Ezequiel (CNB) 21

 A espada contra Jerusalém

21 1 A palavra do Senhor veio a mim nestes termos: 2 “Filho do homem, volta o rosto para o sul, vaticina contra ele, profetiza contra o bosque da campina do Negueb. 3 Dirás para o bosque do Negueb: Ouve a palavra do Senhor! Assim diz o Senhor Deus: Atearei em ti um fogo que consumirá todas as árvores, tanto verdes como secas. A chama ardente não se extinguirá e todas as faces, de norte a sul, ficarão chamuscadas. 4 Toda criatura verá que eu, o Senhor, acendi a chama e ela não se extinguirá”. 5 Então eu disse: “Ah! Senhor Deus; eles estão comentando a meu respeito: Não é ele que anda falando em parábolas?”
6
A palavra do Senhor veio a mim nestes termos: 7 “Filho do homem, volta o rosto para Jerusalém e vaticina contra o santuário deles. Pprofetiza contra a terra de Israel. 8 Dize para a terra de Israel: Assim diz o Senhor: Aqui estou contra ti. Vou arrancar a espada da bainha e eliminar de ti justos e pecadores. 9 Porque vou eliminar de ti justos e pecadores, por isso minha espada sairá da bainha contra toda criatura, de norte a sul. 10 Todas as criaturas saberão que eu, o Senhor, puxei a espada da bainha, à qual não voltará mais.
11
Quanto a ti, filho do homem, geme de partir o coração, geme amargamente à vista deles. 12 Quando te perguntarem: ‘Por que gemes?’, tu dirás: Por causa de uma notícia. Quando ela vier, todos os corações desfalecerão, todas as mãos fraquejarão, todos os espíritos desanimarão, todos os joelhos se derreterão como água. Ela vem aí, e se cumprirá! – oráculo do Senhor Deus”.
13
A palavra do Senhor veio a mim nestes termos: 14 “Filho do homem, profetiza! Dize: Assim diz o Senhor:
Uma espada, uma espada foi afiada e bem polida!
15
Para fazer carnificina, foi afiada,
para lançar lampejos fulgurantes,
foi polida.
16
Mandaram-na polir para ser empunhada,
uma espada afiada e polida
para ser entregue na mão do carrasco.
17
Grita e geme, filho do homem,
pois ela é dirigida contra meu povo,
contra todos os príncipes de Israel;
eles estão destinados à espada com meu povo.
18
Por isso bate no peito, 18pois já foi provada.
(E o que será quando até o bastão
rejeitado não mais existir?)
– oráculo do Senhor Deus.
19
Quanto a ti, filho do homem,
profetiza, bate palmas para advertir!
Que a espada se duplique, se triplique!
É uma espada assassina,
uma enorme espada mortal
que os mantém encurralados.
20
Para que os corações desfaleçam
e se multipliquem os caídos.
Junto de todas as portas
coloquei a espada da chacina,
feita para cintilar, polida para massacrar.
21
“Dá estocadas à direita, vira à esquerda,
para onde quer que te voltares!”
22
Eu também bato palmas para advertir,
e quero saciar o meu furor.
Eu, o Senhor, falei”.

 A espada do rei da Babilônia

23 A palavra do Senhor veio a mim nestes termos: 24 “E tu, filho do homem, traça dois caminhos de entrada para a espada do rei da Babilônia. Os dois caminhos deverão sair do mesmo país. No início de cada caminho que se dirige a uma cidade 25 porás um sinal indicador para a espada entrar, ou em Rabá dos amonitas, ou em Judá, isto é, em Jerusalém, a cidade fortificada. 26 Pois o rei da Babilônia está parado na encruzilhada, no início dos dois caminhos, adivinhando a sorte. Sacode as flechas, interroga os ídolos caseiros, examina o fígado. 27 Na mão direita tem a sorte de Jerusalém, pronto para proclamar a matança, lançar gritos de guerra, colocar máquinas de arrombar contra as portas, fazer rampas e construir torres de assalto. 28 Mas tal adivinhação lhes parece sem efeito, pois eles contam com solenes juramentos. Mas ele vai lembrar-lhes a falta pela qual serão capturados. 29 Por isso, assim diz o Senhor Deus: Uma vez que recordais vossa falta, revelando vossos crimes e manifestando vossos pecados em todas as más ações, uma vez que fostes lembrados, sereis capturados à força. 30 Quanto a ti, infame e perverso príncipe de Israel, cujo dia é chegado com a hora da liquidação de culpas, 31 assim diz o Senhor Deus: Retira a tiara! Depõe a coroa! Tudo vai mudar! O que é bai­xo, será elevado, o que é alto, será abaixado! 32 Escombros e mais escombros! A escombros vou reduzi-la, tais como nunca houve, até que venha aquele a quem caberá o julgamento, que eu lhe entregar.

 A espada contra os amonitas

33 “Quanto a ti, filho do homem, profetiza! Dize: Assim diz o Senhor Deus contra os amonitas e seus insultos. Dize: Uma espada, uma espada foi desembainhada para a chacina, polida para o extermínio, para cintilar como raio, 34 enquanto a teu respeito tinham visões falsas e adivinhações mentirosas para colocar a espada sobre a nuca dos infames e perversos, cujo dia chegará na hora da liquidação de culpas. 35 Põe a espada de volta à bainha. No lugar em que foste forjada, na tua terra de origem, eu te julgarei. 36 Despejarei sobre ti a minha indignação, soprarei contra ti com o fogo de minha fúria. Vou en­tregar-te nas mãos de homens cruéis, mestres da destruição. 37 Servirás de combustível para o fogo, teu sangue correrá pelo país. Não haverá mais lembrança de ti, porque eu, o Senhor, falei”.

 Os crimes de Jerusalém

22 1 A palavra do Senhor veio a mim nestes termos: 2 “Quanto a ti, filho do homem, não vais julgar? Não vais julgar a cidade sanguinária? 3 Faze-a conhecer todas as suas abominações e dize: Assim diz o Senhor Deus: Cidade que derrama sangue dentro de si para que venha o seu tempo, que fabrica ídolos e se torna impura! 4 Tornaste-te culpada pelo sangue que derramaste, ficaste impura pelos ídolos que fabricaste. Precipitaste o teu dia, aceleraste o termo de teus anos. Por isso fiz de ti um objeto de insulto para as nações e de zombaria para todos os países. 5 Próximos ou distantes, zombarão de ti, cidade de fama manchada e cheia de anarquia. 6 Aí estão os príncipes de Israel desa­fiando-se dentro de ti para derramar sangue. 7 Em ti os pais são desonrados, o estrangeiro sofre extorsão, o órfão e a viúva são maltratados. 8 Desprezas as minhas coisas santas e profanas os meus sábados. 9 Em ti há gente que calunia para derramar sangue, gente que come sobre as montanhas, gente que comete infâmia. 10 Em ti há quem tenha relações com a madrasta, ou violente a mulher na menstruação. 11 Um comete abominações com a mulher do próximo, outro mancha a nora com o incesto, outro violenta a irmã por parte do pai. 12 Em ti há quem aceite suborno para derramar sangue. Cobras juros com usura, exploras o próximo com extorsões e te esqueces de mim – oráculo do Senhor Deus.
13
Aqui estou eu a pedir atenção e denun­ciar a exploração que praticas e os assas­sinatos que em ti acontecem. 14 Teu coração agüen­tará e tuas mãos estarão firmes nos dias em que eu agir contra ti? Eu, o Senhor, falei e farei! 15 Vou dispersar-te entre as nações, espalhar-te pelos países e acabar com a impureza que há em ti. 16 Por tua culpa serás profanada aos olhos das nações, para que saibas que eu sou o Senhor”.
17
A palavra do Senhor veio a mim nestes termos: 18 “Filho do homem, a casa de Israel tornou-se para mim uma escória. Todos eram como prata, bronze, estanho, ferro e chumbo dentro da fornalha. Tornaram-se escória. 19 Por isso, assim diz o Senhor Deus: Uma vez que vos tornastes todos uma escória, vou reunir-vos dentro de Jerusalém. 20 Como se ajunta prata, cobre, ferro, chumbo e estanho dentro de uma fornalha e se atiça o fogo para derretê-los, assim vos ajuntarei no furor de minha cólera e vos colocarei dentro para vos fundir. 21 Quando eu vos reunir e atiçar contra vós as chamas de minha fúria, sereis derretidos dentro da cidade. 22 Como se funde a prata na fornalha, assim sereis fundidos. Então sabereis que eu, o Senhor, despejei sobre vós a minha indignação”.
23
A palavra do Senhor veio a mim nestes termos. 24 “Filho do homem, dize-lhe: Tu és um país que não foi lavado, uma terra que não teve chuva no dia do furor. 25 Os príncipes dentro dela rugem como leões que despedaçam a presa. Devoram as pessoas, tomando-lhes os tesouros e riquezas, multiplicando as viúvas em seu meio. 26 Os sacerdotes violam a minha lei, profanam minhas coisas santas, não distinguem entre o sagrado e o profano, nem ensinam a diferença en­tre o impuro e o puro. Ignoram os meus sábados, e eu sou profanado entre eles. 27 Os chefes dentro dela são como lobos que despedaçam a presa, derramando sangue e destruindo vidas para tirar lucros injustos. 28 Os profetas cobrem tudo de reboco, têm visões ilusórias e adivinhações mentirosas, dizendo: ‘Assim diz o Senhor Deus’, quando o Senhor nada falou. 29 O povo da terra pratica a extorsão, comete roubos, oprime o pobre e o necessitado e maltrata o estrangeiro sem julgamento. 30 Procurei entre eles alguém que construísse um muro e ficasse firme na brecha diante de mim em favor do país, para eu não o destruir, mas não encontrei. 31 Por isso vou despejar sobre eles a minha indignação, vou consumi-los com o fogo de meu furor. Eu lhes darei a paga que merecem – oráculo do Senhor Deus”.

 Oola e Ooliba

23 1 A palavra do Senhor veio a mim nestes termos: 2 “Filho do homem, havia duas mulheres, filhas da mesma mãe. 3 Prostituíram-se no Egito, prostituíram-se quando eram jovens. Lá lhes foram acaricia­dos os peitos, comprimidos os seios virginais. 4 Oola era o nome da mais velha e Ooliba o nome de sua irmã. Tinham sido minhas e deram à luz filhos e filhas. Quanto aos seus nomes, Oola é Samaria e Ooliba é Jerusalém. 5 Oola tornou-se infiel a mim. Apaixonou-se por seus amantes, os assírios, guerreiros 6 vestidos de púrpura, governadores e prefeitos, todos jovens e atraentes, cavaleiros montados em cavalos. 7 A todos eles, à elite dos assírios, entregou-se como prostituta. Manchou-se com os ídolos de todos pelos quais se tinha apaixonado. 8 Ela, porém, não renunciou à sua prostituição com os egípcios que haviam dormido com ela quando jovem, comprimindo-lhe os seios virginais e satisfazendo a própria luxúria. 9 Por isso a entreguei em poder de seus amantes, em poder dos assírios pelos quais se havia apaixonado: 10 eles puseram a descoberto a sua nudez, levaram-lhe os filhos e as filhas e executaram-na à espada. Pelos castigos que lhe aplicaram, tornou-se assim um caso famoso entre as mulheres.
11
Sua irmã Ooliba assistiu a tudo, mas foi ainda mais depravada em sua prostituição que a irmã. 12 Apaixonou-se pelos assírios, governadores e prefeitos, guerreiros vestidos impecavelmente, cavaleiros montados em cavalos, todos jovens atraentes. 13 Notei que ela se manchava. Ambas seguiram o mesmo caminho, 14 mas esta foi mais longe na prostituição. Quando viu figuras de homens nos muros, figuras de caldeus pintadas de vermelho, 15 com os quadris cingidos de cinto, turbantes pendendo das cabeças, todos com ares de valentões, retrato fiel dos babilônios, naturais da Caldéia, 16 apaixonou-se por eles à primeira vista e enviou-lhes mensageiros à Caldéia. 17 A ela vieram os babilônios para contatos amorosos e mancharam-na com sua luxúria. Apenas se havia manchado com eles, afastou-se contrariada. 18 Como havia tornado patente sua vida de prostituta e posto a descoberto sua nudez, também eu me afastei dela, como antes me havia afastado de sua irmã. 19 Ela, porém, multiplicou as prostituições, recordando os dias de sua juventude, quando se prostituía no Egito. 20 Apaixonou-se por esses degenerados, cujos membros são como os dos jumentos, e o orgasmo, como o de garanhões em cio.
21
Tinhas saudade de tua devassidão juvenil, quando os egípcios te acariciavam os seios, apertando-te os peitos virginais. 22 Por isso, Ooliba, assim diz o Senhor Deus: Vou excitar teus amantes contra ti, dos quais te afastaste contrariada. Vou atraí-los contra ti de todos os lados: 23 os babilônios e todos os caldeus, Facud, Soa e Coa e com eles todos os assírios, jovens atraentes, governadores e prefeitos, escudeiros e nobres, todos montados em cavalos. 24 Virão contra ti com carros, veículos e uma multidão de povos. De todos os lados te cercarão com escudos grandes e pequenos, e com capacetes. A eles confiarei o julgamento para te julgarem conforme suas leis. 25 Desencadearei o meu ciúme contra ti e eles te tratarão com furor. Cortarão fora teu nariz e tuas orelhas, e o que restar de teus habitantes sucumbirá pela espada. Levarão teus filhos e tuas filhas, e o resto de teus habitantes será consumido pelo fogo. 26 Arrancarão tuas vestes e tomarão tuas jóias. 27 Farei cessar tua devassidão e acabarei com tua prostituição iniciada no Egito. Nunca mais levantarás os olhos para eles, nem te lembrarás do Egito.
28
Pois assim diz o Senhor Deus: Vou entregar-te nas mãos dos que odeias, nas mãos daqueles de quem te apartaste. 29 Vão tratar-te com ódio e levar tudo que ganhaste, abandonando-te nua e cheia de vergonha. Assim ficará exposta tua descarada vergonha e tua devassidão de prostituta. 30 Agirão assim contigo por teres bancado a prostituta das nações, manchando-te com os seus ídolos. 31 Seguiste o caminho de tua irmã, por isso porei seu cálice \envenenado em tuas mãos.
32
Assim diz o Senhor Deus:
Beberás o cálice de tua irmã,
um cálice profundo e largo,
que servirá de riso e de escárnio,
um cálice de grande capacidade.
33
Ficarás cheia de bebedeira e de aflição.
Cálice sinistro e horroroso
é o cálice de tua irmã Samaria!
34
Tu o beberás, tu o esvaziarás,
triturarás até os seus cacos
e dilacerarás teus peitos,
pois fui eu que falei”
– oráculo do Senhor Deus.
35
Por isso, assim diz o Senhor Deus: “Porque me esqueceste e me rejeitaste, voltando-me as costas, carrega também tu a tua devassidão de prostituta”.
36
O Senhor me disse: “Filho do homem, não irás julgar Oola e Ooliba? Faze-lhes um relato de suas abominações. 37 Pois elas cometeram adultério e têm sangue nas mãos. Cometeram adultério com seus ídolos e, para alimentá-los, ofereceram-lhes os filhos que me haviam gerado. 38 Fizeram-me ainda isto: mancharam meu santuário naquele dia e profanaram os meus sábados. 39 Quando imolaram os filhos aos ídolos, naquele mesmo dia entraram no meu santuário para profaná-lo. Foi assim que procederam dentro de minha casa. 40 Mais ainda! Mandaram vir homens de longe, os quais vieram logo que lhes foram enviados mensageiros. Para eles te lavaste, pintaste os olhos e te enfeitaste. 41 Sentavas-te sobre um esplêndido divã, diante do qual estava preparada uma mesa em que colocavas o meu incenso e o meu óleo. 42 Ouvia-se junto dela o ruído de uma multidão festiva de homens aos quais se somavam outros, vindos de todas as partes do de­serto. Eles lhe metiam braceletes e esplêndidas coroas na cabeça. 43 E eu pensei: Eles cometem adultério com uma mulher já des­gastada! É agora que se entregam à prostitui­ção com ela! 44 Aproximam-se dela como se vai a uma meretriz. Assim se achegam eles de Oola e Ooliba, essas mulheres desavergo­nhadas. 45 Mas homens justos as julgarão com a pena reservada às adúlteras e assassinas. Real­mente, são umas adúlteras e há sangue em suas mãos!
46
Pois assim diz o Senhor Deus: Convoca uma assembléia contra elas e entrega-as ao ter­ror e à chacina. 47 A assembléia lançará pe­dras contra elas e as cortará em pedaços com as espadas. Matarão seus filhos e filhas e?in­cendiarão suas casas. 48 Farei cessar a devassi­dão no país. Assim todas as mulheres serão advertidas e não imitarão vossa devas­sidão. 49 Farão recair sobre vós vossa devassi­dão e ha­veis de carregar vossos pecados de idolatria. Então sabereis que eu sou o Senho Deus”.

 Anúncio do cerco de Jerusalém

24 1 No nono ano, no dia dez do décimo mês, a palavra do Senhor veio a mim nestes termos: 2 “Filho do homem, escreve a data exata deste dia, porque neste mesmo dia o rei da Babilônia atacou Jerusalém.
3
Propõe uma parábola a essa corja de rebeldes, dizendo-lhes: Assim diz o Senhor Deus:
Prepara a panela, prepara-a!
Derrama também água dentro.
4
Junta nela pedaços de carne,
os melhores pedaços;
a coxa e a espádua;
enche-a de ossos escolhidos.
5
Escolhe o que há de melhor no rebanho,
põe lenha por baixo da panela,
ferve os pedaços,
para que cozinhem os ossos dentro dela.
6
Por isso, assim diz o Senhor Deus: Ai da cidade sanguinária, panela enferrujada, cuja ferrugem jamais sairá! Esvaziarão um por um os seus pedaços, sem tirar a sorte. 7 Pois há sangue dentro dela, que ela deixou sobre a rocha nua. Não o derramou por terra para cobri-lo de pó. 8 Para provocar minha indignação e excitar a vingança, deixei o sangue exposto sobre a rocha nua, sem cobri-lo.
9
Por isso, assim diz o Senhor Deus: Ai da cidade sanguinária! De minha parte eu também vou aumentar a fogueira. 10 Amontoa lenha, atiça o fogo, cozinha bem a carne até evaporar o caldo para que os ossos fiquem torrados. 11 Põe a panela vazia sobre as brasas para esquentá-la até que o bronze se torne incandescente, fundam-se as impurezas no seu interior e seja consumida a ferrugem. 12 Mas nem pelo fogo sairá sua grande quantidade de ferrugem. 13 Por causa de tua infame impureza – pois eu te queria purificar, mas tu não ficaste purificada de tua impureza – não serás purificada antes que eu tenha saciado contra ti a minha indignação. 14 Eu, o Senhor, falei: acontecerá e eu o farei. Não deixarei passar! Não terei dó nem piedade! Vou julgar-te conforme tua conduta e tuas más ações – oráculo do Senhor Deus”.

 Morre a esposa do profeta

15 A palavra do Senhor veio a mim nestes termos: 16 “Filho do homem, por um mal sú­bito vou arrebatar-te o encanto de teus olhos. Mas não deverás fazer lamentação, chorar ou derramar lágrimas. 17 Geme em silêncio, sem fazer o luto dos mortos. Ata o turbante na cabeça, calça sandálias nos pés, e não encobrirás a barba nem comerás o pão dos enlutados.
18
De manhã eu tinha falado ao povo, e de tarde morreu minha mulher. Na manhã seguinte fiz como me foi ordenado. 19 E o povo me perguntou: “Não nos explicarás o que têm a ver conosco as coisas que fazes?” 20 Então lhes respondi: “A palavra do Senhor veio a mim nestes termos: 21 Dize à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: Vou profanar o meu santuário, o orgulho de vossa força, o encanto de vossos olhos, o alento de vossas vidas. Os filhos e as filhas que lá deixastes tombarão pela espada. 22 Então fareis como eu fiz: não cobrireis a barba, nem comereis o pão dos enlutados. 23 Trareis o turbante na cabeça, os calçados nos pés, sem vos lamentar nem chorar. Definhareis por causa de vossas culpas, gemendo um para o outro. 24 Ezequiel servirá para vós de sinal: fareis exatamente o que ele fez. Quando isso acontecer, sabereis que eu sou o Senhor Deus.
25
Quanto a ti, filho do homem, no dia em que eu lhes arrebatar a fortaleza, o esplendor­ que os alegra, o encanto de seus olhos, a as­piração de suas vidas, os seus filhos e as suas filhas, 26 naquele dia virá a ti um fugitivo para te dar a notícia. 27 Naquele dia tua boca se abrirá. Poderás falar com o fugitivo e já não ficarás mudo. Serás para eles um sinal, e eles saberão que eu sou o Senhor”.

Oráculos contra as nações

 Contra Amon

25 1 A palavra do Senhor veio a mim nestes termos: 2 “Filho do homem, volta o rosto para os amonitas e profetiza contra eles. 3 Dirás aos amonitas: Ouvi a palavra do Senhor Deus: Assim diz o Senhor Deus: Por teres dito ‘ah-ah!’ a respeito do meu santuário que foi profanado, da terra de Israel que foi devastada e da casa de Judá que foi para o exílio, 4 por isso vou entregar-te como herança aos filhos do Oriente. Eles assentarão em ti seus acampamentos e estabelecerão suas moradias. Eles é que comerão teus frutos e beberão o teu leite. 5 Farei de Rabá um estábulo de camelos e das cidades dos amonitas currais de ovelhas. Então sabereis que eu sou o Senhor.
6
Pois assim diz o Senhor Deus: Por teres batido palmas, sapateado com os pés e com profundo desprezo te alegrado a respeito da terra de Israel, 7 por isso vou estender a mão contra ti e entregar-te como espólio às nações. Vou extirpar-te do meio dos povos e suprimir-te como país. Quando te aniquilar, saberás que eu sou o Senhor.

 Contra Moab

8 “Assim diz do Senhor Deus: Porque Moab e Seir disseram: ‘Vejam! Judá se tornou como todas as nações’, 9 por isso vou abrir as encostas de Moab, vou privá-lo das cidades mais esplêndidas, das suas cidades fronteiriças, Bet-Jesimot, Baal-Meon até Cariataim. 10 Entregarei Moab em posse aos filhos do Oriente, bem como os amonitas, para que os amonitas não sejam mais lembrados entre as nações. 11 Aplicarei castigos contra Moab, para que saibam que eu sou o Senhor.

 Contra Edom

12 “Assim diz o Senhor Deus: Visto que Edom executou severa vingança contra a casa de Judá e se tornou gravemente culpado ao se vingar deles, 13 por isso, assim diz o Senhor Deus: Estenderei a mão contra Edom, eliminarei pessoas e animais. Vou reduzi-lo a ruínas desde Temã, e haverá vítimas da espada até Dadã. 14 Tirarei vingança de Edom pelas mãos de meu povo Israel: eles agirão contra Edom conforme minha ira e meu furor. Assim conhecerão minha vingança – oráculo do Senhor Deus.

 Contra os filisteus

15 “Assim diz o Senhor Deus: Por terem os filisteus agido vingativamente, por terem tirado vingança com profundo desprezo e destruído por ódio inveterado, 16 por isso, assim diz o Senhor Deus: Vou estender a mão contra os filisteus, exterminar esses cereteus e aniquilar o resto dos habitantes do litoral. 17 Exercerei contra eles vingança terrível, castigando-os implacavelmente. Saberão que eu sou o Senhor quando lhes aplicar minha vingança”.

 Contra Tiro

26 1 No décimo primeiro ano, no primeiro dia do mês, a palavra do Senhor veio a mim nestes termos: 2 “Filho do homem, Tiro disse a respeito de Jerusalém:
‘Ah-ah! Está quebrada a Porta dos Povos!
Ela se voltou para mim!
A cidade opulenta ficou arruinada!’
3
Por isso, assim diz o Senhor Deus:
Eis que me ponho contra ti, Tiro!
Levantarei contra ti povos numerosos
como as vagas que o mar faz subir.
4
Destruirão as muralhas de Tiro
e arrasarão suas torres.
Varrerei seus escombros
e a reduzirei a uma rocha nua.
5
Ela se tornará um lugar de secar redes
no meio do mar,
pois eu falei – oráculo do Senhor Deus.
Ela servirá de presa para as nações.
6
Seus povoados no continente
serão passados à espada.
Assim saberão que eu sou o Senhor.
7
Pois assim diz o Senhor Deus:
Contra Tiro vou trazer do norte
Nabucodonosor, rei da Babilônia,
o rei dos reis, com cavalos, carros
e cavaleiros
e com numerosa multidão de gente.
8
Ele passará à espada teus povoados
no continente.
Montará contra ti torres de assalto,
construirá rampas
e levantará contra ti anteparos.
9
Com máquinas de guerra golpeará
teus muros
e com armas demolirá tuas torres.
10
Devido à multidão de seus cavalos
ele te cobrirá de pó.
Tuas muralhas tremerão
com o estrépito dos cavaleiros,
veículos e carros,
quando ele penetrar por tuas portas
como se penetra numa cidade cheia
de brechas.
11
Com os cascos dos cavalos
pisoteará todas as tuas ruas,
matará tua população à espada,
derrubará por terra tuas pilastras poderosas.
12
Saquearão tua riqueza,
pilharão as mercadorias,
arrasarão as muralhas,
demolirão os suntuosos palacetes.
Jogarão dentro do mar as pedras, o
madeirame e os escombros.
13
Farei cessar tuas ruidosas canções
e já não se ouvirá o som das cítaras.
14
Vou reduzir-te a um rochedo nu,
um secadouro de redes.
Nunca mais serás reconstruída,
pois eu falei – oráculo do Senhor Deus.
15
Assim diz a Tiro o Senhor Deus: Com o fragor de tua queda, com o gemer dos feridos e com a matança que se fizer dentro de ti, não tremerão as ilhas? 16 Todos os príncipes do mar descerão de seus tronos, tirarão os mantos, deporão as vestes bordadas. Revestidos de terror e assentados por terra, tremerão de susto a todo instante, consternados por tua causa. 17 Sobre ti entoarão um canto fúnebre e te dirão:
‘Como te arruinaste, varrida dos mares,
cidade famosíssima,
tu que eras uma potência marítima com
teus habitantes,
que espalhavam terror em toda parte.
18
Agora tremem os navios
no dia de tua queda,
as ilhas que estão no mar estarrecem
com teu fim’.
19
Pois assim diz o Senhor Deus: Quando fizer de ti uma cidade em ruínas, como as cidades desabitadas, quando fizer subir o Oceano contra ti e as grandes águas te cobrirem, 20 então eu te farei descer com os que descem à cova, para junto das gerações passadas. Eu te farei morar nas profundezas da terra, nas ruínas antigas com os que descem à cova, para que não voltes a ser restabele­cida na terra dos vivos. 21 Farei de ti um obje­to de terror e deixarás de existir. Serás procurada mas não serás mais encontrada – orácu­lo do Senhor Deus”.

 Canto fúnebre sobre Tiro

27 1 A palavra do Senhor veio a mim nestes termos: 2 “Quanto a ti, filho do homem, entoa um canto fúnebre sobre Tiro. 3 Dirás a Tiro, situada à entrada do mar, entreposto internacional para muitas ilhas: Assim diz o Senhor Deus:
Tiro, tu disseste: sou um navio de perfeita beleza!
4
O coração do mar é tua fronteira,
teus construtores aperfeiçoaram tua beleza.
5
Com ciprestes de Sanir construíram
inteiramente tua quilha.
Escolheram cedro do Líbano
para fazer sobre ti o mastro.
6
De carvalhos de Basã fizeram teus remos.
Tua ponte era de marfim
incrustado em cedro das ilhas de Cetim.
7
Tuas velas eram de linho colorido do Egito,
para te servirem de estandarte.
Tua cabina era de púrpura violeta das
ilhas de Elisa.
8
Habitantes de Sidônia e de Arvad
eram teus remadores.
Teus homens experientes, ó Tiro,
estavam contigo
como teus marinheiros.
9
Os anciãos e sábios de Gebal
estavam contigo
como reparadores de tuas fendas.
Todos os navios e marujos do mar
estavam contigo
para comercializar tuas mercadorias.
10
Gente da Pérsia, da Lídia e Líbia
serviam como soldados em tua armada,
penduravam em ti escudos e capacetes
e te davam prestígio.
11
Habitantes de Arvad e teu exército vigia­vam as muralhas, e os de Gamad estavam em tuas torres. Pendurando os escudos ao redor das muralhas, davam-te um toque de beleza. 12 Társis negociava contigo por causa da abundância de teus bens, prata, ferro, es­tanho e chumbo em troca de tuas mercadorias. 13 Javã, Tubal e Mosoc mantinham comércio contigo, fornecendo ao teu povo escravos e objetos de bronze em troca de teus artigos. 14 Em troca de tuas mercadorias forneciam-te cavalos, corcéis e mulas de Bet-Togorma. 15 Os habitantes de Rodes mantinham comércio contigo. O comércio de numerosas ilhas estava em tuas mãos. Em troca te pagavam dentes de marfim e madeira de ébano. 16 Edom negociava contigo, devido aos teus muitos artigos, granada, púrpura, tecidos bordados, linho fino, corais e rubis, em troca de tuas mercadorias. 17 Judá e a terra de Israel comerciavam contigo, fornecendo trigo da melhor qualidade, painço, mel, azeite e bálsamo em troca de teus artigos. 18 Damasco negociava contigo vinho de Helbon e lã de Saar, devido aos teus muitos artigos e numerosos bens. 19 Dã e Javã, de Uzal, te forneciam ferro trabalhado, cássia e cana aromática em troca de teus artigos. 20 Dadã mantinha comércio contigo com arreios para selar cavalos. 21 A Arábia e os príncipes de Cedar dependiam de teu comércio. Contigo negociavam cordeiros, carneiros e bodes. 22 Os mercadores de Sabá e Reema negociavam contigo, fornecendo os melhores bálsamos, pedras preciosas e ouro em troca de tuas mercadorias. 23 Harã, Quene, Éden e os mercadores de Sabá, a Assíria e Quelmad mantinham comércio contigo. 24 Eles negociavam contigo esplêndidos vestuários, mantos de púrpura, tecidos bordados, tapetes coloridos e cordas firmemente trançadas, que tinhas em teu estoque.
25
Navios de Társis formavam
tuas caravanas comerciais.
Estavas bem abastecida e rica
no coração dos mares.
26
Em alto mar te conduziam
teus remadores,
mas o vento oriental desmantelou-te
no coração dos mares.
27
Tua opulência, mercadorias e artigos,
teus marinheiros e tua tripulação,
teus reparadores de fendas, mercadores
e guerreiros que estiverem contigo,
com todos os teus guerreiros
que houver dentro de ti,
afundarão em pleno mar
quando naufragares.
28
Ao clamor dos gritos da tripulação
as várzeas do litoral tremerão.
29
Descerão de seus navios
todos os que manejam remos.
Marinheiros de todas as tripulações
permanecerão em terra.
30
Por tua causa farão ouvir seus clamores,
lançarão gritos amargurados.
Jogarão pó sobre suas cabeças
e rolarão nas cinzas.
31
Por ti raparão as cabeças
e se vestirão de luto.
Por ti chorarão amargamente
em angustiantes lamentos.
32
Entoarão sobre ti um canto fúnebre
e assim cantarão a teu respeito:
‘Quem era comparável a Tiro
no meio do mar?’
33
Com as mercadorias dos mares
saciavas numerosos povos,
com teus muitos bens e artigos
enriquecias os reis da terra.
34
Agora estás desmantelada no mar,
nas profundezas das águas!
Teus artigos e toda a tripulação
a bordo afundaram.
35
Todos os habitantes das ilhas
estão desolados por tua causa.
Seus reis estão arrepiados de horror,
Transtornadas, as suas faces.
36
Os mercadores internacionais
assobiam por tua causa.
Vieste a ser um objeto de horror,
deixaste de existir para sempre!”

 Contra o rei de Tiro

28 1 A palavra do Senhor veio a mim nestes termos: 2 “Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o Senhor Deus:
Porque teu coração se tornou orgulhoso,
tu disseste: ‘Sou um deus,
ocupo um trono divino
no coração dos mares’.
Tu, porém, és um mortal e não um deus,
mas pensaste ter a mente igual à de
um deus.
3
És mais sábio do que Daniel!
Segredo algum te é obscuro.
4
Com talento e habilidade
fizeste fortuna,
acumulaste ouro e prata
em teus tesouros.
5
Com grande tino comercial
fizeste fortuna.
Mas teu coração se tornou soberbo
com tua riqueza.
6
Por isso, assim diz o Senhor Deus:
Por teres igualado tua mente à de um deus,
7
por isso vou trazer contra ti estrangeiros,
os mais temíveis das nações.
Eles puxarão suas espadas contra tua
bela sabedoria
e profanarão teu esplendor.
8
Eles te farão baixar à cova,
e morrerás de morte violenta no
coração dos mares.
9
Ousarás dizer: ‘Sou um deus’,
na presença de teus algozes,
tu que és um mortal e não um deus,
nas mãos dos que te apunhalam?
10
Morrerás da morte dos incircuncisos,
pela mão de estrangeiros.
Pois fui eu que falei”
– oráculo do Senhor Deus.
11
A palavra do Senhor me foi dirigida nestes termos: 12 “Filho do homem, entoa um canto fúnebre sobre o rei de Tiro. Tu lhe dirás: Assim diz o Senhor Deus:
Tu eras um modelo perfeito,
cheio de sabedoria, a perfeita beleza.
13
No Éden, no jardim de Deus te achavas.
De todo tipo de pedras preciosas era
o teu manto:
cornalina, topázio, berilo,
crisólito, ônix, jaspe,
safira, granada e esmeralda.
Teus engastes foram trabalhados em ouro,
preparados no dia em que foste criado.
14
Com um querubim protetor eu te
havia colocado;
estavas na montanha santa de Deus,
faiscando entre pedras de fogo.
15
Eras perfeito em tua conduta
desde o dia em que foste criado,
até se descobrir em ti a maldade.
16
Com teu intenso comércio
encheste teu interior de violência e pecaste.
Então eu te excluí da montanha de Deus,
profanando-te,
e o querubim protetor
te fez desaparecer dentre as pedras de fogo.
17
Teu coração se tornou soberbo por
causa de tua beleza,
corrompeste tua sabedoria por causa
de teu esplendor.
Lancei-te sobre a terra,
expus-te como espetáculo na presença
dos reis.
18
Pela multidão de tuas culpas
com teu iníquo comércio
profanaste teu santuário.
Por isso farei sair um fogo do meio de ti,
para que te consuma
Eu te reduzirei a pó sobre a terra
aos olhos de todos que te vêem.
19
Todos que te virem entre os povos
ficarão desolados por tua causa.
Vieste a ser um símbolo da calamidade.
Para sempre deixarás de existir.

 Contra Sidônia

20 A palavra do Senhor veio a mim nestes termos: 21 “Filho do homem, volta-te para Sidônia e profetiza contra ela. 22 Dirás:
Assim diz o Senhor Deus:
Eis que me ponho contra ti, Sidônia!
Vou cobrir-me de glória no meio de ti!
Saberão que eu sou o Senhor,
quando fizer justiça contra ela
e manifestar nela minha santidade.
23
Enviarei contra ela a peste
e haverá sangue em suas ruas.
Tombarão vítimas no meio dela
por causa da espada que vem
contra ela de todos os lados.
Então saberão que eu sou o Senhor.
24
Assim não haverá mais espinhos pontudos para a casa de Israel, nem picadas doloridas por parte dos que de todos os lados a desprezam. Saberão que eu sou o Senhor Deus.

 Promessa para Israel

25 “Assim diz o Senhor Deus: Quando eu reunir a casa de Israel dentre os povos no meio dos quais foram dispersos, manifestarei neles a minha santidade à vista das nações, e eles habitarão na terra que dei ao meu servo Jacó. 26 Nela habitarão em segurança, construirão casas, plantarão vinhas. Viverão em sossego quando eu fizer justiça contra todos os vizinhos que os odeiam. Assim saberão que eu sou o Senhor, seu Deus”.

 Contra o faraó e o Egito


Ezequiel (CNB) 21