Ezequiel (CNB) 13

13 1 A palavra do Senhor veio a mim nestes termos: 2 “Profetiza, filho do homem, profetiza contra os profetas de Israel! Dirás aos que profetizam de própria cabeça: Ouvi a palavra do Senhor. 3 Assim diz o Senhor Deus: Ai dos profetas insensatos, que seguem a própria inspiração, sem terem visto coisa alguma. 4 Como raposas entre ruínas são teus profetas, Israel. 5 Não subistes nas brechas, não construístes muro algum em torno da casa de Israel para resistir ao combate no dia do Senhor. 6 Vêem ilusões e têm previsões falsas os que dizem ‘oráculo do Senhor’, quando o Senhor nem os enviou – mas ficam esperando que ele lhes confirme a palavra. 7 Não são por­ven­tura visões ilusórias o que vistes e previsões falsas o que proferistes, ao dizer ‘oráculo do Senhor’, sem que eu me tivesse pronunciado?
8
Por isso, assim diz o Senhor Deus: Uma vez que anunciastes ilusões e tivestes visões falsas, por isso aqui estou contra vós – oráculo do Senhor Deus. 9 Estenderei a mão contra os profetas que têm visões ilusórias e os que vaticinam falsidades. Eles não farão parte do conselho do meu povo, não estarão inscritos no registro da casa de Israel, nem entrarão na terra de Israel. Assim sabereis que eu sou o Senhor Deus. 10 Porque desnorteiam o meu povo, anunciando ‘paz’, quando não há paz. Basta alguém construir um muro, que eles logo o cobrem de reboco. 11 Dize a estes que cobrem de reboco o muro, que ele vai cair. Virá uma tromba d’água, cairão pedras de granizo, um vendaval se desencadeará, 12 e aí o muro vai cair! Será que não vos perguntarão: ‘Onde está o re­bo­co que passastes?’
13
Por isso, assim diz o Senhor Deus: Desen­cadearei um vendaval com meu furor, na mi­nha ira mandarei uma tromba d’água, e na minha cólera, uma chuva arrasadora de granizo. 14 Demolirei o muro que cobristes de reboco e o nivelarei até o chão, para que apareçam os fundamentos. (A cidade ruirá e pere­ce­reis no meio dela.) Assim sabereis que eu sou o Senhor. 15 Quando saciar o meu furor no mu­ro e nos que o cobriram de reboco, então vos direi: ‘Já não há muro, nem os que o cobrem de reboco’, 16 esses profetas de Israel que andam profetizando a respeito de Jerusalém, os que vêem para ela visões de paz, quando não há paz – oráculo do Senhor Deus.

 As falsas profetisas

17 “E tu, filho do homem, volta-te para as filhas de teu povo que profetizam de própria cabeça. Profetiza contra elas! 18 Tu lhes dirás:­ Assim diz o Senhor Deus: Ai daquelas que costuram faixas mágicas para todos os pulsos e confeccionam véus para cabeças de todo tamanho, a fim de assim capturarem as pessoas. Pretendeis capturar as pessoas do meu povo para garantir a própria subsistência? 19 Por um punhado de cevada e um bocado de pão, vós me profanastes diante do meu povo, fazendo morrer pessoas que não deveriam morrer e fazendo viver pessoas que não deveriam viver. Enganais assim o meu povo, que gosta de mentiras.
20
Por isso, assim diz o Senhor Deus: Tomo posição contra as faixas com que capturais as pessoas como se fossem pássaros. Eu arrancarei as faixas de vossos braços e libertarei as pessoas que tentais capturar, caçando-as como se fossem pássaros. 21 Vou rasgar vossos véus e libertar meu povo de vossa mão, e eles não serão mais presa em vossas mãos. Assim sa­bereis que eu sou o Senhor. 22 Por terdes afligido com mentiras o coração das pessoas justas, sem que eu as tenha inquietado, e enco­rajastes o malvado a não se desviar do mau caminho, de modo a conservar a vida, 23 por isso não tereis mais visões ilusórias nem fareis adivinhações. Libertarei o meu povo de vossas mãos, e sabereis que eu sou o Senhor”.

 O profeta e os idólatras

14 1 Alguns anciãos de Israel vieram procurar-me e assentaram-se diante de mim. 2 A palavra do Senhor veio a mim nestes termos: 3 “Filho do homem, essa gente instalou seus ídolos no coração e põe diante de si o tropeço que os faz pecar. De­veria eu deixar-me consultar por eles? 4 Por isso, fala e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Se alguém da casa de Israel instalar ídolos no coração, colocar diante de si o tropeço que o faz pecar e depois se dirigir a um profeta, eu, o Senhor, lhe darei a resposta por causa da mul­tidão de seus ídolos. 5 Assim agarrarei a casa de Israel pelo coração que de mim se afastou por causa de todos seus ídolos.
6
Por isso, dize à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: Voltai e convertei-vos de vos­sos ídolos, desviai a face de todas as abominações. 7 Pois se alguém da casa de Israel ou dos estrangeiros residentes em Israel se afastar de mim, instalar ídolos no coração, colocar diante de si o tropeço que o faz pecar e de­pois se dirigir a um profeta para me consultar, eu, o Senhor, lhe darei a resposta pes­soalmente. 8 Voltarei minha face contra tal pes­soa e farei dela um exemplo proverbial, exterminando-a do meio do meu povo. Assim­ sabereis que eu sou o Senhor.
9
Quanto ao profeta que se deixar seduzir e pronunciar um oráculo, fui eu quem o seduziu. Estenderei a mão contra ele e o extermi­narei do meio do meu povo Israel. 10 Ambos serão culpados; a culpa do consulente será idêntica à do profeta consultado. 11 Assim, a casa de Israel não mais se afastará de mim, nem se manchará com todos seus crimes. En­tão eles serão o meu povo e eu serei o seu Deus – oráculo do Senhor Deus”.

 O juízo será implacável

12 A palavra do Senhor veio a mim nestes ter­mos: 13 “Filho do homem, se um país pecar contra mim, cometendo uma infidelidade, estenderei a mão contra ele e lhe cortarei o suprimento de pão, enviarei a fome e exterminarei pessoas e animais. 14 Mesmo que nele estivessem esses três homens: Noé, Daniel e Jó, poderiam salvar somente a si próprios por sua justiça – oráculo do Senhor Deus. 15 Ou se eu infestar o país de animais ferozes de modo que fique despovoado e desolado, sem nenhum passante por causa das feras, 16 e esses três homens estivessem no país, \juro por minha vida – oráculo do Senhor Deus – eles não salvariam nem seus filhos nem suas filhas. Somente eles haveriam de se salvar, mas o país ficaria desabitado. 17 Ou se eu trouxer a espada contra tal país, ordenando que o percorra e extermine pessoas e animais, 18 se esses três homens estivessem no país, \juro por minha vida – oráculo do Senhor Deus – não poderiam salvar os filhos nem as filhas. Somente eles se salvariam. 19 Ou se eu enviar uma peste a esse país e derramar contra ele meu furor, exterminando, num banho de sangue, pessoas e animais, 20 e no país estivessem Noé, Daniel e Jó, \juro por minha vida – oráculo do Senhor Deus – eles não haveriam de salvar nem o filho nem a filha. Salvariam apenas a própria vida, por causa de sua justiça.
21
Pois assim diz o Senhor Deus: Mesmo que eu tenha enviado contra Jerusalém meus quatro terríveis castigos, isto é, a espada, a fome, os animais ferozes e a peste, para exterminar pessoas e animais, 22 restará nela um grupo de sobreviventes, jovens e moças que serão deportados. Eles já estão vindo ao vosso encontro. Vendo a conduta e as más ações deles, havereis de vos consolar da desgraça que eu fiz cair sobre a cidade de Jerusalém. 23 Ficareis consolados ao ver a conduta e as más ações deles. Então sabereis que o que fiz contra a cidade não o fiz sem razão – oráculo do Senhor Deus”.

 Jerusalém, videira inútil

15 1 A palavra do Senhor veio a mim nestes termos: 2 “Filho do homem, que vantagens teria a lenha da videira sobre a lenha de qualquer outro galho que há nas árvores da floresta? 3 Tira-se madeira dela para fazer algum móvel? Faz-se um cabide para pendurar algum utensílio? 4 Jogando-a no fogo para queimar, o fogo consome as duas pontas e a parte do meio fica chamuscada. Terá alguma serventia? 5 Ora, se ainda inteira não prestava para nada, tanto menos agora que o fogo a consumiu e chamuscou prestará para alguma coisa.
6
Por isso, assim diz o Senhor Deus: Como entre as árvores da floresta lancei a lenha da vinha no fogo, a fim de queimá-la, assim lanço no fogo os habitantes de Jerusalém. 7 Voltarei meu rosto contra eles. Eles escaparam do fogo, mas o fogo os devorará. Sabereis que eu sou o Senhor, quando eu voltar meu rosto contra eles 8 e transformar esta terra num deserto por causa das infidelidades que cometeram – oráculo do Senhor Deus”.

 Jerusalém, esposa infiel

16 1 A palavra do Senhor veio a mim nestes termos: 2 “Filho do homem, faze Jerusalém conhecer suas abominações. 3 Dirás: Assim diz o Senhor Deus para Jerusalém: Por tua origem e nascimento és da terra de Canaã. Teu pai era um amorreu e tua mãe, uma hetéia. 4 E como foi o teu nascimento? Quando nasceste, não te cortaram o cordão umbilical, não foste banhada em água para te limpar, nem esfregada com salmoura, nem envolvida em faixas. 5 Ninguém teve dó de ti, prestando-te um destes serviços por compaixão. Ao contrário, no dia em que nasceste deixaram-te ex­posta em campo aberto, pela repugnância que causavas.
6
Então eu passei junto de ti e vi que te revolvias no próprio sangue. E eu te disse, enquanto jazias em teu sangue: Vive! 7 Eu te fiz crescer exuberante qual planta silvestre. Tu cresceste e te desenvolveste, entrando na puberdade. Teus seios se formaram e os cabelos cresceram, mas estavas inteiramente nua. 8 Passando junto de ti, percebi que tinhas chegado à idade do amor. Estendi o manto sobre ti para cobrir a nudez. Eu te fiz um juramento, estabelecendo uma aliança contigo – oráculo do Senhor Deus – e passaste a ser minha. 9 Banhei-te na água, limpei-te do sangue e te ungi com óleo. 10 Eu te revesti de roupas bordadas, calcei-te com sandálias de pele fina, cingi-te com faixa de linho e te cobri de seda. 11 Adornei-te com jóias, pus braceletes em tuas mãos e um colar no pescoço. 12 Eu te pus um anel no na­riz, brincos nas orelhas e uma magnífica coroa na cabeça. 13 Estavas ornada de ouro e de prata, tuas vestimentas eram de linho finíssimo, de seda e de bordados. Eu te nutria com flor de farinha, mel e óleo. Ficaste extremamente bela e chegaste à realeza. 14 Tua fama espalhou-se entre as nações por causa de tua beleza, pois eras perfeita, devido ao esplendor com que te cobri – oráculo do Senhor Deus.
15
Mas puseste tua confiança na beleza e te prostituíste graças à tua fama. Tu te oferecias desavergonhadamente a qualquer um que passasse e lhe pertencias. 16 Tomaste tuas vestes para fazeres lugares altos de várias cores e ali te prostituíres, como jamais se fez nem se fará. 17 Tomaste as jóias de ouro e de prata que te dei e fabricaste para ti imagens de homens, com as quais te prostituíste. 18 Tomaste tuas vestes bordadas para cobri-los, colocando diante deles o meu óleo e o meu incenso. 19 O pão que te dei, a flor de farinha, o óleo e o mel com que te alimentei, puseste-os diante deles como suave odor; e isso de fato aconteceu – oráculo do Senhor Deus.
20
Tomaste teus filhos e tuas filhas, que para mim havias dado à luz, e lhes ofereceste em sacrifício, para que os devorassem. Não te bastavam as prostituições, 21 para ainda imolares e ofereceres meus filhos, consagrando-os em sua honra? 22 Em meio a tantas abominações e prostituições não te lembraste dos dias de tua juventude quando, inteiramente nua, te revolvias no próprio sangue.
23
Ora, após tanta maldade – ai! ai de ti! orá­culo do Senhor Deus – 24 construíste para ti um pódio e fizeste estrados \para te prostituir em cada praça pública. 25 Em cada esquina de rua construíste estrados, aviltaste tua beleza e abriste as pernas para qualquer um que passasse, multiplicando tuas prostituições. 26 Tu te prostituíste com os egípcios, teus vizinhos de corpos sensuais, aumentando teu aviltamen­to para me irritar. 27 Então eu estendi a mão contra ti, diminuí tua ração e te entreguei à mercê de tuas rivais, as cidades filis­téias, envergonhadas com tua conduta depravada.
28
Não satisfeita ainda, te prostituíste com os assírios. Tu te entregaste a eles, mas não ficaste satisfeita. 29 Multiplicaste tuas prostituições até na terra dos mercadores, a Cal­déia. Nem com isso ficaste saciada. 30 Co­mo poderei purificar o teu coração – oráculo do Senhor – quando praticas todas estas ações, rainha das prostitutas! 31 Quando construíste pódios em cada esquina de rua e estrados em cada praça pública, não eras como as outras prostitutas, pois desprezaste o pagamento. 32 Eras como a adúltera: em vez do marido, acolhe estranhos. 33 A todas as prostitutas se dão presentes. Tu, porém, deste presentes a todos os teus amantes. Ao te prostituíres, tu os subornavas para que viessem a ti dos arredores. 34 Quando te prosti­tuías, aconteceu contigo o contrário das outras mulheres! Ninguém te procurava como prostituta. Dando pagamento, sem que ninguém te pagasse, inverteste os papéis.
35
Por isso, prostituta, ouve a palavra do Senhor. 36 Assim diz o Senhor Deus: Uma vez que esbanjaste teu dinheiro e mostraste tua nudez, ao te prostituíres com os amantes e com todos os ídolos abomináveis, e por causa do sangue dos filhos que lhes ofereceste, 37 por isso vou reunir todos os amantes aos quais procuraste agradar, todos os que amavas e os que odiavas. Vou reuni-los de todas as partes contra ti, vou descobrir-lhes tua nudez para que a vejam por inteiro. 38 Vou aplicar-te a pena das adúlteras e assassinas, descarregando em ti ira e furor. 39 Vou entregar-te nas mãos deles. Eles derrubarão teus pódios, demolirão teus estrados, despirão tuas vestes, tomarão tuas jóias e te deixarão completamente nua. 40 Instigarão contra ti a multidão para te apedrejar e te esquartejar com as espadas. 41 Incendiarão tuas casas e farão justiça contra ti à vista de numerosas mulheres. Farei cessar tua vida de prostituta e já não darás presentes. 42 Aplacarei em ti o meu furor, e então meu ciúme se afastará de ti. Ficarei apaziguado e já não me irritarei. 43 Como não te recordaste dos dias de tua juventude e me provocaste com tudo isto, eu também te darei a paga que mereces – oráculo do Senhor Deus. Porventura não acrescentaste a infâmia a todas as tuas abominações?

 Jerusalém é pior que Samaria e Sodoma

44 “Os que inventam provérbios proferirão este a teu respeito: ‘Tal mãe, tal filha!’ 45 És bem a filha de tua mãe, daquela que detestou o marido e os filhos! És bem a irmã de tuas irmãs, que detestaram seus maridos e filhos. Vossa mãe era hetéia, e o pai, amor­reu. 46 Tua irmã mais velha é Samaria, habitando ao norte, com suas filhas, \os po­voados vizinhos. Tua irmã mais nova, habitando no sul, é Sodoma com suas filhas, \os povoados vizinhos.47 Não só trilhaste os mesmos caminhos e praticaste as mesmas abominações, mas aos poucos te corrompeste em tua conduta geral mais do que elas. 48\Juro por minha vida – oráculo do Senhor Deus –: Sodoma e suas filhas jamais fizeram o que tu e tuas filhas fizestes. (49 A culpa de Sodoma, tua irmã, consistiu em orgulho, alimentação excessiva, tranqüilidade ociosa, desamparo do pobre e do indigente.) 50 Tornaram-se arrogantes e cometeram abominações em minha presença. Por isso as fiz desaparecer, conforme viste. 51 Samaria não cometeu nem a metade dos teus pecados. Cometeste muito mais abominações do que ela. Com tantas abominações praticadas, tu as fizeste parecer justas. 52 Carrega, pois, também tu a desonra, porque vieste a ser a advogada de tuas irmãs. Por causa dos pecados pelos quais te rebaixaste mais do que elas, são mais justas do que tu. Envergonha-te também tu e carrega a desonra por teres justificado tuas irmãs.
53
Mudarei a sorte delas, a sorte de Sodoma e povoados vizinhos, a sorte de Samaria e povoados vizinhos. Mudarei também a tua sorte junto com a delas, 54 a fim de carregares a desonra e ficares confundida por tudo o que fizeste para consolo delas. 55 Tua irmã Sodoma e povoados vizinhos voltarão a serem como outrora. Samaria e suas filhas, \os povoados, voltarão a serem como outrora. Também tu com tuas filhas voltarás à situação de outrora. 56 Acaso tua irmã Sodoma não se tornou objeto de maledicência em tua boca, enquanto tu vivias na arrogância, 57 antes de se tornar manifesta a tua maldade? Agora és tu o objeto de zombaria nas cidades filhas de Edom e em todas as cidades vizinhas dos filisteus, que de todos os lados te insultam. 58 Deverás carregar tua infâmia e tua ignomínia – oráculo do Senhor.
59
Pois assim diz o Senhor Deus: Agirei contigo segundo teu proceder, tu que desprezaste o juramento, violando a aliança. 60 Mas eu me lembrarei de minha aliança contigo, quando eras jovem, e estabelecerei contigo uma aliança eterna. 61 Quando receberes tuas irmãs mais velhas e mais novas do que tu, recordarás tua conduta e ficarás envergonhada. Eu as entregarei a ti como filhas, embora não em virtude de tua aliança. 62 Eu mesmo estabelecerei minha aliança contigo, e saberás que eu sou o Senhor. 63 É para que te recordes e te envergonhes, e na tua confusão já não abras a boca, quando eu te houver perdoado por tudo que fizeste – oráculo do Senhor Deus”.

 Alegoria do cedro ou do rei infiel

17 1 A palavra do Senhor veio a mim nestes termos: 2 “Filho do homem, propõe um enigma e conta uma parábo­la para a casa de Israel. 3 Dirás: Assim diz o Se­nhor Deus:
A enorme águia de grandes asas,
envergadura imensa
e densa plumagem de várias cores, veio ao Líbano.
Tomou a copa do cedro,
4
arrancou o mais alto dos ramos
e o levou à terra de Canaã,
colocando-o na cidade dos negociantes.
5
Pegou uma semente da terra
e a semeou num campo de semear,
plantou-a perto de muita água como um salgueiro.
6
Ela cresceu e se tornou uma videira
viçosa, de baixa estatura;
ela devia voltar os ramos para a águia
sob a qual estavam suas raízes.
Assim tornou-se uma videira,
produziu sarmentos e lançou ramagem.
7
Mas havia outra águia enorme,
de grandes asas e abundante plumagem.
Então essa videira dirigiu para ela as raízes,
estendeu-lhe os ramos para que a regasse
mais do que o terreno em que
estava plantada.
8
Em campo fértil, junto a muita água,
estava ela plantada
para produzir folhagem, dar frutos
e ser uma excelente videira.
9
Dize: Assim diz o Senhor Deus: Poderá
ela prosperar?
A primeira águia não lhe arrancará as
raízes e derrubará os frutos,
para que seque toda a folhagem dos brotos?
Não será necessária grande força,
nem muita gente
para arrancá-la das raízes.
10
E mesmo que esteja plantada,
poderá prosperar?
Logo que o vento do oriente a açoitar,
não secará completamente?
No terreno onde crescia secará”.
11
A palavra do Senhor veio a mim nestes termos: 12 “Pergunta a essa corja de rebeldes:­ Não percebeis o que isto significa? Dize: Vede! O rei da Babilônia veio a Jerusalém e levou consigo para Babilônia o rei e os chefe. 13 Tomou um homem de sangue real, fez com ele uma aliança e o fez prestar juramento. Mas levou os líderes do país, 14 para que o reino permanecesse humilde, incapaz de se reerguer, e o rei guardasse a aliança e a mantivesse de pé. 15 Mas ele se rebelou, enviando mensageiros para o Egito a fim de obter cavalos e numerosos soldados. Terá sucesso? Poderá escapar quem fez isso? Rompeu a aliança e poderá escapar? 16\Juro por minha vida – oráculo do Senhor Deus! Será na terra do rei que o fez reinar, cujo juramento desprezou e cuja aliança rompeu, será na Babilônia que ele morrerá. 17 O faraó não o socorrerá com grande armada e numerosas tropas durante a guerra, quando se prepararem rampas e se construí­rem torres de assalto para ceifar muitas vidas. 18 Desprezou o juramento, rompendo a aliança. Deu a mão e depois fez tudo isso! Ele não escapará!
19
Por isso, assim diz o Senhor Deus: \Juro por minha vida! Eu lhe darei a paga que merece por desprezar meu juramento e romper minha aliança. 20 Estenderei sobre ele a minha rede e ficará preso nas malhas. Eu o conduzirei à Babilônia e ali o processarei por causa da infidelidade que contra mim cometeu. 21 Toda a elite de suas tropas sucumbirá pela espada, e os que restarem serão dis­persados em todas as direções. Assim sa­be­reis que eu, o Senhor, falei.
22
Assim diz o Senhor Deus:
Eu mesmo pegarei da copa do cedro,
do mais alto de seus ramos arrancarei um rebento
e o plantarei sobre um alto e escarpado monte.
23
Eu o plantarei no alto monte de Israel.
Ele produzirá folhagem, dará frutos
e se tornará um majestoso cedro.
Debaixo dele pousarão todos os pássaros,
à sombra de seus galhos as aves farão ninhos.
24
E todas as árvores do campo saberão que eu sou o Senhor,
que abato a árvore alta e exalto a árvore baixa,
faço secar a árvore verde e brotar a árvore seca.
Eu, o Senhor, falei e farei”.

 A responsabilidade pessoal

18 1 A palavra do Senhor veio a mim nestes termos: 2 “Que provérbio é este que andais repetindo na terra de Israel:
‘Os pais comeram uvas verdes
e os dentes dos filhos ficaram embotados’?
3
\Juro por minha vida – oráculo do Senhor Deus – não repetireis mais este provérbio. 4 Todas as vidas me pertencem. Tanto a vida do pai como a vida do filho me pertencem. Quem peca é que morrerá.
5
Se um homem é justo e observa o direito e a justiça, 6 não participa das refeições idolátricas sobre os montes, não levanta os olhos para os ídolos da casa de Israel, não desonra a mulher do próximo, não se aproxima da mulher menstruada; 7 se não oprime ninguém, devolve o penhor de uma dívida, não pratica roubos, dá alimento ao faminto e cobre de vestes o nu; 8 se não empresta com usura, não cobra juros, afasta sua mão da injustiça, julga imparcialmente dois homens em litígio; 9 se vive conforme minhas leis e guarda meus preceitos, praticando-os fielmente, tal homem é justo e com certeza viverá – oráculo do Senhor Deus.
10
Mas se tiver um filho assaltante e assassino, que pratica uma destas ações, 11 embora o pai não as tenha praticado: participa das refeições nas colinas, desonra a mulher do próximo, 12 oprime o pobre e o necessitado, pratica roubos, não devolve o penhor, levanta os olhos para os ídolos, comete abominação, 13 empresta com usura e cobra juros, tal filho de modo algum viverá. Praticou todas estas abominações, com certeza morrerá: é responsável pela própria morte.
14
Mas se ele tiver um filho que, apesar de ter visto todos os pecados que o pai cometeu, não os imita: 15 não participa das refeições nas colinas, não levanta os olhos para os ídolos da casa de Israel, não desonra a mulher do próximo; 16 não oprime ninguém, não exige penhor, não pratica rapina, dá alimento ao faminto e veste o nu; 17 afasta a mão da injustiça, não cobra juros com usura, cumpre os meus preceitos e vive conforme as minhas leis, tal filho não morrerá por causa da culpa do pai. Certamente viverá. 18 O pai, por ter praticado a extorsão e o roubo e por ter feito o que não era bom no meio de sua gente, teve de morrer por própria culpa.
19
Haveis de perguntar: ‘Por que o filho não paga pela culpa do pai?’ É que o filho fez o que é direito e justo, guardou todas as minhas leis e as pôs em prática; certamente viverá. 20 Quem peca é que deve morrer. O filho não pagará pela culpa do pai, nem o pai pagará pela culpa do filho. A justiça será creditada ao justo e a maldade será imputada ao ímpio.
21
Mas se o ímpio se arrepender de todos os pecados cometidos, guardar todas as minhas leis e fizer o que é direito e justo, viverá com certeza e não morrerá. 22 Nenhum dos crimes cometidos será lembrado contra ele. Viverá por causa da justiça que praticou. 23 Acaso tenho prazer na morte do ímpio? – oráculo do Senhor Deus. Não desejo antes que mude de conduta e viva?
24
Mas se o justo se desviar de sua justiça e praticar a injustiça, imitando todas as abominações cometidas pelo ímpio, poderá fazer isso e viver? Da justiça que praticou nada será lembrado. Por causa da infidelidade e do pecado que cometeu, por causa disso morrerá. 25 Vós direis: ‘A conduta do Senhor não é correta!’ Ouvi, casa de Israel: É a minha conduta que não é correta, ou é a vossa que não é correta? 26 Quando um justo se desvia da justiça, pratica a injustiça e morre, é por causa de sua injustiça que ele morre. 27 Quando um ímpio se arrepende da maldade que praticou e faz o que é direito e justo, conservará a própria vida. 28 Arrependendo-se de todos os crimes que cometeu, ele certa­mente viverá, não morrerá. 29 Não obstante, a casa de Israel diz: ‘A conduta do Senhor­ não é correta! É a minha conduta que não é correta, casa de Israel, ou antes é a vossa que não é correta?
30
Por isso vou julgar cada um de vós, casa de Israel, segundo a sua conduta – oráculo do Senhor Deus. Arrependei-vos, convertei-vos de todos os vossos crimes para que já não haja para vós ocasião de cair em pecado. 31 Libertai-vos de todos os crimes cometidos contra mim. Formai-vos um coração novo e um espírito novo. Por que deverias morrer, casa de Israel? 32 Pois eu não sinto prazer na morte de ninguém que morre – oráculo do Senhor Deus. Convertei-vos e vivereis!

 Canto fúnebre sobre os reis de Israel

19 1 “Tu, porém, entoa um canto fúnebre
sobre os príncipes de Israel. 2
Dirás:
Que leoa era tua mãe
em meio aos leões!
Deitada entre os leõezinhos,
criava os filhotes.
3
Educou um dos filhotes:
ele tornou-se um leãozinho,
aprendeu a estraçalhar presas,
devorava gente.
4
As nações ouviram falar dele,
caiu-lhes na armadilha
e conduziram-no algemado
para o Egito.
5
Ao ver que fora iludida
e sua esperança se perdera,
a leoa tomou outro filhote,
fez dele um leãozinho.
6
Ele rondava entre os leões,
tornou-se um leãozinho.
Aprendeu a estraçalhar presas,
devorava gente.
7
Causava estragos nos palácios,
devastava as cidades.
O país e seus habitantes estavam
horrorizados
com o eco de seu rugido.
8
As nações vizinhas, vindas de
suas províncias,
puseram-se contra ele,
armaram-lhe redes e ele
caiu na armadilha.
9
Meteram-no algemado numa jaula
e o conduziram ao rei da Babilônia;
ele o meteu no cárcere,
para que não se ouvisse mais o seu rugido
sobre as montanhas de Israel.
10
Tua mãe é como videira no pomar,
plantada à beira da água.
Tornou-se fecunda e viçosa,
graças à água abundante.
11
Produziu um ramo vigoroso,
um cetro para governar,
cuja estatura se elevava
até o meio das nuvens,
destacando-se pela altura
e densa ramagem.
12
Mas ela foi arrancada com fúria
e lançada por terra,
o vento leste secou-lhe os frutos,
e eles caíram,
ficou ressequido o ramo vigoroso,
o fogo o queimou.
13
E agora ela está plantada no deserto,
em terra árida e sedenta.
14
Saiu um fogo do ramo
e devorou-lhe ramos e frutos,
a vinha ficou sem um ramo vigoroso,
sem cetro para governar”.
(Este é um canto fúnebre e servirá como tal.)

 A rebeldia e o futuro de Israel

20 1 No sétimo ano, no dia dez do quinto mês, vieram alguns homens dentre os anciãos de Israel para consultar o Senhor e sentaram-se em minha presença. 2 Nisso, a palavra do Senhor veio a mim nestes termos: 3 “Filho do homem, fala com os anciãos de Israel e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Acaso viestes para me consultar? \Juro por minha vida, eu não me deixarei consultar­ por vós! – oráculo do Senhor Deus.
4
Não os vais julgar? Não os julgarás, filho do homem? Faze-os conhecer as abominações de seus pais 5 e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: No dia em que escolhi Israel e levantei a mão para os descendentes da casa de Jacó, eu me dei a conhecer a eles no Egito e levantei a mão, jurando: ‘Eu sou o Senhor vosso Deus’. 6 Foi nesse dia que levantei a mão, jurando tirá-los do Egito e conduzi-los ao país que eu havia explorado, uma terra onde corre leite e mel, uma jóia entre todos os países. 7 E disse-lhes então: ‘Lance fora, cada um de vós, os objetos detestáveis a que tem presos os olhos. Não vos contamineis com os ídolos do Egito. Eu sou o Senhor vosso Deus’.
8
Mas eles se rebelaram contra mim e não me quiseram atender. Ninguém lançou fora os objetos detestáveis que atraíam o olhar, nem abandonou os ídolos do Egito. Pensei então em despejar sobre eles o meu furor e saciar contra eles a minha ira em pleno Egito. 9 Mas agi por causa de meu nome, para não ser profanado à vista das nações entre as quais se achavam. Diante dessas nações eu me dei a conhecer a eles, a fim de libertá-los do Egito.
10
Tirei-os, pois, do Egito e os conduzi ao deserto. 11 Dei-lhes, então, minhas leis e lhes fiz conhecer meus preceitos, graças aos quais vive quem os cumpre. 12 Dei-lhes também os meus sábados para servirem de sinal entre mim e eles, e saberem que eu sou o Senhor que os santifica.
13
Mas a casa de Israel rebelou-se contra mim no deserto. Não andaram segundo minhas leis, rejeitaram os meus preceitos, graças aos quais vive quem os cumpre, e profanaram gravemente os meus sábados. Pensei então em despejar o meu furor sobre eles no deserto para exterminá-los. 14 Mas agi por causa de meu nome, para não ser profanado diante das nações, à vista das quais eu os havia libertado. 15 Eu, por minha vez, jurei-lhes de mão erguida no deserto que não os levaria para a terra que lhes tinha dado, uma terra onde corre leite e mel, uma jóia entre todos os países. 16 Isso, porque rejeitaram os meus preceitos, não andaram segundo minhas leis e profanaram os meus sábados, pois tinham o coração apegado aos ídolos. 17 Tive, porém, dó de exterminá-los e não acabei com eles no deserto.
18
Disse então a seus filhos no deserto: ‘Não vivais segundo as leis de vossos pais, não observeis os preceitos deles, nem vos conta­mineis com seus ídolos. 19 Eu sou o Senhor vosso Deus. Vivei segundo minhas leis, observai meus preceitos e ponde-os em prática. 20 Santificai os meus sábados para que sirvam de sinal entre mim e vós e saibais que eu sou o Senhor vosso Deus’. 21 Mas os filhos rebelaram-se contra mim, não andaram­ segundo minhas leis, não cuidaram de praticar os meus preceitos, graças aos quais vive quem os cumpre, e profanaram os meus sába­dos. Pensei, então, em despejar sobre eles o meu furor para saciar contra eles a minha ira no deserto. 22 Mas desviei minha mão e agi por causa de meu nome, para não ser profanado diante das nações à vista das quais eu os tirei do Egito. 23 Eu, por minha vez, jurei de mão levantada no deserto que haveria de dispersá-los entre as nações e espalhá-los pelos países, 24 porque não praticaram meus preceitos, rejeitaram minhas leis, profanaram­ meus sábados e tinham os olhos presos nos ídolos de seus pais. 25 Eu, por minha vez, dei-lhes leis funestas e preceitos pelos quais não podiam viver. 26 Tornei-os impuros por suas próprias ofertas, quando faziam passar pelo fogo todo primeiro filho nascido; era para horrorizá-los, a fim de que soubessem que eu sou o Senhor.
27
Por isso, filho do homem, fala para a casa de Israel. Tu lhes dirás: Assim diz o Senhor Deus: Ainda deste modo os vossos pais me ultrajaram, tornando-se infiéis a mim. 28 Quando os introduzi na terra que, de mão erguida, havia jurado dar-lhes, eles, ao verem qualquer colina elevada ou árvore fron­dosa, ali ofereciam seus sacrifícios. Colocavam ali as ofertas provocadoras, punham perfumes suaves e derramavam libações. 29 Perguntei-lhes então: ‘Que lugar alto é este aonde costumais ir?’, e tal lugar se chama ‘lugar alto’ até hoje.
30
Por isso, dize à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: Quereis manchar-vos a exemplo de vossos pais? Quereis prostituir-vos com seus objetos detestáveis? 31 Quando trazeis as oferendas e fazeis passar os filhos pelo fogo, vós vos manchais com todos os ídolos até hoje, e eu me deixaria consultar por vós, casa de Israel? \Juro por minha vida – oráculo do Senhor Deus – não me deixarei consultar por vós!
32
Jamais acontecerá o que estais imaginando quando dizeis: ‘Seremos como as nações, como as populações de outros países, servindo árvores e pedras’. 33\Juro por minha vida – oráculo do Senhor Deus – é com mão firme, braço estendido e furor desencadeado que reinarei sobre vós. 34 É com mão firme, braço estendido e furor desencadeado que eu vos retirarei do meio dos povos e vos reunirei dentre os países para onde fostes dispersados. 35 Depois vos levarei ao deserto dos povos e lá, face a face, instaurarei um pro­cesso contra vós. 36 Como instaurei um proces­so contra vossos pais no deserto do Egito, assim vos processarei também, oráculo do Senhor Deus. 37 Eu vos farei passar sob o cajado do pastor e vos farei entrar no vínculo da aliança. 38 Separarei do meio de vós os rebeldes e os que se revoltam contra mim. Vou tirá-los do país onde estão desterrados, mas não entrarão na terra de Israel. Assim sabereis que eu sou o Senhor.
39
Quanto a vós, casa de Israel, assim diz o Senhor Deus: Ide, servi cada qual seus ídolos! Mas depois, se não me quiserdes ouvir, ao menos não profaneis mais o meu santo nome com vossas oferendas e vossos ídolos. 40 Pois é no meu monte santo, no alto monte de Israel – oráculo do Senhor Deus – é lá que a casa de Israel toda inteira me ser­virá no país. Lá os acolherei e lá pedirei vos­sos tributos e os primeiros frutos de vossas obla­ções de tudo que consagrardes. 41 Como um suave perfume eu vos acolherei, quando vos retirar do meio dos povos e vos reunir dentre os países para onde fostes dispersados. Assim mostrarei em vós a minha santidade à vista das nações. 42 Sabereis que eu sou o Senhor quando vos conduzir para a terra de Israel, terra que, de mão levantada, jurei dar a vossos pais. 43 Ali vos lembra­reis de vossa conduta e de todas as práticas com que vos manchastes. Haveis de sentir repugnância de vós mesmos pelas maldades todas que praticastes. 44 Sabereis que eu sou o Senhor quando eu proceder convosco por causa de meu nome, e não de acordo com vossa má conduta e vossas práticas corrompidas, ó casa de Israel! – oráculo do Senhor Deus”.


Ezequiel (CNB) 13