AUDIÊNCIAS 1986




Junho de 1986



JOÃO PAULO II

AUDIÊNCIA GERAL

Quarta-feira, 4 de Junho de 1986


Aos fiéis de língua portuguesa

Ao saudar todos os que me ouvem, de língua portuguesa, com votos cordiais de felicidade, graça e paz em Cristo, quero dizer uma palavra ao grupo presente, peregrinos da Legião de Maria de Lisboa:

Sede bem-vindos, amados irmãos! Levai saudades minhas - com encorajamento - aos legionários de Maria, aos vossos familiares e amigos de Portugal. Que Nossa Senhora vos alcance protecção e luzes na caminhada da fé, vivida e testemunhada, com as maiores venturas, que imploro para todos com a Bênção Apostólica.



JOÃO PAULO II

AUDIÊNCIA GERAL

Quarta-feira, 25 de Junho de 1986

A um grupo proveniente do Brasil


Saúdo em particular um grupo proveniente do Brasil: estudiosos e técnicos, que estão a frequentar um curso de atualização sobre “condições externas do desenvolvimento”.

Sede bem-vindos! É-me grata a vossa presença aqui. Levai deste encontro a lembrança avivada do que a Igreja sempre repete, fiel a Jesus Cristo: o desenvolvimento tem um ponto de referência imprescindível, que é o homem, com todas as suas dimensões. Mas o desenvolvimento integral das pessoas requer o desenvolvimento solidário da humanidade, pelos caminhos da paz e da fraternidade. Que Deus vos ajude sempre e vos abençoe, assim como aos que vos são queridos e à vossa pátria!



                                                                               Agosto de 1986

JOÃO PAULO II

AUDIÊNCIA GERAL

Quarta-feira, 6 de Agosto de 1986


Aos fiéis de língua portuguesa

Ao exprimir cordiais boas-vindas a todos os presentes de língua portuguesa, saúdo em particular: um grupo de Estudantes Universitários de São Paulo-Brasil; e a numerosa representação da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, de Viana do Castelo-Portugal. Desejando-vos felicidades, desejo também:

Que a vinda a Roma alente vossa fé e vida crista, com a protecção de Nossa Senhora, caminho seguro para Deus, pôr Cristo nosso Redentor e Salvador e Amigo dos Jovens. Dou-vos com afecto a Bênção Apostólica, extensiva às vossas famílias e pessoas amigas de vossas terras.



JOÃO PAULO II

AUDIÊNCIA GERAL

Quarta-feira, 20 de Agosto de 1986

Aos fiéis de língua portuguesa


Quero dirigir a todos os irmãos e irmãs de língua portuguesa uma cordial saudação, com votos de bem, graça e paz. E dou as boas-vindas, em particular, ao simpático grupo de Jovens do Corpo Nacional de Escutas de Portugal, da paróquia de São Mamede, em Lisboa: “Alerta, para servir”, caros amigos, como Cristo serviu, enquadrando os vossos projectos de vida na sua mensagem e seguindo sempre as “pistas” do amor e da fraternidade, na edificação de um mundo novo, pela novidade de Jesus Cristo! Com a minha Bênção Apostólica.



                                                                              Setembro de 1986

PAPA JOÃO PAULO II

AUDIÊNCIA GERAL

Quarta-feira, 3 de Setembro de 1986

Aos numerosos peregrinos de língua portuguesa


Ao saudar, cordialmente, todos os presentes de língua portuguesa, com votos de felicidades, graça e paz, em Cristo, congratulo-me com os Sacerdotes da Arquidiocese de Braga, em Portugal - entre os quais um colaborador directo da Santa Sé, Dom Manuel Monteiro de Castro - que vieram a Roma para celebrar as bodas de prata da sua Ordenação sacerdotal.

Parabéns, queridos Padres! Que esta data, que quisestes assinalar de modo tão significativo, avive em vós a constância do dom, a generosidade e a alegria de servir como ministros, “capazes de ensinar aos outros”, com as obras e a vida, que Cristo vos ama e os ama: Ele é o “Redentor do homem”! Com a minha Bênção Apostólica, extensiva aos vossos familiares.



                                                                             Outubro de 1986

JOÃO PAULO II

AUDIÊNCIA GERAL

Quarta-feira, 1 de Outubro de 1986

Aos fiéis vindos de Países de língua portuguesa


Uma saudação especial aos Peregrinos brasileiros, em “retiro sobre rodas”. Que a peregrinação pelos lugares sagrados seja uma graça para renovar a fé e avivar o amor de Deus e do próximo.

Uma saudação cordial ao numeroso grupo de Oficiais e demais pessoas militares e civis do navio brasileiro “Custódio de Mello”. Que a Mãe Santíssima - “Estrela dos Marinheiros” - seja o farol a iluminar os vossos caminhos de fé e de esperança em Deus.



JOÃO PAULO II

AUDIÊNCIA GERAL

Quarta-feira, 8 de Outubro de 1986

Caríssimos Irmãos e Irmãs de língua portuguesa


Ao saudar, cordialmente, todos os presentes de língua portuguesa, com votos de felicidades e paz em Cristo, dirijo uma palavra especial ao numeroso grupo português, vindo pelo navio “Funchal”. Que suas vidas sejam iluminadas continuamente pelo Amor infinito de Deus que nos amou e salvou, com a intercessão da Virgem de Fátima.

A os brasileiros vindos de São Paulo, do Rio de Janeiro e de outros Estados, recordo a festa de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, no próximo dia 12 de Outubro: que Ela continue a proteger o Brasil, os Senhores e todos os seus familiares.





AUDIÊNCIAS 1986