Ezequiel (CNB) 29

29 1 No décimo ano, no dia doze do décimo mês, a palavra do Senhor me foi dirigida nestes termos: 2 “Filho do homem, volta o teu rosto contra o faraó, rei do Egito, e profetiza contra ele e contra todo o Egito. 3 Fala: Assim diz o Senhor Deus:
Eis que me ponho contra ti, Faraó,
rei do Egito, crocodilo gigante,
estatelado entre os braços do rio Nilo,
tu que dizes: ‘O rio Nilo é meu!
Eu o fiz para mim!’
4
Enfiarei correntes em tuas mandíbulas
e grudarei os peixes do teu Nilo em tuas escamas.
Eu te retirarei do meio do Nilo
com todos os peixes grudados em tuas escamas.
5
Eu te arremessarei no deserto
com todos os peixes do Nilo.
Tombarás na superfície do campo
sem seres recolhido nem enterrado.
Vou entregar-te como pasto
aos animais da terra e às aves do céu.
6
E todos os habitantes do Egito saberão
que eu sou o Senhor.
Pois tens sido um suporte de caniço
para a casa de Israel:
7
Toda vez que te seguravam, rachavas,
rasgando-lhes a mão.
Toda vez que sobre ti se apoiavam,
quebravas,
fazendo-lhes fraquejar os quadris.
8
Por isso, assim diz o Senhor Deus: Trarei contra ti a espada e exterminarei do meio de ti pessoas e animais. 9 A terra do Egito se?tor­nará uma ruína desoladora. Assim saberão que eu sou o Senhor.
Por teres dito: ‘O rio Nilo é meu! Eu o fiz para mim’, 10
por isso aqui estou contra ti e o teu Nilo para reduzir a terra do Egito a uma ruína desoladora, desde Magdol até Siene e até à fronteira da Etiópia. 11 Nenhum pé de gente ou de animal transitará por ele; despovoado ficará durante quarenta anos. 12 Torna­rei o Egito o mais desolado de todos os países e suas cidades ficarão por quarenta anos mais arrasadas que todas as cidades em ruínas. Dispersarei os egípcios entre as nações e os espalharei pelos países.
13
Pois assim diz o Senhor Deus: Passados quarenta anos reunirei os egípcios dentre os povos por onde foram dispersados. 14 Mudarei a sorte dos egípcios, trazendo-os de volta à terra de Patros, sua terra de origem, onde formarão um modesto reino. 15 Será o mais modesto dos reinos e jamais tornará a se elevar acima das nações. Eu os reduzirei para não dominarem sobre os povos. 16 Eles deixarão de ser para a casa de Israel um motivo de confiança, mas serão a lembrança da culpa de Israel se ter voltado para eles. Assim saberão que eu sou o Senhor Deus”.

 Nabucodonosor conquistará o Egito

17 No vigésimo sétimo ano, no dia primeiro do primeiro mês, a palavra do Senhor veio a mim nestes termos: 18 “Filho do homem, Nabucodonosor, rei da Babilônia, submeteu seu exército a um grande esforço contra Tiro. Todas as cabeças ficaram calvas e todos os ombros esfolados. Mas não houve compensação por parte de Tiro, nem para ele, nem pa­ra o exército, pelo esforço empenhado con­tra a cidade.
19
Por isso, assim diz o Senhor Deus: Entregarei o Egito a Nabucodonosor, rei da Babilônia. Ele arrebatará suas riquezas, saqueará e pilhará os despojos, que servirão de salário ao exército. 20 Como recompensa pela qual trabalhou, eu lhe darei a terra do Egito, pois ele e seu exército trabalharam por mim – oráculo do Senhor Deus.
21
Naquele dia farei desabrochar uma força para a casa de Israel e te darei a coragem de falar no meio deles. Assim saberão que eu sou o Senhor”.

 O dia do Senhor contra o Egito

30 1 A palavra do Senhor veio a mim nestes termos: 2 “Filho do homem, profetiza dizendo: Assim diz o Senhor Deus:
Soltai uivos de dor por aquele dia,
3
porque está próximo o dia,
está perto o dia do Senhor!
Será um dia de nuvens, a hora das nações.
4
A espada entrará no Egito
haverá angústia na Etiópia,
quando tombarem as vítimas no Egito,
quando suas riquezas forem arrebatadas
e seus fundamentos forem demolidos.
5
A Etiópia, Líbia e Lídia, toda a Arábia,
Cub e a população do país aliado
tombarão com eles pela espada.
6
Assim diz o Senhor:
Cairão os que apoiam o Egito,
está decadente o orgulho de sua força.
De Magdol a Siene tombarão pela espada
– oráculo do Senhor Deus.
7
Será o mais desolado dos países e suas cidades serão as mais arruinadas das cidades. 8 Saberão que eu sou o Senhor quando atear fogo no Egito e todos os que o ajudam forem destruídos. 9 Naquele dia sairão mensageiros em navios para aterrorizar a tranqüila Etiópia. E entre eles haverá angústia nesse dia do Egito, pois ele já vem.
10
Assim diz o Senhor Deus: Porei fim às riquezas do Egito por meio de Nabucodonosor, rei da Babilônia. 11 Ele e sua gente, a mais temível das nações, serão trazidos para devastar o país. Puxarão das espadas contra o Egito e encherão o país de cadáveres. 12 Trans­formarei os braços do rio Nilo em terra seca, venderei o país a malfeitores. Por mãos de estrangeiros, devastarei o país e seus recursos. Eu, o Senhor, falei!
13
Assim diz o Senhor Deus:
Acabarei com os ídolos
e porei fim aos deuses de Mênfis.
Não haverá mais príncipe no Egito
e incutirei pavor no país.
14
Devastarei Patros,
atearei fogo em Tânis
e farei justiça contra Tebas.
15
Despejarei meu furor sobre Sin, praça forte do Egito, e aniquilarei as riquezas de Tebas. 16 Atearei fogo no Egito, Sin se retorcerá de dor, brechas se abrirão em Tebas, e Mênfis será atacada em pleno dia. 17 Os jovens de Heliópolis e de Bubaste tombarão pela espada, e sua população irá ao cativeiro. 18 Em Táfnis o dia ficará escuro, quando eu quebrar ali os cetros do Egito e cessar o orgulho de sua força. Nuvens cobrirão o país, e suas filhas irão para o cativeiro. 19 Quando eu fizer justiça contra o Egito, saberão que eu sou o Senhor”.
20
No décimo primeiro ano, no dia sete do primeiro mês, a palavra do Senhor me foi dirigida nestes termos: 21 “Filho do homem, quebrei o braço do faraó, rei do Egito. Ninguém o enfaixou, nem aplicou remédios ou ataduras, a fim de recobrar força e empunhar a espada.
22
Por isso, assim diz o Senhor Deus: Aqui estou contra o faraó, rei do Egito. Vou quebrar-lhe os dois braços, tanto o braço bom como o já quebrado, e farei cair a espada de sua mão. 23 Dispersarei os egípcios entre as nações e os espalharei entre os países. 24 Fortalecerei os braços do rei da Babilônia, entregando-lhe a espada na mão. Assim quebrarei os braços do faraó, que gemerá diante dele como alguém mortalmente ferido. 25 Fortalecerei os braços do rei da Babilônia, enquanto os braços do faraó tombarão. Saberão que eu sou o Senhor, quando entregar minha espada em poder do rei da Babilônia e ele a estender contra o Egito. 26 Quando eu dispersar os egípcios entre as nações e os espalhar entre os países, saberão que eu sou o Senhor”.

 A queda do grande cedro, o faraó

31 1 No décimo primeiro ano, no primeiro dia do terceiro mês, a palavra do Senhor veio a mim nestes termos: 2 “Filho do homem, dize ao faraó, rei do Egito, e à sua multidão:
A quem te assemelhas em tua grandeza?
3
A um cipreste, a um cedro do Líbano
de bela folhagem, espessa sombra
e elevada estatura,
e cuja copa está entre as nuvens.
4
As águas o fizeram crescer,
lençóis subterrâneos tornaram-no altaneiro,
fazendo correr seus veios
em torno do lugar onde ele estava plantado
e dirigindo seus canais
a todas as árvores do campo.
5
Por isso elevou-se em estatura
mais que todas as árvores do campo.
Multiplicou os galhos
e expandiu a ramagem
devido à grande umidade durante o crescimento.
6
Em seus galhos aninhavam-se
todos os pássaros do céu,
debaixo da ramagem pariam
todos os animais selvagens,
à sua sombra sentavam-se numerosas nações.
7
Era belo por causa do grande porte
e extensão dos ramos,
pois as raízes se achavam perto
de abundante água.
8
Outros cedros não lhe faziam sombra
no jardim de Deus,
os ciprestes nem se igualavam aos seus galhos
e os plátanos nem se comparavam à sua ramagem.
Árvore alguma no jardim de Deus
lhe era igual em beleza.
9
Eu o fiz belo,
dotado de densa ramagem,
por causa do grande número de ramos.
Invejavam-no todas as árvores do Éden
que estavam no jardim de Deus.
10
Por isso, assim diz o Senhor Deus: Por ter-se exaltado com sua altura, por ter metido a copa entre as nuvens e por ter-se orgulhado com seu tamanho, 11 eu o entrego nas mãos da mais poderosa nação, que o tratará de acordo com sua maldade: eu o expulsei. 12 Estrangeiros, os mais temíveis das nações, cortaram-no e o abandonaram sobre os montes. Por todos os vales despencaram os galhos, por todos os córregos do país espa­tifaram-se os ramos. Os povos do mundo inteiro retiraram-se de sua sombra e o abandonaram.
13
Sobre seus destroços pousavam todos os pássaros do céu, e sobre a ramagem estavam todos os animais selvagens. 14 É para que árvore alguma bem irrigada se eleve altaneira, enfiando a copa entre as nuvens. É para que nenhuma árvore bem regada se imponha sobre as outras por sua altura.
Pois todas estão destinadas à morte,
à região subterrânea,
entre as criaturas humanas,
no meio dos que baixam à cova.
15
Assim diz o Senhor Deus: No dia em que o cedro desceu à morada dos mortos, mandei fazer luto. Por causa dele encobri o Ocea­no, estanquei os seus veios e as águas caudalosas ficaram retidas; cobri de luto o Líbano e todas as árvores do campo definharam. 16 Ao estrondo de sua queda fiz tremer as nações, quando o fiz baixar à morada dos mortos com os que baixam à cova. Todas as árvores do Éden ficaram consoladas na região das profundezas, as mais escolhidas e melhores árvores do Líbano, todas bem irrigadas. 17 Elas também desceram com ele à morada dos mortos, para junto das vítimas da espada. Os que viviam à sua sombra foram dispersos entre as nações. 18 A quem te assemelhaste tanto assim em glória e grandeza entre as árvores do Éden? Foste precipitado com as árvores do Éden à região das profundezas. Jazerás no meio de incircuncisos, com as vítimas da espada.
Trata-se do faraó e de sua multidão – oráculo do Senhor Deus”.

 Canto fúnebre sobre o faraó

32 1 No décimo segundo ano, no dia primeiro do décimo segundo mês, a palavra do Senhor me foi dirigida nestes termos: 2 “Filho do homem, entoa um canto fúnebre sobre o faraó, rei do Egito, e dize-lhe:
Parecias o leão das nações!
E eras como um crocodilo dos mares,
irrompendo pelos teus rios,
turvando as águas com as patas,
chapinhando os teus canais.
3
Assim diz o Senhor Deus:
Vou estender sobre ti minha rede
com uma horda de numerosos povos,
e com ela te puxarei para fora.
4
Vou arrojar-te por terra
e arremessar-te em campo aberto.
Sobre ti farei pousar todos os
pássaros do céu
e contigo saciarei os animais selvagens
de toda a terra.
5
Exporei teu corpo sobre os montes
e encherei os vales com tua carniça.
6
Embeberei a terra de teu líquido
e os córregos ficarão cheios de teu sangue.
7
Quando te extinguir, cobrirei o céu
e velarei as estrelas.
Encobrirei o sol com as nuvens
e a lua já não dará sua luz.
8
Por tua causa obscurecerei
todos os astros brilhantes do céu
e mandarei escuridão sobre teu país
– oráculo do Senhor Deus.
9
Perturbarei o coração de numerosos povos quando conduzir teus cativos entre as nações, a que desconhecias. 10 Por tua causa encherei de espanto numerosos povos e seus reis ficarão arrepiados de horror, quando eu brandir a espada na presença deles. No dia de tua queda tremerão de sobressalto a todo instante, cada qual por sua vida.
11
Pois assim diz o Senhor Deus: A espada do rei da Babilônia vai te alcançar.
12
Pela espada dos guerreiros mais temíveis
das nações,
farei tombar tua multidão.
O orgulho do Egito eles arruinarão
e toda sua multidão será esmagada.
13
Farei perecer todos os animais
perto das águas caudalosas.
Nunca mais um pé humano as turvará,
ou um casco de animal as sujará.
14
Então tornarei límpidas suas águas
e farei fluir os rios como óleo
– oráculo do Senhor Deus.
15
Quando eu reduzir o Egito a um deserto e o país for privado do que nele há, quando eu ferir todos os habitantes, saberão que eu sou o Senhor”.
16
Esse é um canto fúnebre a ser cantado; as moças do mundo inteiro o cantarão sobre o Egito e toda a sua multidão – oráculo do Senhor Deus.

 O faraó na morada dos mortos

17 No décimo segundo ano, no dia quinze do mês, a palavra do Senhor veio a mim nestes termos: 18 “Filho do homem, geme sobre a multidão do Egito e faze-a descer, a ela e as filhas de poderosas nações, às regiões subterrâneas, com os que baixam à cova.
19
Serias mais privilegiado do que outros?
Desce e deita-te com os incircuncisos.
20
Cairão entre as vítimas da espada. A espa­da já foi entregue. Arrastai o Egito com toda a sua multidão. 21 Do meio da morada dos mor­tos lhe dirão os mais valentes guerreiros:­ ‘Desceram com seus aliados e jazem com?os incircuncisos, vítimas da espada’.
22
Lá estão a Assíria e toda sua multidão, rodeando as tumbas do Egito: todos tombaram mortos, traspassados pela espada. 23 Foram sepultados bem no fundo da cova. Em torno à tumba estava a sua multidão, todos mortos pela espada, eles que antes espalhavam terror na terra dos vivos. 24 Lá está Elam, com toda a sua multidão, em torno do sepulcro, todos mortos pela espada. Desceram incircuncisos às regiões inferiores, eles que outrora espalhavam terror na terra dos vivos. Carregam sua ignomínia com os que baixam à cova. 25 No meio dos mortos deram-lhe um jazigo, com toda a sua multidão rodeando-lhe a tumba, todos eles incircuncisos, mortos pela espada. Embora tenham espalhado terror na terra dos vivos, carregam sua ignomínia com os que baixam à cova, incluídos entre os mortos.
26
Lá estão Mosoc e Tubal com toda a sua multidão em volta do sepulcro, todos eles incircuncisos, mortos pela espada, embora tenham espalhado terror na terra dos vivos.
27
Eles não jazem com os heróis tombados outrora, os quais desceram à morada dos mortos com as armas de guerra, tendo as espadas postas sob as cabeças e os escudos sobre os ossos, embora tais heróis fossem um terror na terra dos vivos. 28 Tu, porém, jazerás entre os incircuncisos, junto com os mortos pela espada.
29
Lá está Edom, seus reis e todos os príncipes; apesar da valentia, foram postos com os mortos pela espada. Jazem com os incircuncisos e com os que baixam à cova.
30
Lá estão todos os príncipes do norte e todos os sidônios. Apesar do terror que inspirava sua valentia, envergonhados, desceram com os traspassados. Eles jazem incircuncisos com os mortos pela espada e carregam sua vergonha com os que baixam à cova. 31 Vendo-os, o faraó se consolará por causa de toda a sua multidão de mortos pela espada, isto é, o faraó e todo seu exército – oráculo do Senhor Deus. 32 Por ter espalhado o terror na terra dos vivos, o faraó e sua multidão serão deitados entre os incircuncisos, com os mortos pela espada – oráculo do Senhor Deus”.


A salvação para Israel

 O profeta como sentinela

33 1 A palavra do Senhor veio a mim nestes termos: 2 “Filho do homem, fala a teus compatriotas e dize-lhes: Quando eu faço vir a espada contra um país, a população desse país escolhe um dos homens da região e o coloca como sentinela. 3 Ao ver a espada que vem contra o país, ele toca a trombeta para advertir o povo. 4 Se alguém escutar o toque da trombeta mas não lhe der atenção, e com isso for atingido pela espada, será responsável pela própria morte. 5 Escutou o som da trombeta mas não deu atenção; é responsável pela própria morte. Se tivesse dado atenção, teria escapado com vida. 6 Se, porém, o sentinela vê a espada se aproximando e não toca a trombeta, de modo que o povo não é advertido, e a espada vem e tira a vida de algum deles, pedirei contas desta vida ao sentinela, mesmo que a pessoa tenha morrido por própria culpa.
7
Quanto a ti, filho do homem, eu te coloquei como sentinela para a casa de Israel. Logo que ouvires alguma palavra de minha boca, tu os advertirás de minha parte. 8 Se eu disser ao ímpio que ele deve morrer, e não lhe falares advertindo-o a respeito de sua conduta, o ímpio morrerá por própria culpa, mas eu te pedirei contas do seu sangue. 9 Mas se tiveres advertido o ímpio a respeito de sua conduta para que a mude, e ele não a mudar, o ímpio morrerá por própria culpa, mas tu salvarás a vida.

 Não ao fatalismo!

10 “Quanto a ti, filho do homem, dize à casa de Israel: É assim que dizeis: ‘Nossos crimes e pecados pesam sobre nós, e por causa deles estamos definhando. Como poderemos viver?’ 11 Dize-lhes: \Juro por minha vida – oráculo do Senhor Deus – não tenho prazer na morte do ímpio, mas antes que ele mude de conduta e viva! Mudai, mudai de conduta! Por que haverias de morrer, ca­sa de Israel?
12
Quanto a ti, filho do homem, dize a teus compatriotas: A justiça do justo não poderá salvá-lo no dia em que ele pecar, nem a maldade do ímpio o fará tropeçar no dia em que dela se arrepender. O justo não poderá viver por sua justiça no dia em que pecar. 13 Se eu disser ao justo que com certeza viverá, mas ele, seguro de sua justiça, cometer injustiças, nenhuma de suas obras justas será lembrada. Morrerá por causa da injustiça que praticou. 14 E se eu disser ao ímpio que ele com certeza morrerá, mas ele se arrepende do pecado e pratica o direito e a justiça, 15 devolve o penhor, restitui o furto, vive conforme as leis que dão vida, sem cometer injustiças, com certeza viverá, não morrerá. 16 Nenhum dos pecados que cometeu lhe será lembrado. Praticou o direito e a justiça, com certeza viverá.
17
Teus compatriotas dizem: ‘A conduta do Se­nhor não é correta’, mas a deles é que é tor­ta. 18 Quando o justo se desviar de sua justiça e co­meter injustiças, morrerá por causa delas. 19 Mas quando um ímpio se arrepende da mal­dade e pratica o direito e a justiça, por causa disso viverá. 20 E ainda dizeis: ‘A conduta do Se­nhor não é correta!’ De acordo com a conduta de cada um eu vos julgarei, casa de Israel”.­

 O anúncio da queda de Jerusalém

21 No décimo primeiro ano de nosso cativeiro, no dia cinco do décimo mês, veio o fugitivo de Jerusalém até mim, dizendo: “A cidade foi tomada!” 22 A mão do Senhor esteve sobre mim na tarde anterior à vinda do fugitivo, e minha boca se abriu de manhã, quando ele veio até mim. A boca me foi aberta e não tornei a ficar mudo.
23
Então a palavra do Senhor veio a mim nestes termos: 24 “Filho do homem, os que moram naquelas ruínas, sobre a terra de Israel, andam dizendo: ‘Abraão era um só e ganhou a posse desta terra. Mas nós somos muitos! É a nós que o país foi entregue como herança’. 25 Por isso dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Comeis carne com sangue, levantais os olhos aos ídolos, derramais sangue e tereis a posse da terra? 26 Vós vos apoiais na espada, praticais abominações, manchais a mulher do próximo e haveríeis de ter a posse da terra? 27 Assim lhes dirás: Assim diz o Senhor Deus: \Juro por minha vida: os que estão entre as ruínas tombarão pela espada, os que estão no campo serão entregues como pasto aos animais selvagens e os que estão nos fortins e cavernas morrerão de peste. 28 Tornarei o país uma desola­dora solidão, de modo que cessará o orgulho de sua força. Os montes de Israel ficarão desertos, sem que ninguém por eles transite. 29 Saberão que eu sou o Senhor quando reduzir o país a uma desoladora solidão, por causa de todas as abominações que praticaram.

 Ezequiel diante dos exilados

30 “Quanto a ti, filho do homem, teus compatriotas, encostados nos muros e nas portas das casas, comentam entre si a teu respei­to. Eles dizem entre si: ‘Vinde, vamos escutar qual é a palavra que vem da parte do Se­nhor!’ 31 Acorrem a ti e se assentam em tua frente como o povo costuma fazer. Escu­tam tuas palavras mas não as põem em práti­ca. Na boca deles estão as lisonjas que fazem, mas é em busca de rapina que vai o co­ração. 32 Para eles tu és como uma canção de amor, de bela melodia e agradável acompanhamento. Escutam tuas palavras mas não as põem em prática. 33 Mas quando isso acontecer – e já aconteceu – saberão que houve um profeta entre eles”.

 Contra os pastores de Israel

34 1 A palavra do Senhor veio a mim nestes termos: 2 “Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel! Profetiza, dizendo-lhes: Assim diz o Senhor Deus aos pastores: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Acaso os pastores não devem apascentar as ovelhas? 3 Co­meis de seu leite, vestis sua lã e sacrificais os animais gordos, mas não apascentais as ovelhas. 4 Não fortalecestes a ovelha fraca, não curastes a ovelha doente nem enfaixastes a ovelha quebrada. Não trouxestes de volta a ovelha desgarrada, não procurastes a ovelha perdida, mas as dominastes com dureza e brutalidade. 5 As ovelhas se dispersaram por falta de pastor, tornaram-se presa de todos os animais selvagens. Dispersaram-se 6 minhas ovelhas e vaguearam sem rumo por todos os montes e colinas elevadas. Minhas ovelhas se dispersaram por toda a extensão do país, sem que ninguém perguntasse por elas ou as procurasse.
7
Por isso, pastores, ouvi a palavra do Senhor! 8\Juro por minha vida – oráculo do Senhor Deus – uma vez que minhas ovelhas foram entregues à pilhagem, tornando-se presa de todos os animais selvagens por falta de pastor; uma vez que meus pastores não se preocuparam com minhas ovelhas, apascentando-se a si mesmos em vez das ovelhas, 9 por isso, pastores, ouvi a palavra do Senhor! 10 Assim diz o Senhor Deus: Eu mes­mo me ponho contra os pastores para reclamar deles as minhas ovelhas e lhes cassar o ofício de pastor. Esses pastores não mais poderão apascentar-se a si mesmos. Resgatarei de sua boca minhas ovelhas, que não lhes servirão mais de alimento.
11
Pois assim diz o Senhor Deus: Eis que eu mesmo buscarei minhas ovelhas e tomarei conta delas. 12 Como o pastor toma conta do rebanho quando ele próprio se encontra no meio das ovelhas dispersadas, assim irei visitar as minhas ovelhas e as resgatarei de todos os lugares em que foram dispersadas em dia de nuvens e de escuridão. 13 Eu as retirarei do meio dos povos e as recolherei do meio dos países para conduzi-las à sua terra. Apascentarei as ovelhas sobre os montes de Israel, no vale dos córregos e em todas as regiões habitáveis do país. 14 Eu as apascentarei em viçosas pastagens, e no alto monte de Israel estará o seu curral. Ali repousarão num belo redil e pastarão em suculentas pastagens sobre os montes de Israel. 15 Eu mesmo apascentarei minhas ovelhas e as farei repousar – oráculo do Senhor Deus. 16 Procurarei a ovelha perdida, reconduzirei a desgarrada, enfaixarei a quebrada, fortalecerei a doente e vigiarei a ovelha gorda e forte. Vou apascentá-las conforme o direito.

 O julgamento das ovelhas

17 “Quanto a vós, minhas ovelhas, assim diz o Senhor Deus: Julgarei entre uma ovelha e outra, entre carneiros e bodes. 18 Não vos bastou pastar na viçosa pastagem para ainda pisotear com as patas o restante de vossos pastos? Beber água cristalina e turvar com os cascos o resto das águas? 19 Assim minhas ovelhas devem pastar o que pi­soteastes com as patas e beber a sujeira de vossos cascos.
20
Por isso, assim diz o Senhor Deus: Aqui estou, eu mesmo, para julgar entre a ovelha gorda e a ovelha magra. 21 Porque empurrastes com os flancos e com as espáduas todas as ovelhas fracas, dando-lhes chifradas a ponto de dispersá-las para longe, 22 vou libertar minhas ovelhas e já não servirão para a pilhagem. Vou julgar entre uma ovelha e outra.

 O pastor messiânico e a nova aliança

23 “Para apascentá-las estabelecerei sobre elas um único pastor, o meu servo Davi. Ele as apascentará e lhes servirá de pastor. 24 Eu, o Senhor, serei o seu Deus e o meu servo Davi será príncipe entre eles. Eu, o Se­nhor, falei.
25
Farei com eles uma aliança de paz, farei desaparecer os animais ferozes do país, de modo que poderão morar em segurança no deserto e dormir nos bosques. 26 Darei a eles e aos arredores de minha colina uma bênção, farei cair chuva a seu tempo, chuvas que serão uma bênção. 27 As árvores do campo produzirão fruto e a terra dará seu produto, e eles estarão em segurança na sua terra. Saberão que eu sou o Senhor quando eu lhes quebrar as cavilhas do jugo e os libertar da mão dos que os escravizam. 28 Já não servirão de pilhagem para as nações, e os animais selvagens não tornarão a devorá-los. Morarão em segurança sem que ninguém os aterrorize. 29 Farei germinar para eles plantações tão fabulosas que não haverá mais focos de fome no país, nem terão de suportar a injúria das nações. 30 Assim saberão que eu, o Senhor, sou o Deus-com-eles, e eles, o meu povo, a casa de Israel – oráculo do Senhor Deus. 31 E quanto a vós, minhas ovelhas, ovelhas de minha pastagem, vós sois seres humanos, e eu sou o vosso Deus – oráculo do Senhor Deus”.

 Contra Edom

35 1 A palavra do Senhor veio a mim nestes termos: 2 “Filho do homem, volta o rosto contra a montanha de Seir e profetiza contra ela. 3 Tu lhe dirás: Assim diz o Senhor Deus:
Eu mesmo me ponho contra ti,
montanha de Seir!
Vou estender contra ti minha mão
e transformar-te em desoladora solidão.
4
Reduzirei tuas cidades a escombros,
e ficarás devastada.
Assim saberás que eu sou o Senhor.
5
Porque, nutrindo um ódio inveterado, entregaste os israelitas ao poder da espada no momento da desgraça, na hora da maior aflição de culpas. 6 Por isso, \juro por minha vida – oráculo do Senhor Deus – eu te farei sangrar, e o sangue te perseguirá. Com sangue te tornaste culpada, por isso o sangue te perseguirá. 7 Reduzirei a montanha de Seir a uma desoladora solidão, fazendo desaparecer dela qualquer viajante. 8 Cobrirei os montes de vítimas; em tuas colinas, vales e em todos os córregos tombarão os mortos pela espada. 9 Farei de ti uma desolação permanente, e tuas cidades nunca mais serão habitadas. Assim sabereis que eu sou o Senhor.
10
Porque disseste: ‘As duas nações e os dois países serão meus, eu tomarei posse deles’, apesar de o Senhor estar lá, 11 por isso, \juro por minha vida – oráculo do Senhor Deus – vou agir com a mesma ira e o mesmo ciúme com que, movida pelo ódio, os trataste. Farei que me conheças quando eu te julgar. 12 Saberás que eu, o Senhor, ouvi todas as injúrias que proferiste contra as montanhas de Israel, dizendo: ‘Elas ficaram uma desolação! Elas nos foram entregues para que as devoremos’. 13 Proferistes contra mim palavras insolentes, repetistes contra mim vossas bravatas. Eu mesmo as ouvi!
14
Assim diz o Senhor Deus: Quando toda a terra se alegrar, farei de ti uma desolação. 15 Como te alegraste por ter ficado desolada a herança da casa de Israel, assim eu farei contigo: Serás uma desolação, montanha de Seir, junto com todo o território de Edom. Assim saberão que eu sou o Senhor.

 As montanhas de Israel

36 1 “Quanto a ti, filho do homem, profetiza para os montes de Israel: Montes de Israel! – dirás – Ouvi a palavra do Senhor! 2 Assim diz o Senhor Deus: Por ter o inimigo dito sobre vós: ‘Ah-ah! essas colinas antigas tornaram-se nossa propriedade’, 3 por isso deverás profetizar e dizer: Assim diz o Senhor Deus: Por vos terem devastado e cobiçado de todos os lados para vos tornardes a propriedade do resto das nações; por terdes sido objeto de sátira e insulto popular, 4 por isso, montes de Israel, ouvi a palavra do Senhor Deus! Assim diz o Senhor Deus para os montes e as colinas, para os córregos e os vales, para as ruínas desoladas e cidades abandonadas, entregues ao saque e ao desprezo do resto das nações vizinhas, 5 por isso, assim diz o Senhor Deus: É no ardor de meu ciúme que eu falo contra o resto das nações e contra todo Edom, porque se apoderaram de meu país, com o coração todo cheio de alegria e com sentimento de ódio por causa das pastagens disponíveis para o saque. 6 Por isso, profetiza a respeito da terra de Israel. Dirás para os montes e colinas, para os córregos e os vales: Assim diz o Senhor Deus: É com zelo e furor que eu falo, porque suportastes o sarcasmo das nações. 7 Por isso, assim diz o Senhor Deus: \Juro, de mão levantada, que as nações vizinhas carregarão os próprios sarcasmos.
8
Mas vós, montanhas de Israel, produzireis ramos e ficareis carregadas de frutos para o meu povo Israel, pois eles estão prestes a chegar. 9 Sim, eu vou ao vosso encontro e vol­to-me para vós. Sereis trabalhadas e semea­das. 10 Sobre vós multiplicarei a população, a casa de Israel toda inteira. As cidades serão repovoadas, as ruínas reconstruídas. 11 Multiplicarei sobre vós pessoas e animais. Eles se multiplicarão e serão férteis. Eu vos tornarei habitadas como antes e vos darei mais benefícios do que no princípio. Assim sabereis que eu sou o Senhor. 12 Farei caminhar gente sobre vós, o meu povo Israel. Eles tomarão posse de vós. Vós lhe servireis de herança e nunca mais os privareis de filhos.
13
Assim diz o Senhor Deus: Porque dizem a teu respeito: ‘Tu és uma devoradora de gente e privas de filhos a própria nação’, 14 por isso, já não devorarás gente nem tornarás a privar de filhos a tua nação – oráculo do Senhor Deus. 15 Já não permitirei que se ouça a teu respeito o sarcasmo das nações. Já não carregarás os ultrajes dos povos nem tornarás a privar de filhos a tua nação – oráculo do Senhor Deus”.

 A regeneração espiritual de Israel

16 A palavra do Senhor veio a mim nestes termos: 17 “Filho do homem, a casa de Israel estava morando em sua terra. Mas eles a mancharam com sua conduta e suas más ações. Sua conduta era para mim como a impureza da menstruação. 18 Então despejei sobre eles a minha indignação por causa do sangue que derramaram no país e dos ídolos com que o contaminaram. 19 Eu os dispersei entre as nações e eles foram disseminados pelos países. Julguei-os de acordo com sua conduta e suas más ações. 20 Chegando às nações para onde foram, profanaram o meu santo nome quando a respeito deles se dizia: ‘Este é o povo do Senhor, mas tiveram de sair de sua terra’. 21 Então eu tive consideração com o meu santo nome que a casa de Israel profanava entre as nações para onde foram.
22
Por isso, dize à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: Não é por causa de vós que eu ajo, casa de Israel, mas por causa de meu santo nome que vós profanastes entre as nações para onde fostes. 23 Santificarei o meu grande nome, profanado entre as nações no meio das quais o profanastes. As nações saberão que eu sou o Senhor – oráculo do Senhor Deus – quando por meio de vós mostrar minha santidade à vista delas. 24 Eu vos tomarei dentre as nações, recolhendo-vos de todos os países, e vos conduzirei à vossa terra. 25 Derramarei sobre vós água pura e sereis purificados. Eu vos purificarei de todas as impurezas e de todos os ídolos. 26 Eu vos darei um coração novo e porei em vós um espírito novo. Removerei de vosso corpo o coração de pedra e vos darei um coração de carne. 27 Porei em vós o meu espírito e farei com que andeis segundo minhas leis e cuideis de observar os meus preceitos. 28 Habitareis na terra que dei a vossos pais. Sereis o meu povo e eu serei o vosso Deus.
29
Eu vos libertarei de todas as vossas imundícies. Mandarei que o trigo seja abundante e já não vos imporei fome. 30 Multiplicarei os frutos das árvores e os produtos do campo, para que não mais suporteis a vergonha da fome entre as nações. 31 Então vos lembrareis de vossa má conduta e de vossas práticas funestas, e sentireis repugnância de vós mesmos por causa de vossas culpas e abominações. 32 Convém que saibais: Não é por vossa causa que eu faço isto – oráculo do Senhor Deus. Envergonhai-vos, humilhados da vossa conduta, ó casa de Israel!
33
Assim diz o Senhor Deus: Quando eu vos purificar de todas as culpas, repovoarei as cidades, e as ruínas serão reconstruídas. 34 A terra devastada, que antes parecia um deserto a todos que ali passavam, será cultivada. 35 E haverão de dizer: ‘Esta terra, que estava devastada, tornou-se como um jardim do Éden, e as cidades em ruínas, devastadas e demolidas, estão fortificadas e habitadas. 36 Assim, as nações que sobraram em torno de vós saberão que eu, o Senhor, reconstruí o que estava demolido e replantei o que fora devastado. Eu, o Senhor, falei e farei.
37
Assim diz o Senhor Deus: Permitirei ainda que a casa de Israel me suplique no sentido de multiplicar sua população como ovelhas. 38 Como ovelhas do santuário, como as ovelhas de Jerusalém por ocasião das festas, assim as cidades em ruínas estarão cheias de rebanhos de gente. E eles saberão que eu sou o Senhor”.


Ezequiel (CNB) 29