Josué (CNB) 10

 Josué socorre Gabaon. O sol pára

10 1 Adonisedec, rei de Jerusalém, ouviu dizer que Josué tomara Hai e a votara ao interdito, tratando Hai e o rei do modo como tratara Jericó e seu rei. Soube também que os habitantes de Gabaon tinham feito as pazes com Israel e habitavam no meio dele. 2 Ficou então com muito medo, pois Gabaon era uma cidade importante, uma dentre as cidades reais, maior ainda que Hai, e todos os seus homens eram valorosos.
3
Adonisedec enviou então esta mensagem a Oam, rei de Hebron, a Faram, rei de Jarmut, a Jáfia, rei de Laquis, e a Dabir, rei de Eglon: 4 “Vinde aqui ajudar-me! Vamos derrotar Gabaon, que fez as pazes com Josué e os israelitas”. 5 Tendo-se reunido, os cinco reis amorreus – o de Jerusalém, o de Hebron, o de Jarmut, e o de Laquis e o de Eglon – subiram com as tropas, acamparam junto a Gabaon e atacaram-na.
6
Então os habitantes de Gabaon mandaram dizer a Josué, acampado em Guilgal: “Não abandones os teus servos. Vem depressa salvar-nos e socorrer-nos, pois todos os reis amorreus que habitam na montanha se coligaram contra nós”. 7 E Josué subiu de Guilgal, com todo o seu exército e seus valentes guerreiros. 8 O Senhor disse a Josué: “Não tenhas medo deles, pois eu os entreguei às tuas mãos, nenhum deles te poderá resistir”. 9 Josué marchou toda a noite desde Guilgal e caiu de improviso sobre eles.
10
O Senhor os desbaratou diante de Israel, que lhes infligiu uma grande derrota perto de Gabaon e os perseguiu pelo caminho que sobe de Bet-Horon, batendo-os até Azeca e Mace­da. 11 Enquanto fugiam dos israelitas e des­ciam a encosta de Bet-Horon, o Senhor fez cair do céu grandes pedras de granizo em cima deles até Azeca. Foram mais numerosos os que morreram com a chuva de pedras do que os que caíram pela espada dos israelitas.
12
Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor entregou os amorreus às mãos dos israelitas. Na presença de Israel, ele exclamou:
“Sol, detém-te sobre Gabaon,
e tu, lua, sobre o vale de Aialon!”
13
E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingasse dos inimigos.
É o que está escrito no Livro do Justo. Parou, pois, o sol no meio do céu e não se apressou a descer pelo tempo de quase um dia. 14
Nem antes nem depois houve dia como aquele, em que o Senhor obedeceu à voz de um homem, pois o Senhor lutava por Israel. 15 E Josué voltou, com todo o Israel, para o acampamento de Guilgal.

 Os cinco reis na gruta de Maceda

16 Os cinco reis, porém, conseguiram fugir e esconderam-se numa gruta em Maceda. 17 Josué, informado de que os cinco reis foram encontrados escondidos numa gruta em Maceda, 18 ordenou: “Rolai grandes pedras na entrada da gruta e postai junto a ela homens que os guardem. 19 Quanto a vós, não fiqueis parados! Persegui os inimigos e atacai-os pela retaguarda; não os deixeis vol­tar a suas cidades, pois o Senhor vosso Deus entregou-os às vossas mãos”.
20
Josué e os israelitas derrotaram-nos maciçamente e os massacraram até o extermínio. Foram poucos os que sobreviveram e conseguiram refugiar-se em suas cidades fortificadas. 21 Todo o exército retornou em paz ao acampamento de Josué, em Maceda. E ninguém mais se atreveu a abrir a boca contra os israelitas.
22
Então Josué ordenou: “Abri a entrada da gruta e dali trazei-me aqueles cinco reis”. 23 Assim fizeram, trazendo-lhe da gruta os cinco reis – o de Jerusalém, o de Hebron, o de Jarmut, o de Laquis e o de Eglon. 24 Quando lhe trouxeram os reis, Josué convocou todos os homens de Israel e disse aos comandantes dos guerreiros que o acompanharam: “Aproximai-vos e colocai os pés sobre o pescoço destes reis”. Eles se aproximaram e colocaram os pés sobre o pescoço dos reis. 25 Josué disse-lhes então: “Não tenhais medo, nem vos acovardeis! Sede fortes e corajosos, pois é assim que o Senhor tratará todos os inimigos contra os quais ireis guerrear”. 26 Depois Josué mandou ferir e matar os cinco­ reis, pendurando-os em cinco árvores, onde ficaram pendurados até à tarde. 27 Ao pôr-do-sol, Josué deu ordem para que os descessem das árvores. Feito isso, lançaram-nos na gruta onde estiveram escondidos e amontoa­ram na entrada da gruta grandes pedras, que lá estão até hoje.

 Conquista das cidades do sul

28 Naquele mesmo dia Josué tomou Maceda. Passou-a ao fio da espada, votando ao interdito o rei e todas as pessoas que nela se encontravam. Não deixou um sobrevivente sequer e tratou o rei de Maceda como havia tratado o rei de Jericó.
29
Josué com todo o Israel passou então de Maceda para Lebna e abriu o combate contra Lebna. 30 O Senhor também a entregou às mãos de Israel, que passou ao fio da espada o rei e todas as pessoas que nela estavam. Não lhe deixou um sobrevivente sequer e tratou o rei como havia tratado o rei de Jericó.
31
Josué com todo o Israel passou então de Lebna para Laquis; cercou-a e combateu-a. 32 O Senhor entregou Laquis às mãos de Israel que, no dia seguinte, a tomou, passando ao fio da espada todos os que nela se encontravam, do modo como havia tratado Lebna. 33 Horam, rei de Gazer, subiu para socorrer Laquis, mas Josué o derrotou juntamente com seu povo, não lhe deixando um sobrevivente sequer.
34
Josué com todo o Israel passou então de Laquis para Eglon, cercou-a e combateu-a. 35 Tomaram-na naquele mesmo dia e passaram-na ao fio da espada, votando ao interdito todas as pessoas que nela estavam, do modo como havia tratado Laquis.
36
Depois, Josué com todo o Israel subiu de Eglon para Hebron e combateu-a. 37 Tomaram-na e passaram-na ao fio da espada, bem como a seu rei. Fizeram o mesmo a todas as cidades que lhe pertenciam e a todos os habitantes. Não deixou um sobrevivente sequer, do mesmo modo como havia feito a Eglon. Votou-a ao interdito juntamente com todos os habitantes.
38
A seguir, Josué com todo o Israel voltou para Dabir e combateu-a. 39 Tomou-a, bem como a seu rei e todas as cidades que lhe pertenciam; passaram-nas ao fio da espada e votaram ao interdito todos os habitantes. Não deixou um sobrevivente sequer. Do mesmo modo como tratara a Hebron, a Lebna e a seus reis, tratou também a Dabir e a seu rei.
40
Foi assim que Josué conquistou toda aquela terra – a Montanha, o deserto do sul, a Planície e as encostas – juntamente com seus reis. Não deixou um sobrevivente sequer, votando ao interdito todo ser vivo, conforme ordenara o Senhor, o Deus de Israel. 41 Josué destruiu-os desde Cades Barne até Gaza, como também toda a terra de Gósen até Gabaon. 42 Josué tomou todos esses reis e suas terras de uma só vez, porque o Senhor, o Deus de Israel, combatia em favor de Israel. 43 E Josué regressou com todo o Israel ao acampamento em Guilgal.

 Liga dos reis do norte. Vitória de Merom

11 1 Jabin, rei de Hasor, ouviu falar dessas coisas e enviou mensageiros a Jobab, rei de Merom, ao rei de Semeron, ao rei de Acsaf, 2 aos reis que estavam na montanha do norte, no deserto ao sul de Genesaré, na planície e nos planaltos de Dor, do lado do mar. 3 Enviou-os também aos cana­neus do oriente e do ocidente, aos amorreus, aos he­teus, aos fereseus, aos jebuseus da montanha e aos heveus do sopé do Hermon, na terra de Masfa. 4 Eles saíram com suas tropas, um povo tão numeroso quanto a areia na praia do mar, com muitíssimos cavalos e carros.
5
Todos esses reis se reuniram e se juntaram em acampamento perto das águas de Merom, para dar combate a Israel. 6 O Senhor disse a Josué: “Não tenhais medo deles, pois amanhã, nesta mesma hora, eu os entregarei todos mortos diante de Israel. Cortarás os tendões dos cavalos e queimarás os carros”. 7 Josué, com todos os guerreiros, veio contra eles junto às águas de Merom, caindo sobre eles de improviso. 8 O Senhor os entregou às mãos de Israel, que os derrotou e perseguiu até Sidônia-a-Grande, até Maserefot no oeste e até ao vale de Masfa, no leste. Derrotou-os a ponto de não lhes deixar um sobrevivente sequer. 9 Josué tratou-os conforme o Senhor lhe dissera: cortou os tendões dos cavalos e queimou os carros.

 Tomada de Hasor e cidades vizinhas

10 Nesse mesmo tempo Josué voltou, tomou Hasor e matou o rei à espada. (Hasor era antigamente a capital de todos esses reinos.) 11 Passaram ao fio da espada todas os habitantes, votando-os ao interdito, sem deixar um sobrevivente sequer. E Josué incendiou Hasor. 12 Josué tomou todas as cidades com os seus reis e os passou ao fio da espada, votando-os ao interdito, conforme ordenara Moisés, o servo do Senhor. 13 (As cidades que ainda estão erguidas sobre suas colinas, Israel não as incendiou; somente Hasor foi incendiada por ) 14 Os israelitas saquearam os despojos dessas cidades junto com o gado; quanto aos seres humanos, passaram-nos todos ao fio da espada até aniquilá-los, sem deixar um sobrevivente sequer.
15
As ordens que o Senhor dera a Moisés, seu servo, Moisés as deu a Josué, que as executou. Não deixou de cumprir uma só palavra de tudo o que o Senhor tinha ordenado a Moisés. 16 Foi assim que Josué tomou esta terra: a região montanhosa, o deserto do sul, toda a terra de Gósen, a planície, a Arabá, a montanha de Israel e suas campinas, 17 desde o monte Calvo, que se ergue para o lado de Seir, até Baal-Gad, no vale do Líbano, ao pé do monte Hermon. Tomou também todos os seus reis, feriu-os e os matou.
18
Josué ficou muito tempo guerreando contra todos esses reis. 19 Nenhuma cidade fez as pazes com os israelitas, com exceção dos heveus que habitavam em Gabaon. Todas as cidades tiveram de ser conquistadas a custo de guerra. 20 O endurecimento de seus corações para guerrearem contra Israel vinha do Senhor, pois ele queria que fossem votadas ao interdito sem piedade e destruídas por completo, conforme havia ordenado a Moisés.
21
Naquele tempo Josué veio eliminar os enaquitas da Montanha, de Hebron, de Dabir, de Anab, de toda a montanha de Judá e de toda a montanha de Israel. Josué votou-os ao interdito com suas cidades. 22 Nenhum dos enaquitas restou na terra dos israelitas; apenas em Gaza, Gat e Azoto restaram alguns. 23 Josué tomou toda essa terra, em total acordo com o que o Senhor falara a Moisés, e deu-a em herança aos israelitas, repartindo-a em lotes segundo as tribos.

E a terra repousou

livre das guerras

 Recapitulação das conquistas

12 1 São estes os reis da região que os israelitas derrotaram e de cuja terra tomaram posse na banda oriental do Jordão, desde o ribeiro Arnon até ao monte Hermon, inclusive todo o deserto do lado oriental:
2
Seon, rei dos amorreus, que habitava Hesebon e dominava desde Aroer, à beira do vale do Arnon, e desde o meio do vale e a metade de Galaad até ao ribeiro Jaboc, fronteira dos amonitas. 3 Ele dominava sobre o deserto oriental até ao mar de Genesaré e o mar da Arabá (o mar Morto), pelo caminho oriental que desce a Bet-Jesimot e abaixo das encostas do Fasga, ao sul.
4
Og, rei de Basã, um dos últimos dos refaítas, que habitava em Astarot e Edrai 5 e dominava sobre o monte Hermon, Saleca e todo o Basã, até às fronteiras de Gessur e de Maaca, bem como sobre a metade de Galaad que faz fronteira com Seon, rei de Hesebon. 6 Moisés, o servo do Senhor, e os israelitas os derrotaram. E Moisés, o servo do Senhor, deu suas terras em propriedade aos rubenitas, aos gaditas e à meia tribo de Manassés.
7
Os seguintes são os reis da região que Josué e os israelitas derrotaram na banda ocidental do Jordão, desde Baal-Gad, no vale do Líbano, até ao monte Calvo, que sobe a Seir. Josué entregou suas terras em propriedade às tribos de Israel, repartindo-as em lotes, 8 na Montanha e na Planície, na Arabá e nas encostas, no deserto e no deserto do sul – a terra dos heteus, dos amor­reus, dos cananeus, dos fereseus, dos heveus e dos jebuseus.
9
Somando: o rei de Jericó, o rei de Hai, junto de Betel, 10 o rei de Jerusalém, o rei de Hebron, 11 o rei de Jarmut, o rei de Laquis, 12 o rei de Eglon, o rei de Gazer, 13 o rei de Dabir, o rei de Gader, 14 o rei de Horma, o rei de Arad, 15 o rei de Lebna, o rei de Odo­lam, 16 o rei de Maceda, o rei de Betel, 17 o rei de Tafua, o rei de Ofer, 18 o rei de Afec, o rei de Saron, 19 o rei de Merom, o rei de Hasor, 20 o rei de Semeron-Meron, o rei de Acsaf, 21 o rei de Tanac, o rei de Meguido, 22 o rei de Cedes, o rei de Jecnaâm do Carmelo, 23 o rei de Dor, na região de Dor, o rei de Goim, em Guilgal, 24 o rei de Tersa: trinta­ e um reis ao todo.


Repartição da terra

 Terras por conquistar

13 1 Josué estava velho, em idade avançada, quando o Senhor lhe disse: “Estás velho e em idade avançada, e ainda ficou muita terra por conquistar. 2 Eis a terra que ficou por conquistar: todas as regiões dos filisteus e toda a região de Gessur, 3 desde o rio Sior, a oriente do Egito, até o território de Acaron, a norte, considerado terra de Canaã; os cinco principados filisteus: Gaza, Azoto, Ascalon, Gat e Acaron; os heveus 4 no sul; toda a terra dos cananeus que se estende de Ara, pertencente aos sidônios, até Afeca e a fronteira dos amor­reus; 5 e ainda a terra de Biblos e todo o Líbano oriental, desde Baal-Gad até à entrada de Emat; 6 todos os que habitam a Montanha, desde o Líbano até Maserefot no oeste, e todos os sidônios. Eu os expulsarei de diante dos israelitas. Deves apenas repartir a terra como herança a Israel, conforme te ordenei. 7 Agora, portanto, divide esta terra como herança entre as nove tribos e a meia tribo de Manassés”.
8
Com a outra meia tribo de Manassés, os rubenitas e os gaditas já haviam recebido sua herança no Além-Jordão, a leste, conforme Moisés, o servo do Senhor, havia indicado. 9 Partindo de Aroer, na beira da torrente do Arnon, junto com a cidade que está no fundo do vale, incluía todo o planalto de Madaba até Dibon, 10 todas as cidades de Seon, rei dos amorreus em Hesebon, até à fronteira dos amonitas; 11 Galaad e o território de Gessur e de Maacat, como também todo o monte Hermon e todo o Basã, até Saleca, 12 e todo o reino de Og, em Basã, que reinava em Astarot e Edrai e era sobrevi­vente dos refaítas derrotados e expulsos por Moisés. 13 Os israelitas, porém, não puderam expulsar os gessureus e maacateus; por isso Gessur e Maacat continuaram a morar no meio de Israel até hoje.
14
Somente à tribo de Levi Moisés não dera uma herança: as ofertas feitas ao Senhor Deus de Israel são a sua herança, conforme ele lhes havia dito.

 Na margem oriental. Patrimônio de Rúben

15 Moisés havia dado aos rubenitas sua parte, segundo seus clãs. 16 Era seu território, a partir de Aroer, na margem da torrente do Arnon, com a cidade que está no fundo do vale: todo o planalto de Madaba, 17 He­sebon e todas as cidades que estão no planalto, Dibon, Bamot-Baal, Bet-Baal-Meon, 18 Jasa, Cedimot, Mefaat, 19 Cariataim, Saba­ma, Sarat-Asaar no monte da Arabá, 20 Bet-Fegor, as encostas do Fasga, Bet-Jesimot, 21 todas as cidades do planalto e todo o reino de Seon, rei dos amorreus em Hesebon, a quem Moisés derrotou, como também aos príncipes de Madiã, Evi, Recém, Sur, Hur e Rebe, vassalos de Seon que habitavam na terra. 22 Quanto ao adivinho Balaão filho de Beor, os israelitas o mataram à espada junto com os demais. 23 A fronteira dos rubenitas era o Jordão e imediações. Essas cidades com suas aldeias constituíam a herança dos rubenitas, segundo seus clãs.

 Patrimônio de Gad

24 Moisés havia dado à tribo de Gad, aos gaditas, a sua parte, segundo seus clãs. 25 Seu território incluía Jazer, todas as cidades de Galaad, a metade da terra dos amonitas, até Aroer, defronte de Rabá; 26 desde Hesebon até Ramot-Masfa e Betonim, desde Maanaim até à fronteira de Lo-Dabar 27 e, no vale, Bet-Arâm, Bet-Nemra, Sucot e Safon – resto do reino de Seon, rei de Hese­bon –, com o Jordão­ e seu território, até à extremidade do mar de Genesaré, além do Jordão, a leste. 28 Essas cidades com suas aldeias constituíam a herança designada aos gaditas, segundo seus clãs.

 Patrimônio de Manassés oriental

29 Moisés havia dado à meia tribo de Ma­nassés (à metade dos manasseítas) a parte que lhe coube segundo seus clãs. 30 Seu território incluía, desde Maanaim, todo o Basã, todo o reino de Og, rei de Basã, e todas as aldeias de Jair no Basã, cerca de sessenta cidades. 31 A metade de Galaad, Astarot e Edrai – cidades reais de Og no Basã –, ficou para os descendentes de Maquir filho de Manassés (para a metade dos maquiritas), segundo seus clãs.
32
Foi isso que Moisés designara como herança, quando estava nas estepes de Moab, no Além-Jordão, a leste de Jericó. 33 À tribo de Levi, porém, Moisés não dera herança: o Senhor, o Deus de Israel, era sua herança, conforme lhes havia dito.

 Territórios do lado ocidental

14 1 Eis o que os israelitas receberam em herança na terra de Canaã, aquilo que o sacerdote Eleazar, Josué filho de Nun e os chefes de família das tribos de Israel lhes atri­buíram como herança. 2 A herança foi-lhes atribuída por sorteio entre as nove tribos e meia, conforme o Senhor ordenara por meio de Moisés. 3 Moisés já havia atribuído a herança às duas tribos e à meia tribo, no Além-Jordão. Aos levitas não atribuíra herança no meio dos outros. 4 Em compensação, os descendentes de José foram contados como duas tribos, Manassés e Efraim, ao passo que os levitas não receberam uma parte na terra, mas cidades para habitarem, com pastagens para seus animais e rebanhos. 5 Os israelitas agiram conforme o Senhor ordenara a Moisés e repartiram a terra.

 Patrimônio de Caleb

6 Os descendentes de Judá vieram ao encontro de Josué em Guilgal. Caleb filho de Jefoné, o quenezeu, disse-lhe: “Bem sabes o que o Senhor falou a Moisés, o homem de Deus, em Cades Barne, a respeito de mim e de ti. 7 Eu tinha quarenta anos quando Moisés, o servo do Senhor, me enviou de Cades Barne para explorar a terra e eu lhe apresentei um relatório fidedigno. 8 Meus irmãos que haviam subido comigo desanimaram o povo. Eu, porém, segui fiel­mente o Senhor, meu Deus, 9 e, naquele dia, Moisés jurou: ‘A terra em que pisou o teu pé será tua e de teus filhos, como herança para sempre, porque seguiste fielmente o Senhor, meu Deus’. 10 Pois bem, o Senhor me conservou vivo, conforme prometera. Já se passaram quarenta e cinco anos desde que o Senhor falou isso a Moisés, quando Israel andava pelo deserto. Eis que hoje tenho oitenta e cinco anos. 11 Ainda estou forte,­ hoje, como no dia em que Moisés me enviou:­ sinto-me agora tão forte como naquela ocasião, para o combate e para ir e vir. 12 Dá-me, portanto, a montanha de que o Senhor falou naquele dia. Pois naquele dia ouviste que lá estavam os enaquitas e grandes cidades fortificadas; oxalá o Senhor esteja comigo e eu consiga expulsá-los, conforme prometeu o Senhor”.
13
Josué abençoou Caleb filho de Jefoné e lhe atribuiu Hebron como herança. 14 Por isso, Hebron pertence até hoje em herança a Caleb filho de Jefoné, o quenezeu, visto que seguiu fielmente o Senhor, Deus de Israel. 15 (Outrora o nome de Hebron era Cariat-Arbe – cidade de Arbe, o maior den­tre os enaquitas.) E a terra ficou em repouso, livre de guerras.

 Patrimônio de Judá

15 1 A parte que tocou à tribo de Judá, segundo seus clãs, estendia-se até a fronteira de Edom, ao sul do deserto de Sin, no extremo sul. 2 Sua fronteira meridional, desde a bacia meridional do mar Morto, 3 prolongava-se para o sul da subida dos Escor­piões, passava por Sin e subia ao sul de Cades Barne; passando por Hesron, subia a Adar e rodeava Carca; 4 passava depois por Ase­mona, prolongando-se até o ribeiro do Egito e terminando no mar. “Esta – disse – será para vós a fronteira sul”.
5
Sua fronteira oriental era a parte do mar Morto que vai até a foz do Jordão. No norte, a fronteira partia da foz do Jordão, 6 subia depois a Bet-Hogla, passava ao norte de Bet-Arabá e subia até à Pedra de Boen, o rube­nita; 7 subia ainda até Dabir, pelo vale de Acor, olhando a norte para o lado de Guilgal, defronte da encosta de Adomim, a sul do ribeiro; daí passava junto às águas de En-Sames, até terminar em En-Roguel. 8 Deste ponto, a fronteira subia pelo vale de Ben-Enom, pelo flanco sul dos jebuseus (isto é, Jerusalém) e ia até ao cume da montanha que faz frente ao vale de Enom, no oeste, na extremidade do vale dos refaítas, a norte. 9 A fronteira seguia, depois, desde o cume da montanha até à fonte das águas de Neftoa, prolongava-se até às cidades do monte Efron e inclinava-se na direção de Baala, isto é, Cariat-Iarim. 10 De Baala, a fronteira virava para oeste, até ao monte Seir; passava pelo flanco septentrional do monte de Jarim, que é Queslon, e descendia a Bet-Sames, passando por Tamna. 11 Daí seguia para o norte, para o lado de Acaron e, indo a Secron, passava pelo monte de Baala e chegava a Jeb­neel, para terminar no mar. 12O limite ocidental é o Grande Mar. 12 São essas as fronteiras, em redor, dos descendentes de Judá, segundo seus clãs.

 Os calebitas ocupam Hebron

13 Conforme o Senhor lhe ordenara, Josué havia designado a Caleb filho de Jefoné sua parte no meio dos descendentes de Judá: Cariat-Arbe, a cidade de Arbe pai de Enac, conhecida como Hebron. 14 Caleb expulsou dali os três filhos de Enac: Sesai, Aimã e Tolmai, descendentes de Enac. 15 Dali marchou contra os habitantes de Dabir, outrora chamada Cariat-Séfer. 16 Disse Caleb: “A quem derrotar e tomar Cariat-Séfer, darei minha filha Acsa por mulher”. 17 Quem tomou a cidade foi Otoniel filho de Cenez, parente de Caleb, o qual lhe deu a filha Acsa por mulher. 18 Ao chegar junto dele, ela o instigou a que pedisse ao pai um campo. Ao apear Acsa do jumento, Caleb lhe perguntou: “Que desejas?” 19 Ela respondeu: “Faze-me um favor! Já que me deste terra \árida no Negueb, dá-me também mananciais”. Ele deu-lhe então os mananciais de cima e os de baixo.

 Cidades de Judá

20 A herança da tribo dos descendentes de Judá, segundo seus clãs, foi a seguinte: 21 as cidades dos descendentes de Judá no extremo sul, rumo à fronteira de Edom, no deserto do sul: Cabsael, Arad, Jagur, 22 Cina, Dimona, Adada, 23 Cades, Hasor, Jetnã, 24 Zif, Telem, Balot, 25 Hasor-Adata, Cariot-Hesron (que é Hasor), 26 Amam, Sama, Molada, 27 Haser-Gada, Hasemon, Bet-Falet, 28 Ha­ser-Sual, Bersabéia, Beziótia, 29 Baala, Jim, Esem, 30 Eltolad, Cesil, Horma, 31 Siceleg, Madmana, Sensena, 32 Lebaot, Selim, Ain e Remon – ao todo, vinte e nove cidades com suas aldeias.
33
Na planície: Estaol, Saraá, Asena, 34 Za­noe, En-Ganim, Tafua, Enaim, 35 Jarmut, Odolam, Soco, Azeca, 36 Saraim, Aditaim, Gedera e Gederotaim: catorze cidades com suas aldeias. 37 Sanã, Hadasa, Magdol-Gad, 38 Deleã, Masfa, Jecetel, 39 Laquis, Bascat, Eglon, 40 Quebon, Leemás, Cetlis, 41 Guederot, Bet-Dagon, Naama e Maceda: dezesseis cidades com suas aldeias. 42 Lebna, Eter, Asã, 43 Jefté, Asna, Nesib, 44 Ceila, Aczib e Maresa: nove cidades com suas aldeias. 45 Acaron com suas vilas e aldeias; 46 desde Acaron até ao mar, tudo o que fica do lado de Azoto, com suas aldeias. 47 Azoto com suas vilas e al­deias; Gaza com suas vilas e aldeias até ao ribeiro do Egito e a costa do Grande Mar.
48
Na montanha: Samir, Jeter, Soco, 49 Dana, Cariat-Sana (que é Dabir), 50 Anab, Estemo, Anim, 51 Gósen, Holon e Gilo: onze cidades com suas aldeias. 52 Arab, Duma, Esaã, 53 Ja­num, Bet-Tafua, Afeca, 54 Hamata, Ca­riat-Arbe (que é Hebron) e Sior: nove cidades com suas aldeias. 55 Maon, Carmelo, Zif, Jota, 56 Jezrael, Jucadam, Zanoe, 57 Acain, Gabaá e Tamna: dez cidades com suas aldeias. 58 Halul, Bet-Sur, Gedor, 59 Maret, Bet-Anot e Eltecon: seis cidades com suas aldeias. Técua, Éfrata, hoje Belém, Fegor, Etam, Culon, Tatam, Sores, Carem, Galim, Beter e Manaat: onze cidades com suas aldeias. 60 Cariat-Baal (que é Cariat-Iarim), e Areba: duas cidades com suas aldeias. 61 No Deserto: Bet-Arabá, Me­din, Socaca, 62 Neb­sã, Cidade do Sal e Engadi: seis cidades com suas aldeias.
63
Os descendentes de Judá, porém, não conseguiram expulsar os jebuseus que habitavam Jerusalém. É por isso que os jebuseus vivem entre os judaítas em Jerusalém até hoje.

 Os descendentes de José

16 1 A parte que tocou aos descendentes de José começava no Jordão na altura­ de Jericó, a leste das águas de Jericó – o de­serto que sobe de Jericó pela montanha de Betel; 2 depois, a partir de Betel, seguia até Luza, passando pela fronteira dos araquitas em Atarot, 3 descia pelo oeste até à fronteira dos jafletitas, até à fronteira de Bet-Horon de Baixo e até Gazer para terminar no mar. 4 Assim, Manassés e Efraim, filhos de José, receberam também a sua herança.

 Patrimônio de Efraim

5 Eis o território dos efraimitas, segundo seus clãs. A leste, a fronteira de sua herança ia de Atarot-Adar até Bet-Horon de Cima. 6 Do lado ocidental, a fronteira ia até Mac­metat, a norte, de onde virava para o leste até Tanat-Silo, passando depois a leste de Ja­noe. 7 De Janoe descia para Atarot e Naa­rata, para chegar a Jericó e terminar no Jordão. 8 Para oeste, a fronteira se estendia de Tafua, pelo ribeiro de Caná, até terminar no mar. Essa era a herança da tribo dos efrai­mitas, segundo seus clãs. 9 E acrescentem-se as cida­des reservadas aos efraimitas no meio da he­rança dos manasseítas, todas aquelas cidades­ com suas aldeias.
10
Mas eles não conseguiram expulsar os cananeus que habitavam em Gazer. Por isso, os cananeus habitam no meio de Efraim até hoje, sujeitos todavia a trabalhos forçados.

 Patrimônio de Manassés ocidental. As filhas de Salfaad

17 1 Também recebeu sua parte a tribo de Manassés, sendo este o primogênito de José. A Maquir, primogênito de Ma­nas­sés, pai de Galaad, coube Galaad e Basã, pois era um homem de guerra. 2 Também os ou­tros filhos de Manassés receberam sua parte segundo seus clãs: os filhos de Abiezer, de Helec, de Esriel, de Sequém, de Héfer e de Semida, os quais foram os filhos homens de Manassés filho de José, segundo seus clãs.
3
Salfaad filho de Héfer, filho de Galaad, filho de Maquir, filho de Manassés, não teve filhos, mas somente filhas, as quais se chamavam Maala, Noa, Hegla, Melca e Tersa. 4 Elas se apresentaram ao sacerdote Eleazar, a Josué filho de Nun e aos representantes, dizendo: “O Senhor ordenou a Moisés dar-nos uma herança no meio de nossos irmãos”. Deram-lhe, então, conforme a ordem do Senhor, uma herança no meio dos irmãos de seu pai. 5 Couberam, pois, a Manassés dez lotes, sem contar a terra de Galaad e do Basã, além do Jordão, 6 pois as filhas de Manassés receberam uma herança no meio dos filhos da mesma tribo, enquanto a terra de Galaad ficou para os outros filhos de Manassés.
7
A fronteira de Manassés partia de Aser a Macmetat, a leste de Siquém, continuando pelo sul até Jasib, perto da fonte de Tafua. 8 A terra de Tafua fora dada a Manassés, mas Tafua mesma, situada na fronteira de Manas­sés, pertencia aos efraimitas. 9 A fronteira descia então até o ribeiro de Caná. Ao sul do ribeiro havia, entre as de Manassés, cidades que pertenciam a Efraim, mas a fronteira de Manassés passava ao norte do ribeiro e termi­nava no mar. 10 O sul era, portanto, de Efraim e o norte, de Manassés, cujo território era limitado pelo mar e encostava em Aser ao norte e em Issacar a leste. 11 Em Issacar e em Aser, Manassés obteve Betsã e suas vilas, Jeblaam e suas vilas, os habitantes de Dor e suas vilas, os de Endor e suas vilas, os de Tanac e suas vilas, os habitantes de Megui­do e suas vilas, e a terceira parte da região de Nofet.
12
Os descendentes de Manassés, porém, não conseguiram expulsar os habitantes daquelas cidades, e os cananeus persistiram em habitar­ essa terra. 13 Quando os israelitas se tornaram fortes, submeteram os cananeus a trabalhos forçados, mas não chegaram a expulsá-los.

 Reclamação dos descendentes de José

14 Os descendentes de José reclamaram com Josué: “Por que nos atribuíste como he­rança apenas uma parte, uma só porção, enquanto somos um povo tão numeroso e o Senhor nos abençoou até agora?” 15 Josué­ respondeu-lhes: “Se sois numerosos demais, subi a floresta e desbravai ali um lugar pa­ra vós, na terra dos fereseus e dos refaí­tas, uma vez que a montanha de Efraim é estreita demais para vós”. 16 Os descendentes de José replicaram: “A montanha não nos basta, ainda mais que todos os cananeus que habitam na terra do vale têm carros de ferro, tanto os que estão em Betsã e suas vi­las, como os que estão no vale de Jezrael”.­ 17 Josué disse então à casa de José – a Efraim e Manassés –: “Sois um povo numeroso e forte: não tereis apenas uma parte, 18 mas ocupareis a montanha toda com a floresta que desbravareis. Até lá se estenderão vossos limites. E ainda expulsarás os cananeus, apesar de seus carros de ferro e todo seu poderio”.

 A partilha da terra levada a termo, em Silo

18 1 Toda a assembléia dos israelitas reuniu-se em Silo e ali armaram a Tenda­ do Encontro. A terra tinha sido subme­ti­da perante eles, 2 mas ainda restavam entre os israelitas sete tribos que não haviam recebido sua herança. 3 Josué disse então aos israelitas: “Até quando esperareis entrar em posse da terra que vos deu o Senhor,
o Deus de vossos pais? 4
Escolhei três homens de cada tribo para que eu os envie. Que se ponham a caminho e percorram a terra para fazer uma descrição em função das heranças a serem designadas. Depois voltarão a mim. 5 Que eles dividam para vós a terra em sete partes, permanecendo Judá no seu território no sul e a casa de José no seu território no norte. 6 Fazei, pois, a descrição do restante em sete partes e trazei-a a mim, para que eu tire a sorte para vós, aqui, na presença do Senhor, nosso Deus. 7 Os levitas não têm parte no meio de vós: sua herança é serem sacerdotes do Senhor. Quanto a Gad, Rúben e a meia tribo de Ma­nassés, já receberam no Além-Jordão a herança que lhes designou Moisés, o servo do Senhor”.
8
Quando os homens se apresentaram para executar a descrição, Josué ordenou-lhes: “Percorrei a terra para fazer a descrição. Depois voltai a mim para que eu tire a sorte para vós, na presença do Senhor, em Silo”. 9 Os homens partiram, atravessaram a terra e a descreveram num documento, cidade por cidade, em sete partes. Depois voltaram a Josué, no acampamento de Silo. 10 Josué tirou-lhes então a sorte em Silo, na presença do Senhor. Foi ali que Josué distribuiu aos israelitas a terra em lotes, segundo a composição do povo.

 Patrimônio de Benjamim

11 Na primeira vez, a sorte saiu para a tribo dos benjaminitas, segundo seus clãs. Coube-lhes um território situado entre os descendentes de Judá e os de José. 12 No norte, sua fronteira partia do Jordão, subindo ao lado de Jericó para norte, depois pela montanha na direção oeste, para terminar no deserto, em Bet-Áven. 13 Dali a fronteira passava ao sul de Luza (isto é, Betel), descendo depois até Atarot-Adar, na montanha ao sul de Bet-Horon de Baixo. 14 Daí a fronteira se estendia, virando de oeste para sul, desde a montanha defronte de Bet-Horon, ao sul, para terminar em Cariat-Baal (isto é, Cariat-Iarim), cidade dos judaítas. Esse era o lado ocidental. 15 No sul, a fronteira ia de Cariat-Iarim para oeste em direção aos mananciais de Neftoa, 16 depois descia até à extremidade da montanha que faz frente ao vale de Ben-Enom, no extremo norte do vale dos refaítas. Descia o vale de Enom, pelo lado sul dos jebuseus, até?En-Roguel. 17 Virava então para o norte, até che­gar­ a En-Sames, de onde seguia para Galilot, defronte da subida de Adomim, para descer­ até à Pedra de Boen, o rubenita. 18 Passava, depois, pela encosta setentrional a Bet-Ara­bá e descia para a Arabá. 19 Depois­ passava ao lado de Bet-Hegla, a norte, para terminar na laguna septentrional do mar Morto, na extremidade sul do Jordão. Era essa a fronteira meridional. 20 A fronteira oriental era o Jordão. Era essa a herança dos benjaminitas, segundo seus clãs, com todas as fronteiras.
21
E estas eram as cidades da tribo de Benjamim, segundo seus clãs: Jericó, Bet-He­gla, Amec-Casis, 22 Bet-Arabá, Sema­raim, Betel, 23 Avim, Fara, Ofra, 24 Cafar-Emo­-
na, Ofni e Gaba: doze cidades com suas?al­deias. 25
Gabaon, Ramá, Berot, 26 Masfa, Ca­fira, Mosa, 27 Recem, Jarafel, Tarala, 28 Se­la-Elef, Jebus (que é Jerusalém), Gabaá e Ca­riat: ca­torze cidades com suas aldeias. Era essa a herança dos benjami­nitas, segun­do seus clãs.


Josué (CNB) 10