Josué (CNB) 19

 Patrimônio de Simeão

19 1 Na segunda vez, a sorte saiu para Simeão, para a tribo dos simeonitas, segundo seus clãs. Sua herança ficou no meio da dos descendentes de Judá. 2 Tocou-lhes como herança: Bersabéia, Saba, Mo­la­da, 3 Haser-Sual, Bela, Asem, 4 Eltolad, Betul, Horma, 5 Siceleg, Bet-Marcabot, Ha­ser-Susa, 6 Bet-Lebaot e Saroen: treze cidades com suas aldeias; 7 Ain, Remon, Atar e Asã: quatro cidades com suas aldeias, 8 bem como to­das as aldeias ao redor dessas cidades, até Baalat-Beer (que é Ramá do deserto do sul). Foi essa a herança da tribo de Si­meão, segundo seus clãs. 9 Foi tirada da parte dos descendentes de Judá, que era demasiado grande para eles. Por isso, os simeo­nitas receberam sua herança no meio da herança dos descendentes de Judá.

 Patrimônio de Zabulon

10 Na terceira vez, a sorte foi para Zabulon, segundo seus clãs. A fronteira da sua herança ia até Sarid, 11 subindo pelo oeste até Merala, atingindo Debaset e chegando ao ribeiro que está na frente de Jecnaam. 12 De Sarid ela se voltava para leste, para o sol nascente, até os confins de Ceselet-Tabor, saindo na direção de Daberat e subindo a Jáfia. 13 Daí continuava para leste, passando por Gat-Héfer e Etacasim, continuando até Remon e virando em direção a Noa. 14 Depois, a fronteira fazia a volta pelo norte, por Hanaton, para terminar no vale de Jeftael. 15 Incluía ainda Catet, Naalol, Semron, Jerala e Belém: doze cidades com suas aldeias. 16 Essas cidades com suas aldeias constituíam herança dos zabulonitas, segundo seus clãs.

 Patrimônio de Issacar

17 Na quarta vez, a sorte saiu para Issacar (para os issacaritas), segundo seus clãs. 18 Seu território compreendia Jezrael, Casalot, Sunam, 19 Hafaraim, Seon, Anaarat, 20 Rabit, Cesion, Abes, 21 Ramet, En-Ganim, En-Hada, Betfases. 22 A fronteira chega ao Tabor, Seesima, Bet-Sames e termina no Jordão: dezesseis cidades com suas aldeias. 23 Essas cidades com suas aldeias constituíam a herança dos descendentes de Issacar, segundo seus clãs.

 Patrimônio de Aser

24 Na quinta vez, a sorte saiu para a tribo dos aseritas, segundo seus clãs. 25 Seu território compreendia Helcat, Cali, Betem, Acsaf, 26 Elmélec, Amaad e Messal. Sua fronteira oeste atingia o Carmelo e o rio Labanat, 27 voltava para o leste até Bet-Da­gon, tocava em Zabulon e o vale de Jeftael, ao norte de Bet-Emec e de Neiel, e saía pela esquerda em direção a Cabul, 28 Abran, Roob, Hamon e Caná, até Sidônia-a-Grande. 29 A fronteira voltava depois para Ramá até à cidade fortificada de Tiro, virando daí para Hosa e terminando no mar, na região de Aczib. 30 Incluía também Ama, Afec e Roob. São vinte e duas cidades com as aldeias. 31 Essas cidades com suas aldeias constituíam a herança da tribo dos aseritas, segundo seus clãs.

 Patrimônio de Neftali

32 Na sexta vez, a sorte saiu para os descendentes de Neftali, segundo seus clãs. 33 Sua fronteira ia de Hélef e do carvalho de Saananim, passando por Adami-Neceb e Jebnael, até Lecum, para terminar no Jordão. 34 A fronteira voltava para oeste até Aznot-Tabor, de onde passava para Hucoca, tocava em Zabulon a sul, em Aser a oeste e no Jordão a leste. 35 As cidades fortificadas eram: Sidim, Ser, Emat, Recat, Quinéret, 36 Edema, Rama, Hasor, 37 Cedes, Edrai, En-Hasor, 38 Jeron, Magdalel, Horém, Bet-Anat e Bet-Sames: dezenove cidades com as aldeias. 39 Essas cidades com suas aldeias cons­tituíam a herança da tribo de Neftali, segundo seus clãs.

 Patrimônio de Dã

40 Na sétima vez, a sorte saiu para a tribo dos danitas, segundo seus clãs. 41 O território da sua herança compreendia Saraá, Estaol, Ir-Sames, 42 Salebim, Aialon, Jitla, 43 Elon, Tamna, Acaron, 44 Altecé, Gebeton, Baalat, 45 Azor, Benê-Barac, Get-Remon, 46 as águas do Jarcon e do Racon, com o território que está diante de Jope. 47 O território dos danitas, contudo, saíra pequeno. Então os danitas subiram para guerrear contra Lésem; tomaram-na e passaram-na ao fio da espada. Apossaram-se dela e aí habitaram, chamando-a Lésem-Dã, conforme o nome de Dã, seu ancestral. 48 Essas cidades com suas aldeias constituíam a herança da tribo dos danitas, segundo seus clãs.
49
Depois que a terra fora partilhada em herança, segundo seus territórios, os israelitas deram a Josué filho de Nun uma herança no meio deles. 50 Conforme a ordem do Senhor, deram-lhe a cidade que ele pedira, Tamnat-Sare, na montanha de Efraim. Ele fortificou a cidade e ali se estabeleceu.
51
São essas as heranças que o sacerdote Eleazar e Josué filho de Nun, com os chefes de família das tribos dos israelitas, repartiram por sorteio em Silo, na presença do Senhor, na entrada da Tenda do Encontro. E assim acabaram de repartir a terra.

 Cidades de refúgio

20 1 O Senhor disse a Josué: 2“Fala aos israelitas: 2 Determinai as cidades de refúgio de que vos falei por meio de Moisés. 3 Quem tiver matado alguém involuntariamente, sem querer, poderá fugir a essas cidades; elas servirão de refúgio contra o vingador de sangue. 4 O homicida involun­tário refugie-se, pois, numa dessas cidades. Ao entrar na porta da cidade, fique parado para expor o caso aos anciãos, que o acolherão na cidade e lhe darão um lugar para morar no meio deles. 5 Se o vingador de sangue o perseguir, não poderão entregar-lhe o homicida, pois foi sem premeditação que matou o próximo, isto é, sem ter anteriormente planejado o crime. 6 Ele se estabelecerá naquela cidade, disposto a comparecer em juízo diante da comunidade, até à morte do sumo sacerdote então em função. Depois disso, o homicida poderá retornar à cidade de onde fugiu e voltar para sua casa”.
7
Eles consagraram então Cedes na Galiléia, na montanha de Neftali, Siquém, na montanha de Efraim, e Cariat-Arbe (que é Hebron), na montanha de Judá. 8 No Além-Jordão, a leste de Jericó, designaram Bosor, no deserto do planalto da tribo de Rúben, Ramot de Galaad, na tribo de Gad, e Golã do Basã, na tribo de Manassés.
9
Foram essas as cidades designadas, a todos os israelitas e aos estrangeiros que viviam no meio deles, como refúgio para o ho­micida involuntário. Assim, este não morreria pela mão do vingador de sangue antes de ter comparecido diante da comunidade.

 Cidades levíticas

21 1 Os chefes de família de Levi se apresentaram ao sacerdote Eleazar, a Josué filho de Nun e aos chefes de família das tribos dos israelitas, 2 em Silo, na terra de Canaã. Eles expuseram: “O Senhor orde­nou, por meio de Moisés, que nos fossem da­das cidades para habitar, com as suas pastagens para nossos rebanhos”. 3 De acordo com a ordem do Senhor, os israelitas desti­na­ram, de sua herança, para os levitas as se­guin­tes cidades com as pastagens.
4
A sorte saiu primeiro para os clãs de Caat. Parte destes levitas, os descendentes do sacerdote Aarão, recebeu pela sorte treze cida­des da tribo de Judá, da tribo de Simeão e da tribo de Benjamim. 5 Os outros caatitas receberam pela sorte dez cidades dos clãs da tribo de Efraim, da tribo de Dã e da meia tribo de Manassés. 6 Os descendentes de Gérson re­ceberam pela sorte treze cidades em Basã, dos clãs da tribo de Issacar, da tribo de Nef­tali e da meia tribo de Manassés. 7 Os descen­dentes de Merari, segundo seus clãs, recebe­ram doze cidades da tribo de Rúben, da tribo­ de Gad e da tribo de Zabulon. 8 Os israelitas deram aos levitas, por sorteio, essas cidades com as pastagens, conforme o Senhor havia ordenado por meio de Moisés.

 Cidades dos caatitas

9 Foram designadas ainda, da tribo de Judá e da tribo de Simeão, as cidades aqui nominalmente citadas. 10 A sorte saiu primeiro para os descendentes de Araão dos clãs levíticos do ramo caatita. 11 Designaram-lhes Cariat-Arbe (\a cidade de Arbe, pai de Enac, conhecida como Hebron), na montanha de Judá, com as pastagens que a cercam. 12 (O campo dessa cidade com suas aldeias tinha sido dado em propriedade a Caleb filho de Jefoné.) 13 Aos descendentes do sacerdote Aarão deram assim Hebron, cidade de refúgio, com as pastagens, Lebna com as pastagens, 14 Jéter com as pastagens, Estemo com as pastagens, 15 Holon com as pastagens, Dabir com as pastagens, 16 Ain com as pastagens, Jeta com as pastagens, Bet-Sames com as pastagens: nove cidades dessas duas tribos.­ 17 Da tribo de Benjamim designaram Gabaon com as pastagens, Gaba com as pastagens, 18 Anatot com as pastagens, Almon com as pas­tagens: quatro cidades. 19 Total das cidades­ dos sacerdotes descendentes de Aarão: treze cidades com as pastagens.
20
Os outros clãs levíticos do ramo caatita receberam pela sorte as seguintes cidades. 21 Da tribo de Efraim: 21Siquém, cidade de re­fúgio, com as pastagens, na montanha de Efraim, Gázer com as pastagens, 22 Cibsaim com as pastagens, Bet-Horon com as pastagens: quatro cidades. 23 Da tribo de Dã: Eltecé com as pastagens, Gebeton com as pastagens, 24 Aialon com as pastagens, Gat-Remon com as pastagens: quatro cidades. 25 Da meia tribo de Manassés: Tanac com as pastagens, Gat-Remon com as pastagens: duas cidades. 26 Total: dez cidades com as pastagens para os outros clãs caatitas.

 Cidades dos gersonitas

27 Aos clãs levíticos de Gérson foram dadas, da meia tribo de Manassés: Golã, em Basã, cidade de refúgio, com as pastagens, e Beesterá com as pastagens: duas cidades. 28 Da tribo de Issacar: Cesion com as pastagens, Daberat com as pastagens, 29 Jarmut com as pastagens, En-Ganim com as pastagens: quatro cidades. 30 Da tribo de Aser: Masal com as pastagens, Abdon com as pastagens, 31 Helcat com as pastagens, Roob com as pastagens: quatro cidades. 32 Da tribo de Neftali, Cedes na Galiléia, cidade de refúgio, com as pastagens, Hamot-Dor com as pastagens, Cartã com as pastagens: três cidades. 33 Total das cidades dos gersonitas, segundo seus clãs: treze cidades com as pastagens.

 Cidades dos meraritas

34 Restavam os clãs levíticos de Merari. Deram-lhes, da parte da tribo de Zabulon: Jecnaam com as pastagens, Carta com as pastagens, 35 Demna com as pastagens, Naalol com as pastagens: quatro cidades. 36 Da tribo de Rúben: Bosor com as pastagens, Jasa com as pastagens, 37 Cedimot com as pastagens, Mefaat com as pastagens: quatro cidades. 38 Da tribo de Gad, deram: Ramot de Galaad, cidade de refúgio, com as pastagens, Maanaim com as pastagens, 39 Hesebon com as pastagens, Jazer com as pastagens. Total dessas cidades: quatro. 40 Total das cidades que foram sorteadas para os meraritas segundo seus clãs (os restantes dentre os clãs levíticos): doze cidades.
41
Total das cidades levíticas no meio da propriedade dos israelitas: quarenta e oito cidades com as pastagens. 42 (Cada qual dessas cidades tinha suas pastagens ao redor.)

 A partilha concluída

43 Assim, o Senhor deu a Israel toda a terra que havia jurado dar a seus pais. Eles tomaram posse e nela se estabeleceram. 44 O Senhor lhes concedeu repouso de todos os lados, de acordo com tudo o que havia jurado a seus pais. Nenhum dos inimigos conseguiu resistir-lhes: o Senhor lhes entregou todos os inimigos. 45 De todas as promessas favoráveis que o Senhor havia proferido para a casa de Israel nenhuma falhou, todas se cumpriram.


Episódios finais

Volta das tribos para o Além-Jordão

22 1 Então Josué convocou os rubenitas, os gaditas e a meia tribo de Manassés 2 e disse-lhes: “Observastes tudo quanto vos ordenou Moisés, o servo do Senhor, e a mim também me obedecestes em tudo quanto vos ordenei. 3 Durante o longo tempo até hoje, não abandonastes vossos irmãos. Cuidastes de observar os mandamentos do Senhor vosso Deus. 4 Agora, o Senhor vosso Deus concedeu repouso aos vossos irmãos, confor­me lhes prometera. Agora podeis voltar para vossas tendas, para a terra de vossa propriedade, que Moisés, o servo do Senhor, vos deu no Além-Jordão. 5 Apenas ficai bem atentos para pôr em prática o mandamento e a Lei que vos ordenou Moisés, o servo do Se­nhor: amai ao Senhor vosso Deus, andai sem­pre em seus caminhos, observai seus man­damentos, apegai-vos a ele, servi-o com todo o vosso coração e com toda a vossa al­ma”. 6 Então Josué os abençoou e os despediu. E eles voltaram para suas tendas.
7
Moisés havia dado terras em Basã para metade da tribo de Manassés; à outra metade da tribo, Josué deu terras junto com seus irmãos do oeste, do lado ocidental do Jordão. Também os despediu para suas tendas e abençoou-os, 8 dizendo-lhes: “Voltai para vos­sas tendas com grandes riquezas e rebanhos numerosos, com prata e ouro, com bron­ze, ferro e roupas em quantidade. Repar­ti o despojo dos vossos inimigos com vossos­ irmãos”.
9
Então voltaram os rubenitas, os gaditas e a meia tribo de Manassés. Deixaram os israe­litas em Silo, na terra de Canaã, para se diri­girem à terra de Galaad, terra que receberam­ em propriedade conforme o Senhor tinha ordenado por meio de Moisés.

 O altar ao lado do rio Jordão

10 Chegando à região do Jordão, ainda em terra de Canaã, os rubenitas, os gaditas e a meia tribo de Manassés edificaram, junto ao Jordão, um altar de aspecto grandioso. 11 Os israelitas foram informados de que os rube­nitas, os gaditas e a meia tribo de Ma­nassés edi­ficaram um altar na região do Jordão, na dianteira da terra de Canaã, do lado dos israe­litas. 12 A essa notícia, toda a comunidade dos israelitas reuniu-se em Silo, para iniciar uma expedição contra eles.
13
Os israelitas enviaram Finéias, filho do sacerdote Eleazar, aos rubenitas, os gaditas e a meia tribo de Manassés, na terra de Ga­laad. 14 Acompanharam-no dez líderes, chefes de família patriarcal, um de cada tribo de Israel – chefes das famílias patriarcais dos milhares de Israel. 15 Eles chegaram aos rube­nitas, os gaditas e a meia tribo de Ma­nassés, na terra de Galaad, e comunicaram-lhes: 16 “Assim fala toda a assembléia do Senhor: Que infidelidade é essa que cometeis contra o Deus de Israel? Por que deixais, hoje, de seguir ao Senhor? Por que vos revoltais, hoje, contra o Senhor, edificando-vos um altar? 17 Acaso não nos basta a iniqüidade come­tida em Fegor, de que ainda não estamos purificados até hoje, apesar da praga que afligiu a assembléia do Senhor? 18 Se vós, hoje, voltais as costas para o Senhor, se hoje vos revoltais contra o Senhor, amanhã ele ficará irado contra toda a assembléia de Israel. 19 Se a terra que vos coube em propriedade está impura, passai para a terra da propriedade do Senhor, onde se encontra a morada do Senhor, e tomai uma proprie­dade em nosso meio. Mas não vos revolteis contra o Senhor, nem vos revolteis contra nós, edificando-vos um altar outro que o altar do Senhor, nosso Deus. 20 Quando Acã filho de Zaré cometeu uma infidelidade no tocante ao interdito, porventura não se abateu a ira sobre toda a assembléia de Israel? Não foi só a ele que sua iniqüidade custou a vida.”
21
Os rubenitas, os gaditas e a meia tribo de Manassés responderam aos chefes dos milhares de Israel: 22 “O Senhor Deus dos deuses, o Senhor Deus dos deuses bem o sabe, e Israel também o saberá! Se houve uma revolta ou infidelidade contra o Senhor, hoje mesmo ele nos castigue! 23 Se edificamos um altar para voltar as costas ao Senhor, para nele apresentar holocaustos e ofertas e realizar sacrifícios de comunhão, o Senhor nos peça contas! 24 Pelo contrário, agimos com a seguinte preocupação: amanhã vossos filhos talvez digam aos nossos: ‘O que tendes em comum com o Senhor, Deus de Israel? 25 Se o Senhor pôs o Jordão como fronteira entre nós e vós, rubenitas e gaditas, não tendes parte alguma com o Senhor!’ Desse modo vossos filhos afastariam nossos filhos­ do temor do Senhor. 26 Por isso dissemos: ‘Precisamos edificar este altar, não para holocaustos ou oblações, 27 mas como testemunho entre nós e vós, e entre nossas respectivas descendências, de que continuaremos a cultuar o Senhor na sua presença com nossos holocaustos, oblações e sacrifícios de comunhão. Que vossos filhos amanhã não venham dizer aos nossos: ‘Não tendes parte­ alguma com o Senhor!’ 28 Dis­semo-nos, portanto: ‘Caso amanhã digam algo a nós e aos nossos descendentes, expli­caremos: Vede a forma desse altar do Senhor, que nossos pais edificaram, não serve para holocaustos nem para oblações, é apenas um testemunho entre nós e vós’. 29 Longe de nós revoltarmo-nos contra o Senhor ou lhe voltarmos hoje as costas, edificando um altar para apresentar holocaustos, oblações e sacrifícios de comunhão fora do altar do Senhor, nosso Deus, que está na frente de sua morada”.
30
Quando o sacerdote Finéias, os líderes da assembléia e os chefes de milhares de Israel, que estavam com ele, ouviram as explicações dos rubenitas, dos gaditas e dos manasseítas, deram-se por satisfeitos. 31 Finéias, filho do sacerdote Eleazar, declarou aos rubenitas, aos gaditas e aos manas­seítas: “Hoje sabemos que o Senhor está no meio de nós, porquanto não cometestes tal infidelidade contra o Senhor. Desse modo livrastes os israelitas da mão do Senhor”.
32
Finéias, filho do sacerdote Eleazar, e os líderes deixavam então os rubenitas e os gaditas. Voltaram de Galaad para a terra de Canaã, para junto dos israelitas, e os informaram de tudo. 33 Os israelitas deram-se por satisfeitos e bendisseram a Deus. Ninguém mais falou em ir combater contra eles, para destruir a terra em que os rubenitas e os gadi­tas habitavam. 34 Por isso os rubenitas e os gaditas deram ao altar este nome: “Testemunho entre nós de que o Senhor é Deus”.

 Discurso de despedida de Josué

23 1 Muito tempo depois que o Senhor concedera a Israel repouso de todos os inimigos em redor, estando já velho e avançado em anos, 2 Josué convocou a todo o Israel, com seus anciãos, chefes, juízes e prefeitos, e lhes disse: “Já estou velho e avançado em anos. 3 Ora, vós tendes visto tudo quanto o Senhor vosso Deus fez a todas essas nações por vossa causa, pois foi o Senhor, vosso Deus, quem combateu por vós. 4 Vede, eu designei pela sorte como herança para vossas tribos, não só todas as nações que eliminei, mas também as que restam, desde o Jordão até ao Grande Mar no ocidente. 5 O Senhor, vosso Deus, as afastará de vós e as expulsará de vossa frente, para que tomeis posse de sua terra, conforme o Senhor vosso Deus vos prometeu. 6 Sede, pois, fortes e velai para pôr em prática tudo o que está escrito no livro da Lei de Moisés, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda. 7 Não vos mistureis com essas nações que restaram entre vós. Não mencionareis o nome dos seus deuses, nem jureis por eles, nem sirvais a eles, nem vos prostreis diante deles. 8 Pelo contrário, aderi ao Senhor, vosso Deus, como fizestes até hoje, 9 pois o Senhor expulsou da vossa frente nações grandes e poderosas, e até hoje ninguém foi capaz de vos resistir. 10 Um só homem dentre vós perseguirá a mil, pois o Senhor vosso Deus é quem combate por vós, conforme vos prometeu. 11 Portanto, cuidai bem de vós mesmos, para que ameis o Senhor, vosso Deus.
12
Todavia, se dele vos desviardes para aderir a essas nações que restam entre vós, se contrairdes matrimônio com elas, se com elas vos misturardes e elas convosco, 13 sabei com certeza que o Senhor vosso Deus não continuará a expulsar essas nações da vossa frente. Elas serão como um laço e uma armadilha, um açoite para vossas costas e um espinho para vossos olhos, até que desa­pareçais desta boa terra que o Senhor vosso Deus vos deu.
14
Eis que hoje me vou pelo caminho de todo ser na terra. Reconhecei com todo o vosso coração e com toda a vossa alma que não falhou nenhuma de todas as promessas favoráveis que o Senhor vosso Deus proferiu a vosso respeito. Todas se cumpriram para vós, nenhuma falhou. 15 Assim, pois, como se cumpriram para vós todas essas promessas que o Senhor vos fez, assim também o Senhor cumprirá contra vós todas as ameaças, a ponto de fazer-vos desaparecer desta boa terra que ele, o Senhor vosso Deus, vos deu. 16 Se violardes a aliança que o Senhor vosso Deus vos ordenou, e fordes servir a outros deuses prostrando-vos diante deles, então a ira do Senhor se acenderá contra vós, e logo desaparecereis da boa terra que ele vos deu”.

 A aliança em Siquém

24 1 Josué reuniu em Siquém todas as tribos de Israel e convocou os anciãos, os chefes, os juízes e os magistrados, e eles se apresentaram diante de Deus. 2 Então Josué falou a todo o povo: “Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Vossos pais – Taré, pai de Abraão e de Nacor – habitaram outrora do outro lado do rio \Eufrates e serviram a deuses estranhos. 3 Mas eu tirei Abraão, vosso pai, do outro lado do rio e o conduzi através de toda a terra de Canaã, e multipliquei a sua descendência. 4 Dei-lhe Isaac, 4ao qual dei Jacó e Esaú. A Esaú dei em propriedade a montanha de Seir, ao passo que Jacó e seus filhos desceram para o Egito. 5 Depois, enviei Moisés e Aarão, e castiguei o Egito com os sinais que realizei em seu meio, e depois disso tirei-vos de lá. 6 Fiz, então, vossos pais saírem do Egito, e assim che­gastes ao mar. Os egípcios perseguiram vossos pais, com carros e cavaleiros, até ao mar Vermelho. 7 Vossos pais clamaram então ao Senhor, e ele colocou trevas entre vós e os egípcios e fez o mar se voltar contra estes, de modo que os recobriu. Vossos olhos viram todas as coisas que eu fiz no Egito. Habitastes durante muito tempo no deserto. 8 Então, eu vos introduzi na terra dos amor­reus, que habitavam do outro lado do Jordão. E, quando combateram contra vós, eu os entreguei em vossas mãos. Ocupastes a sua terra, enquanto eu os exterminei na vossa frente. 9 Balac filho de Sefor, rei de Moab, levantou-se para combater contra Israel. Mandou chamar Balaão, filho de Beor, para que vos amaldiçoasse. 10 Eu, porém, não quis ouvi-lo; ele teve de pronunciar bênçãos, e eu vos livrei das mãos do inimigo.
11
Atravessastes o Jordão e chegastes a Jericó. Mas os habitantes dessa cidade, os amorreus, os fereseus, os cananeus, os he­teus, os gergeseus, os heveus e os jebuseus combateram contra vós. Eu, porém, entreguei-os em vossas mãos. 12 Enviei à vossa frente vespões que expulsaram de diante de vós os dois reis dos amorreus, e isso, não com tua espada, nem com teu arco. 13 Eu vos dei uma terra que não lavrastes, cidades que não edificastes e nas quais habitais, vinhas e olivais que não plantastes e cujos frutos comeis. 14 Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o de coração íntegro e sincero. Lançai fora os deuses a quem vossos pais serviram do outro lado do rio  \Eufrates e no Egito e servi ao Senhor. 15 Contudo, se vos desagrada servir ao Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir: se aos deuses a quem vossos pais serviram no outro lado do rio ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Quanto a mim e à minha família, nós serviremos ao Senhor”.
16
O povo respondeu: “Longe de nós abandonarmos o Senhor para servir a deuses alheios. 17 Pois o Senhor, nosso Deus, foi quem nos tirou, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da escravidão. Foi ele quem realizou esses grandes sinais diante de nossos olhos e nos guardou por todos os caminhos por onde peregrinamos, e no meio de todos os povos pelos quais passamos. 18 O Senhor expulsou diante de nós todas as nações, especialmente os amorreus, que habitavam a terra em que entramos. Portanto, nós também serviremos ao Senhor, porque ele é nosso Deus”.
19
Então Josué disse ao povo: “Não podeis servir ao Senhor, pois ele é um Deus santo, um Deus ciumento, que não suportará vossas­ transgressões e pecados. 20 Se abandonardes o Senhor e servirdes a deuses estranhos, ele se voltará contra vós e, depois de vos ter tra­tado tão bem, vos tratará mal e vos aniqui­la­rá”. 21 O povo, porém, respondeu a Josué: “Não! É ao Senhor que serviremos”. 22 Jo­sué então disse ao povo: “Sois testemunhas, contra vós mesmos, de que escolhestes o Senhor para servi-lo?” Eles responderam: “Sim! Somos testemunhas!” 23 – “Sendo assim”, disse Josué, “tirai do meio de vós os deu­ses estranhos e inclinai os vossos corações para o Senhor, Deus de Israel”. 24 O povo disse a Josué: “Serviremos ao Senhor, nosso­ Deus, e obedeceremos à sua voz”.
25
Naquele dia, Josué fez uma aliança para o povo e lhes propôs, em Siquém, lei e decreto. 26 Josué escreveu essas palavras no livro­ da Lei de Deus. A seguir, tomou uma grande pedra e ergueu-a ali, debaixo do carvalho do santuário do Senhor. 27 Então Josué disse a todo o povo: “Eis que esta pedra servirá de testemunha contra nós, pois ela ou­viu todas as palavras que o Senhor nos fa­lou. E ela será testemunha contra vós, para que depois não renegueis vosso Deus”. 28 Em seguida, Josué despediu o povo, cada um para sua herança.

 Morte de Josué

29 Depois desses acontecimentos, Josué, filho de Nun e servo do Senhor, morreu na idade de cento e dez anos. 30 Foi sepultado na terra que lhe coubera por herança, em Tam­nat-Sare, na montanha de Efraim, a norte do monte Gaás. 31 Israel serviu ao Senhor duran­te toda a vida de Josué e dos anciãos, que?so­breviveram por muito tempo a Josué e que haviam conhecido toda a obra que o Senhor realizara em favor de Israel.

 Os ossos de José. Morte de Eleazar

32 Os israelitas haviam trazido do Egito os ossos de José. Estes foram enterrados em Si­quém, na parte do campo que Jacó havia com­prado por cem moedas de prata aos filhos de Hemor, pai de Siquém, e que se tornara herança dos descendentes de José.
33
Depois morreu também Eleazar filho de Aarão, e sepultaram-no em Gabaá na propriedade que Finéias filho de Eleazar tinha recebido na montanha de Efraim.



Josué (CNB) 19