AUDIÊNCIAS 1985




                                                                                Abril de 1985

PAPA JOÃO PAULO II

AUDIÊNCIA GERAL

Quarta-feira, 24 de Abril de 1985




Aos peregrinos vindos do Brasil

Quero dirigir uma saudação particular aos amados irmãos e irmãs brasileiros - de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador - presentes nesta Audiência, com alguns Senhores Bispos em “Visita ad Limina”.

Uma sombra passa no horizonte desta cordial saudação, pois o Brasil está de luto, pela morte de seu Presidente eleito. Doutor Tancredo Neves, que Deus tenha no eterno repouso. Compartilho esse luto e renovo aqui os votos já expressos à dileta Nação, exortando a todos pelos presentes, a levantarem o coração, animados pela esperança em Cristo, na caminhada histórica, cristã e eclesial do querido Povo brasileiro, que Deus assista, conforte e proteja sempre!



                                                                                 Julho de 1985

PAPA JOÃO PAULO II

AUDIÊNCIA GERAL

Quarta-feira, 10 de Julho de 1985




Amados irmãos e irmãs de língua portuguesa

Quero dirigir uma palavra de saudação especial ao grupo de Juristas do Brasil, presentes nesta Audiência: Sede bem-vindos! Recordai sempre: o ideal de toda a perfeição do direito é, afinal, a verdade e a justiça de Deus, que é Amor. Empenhai-vos na busca da verdade e para que o amor ilumine sempre o vosso agir, como serviço à causa da justiça e da fraternidade entre os homens.

A todos e a quantos vos são queridos, a minha Bênção Apostólica.





PAPA JOÃO PAULO II

AUDIÊNCIA GERAL

Quarta-feira, 17 de Julho de 1985




Caríssimos irmãos e irmãs de língua portuguesa,

Com as minhas saudações, apresento a todos votos de felicidades e de que a graça de Deus esteja sempre convosco!

Quero dirigir uma saudação particular ao numeroso grupo de fiéis Portugueses: alguns, provenientes da Califórnia, que aqui representam as muitas comunidades de emigrantes, espalhadas pelo mundo; outros que provêm da mãe-pátria. Sede todos bem-vindos! Que a visita a Roma fortifique a vossa fé e o sentido de Deus, na vossa vida e actividades! E que, com a protecção de Nossa Senhora - de quem o Povo português é tão devoto, como tive ocasião de ver em Fátima - vos acompanhem sempre as bênçãos divinas!



                                                                              Agosto de 1985

PAPA JOÃO PAULO II

AUDIÊNCIA GERAL

Quarta-feira, 21 de Agosto de 1985

Caríssimos Irmãos e Irmãs de língua portuguesa


Uma saudação especial às Irmãs da Congregação das Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, que vieram de Portugal para visitar os lugares franciscanos e, a exemplo de São Francisco, manifestar ao Papa a sua estima.

Saúdo também o grupo de peregrinos do Centro Pastoral Nossa Senhora da Oliveira, de Guimarães, e o grupo da paróquia de Espinho, do Porto. A todos os meus votos de feliz estadia em Roma, com a minha Bênção Apostólica.





PAPA JOÃO PAULO II

AUDIÊNCIA GERAL

Quarta-feira, 28 de Agosto de 1985




Caríssimos Irmãos e Irmãs de língua Portuguesa

Quero ainda saudar, de modo especial, o grupo de peregrinos da Diocese de Viseu, com os seus sacerdotes jubilares. A todos os romeiros de Portugal e do Brasil desejo que esta passagem por Roma seja de grande proveito espiritual e cultural, fazendo sentir, de perto, a unidade e a universalidade da Igreja, com a minha Bênção Apostólica.



                                                                            Setembro de 1985

PAPA JOÃO PAULO II

AUDIÊNCIA GERAL

Quarta-feira, 25 de Setembro de 1985




Caríssimos irmãos e irmãs de língua portuguesa

Saúdo, em particular, as Senhoras do Brasil, do grupo de renovação carismática “Bom Pastor”, em peregrinação a Jerusalém.

Que a participação nesta Audiência, a estada em Roma e o contacto com os lugares santificados pela presença de Cristo, vos aproveitem para aumento da fé e da firmeza e caridade no seu testemunho, feito de compreensão, acolhimento e solidariedade nos esforços de todos por aquilo que é nobre e bom! Com estes votos abençoo a VÓS, às vossas comunidades, às vossas famílias e a quantos vos são queridos.







AUDIÊNCIAS 1985