, com os botões e as flo­res; o segundo braço tinha também três cá­lices em forma de flor de amendoeira, com os botões e as flores; e assim todos os seis braços que saíam do candelabro. 20 No próprio­ candelabro havia outros quatro cálices em for­ma de flor de amendoeira, com botões­ e flores, 21 um botão debaixo dos primeiros dois braços que saíam do candelabro, outro debai­xo­ dos dois seguintes, e outro debaixo dos?úl­timos dois; portanto, para todos os seis braços que saíam do candelabro. 22 Os botões e os braços formavam uma só peça com o can­delabro, inteiramente de ouro puro e polido. 23 Fez sete lâmpadas com suas tesouras de pavio e cinzeiros, tudo de ouro puro. 24 Usou um talento, \trinta quilos de ouro puro, para fazer o candelabro e todos os utensílios.

 O altar do incenso

25 Fez o altar do incenso de madeira de acácia. Era quadrado, com cinqüenta centímetros de comprimento e de largura, e um metro de altura. Dele sobressaíam as pontas. 26 Revestiu-o de ouro puro por cima, em redor dos lados e nas pontas. Em redor do altar fez uma moldura de ouro. 27 Por baixo da moldu­ra, nos dois lados opostos, colocou argolas de ouro para receber os varais que serviam para transportá-lo. 28 Fez os varais de madeira­ de acácia e revestiu-os de ouro.
29
Preparou também o óleo da unção sagrada e o incenso aromático, segundo a arte da perfumaria.

 O altar dos holocaustos e a bacia

38 1 Fez o altar dos holocaustos de madeira de acácia; era quadrado e tinha dois metros e meio de comprimento e de lar­gura, e um metro e meio de altura. 2 Nos qua­tro ângulos­ fez pontas que dele sobressaíam,­ e revestiu o altar de bronze. 3 Fez também de bronze todos os utensílios do altar, os vasos, as pás, os as­persórios, os garfos e os braseiros. 4 Para o altar­ fez uma grelha de bronze em forma de rede e colocou-a sob a beirada do altar, à meia altura. 5 Fundiu quatro argolas­ para os quatro ângulos da grelha de bronze, para receber os varais. 6 Fez os varais de ma­deira de acácia e revestiu-os­ de bronze, 7 introduzindo-os nas argolas dos dois lados do altar, para assim carregá-lo. Fez o altar de tá­buas, oco por dentro.
8
E com os espelhos das mulheres que esta­vam de serviço à entrada da Tenda do Encon­tro fez a bacia e o suporte de bronze.

 O átrio do santuário

9 Depois fez o átrio. O cortinado do lado?sul do átrio era de linho retorcido e media cinqüenta metros de comprimento. 10 Havia vinte­ colunas com vinte bases de bronze. Os ganchos das colunas e as vergas eram de prata. 11 Do lado norte havia cinqüenta metros de cortina, vinte colunas e vinte bases de bronze. Os ganchos e as vergas das colunas eram de prata.­ 12 Do lado ocidental havia um cor­tinado de vin­te e cinco metros, dez co­lu­nas?e dez bases. Os ganchos das colunas e as vergas eram de pra­ta. 13 O lado oriental, onde nas­ce o sol, me­dia vinte e cinco metros;­ 14 de um lado da en­trada havia sete metros e meio de cortinado, três colunas e três bases, 15 e do ou­tro lado?mais sete metros e meio de cor­tinado, três colunas e três bases. 16 Todas as cortinas que rodeavam o átrio eram de li­nho fino retorcido. 17 As bases das colunas eram de bronze; os ganchos e as vergas das co­lunas, de prata; e os capitéis foram revestidos de prata. Todas as colunas do átrio receberam­ vergas de prata.
18
A cortina da entrada do átrio era artistica­mente bordada em púrpura violeta, vermelha­ e carmesim, e em linho fino retorcido; tinha dez metros de comprimento e dois e meio?de altura, isto é, de largura, segundo a medida das outras cortinas do átrio. 19 Tinha quatro co­lunas e quatro bases de bronze, ganchos de prata, capitéis com revestimento de prata e vergas de prata. 20 Todas as estacas da mo­rada e do recinto do átrio eram de bronze.

 Relatório dos gastos

21 Este é o relatório dos gastos com a morada – a morada do documento da aliança, feita pelos levitas por ordem de Moisés e sob a direção de Itamar, filho do sacerdote Aarão. 22 Foi Beseleel filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, que executou tudo o que o Senhor tinha mandado a Moisés. 23 Foi ajuda­do por Ooliab filho de Aquisamec, da tribo­ de Dã, habilidoso escultor, artista e bordador em púrpura violeta, vermelha e carmesim e em linho fino.
24
O total do ouro empregado nas várias obras de construção do santuário, ouro prove­niente das ofertas, foi de oitocentos e setenta e oito quilos, segundo o peso usado no san­tuário. 25 A prata recolhida dos recenseados da comunidade elevou-se a três mil e dezoito quilos, segundo o peso usado no santuário. 26 Era um beca ou meio siclo, \cinco gramas segundo­ o peso do santuário, para cada um dos recenseados acima de vinte anos, seiscentos e três mil, quinhentos e cinqüenta homens.
27
Foram usados três mil quilos de prata para fundir as bases do santuário e as bases do véu; sendo cem as bases, foram usados trinta­ quilos por base. 28 Com os restantes dezoito quilos foram feitos os ganchos para as colunas, e revestidos os capitéis. 29 O bronze proveniente das ofertas chegou a dois mil cento e vinte e quatro quilos. 30 Com ele se fizeram as bases da entrada da Tenda do Encontro, o altar de bronze com a grelha e os demais uten­sílios, 31 as bases do recinto do átrio e da respectiva porta, e todas as estacas da morada­ e do recinto do átrio.

 As vestes sacerdotais

39 1 Com a púrpura violeta, vermelha e carmesim, e com o linho fino retorcido, confeccionaram as alfaias para o ministério do santuário e as vestes litúrgicas de Aarão, como o Senhor havia ordenado a Moisés.
2
O efod foi feito de ouro, de púrpura violeta,­ vermelha e carmesim e de linho fino retorcido.­ 3 O ouro foi laminado e cortado em fios para entretecê-los com a púrpura violeta, vermelha­ e carmesim e o linho fino, num artístico bordado. 4 Fizeram ombreiras pregadas nas duas extremidades. 5 O cinto para cingir o efod era do mesmo tecido: ouro, púrpura violeta, vermelha e carmesim, e linho fino retorcido, co­mo o Senhor havia ordenado a Moisés.
6
Fizeram embutir as pedras de ônix em en­gastes de ouro, gravando nelas, como se gravam sinetes, os nomes dos filhos de Israel. 7 De­pois as prenderam nas ombreiras do efod como pedras de recordação para os israelitas, como o Senhor havia ordenado a Moisés.
8
O peitoral foi bordado artisticamente da mesma maneira que o efod: de ouro, púrpura­ violeta, vermelha e carmesim, e de linho fino retorcido. 9 Era quadrado e duplo, com um pal­mo de comprimento por um de largura. 10 Foi enfeitado com quatro carreiras de pedras preciosas. Na primeira carreira, um rubi, um crisólito e uma esmeralda; 11 na segunda, uma turquesa, uma safira e um ônix; 12 na?terceira, uma opala, uma ágata e uma ametista; 13 na quarta, um crisólito, um berilo e um?jas­pe. 14 As pedras eram doze, correspondentes aos nomes dos filhos de Israel, cada uma?gra­vada, como se gravam os sinetes, com um dos nomes das doze tribos.
15
No peitoral foram prendidas correntinhas de ouro puro, trançadas como um cordão. 16 Fizeram dois engastes e duas argolas de ou­ro, que foram postas nos dois extremos supe­riores do peitoral. 17 Passaram os dois cordões­ de ou­ro pelas argolas nas extremidades do pei­to­ral. 18 Fixaram as duas pontas dos cordões nos dois engastes e as prenderam na par­te diantei­ra das ombreiras do efod. 19 Fize­ram duas argolas de ouro e as puseram nas pon­tas inferiores do peitoral, na borda do lado de dentro do efod. 20 Fizeram ainda outras duas argolas de ouro e as puseram na par­te inferior das ombreiras do efod, pela fren­te, perto da sua juntu­ra e acima do cinto do efod. 21 Com um cordão e púrpura fixaram o peitoral, unindo-o por suas argolas às ar­golas do efod, para que o peitoral ficasse por cima do cinto do efod, sem dele se desprender, como o Senhor havia­ ordenado a Moisés.
22
Fez-se o manto do efod bem tecido, todo de púrpura violeta. 23 O manto tinha no meio uma abertura com barra em volta, semelhante­ à borda do colete que não se rasga. 24 Puseram­ na borda inferior romãs de púrpura violeta, ver­melha e carmesim, 25 e campainhas de ou­ro­ puro, pondo-as entre as romãs, ao longo da bor­da inferior da veste. 26 Havia uma cam­pai­nha e uma romã, alternativamente, em vol­ta de toda a barra do manto, para usar nas funções, conforme o Senhor havia orde­nado a Moisés.
27
Fizeram para Aarão e seus filhos túnicas de linho fino, 28 a mitra e os adornos dos turbantes de linho fino, os calções de linho fino retorcido, 29 e o cinto de linho fino retorcido, púr­pura violeta, vermelha e carmesim, artisticamente bordado, conforme o Senhor havia­ ordenado a Moisés.
30
Fizeram uma lâmina, o diadema sagra­do,­ de ouro puro, gravaram como em sinete “Con­sagrado ao Senhor” 31 e ataram-na com um cordão de púrpura por cima da mitra, conforme o Senhor havia ordenado a Moisés.­
32
Assim foram concluídos todos os trabalhos da morada, da Tenda do Encontro. Os israelitas fizeram tudo exatamente como o Senhor havia ordenado a Moisés.

 Apresentação da obra a Moisés

33 Apresentaram a Moisés a morada, a tenda­ e todos os utensílios, as argolas, as tábuas, as travessas, as colunas e as bases; 34 a cobertura de peles de carneiro tintas de vermelho, a cobertura de peles finas e o véu de pro­teção; 35 a arca da aliança com os varais e o pro­pi­cia­tório. 36 A mesa com todos os uten­sí­lios e os pães sagrados; 37 o candelabro de ou­ro puro com suas lâmpadas, isto é, as lâmpadas a se­rem colocadas, todos os utensílios e o azeite para as lâmpadas; 38 o altar de ouro, o óleo de unção e o incenso aromático; a cor­tina para a entrada da tenda; 39 o altar de bronze, a grelha de bronze, os varais e todos os acessórios; a bacia com o suporte; 40 as cor­tinas do átrio, com as colunas e bases; a cor­tina da entrada do átrio, suas cordas e estacas e todos os utensílios para o serviço da morada, para a Tenda do Encontro; 41 as alfaias para o serviço do santuário, as vestes sagradas do sacerdote Aarão e as vestes para as funções sacerdotais de seus filhos. 42 Os is­raelitas executaram todos os trabalhos exatamente como o Senhor havia ordenado a Moisés.
43
Moisés examinou toda a construção e viu que a fizeram exatamente como o Senhor ha­via ordenado a Moisés, e os abençoou.

 Consagração da Morada

40 1 O Senhor falou a Moisés: 2 “No primeiro dia do primeiro mês levantarás­ a morada, a Tenda do Encontro. 3 Porás ali a arca da aliança e a cobrirás com o véu. 4 Introduzirás a mesa e a deixarás posta; levarás o candelabro e colocarás as lâmpadas; 5 porás o altar de ouro para o incenso diante da arca da aliança e pendurarás a cortina na en­trada da mo­rada. 6 Porás o altar dos holocaustos diante da entrada da morada, da Tenda do Encontro. 7 Colocarás a bacia entre a Tenda do Encontro?e o altar e a encherás de água; 8 erguerás o recin­to do átrio e porás a cortina na entrada do átrio.
9
Pegarás o óleo de unção, ungirás a morada e tudo o que nela estiver, consagrando-a assim­ com todos os seus pertences, e ela será santa. 10 Ungirás o altar dos holocaustos com todos?os utensílios, consagrando-o assim para que seja santíssimo. 11 Ungirás a bacia com a base para consagrá-la. 12 Farás Aarão e seus filhos aproximar-se da entrada da Tenda do Encontro e os lavarás com água. 13 De­pois revestirás Aarão com as vestes sagradas e o ungirás, consagran­do-o para que me sirva como sacerdote. 14 Farás seus filhos aproximar-se e, depois de revesti-los com as túnicas, 15 os ungirás como un­giste o pai, para que me sirvam como sacer­dotes. Esta unção lhes há de conferir o sacerdó­cio perpétuo por todas as gerações”.
16
Moisés fez tudo exatamente como o Senhor lhe havia ordenado. 17 No dia primeiro?do primeiro mês do segundo ano, a morada foi le­vantada. 18 Moisés levantou a morada, colocou as bases e as tábuas, assentou as travessas­ e ergueu as colunas. 19 Estendeu a tenda sobre a morada e pôs por cima a cobertura da tenda,­ como o Senhor havia ordenado a Moisés.
20
Depois tomou o documento da aliança e depositou-o dentro da arca, meteu os varais na arca e colocou sobre ela o propiciatório. 21 Introduziu a arca na morada e pendurou diante dela o véu de proteção, como o Senhor­ havia­ ordenado a Moisés.
22
Depois instalou na Tenda do Encontro a mesa, no flanco norte da morada, do lado de fora do véu; 23 e arrumou sobre ela os pães con­sagrados ao Senhor, assim como o Senhor havia ordenado a Moisés.
24
Pôs o candelabro na Tenda do Encontro, no lado sul da morada, em frente da mesa, 25 e acendeu as lâmpadas diante do Senhor, assim­ como o Senhor havia ordenado a Moisés.
26
Colocou o altar de ouro na Tenda do En­contro, diante do véu, 27 e queimou sobre ele o incenso aromático, assim como o Senhor havia ordenado a Moisés.
28
Pendurou a cortina na entrada da morada. 29 Diante da entrada da morada, da Tenda do Encontro, colocou o altar dos holocaustos e ofereceu o holocausto e a oblação, assim­ como o Senhor havia ordenado a Moisés.­
30
Instalou a bacia entre a Tenda do Encontro e o altar, e pôs nela a água para as abluções, 31 onde Moisés, Aarão e os filhos deste lavavam as mãos e os pés. 32 Lavavam-se toda vez que entravam na Tenda do Encontro e se aproximavam do altar, assim como o Senhor havia ordenado a Moisés.
33
Levantou o átrio em torno da morada e do altar e pendurou a cortina na entrada do átrio.
Assim Moisés deu por concluída a obra.

 A Glória do Senhor na Morada

34 Então a nuvem envolveu a Tenda do En­contro, e a glória do Senhor encheu a morada. 35 Moisés não podia entrar na Tenda do Encontro, porque sobre ela repousava a nuvem, e a glória do Senhor ocupava a morada.­
36
Em todas as etapas da viagem, sempre que a nuvem se elevava de cima da morada, os israelitas punham-se a caminho; 37 nunca partiam antes que a nuvem se levantasse. 38 De fato, a nuvem do Senhor ficava durante­ o dia sobre a morada, e durante a noite havia um fogo visível a todos os israelitas, ao longo­ de todas as etapas da viagem.



Êxodo (CNB) 37