AUDIÊNCIAS 1984




1                                                                                Janeiro de 1984

JOÃO PAULO II


AUDIÊNCIA GERAL


Quarta-feira, 11 de Janeiro de 1984

Amados irmãos e irmãs de língua portuguesa


saúdo cordialmente a todos, com afecto em Cristo. E desejo que Deus vos conceda a sua graça e que a vossa presença neste acto do Jubileu abra mais o vosso coração ao Redentor!

Saúdo em especial o grupo dos Senhores Juristas brasileiros, que estão a participar em Roma, na Universidade Urbaniana, num Seminário sobre o Direito da Família: que o Senhor vos ajude a servir a grande causa da família na época actual!



                                                                           Março de 1984

PAPA JOÃO PAULO II


AUDIÊNCIA GERAL


Quarta-feira, 7 de Março de 1984




Queridos irmãos e irmãs de língua portuguesa

Tenho a alegria de saudar, especialmente, os numerosos peregrinos diocesanos de Leiria - Portugal, acompanhados pelo próprio Bispo, Dom Alberto Cosme do Amaral. Vêm celebrar o Jubileu e retribuir a visita que fiz à sua Diocese, aquando da minha peregrinação a Fátima. Sejam bem-vindos!

Caros leirienses: vindes da terra onde está o Santuário de Fátima, a “Casa” onde a Mãe da nossa confiança, a “Senhora da Mensagem” urgiu para o nosso século: oração e penitência; rezar e sacrificar-se também pelos outros, sobretudo os que mais precisarem, com sentido de Corpo místico, que é a Igreja; dizer aos homens nossos irmãos, com palavras e obras, que não ofendam a Deus; e, enfim, que nos “consagremos”, à semelhança de Cristo, pelos que não crêem, não rezam e não amam.

A vossa presença é grata também por nos recordar tudo isto, que é afinal o conteúdo do chamamento da Liturgia de hoje: “Arrependei-vos e acreditai no Evangelho!”.

2 Que Deus vos acompanhe! Por Nossa Senhora de Fátima, imploro para vós, vossas famílias e pessoas queridas graça e paz, com a Bênção Apostólica.



PAPA JOÃO PAULO II


AUDIÊNCIA GERAL


Quarta-feira, 14 de Março de 1984


Caríssimos irmãos e irmãs de língua portuguesa

Com estes pensamentos, dou as boas-vindas aos numerosos peregrinos presentes, de Angola, do Brasil e de Portugal. Viestes por motivo do Ano Santo e, em boa parte, para participar na canonização de Santa Paula Frassinetti. Pois bem: que a luz e o poder da Redenção que se apossaram e irradiaram da nova Santa, também por sua intercessão, vos façam viver e testemunhar generosamente os bens que promanam das fontes do Salvador. Com a minha Bênção Apostólica.



                                                                               Abril de 1984

PAPA JOÃO PAULO II


AUDIÊNCIA GERAL


Quarta-feira, 4 de Abril de 1984


Caríssimos irmãos e irmãs de língua portuguesa

Uma saudação especial à peregrinação da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, presente com o seu Pastor, o Senhor Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales: da “Cidade maravilhosa”, à sombra de Cristo Redentor, que recordo sempre, vindes em busca das maravilhas da graça da Redenção. Sede bem-vindos! E que a vossa fé, que é a de Pedro e de Paulo e de toda a Igreja, aqui se fortaleça, para irdes repetir às vossas comunidades a mensagem da vitória do bem sobre o mal, da vida sobre a morte: “Encontramos o Senhor”! A todos, de coração, a Bênção Apostólica!



PAPA JOÃO PAULO II


AUDIÊNCIA GERAL


Quarta-feira, 18 de Abril de 1984




Amados irmãos e irmãs de língua portuguesa

Saúdo cordialmente os peregrinos vindos de Portugal - de Lisboa e da Guarda - e do Brasil, em especial, o grupo da Diocese de Marília, com o Senhor Bispo Auxiliar, Dom Osvaldo Giuntini. Que a vossa vinda a Roma no Ano Santo, em momento tão significativo do ano litúrgico, deixe em vós as “marcas” do Jubileu: numa avivada fidelidade a Cristo e à Igreja, testemunhada em coerente amor cristão! Abençoo em vós quantos vos são queridos, com afecto em Cristo, nossa Páscoa.





PAPA JOÃO PAULO II


AUDIÊNCIA GERAL


3
Quarta-feira, 25 de Abril de 1984

Caríssimos irmãos e irmãs de língua portuguesa


Saúdo cordialmente os queridos peregrinos vindos de Portugal e do Brasil, em especial o grupo do movimento “Fonte de Deus” que vem do Rio de Janeiro. Com afecto em Cristo encorajo o vosso ideal: ser com a vida e obras, de alguma maneira, fonte das graças de Deus para todos os que encontrardes nos caminhos da vida. Em vós e por vós, aqui presentes, abençoo quantos vos são queridos.





                                                                        Maio de 1984

PAPA JOÃO PAULO II


AUDIÊNCIA GERAL


Quarta-feira, 30 de Maio de 1984

Amados irmãos e irmãs de língua portuguesa


Quero saudar, em especial, os Senhores Oficiais, Cadetes, Alunos e Tripulação do navio-escola “Custódio de Mello”, do Brasil. Aprecio a vossa grata presença; e desejo que a vinda a Roma vos seja proveitosa, para viverdes os vossos ideais e a Fé cristã. Que nas viagens pelo mundo, com as indispensáveis virtudes de coragem, disciplina, solidariedade e amizade, cresçam nos vossos corações desígnios de amor, fraternidade e paz entre os homens, como Deus quer. Com a minha Bênção Apostólica.



                                                                                   Julho de 1984

PAPA JOÃO PAULO II


AUDIÊNCIA GERAL


Quarta-feira, 11 de Julho de 1984




Caríssimos irmãos e irmãs de língua portuguesa

Sede bem-vindos a esta Audiência, já em clima de férias. Que ela vos aproveite para a vida cristã, que não sofre interrupções. Aos que me ouvem, mesmo em férias, desejo felicidades e que o Deus do amor e da paz encha os seus corações de amor e de paz.





PAPA JOÃO PAULO II


AUDIÊNCIA GERAL


4
Quarta-feira, 18 de Julho de 1984

Aos jovens agricultores brasileiros


Quero saudar agora, especialmente, o grupo de jovens agricultores e técnicos do Brasil, dos estados da Bahia e do Espírito Santo:

Sede bem-vindos, caros amigos! Por vocês, lembro gratamente os encontros que tive com os jovens e os camponeses, no Brasil. Levem-lhes - e a todos os Brasileiros - uma saudação; e digam-lhes: que continuo a acreditar na sua dignidade de homens e de cristãos; e rezo para que os seus direitos sejam respeitados e os seus deveres cumpridos, como factor de paz, expressão de amor, fonte de honra e glorificação de Deus, em nome do Qual a vocês e a todos dou a Bênção Apostólica



PAPA JOÃO PAULO II


AUDIÊNCIA GERAL


Quarta-feira, 25 de Julho de 1984


Quero saudar, agora, um numeroso e selecto grupo de Juristas do Brasil, de passagem em Roma: desejo-vos felicidades e que Deus ilumine sempre os caminhos da vossa vida e actividade. -me grata a vossa presença. Sois intérpretes e, de alguma maneira, garantes das leis: tarefa delicada, mas importante. Que vos guiem sempre pensamentos de paz, amor e fraternidade, no vosso agir, a serviço da dignidade e do maior bem da pessoa humana, na salvaguarda do bem comum. E que Deus vos abençoe!



                                                                                  Agosto de 1984

JOÃO PAULO II


AUDIÊNCIA GERAL


Quarta-feira, 22 de Agosto de 1984

Caríssimos irmãos e irmãs de língua portuguesa


A todos envolvendo na maior estima, quero saudar agora, em particular, dois grupos aqui presentes:

- o “São Paulo Futebol Clube”, do Brasil: Amigos - permiti que assim vos chame - é grata a vossa presença aqui; é presença do dilecto Brasil, que em vós saúdo. Fazei da disciplina esportiva também disciplina de vida, da vossa popularidade meio de serdes homens para os homens, em toda a verdade; e “glorificai a Deus no vosso corpo”. Que Ele vos acompanhe e que sejais felizes!

5 - o outro grupo vem de Portugal: da paróquia de Espinho (Porto). Que a vinda a Roma vos fortifique na fé e no testemunho de Cristo, do qual imploro para todos graça e paz, com a Bênção Apostólica.





                                                                           Setembro de 1984

PAPA JOÃO PAULO II


AUDIÊNCIA GERAL


Quarta-feira, 5 de Setembro de 1984

Queridos irmãos e irmãs de língua portuguesa


Sem preterir ninguém na muita estima em Cristo por todos, saúdo:

- os grupos de peregrinos, bem numerosos, vindos do Brasil, de São Paulo, de Porto Alegre e do Rio de Janeiro. No vosso calor humano revivo, gratamente, a visita a estas cidades; e em vós e por vós desejo aos queridos brasileiros tudo de bom, no amor de Deus;

- um grupo especializado, também do Brasil: os integrantes do “team” de futebol do “Sport Club Corinthians Paulista”. Que sejais felizes! E que, sendo esportistas e homens a cem por cento, sejais sempre mensageiros de humanidade, amor e alegria, como Deus quer!;

- ao grupo de Portugal, da paróquia de São João da Madeira: que o peregrinar a Roma vos fortaleça na fé e ilumine de esperança cristã os vossos caminhos, em fidelidade a Deus e aos homens-irmãos.

Levai saudades e uma bênção do Papa aos que vos são queridos.



PAPA JOÃO PAULO II


AUDIÊNCIA GERAL


Quarta-feira, 26 de Setembro de 1984


Caríssimos irmãos e irmãs de língua portuguesa!

6 Saúdo-vos hoje, com especial afecto, nesta primeira Audiência geral após o regresso da viagem pastoral que fiz ao Canadá...

Ao desejar que também vós possais sair deste encontro de hoje com uma fé revigorada, dou-vos a minha Bênção Apostólica.



                                                                             Outubro de 1984

PAPA JOÃO PAULO II


AUDIÊNCIA GERAL


Quarta-feira, 3 de Outubro de 1984




Desejo saudar, com particular afecto, os grupos de brasileiros vindos do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, do Ceará, da Bahia e de Brasília. Todos estes lugares de vossa proveniência evocam em mim gratas recordações do grande Brasil. Faço votos de que possais levar desta viagem e, de modo especial, desta vossa estada em Roma, uma fé mais viva e uma esperança mais forte para o empenho cristão de construir uma civilização de amor. A vós e a todos os demais peregrinos vindos a esta audiência dou a minha Bênção Apostólica







AUDIÊNCIAS 1984