Neemias (CNB) 10

 Compromisso de observar a Lei

10 1 “Nessas circunstâncias nos compro-metemos firmemente, por escrito, assinando o documento selado, nossas autoridades, nossos levitas e nossos sacerdotes.”
2
Assinam este documento: Neemias filho de Hacalias e Sedecias, 3 Saraías, Azarias e Je­remias, 4 Fasur, Amarias e Melquias, 5 Ha­tus, Sebanias e Meluc, 6 Harim, Meremot e Abdias, 7 Daniel, Genton e Baruc, 8 Moso­lam, Abias e Miamin, 9 Maazias, Belgai e Se­meías: são estes os sacerdotes.
10
Os levitas são: Josué filho de Azanias, Benui, da descendência de Henadad; Cad­miel 11 e seus irmãos Sequenias, Hodias, Ce­lita, Falaías e Hanã, 12 Micas, Roob e Ha­sa­bias, 13 Zacur, Serebias e Sebanias, 14 Ho­dias, Bani e Canani.
15
Os notáveis do povo: Faros, Faat-Moab e Elam, Zetu e Bani, 16 Buni, Azgad e Bebai, 17 Adonias, Beguai e Adin, 18 Ater, Ezequias e Azur, 19 Hodias, Hasum e Besai, 20 Haref, Anatot e Nebai, 21 Megfias, Mosolam e Hazir, 22 Mesezebel, Sadoc e Jedua, 23 Feltias, Hanã e Anaías, 24 Oséias, Hananias e Hasub, 25 Aloés, Falea e Sobec, 26 Reum, Hasabna e Maasias, 27 Aías, Hanã e Anã, 28 Meluc, Harim e Baana.

 Reforma do povo

29 O restante do povo, dos sacerdotes, levitas, porteiros, cantores, oblatos e todos os que evitaram o contato com os estrangeiros da região, a fim de se conformar com a Lei de Deus, eles com as mulheres, os filhos, as filhas, enfim, todos quantos eram capazes de compreender, 30 unem-se a seus nobres irmãos, comprometendo-se solenemente, com juramento, a observar a Lei de Deus, dada por meio de Moisés, o servo de Deus, e a pôr em prática todos os mandamentos do Senhor, nosso Soberano, bem como seus decretos e preceitos.
31
Em particular, não entregaremos nossas filhas em casamento aos habitantes desta terra nem permitiremos que nossos filhos se casem com as filhas deles. 32 Se os naturais da terra trouxerem mercadorias ou cereais para vendê-los em dia de sábado, nada lhes compraremos nem em sábado nem em dia santo. No sétimo ano renunciaremos ao cultivo da terra e a qualquer dívida. 33 Assumimos a obrigação de contribuir cada ano com um terço de siclo para o serviço na casa de nosso Deus, 34 isto é, para os pães sagrados, para os sacrifícios diários de alimentos e animais, os sacrifícios regulares dos sábados, das luas novas, das festividades, bem como para os sacrifícios pacíficos, os sacrifícios de expiação dos pecados de Israel, e para qualquer outro serviço, na casa de nosso Deus.
35
Foi feito o sorteio entre os sacerdotes, levitas e o povo quanto ao fornecimento da lenha que deve ser levada ao templo de nosso Deus, por parte de cada família, em data marcada, de ano em ano, para ser queimada sobre o altar do Senhor nosso Deus, como está escrito na Lei. 36 Comprometemo-nos também a levar cada ano à Casa do Senhor as primícias de nossa terra e os primeiros frutos de qualquer árvore, 37 bem como os primogênitos de nossos filhos e de nossos rebanhos, como está escrito na Lei. Levaremos à casa de nosso Deus, aos sacerdotes que nela exercem o ofício, as primeiras crias de bois, ovelhas e cabritos. 38 Igualmente levaremos aos sacerdotes, nas dependências do templo de nosso Deus, a primeira massa de pão e do produto de cada árvore, do vinho e do azeite; e daremos o dízimo das plantações aos le­vitas; serão os levitas que irão recolher os dízimos em todas as cidades de nossa área.
39
Um sacerdote, da descendência de Aarão, acompanhará os levitas na arrecadação dos dízimos; e os levitas levarão o dízimo do dí­zimo à Casa de nosso Deus, na repartição do tesouro. 40 Pois para essas repartições os israe­litas e os levitas levarão as contribuições em cereais, vinho novo e azeite; é também ali que se encontram os objetos que os sacerdotes em serviço, os porteiros e os cantores utilizam no santuário. Nunca nos descuidaremos da Casa de nosso Deus.


Restante da obra de Neemias

 O povoamento de Jerusalém

11 1 Os notáveis do povo moravam em Jerusalém. Quanto ao restante do povo, um em cada dez foi designado por sorteio para mudar-se também para a cidade santa de Jerusalém, enquanto nove sobre dez podiam ficar nas cidades. 2 Entretanto o povo felicitava os homens que de livre vontade quisessem estabelecer-se em Jerusalém.
3
Estes são os chefes da província que se estabeleceram em Jerusalém, enquanto nas cidades de Judá se estabeleceram, cada um em sua propriedade, os demais israelitas, os sacerdotes, os levitas, os oblatos e os descendentes dos servos de Salomão.
4
Em Jerusalém habitavam descendentes de Judá e de Benjamim. Dentre os descendentes de Judá: Ataías filho de Ozias filho de Zacarias, filho de Amarias, filho de Safatias, filho de Malaleel, da descendência de Farés. 5 Maasias filho de Baruc, filho de Col-Hoza, filho de Hazias, filho de Adaías, filho de Joiarib, filho de Zacarias, descendente de Sela. 6 O total dos descendentes de Farés estabelecidos em Jerusalém era de quatrocentos e sessenta e oito homens adultos.
7
Dentre os descendentes de Benjamim: Salu filho de Mosolam filho de Joed, filho de Fadaías, filho de Colaías, filho de Maa­sias, filho de Eteel, filho de Isaías, 8 e seus irmãos Gabai e Salai, ao todo novecentos e vinte e oito. 9 Joel filho de Zecri era o superior deles; e Judá filho de Senua era a segunda autoridade na cidade.
10
Dentre os sacerdotes: Jedaías, Joaquim filho de 11 Saraías, filho de Helcias, filho de Mosolam, filho de Sadoc, filho de Meraiot, filho de Aquitob, o prefeito da casa de Deus, 12 e seus irmãos, que se dedicavam ao serviço do Templo, ao todo oitocentos e vinte e dois; Adaías filho de Jeroam, filho de Fe­lelias, filho de Amsi, filho de Zacarias, filho de Fasur, filho de Melquias 13 e seus irmãos, chefes de família, ao todo duzentos e quarenta e dois; e Amasai filho de Azareel, filho de Aazi, filho de Mosolamot, filho de Emer 14 e seus irmãos, ao todo cento e vinte e oito homens adultos. Zabdiel filho de Agadol era o superior deles.
15
Dentre os levitas: Semeías filho de Ha­sub, filho de Ezricam, filho de Hasabias, fi­lho de Buni. 16 Sabatai e Jozabad eram, dentre os chefes levíticos, os encarregados dos serviços externos do templo de Deus. 17 Ma­tanias filho de Micas, filho de Zabdi, filho de Asaf, que era o dirigente do canto e na oração entoava a ação de graças; Bec­becias, que figurava como segundo entre os irmãos; e Abdias filho de Samua, filho de Galal, filho de Jedutun. 18 O total dos levitas na cidade santa era de duzentos e oitenta e quatro.
19
Os porteiros: Acub, Telmon e os irmãos que montavam guarda junto às portas, ao todo cento e setenta e dois.
20
E o resto dos israelitas, dos sacerdotes e dos levitas morava espalhado por todas as ci­dades de Judá, cada qual em sua propriedade.
21
Os oblatos moravam no Ofel; Sia e Gasfa eram os superiores dos oblatos. 22 O superior dos levitas em Jerusalém era Ozi filho de Bani, filho de Hasabias, filho de Matanias, filho de Micas; ele pertencia aos asafitas, encarregados do canto durante o culto na casa de Deus. 23 Existia uma ordem do rei a respeito deles e um regulamento determinava o que os cantores tinham que fazer, dia por dia.
24
Fetaías filho de Mesezebel, pertencente aos descendentes de Zara, um dos filhos de Judá, era o comissário do rei em todos os assuntos de interesse do povo.
25
O restante dos sacerdotes e levitas se mudou para os sítios de suas propriedades; eles moravam no meio da gente de Judá, em Cariat-Arbe e arredores, em Dibon e arredores, em Cabseel e nas aldeias dos arredores, 26 em Jesua, em Molada, em Bet-Falet, 27 em Haser-Sual, em Bersabéia e arredores, 28 em Siceleg, em Mecona e nas aldeias vizinhas; 29 em En-Remon, em Saraá, em Jarmut, 30 em Zanoe, em Odolam e aldeias vizinhas, em Laquis e arredores, em Azeca e aldeias vizinhas: estavam pois estabelecidos desde Bersabéia até o vale de Hinom.
31
Os benjaminitas moravam em Gaba, Macmas, Aia e Betel e nas aldeias dos arredores; 32 em Anatot, em Nob, em Ananias, 33 em Hasor, em Ramá, em Getaim, 34 em Hadid, em Seboim, em Nebalat, 35 em Lod, em Ono e no vale dos Carpinteiros. 36 Grupos de levitas se encontravam tanto em Judá como em Benjamim.

 Sacerdotes e levitas

12 1 São estes os sacerdotes e os levitas que voltaram com Zorobabel filho de Salatiel e com Josué: Saraías, Jeremias, Esdras, 2 Amarias, Meluc, Hatus, 3 Sequenias, Harim, Meremot, 4 Ado, Genton, Abias, 5 Miamin, Madias, Belga, 6 Semeías, Joiarib, Jedaías, 7 Salu, Amoc, Helcias, Jedaías. Estes foram os chefes dos sacerdotes e de seus irmãos, no tempo de Josué.
8
Os levitas: Josué, Benui, Cadmiel, Sere­bias, Judá, Matanias. Este último, com seus irmãos, dirigia os hinos de ação de graças, 9 enquanto Becbecias, Ani e seus irmãos fica­vam do lado oposto, distribuídos em diversos grupos. 10 Josué foi pai de Joaquim, Joaquim foi pai de Eliasib, Eliasib foi pai de Joiada, 11 Joiada foi pai de Joanã, Joanã foi pai de Jedua.
12
No tempo de Joaquim, para as famílias sacerdotais os chefes eram os seguintes: Para a de Saraías era Meraías; para a de Jeremias, Hananias; 13 para a de Esdras, Mosolam; para a de Amarias, Joanã; 14 para a de Meluc, Jô­natas; para a de Sebanias, José; 15 para a de Harim, Ednas; para a de Meraiot, Helci; 16 pa­ra a de Ado, Zacarias; para a de Genton, Mo­solam; 17 para a de Abias, Zecri; para a de Miniamin e Moadias, Felti; 18 para a de Belga, Samua; para a de Semeías, Jônatas; 19 para a de Joiarib, Matanai; para a de Jedaías, Ozi; 20 para a de Selai, Celai; para a de Amoc, Hé­ber; 21 para a de Helcias, Hasabias; para a de Jedaías, Natanael.
22
No tempo de Eliasib, de Joiada, de Joanã e de Jedua, os levitas chefes das famílias sa­cerdotais foram registrados nos anais até o reinado de Dario, o Persa. 23 Quanto aos levitas, os chefes das famílias foram regis­trados no Livro dos Anais até o tempo de Joanã, neto de Eliasib. 24 Os chefes dos levitas foram­ Hasabias, Serebias, Josué, Benui e Cadmiel, com os irmãos, que ficavam diante deles para entoar os cânticos de louvor e ação de graças,­ conforme as instruções de Davi, o homem de Deus, em turnos de serviço. 25 Matanias, Becbecias, Abdias, Mo­solam, Telmom e Acub eram porteiros junto aos depósitos das portas. 26 Esses viviam no tempo de Joaquim filho de Josué, filho de Josedec, e no tempo do governador Neemias e de Esdras, o sacer­dote e escriba.

 A inauguração da muralha

27 Quando se tratou de inaugurar as muralhas de Jerusalém, os levitas foram procu­rados em todas as localidades em que moravam e levados a Jerusalém, a fim de fazerem­ da inauguração uma grande festa, com cânticos, música, címbalos, cítaras e harpas. 28 Reuniram-se assim os cantores levíticos do distrito de Jerusalém e arredores, a saber, da aldeia dos netofatitas, 29 de Bet-Guilgal, dos campos de Gaba e de Azmot, pois os cantores tinham organizado vivendas nos arredores de Jerusalém.
30
Depois de se purificarem, os sacerdotes e os levitas purificaram o povo, as portas e as muralhas. 31 Fiz os notáveis de Judá subirem sobre a muralha, formando dois grandes coros. O primeiro se dirigiu para a direita, sobre o alto da muralha, em direção à porta do Lixo. 32 Atrás caminhavam Osaías e uma metade dos notáveis de Judá, 33 além de Azarias, Esdras, Mosolam, 34 Judá, Benjamim, Semeías e Jeremias, 35 pertencentes aos sacerdotes, levando trombetas; Zacarias filho de Jônatas, filho de Semeías, filho de Matanias, filho de Miquéias, filho de Zacur, filho de Asaf, 36 com os irmãos Semeías, Azareel, Malalai, Galalai, Maai, Natanael, Judá, Hanani, levando os instrumentos musicais de Davi, o homem de Deus. E Esdras, o escriba, ia à frente deles. 37 Chegando à porta da Fonte, continuaram reto, subiram pela rampa do muro os degraus da Cidade de Davi e, ultrapassando o palácio de Davi, chegaram à porta das Águas, a leste.
38
O segundo coro se dirigiu para a esquerda e eu o seguia com outra metade \dos notáveis do povo, sobre a crista da muralha, para além da torre das Fornalhas, até o muro largo; 39 depois passou pela porta de Efraim, a porta Velha, a porta dos Peixes, a torre de Hananeel, a torre dos Cem, até a porta das Ovelhas, parando junto à porta da Guarda.
40
Os dois coros se colocaram junto ao templo de Deus, como também eu com a metade dos nobres, 41 mais os sacerdotes Eliacim, Maasias, Miniamin, Miquéias, Elioenai, Zacarias, Hananias, todos com trombetas, 42 como também Maasias, Semeías, Eleazar, Ozi, Joanã, Melquias, Elam e Ezer. Os cantores se faziam ouvir, sob a direção de Jezraías. 43 Naquele dia foram oferecidos grandes sacrifícios, no meio de muita alegria, pois Deus mesmo lhes dera motivo para imensa alegria. Também as mulheres e crianças participaram da festa, e as manifestações de alegria se podiam ouvir de longe.

 Organização comunitária

44 Naquele tempo as dependências nas quais se depositavam as provisões, as ofertas, as primícias e os dízimos foram confiadas a responsáveis que deviam recolher as contribuições provenientes dos campos anexos às cidades e destinadas legalmente aos sacerdotes e levitas. É que Judá se alegrava ao ver os sacerdotes e os levitas exercendo suas funções. 45 Eles cuidavam do serviço de Deus e dos ritos de purifica­ção,­ como também os cantores e os porteiros cumpriam as ordens de Davi e de seu filho­ Salomão. 46 Com efeito, no tempo­ de Davi, Asaf era o chefe dos cantores e os dirigia nos cânticos de louvor e ação de graças a Deus. 47 Todo o povo de Israel, no tempo de Zorobabel e de Neemias, entregava aos cantores e aos porteiros as contri­buições de acordo com as necessidades de cada dia. Aos levitas entregavam as doações sagradas e os levitas por sua vez entre­gavam aos descendentes de Aarão as quotas que lhes cabiam.

 Exclusão dos estrangeiros

13 1 Naquele tempo, por ocasião de uma leitura pública do livro de Moisés, encontrou-se um texto, onde se lia que o amo­nita e o moabita não devem entrar na comuni­dade de Deus, 2 porque não foram ao encontro dos israelitas, com pão e água, mas contrataram Balaão para os amaldiçoar, acontecendo, porém, que nosso Deus virasse a maldição em bênção. 3 Ora, tomando conhecimento dessa Lei, imediatamente excluíram de Israel todo elemento estrangeiro.

 O abuso de Eliasib durante a viagem de Neemias

4 Antes disso, o sacerdote Eliasib, que controlava os aposentos anexos do templo de nosso Deus, sendo parente de Tobias, 5 havia­ posto à disposição deste uma grande sala, na qual anteriormente se guardava a farinha para o sacrifício, o incenso, apetrechos diversos, os dízimos dos cereais, o vinho e o azeite, ou seja, as contribuições destinadas aos levitas, porteiros e cantores, bem como as quotas destinadas aos sacerdotes. 6 Naquele tempo não me encontrava em Jeru­salém, pois no trigésimo segundo ano de Artaxerxes, rei da Babilônia, tinha ido apresentar-me ao rei. Mas certo tempo depois pedi novamente licença ao rei. 7 Estando de volta a Jerusalém, tomei conhecimento do mal feito por Eliasib, cedendo a Tobias um aposento nas dependências da Casa de Deus. 8 Cheio de indignação atirei os trastes de Tobias fora da sala, para a rua, 9 e man-
dei­ que aquelas dependências fossem puri­ficadas. Em seguida mandei recolocar os uten­sílios da Casa de Deus, a farinha para o sacrifício e o incenso.

 Arrecadação dos dízimos

10 Também fui informado de que havia omissão na entrega das contribuições devidas aos levitas e que estes por isso se tinham retirado, cada qual para sua propriedade rural – isto tanto os levitas como os cantores encarregados das funções sagradas. 11 Censurei os homens do Conselho, dizendo: “Por que a casa de Deus vem sendo tratada com tal desleixo?” Convoquei os levitas e os fiz voltar às funções. 12 Daí todos em Judá passaram a levar aos depósitos os dízimos dos cereais, do vinho e do azeite. 13 Confiei a administração dos depósitos ao sacerdote Selemias, ao escriba Sa­doc e ao levita Fadaías; e para assistente no­meei Hanã filho de Zacur, filho de Ma­ta­nias. Eles eram considerados como dignos de confiança e a eles cabia fazer as distribui­ções entre seus colegas. 14 – Meu Deus, recorda tudo isso em meu favor; não risques de minha conta meus atos de pieda­de, que pratiquei em favor da casa de meu Deus e de suas instituições.

 Observância do sábado

15 Naquele tempo vi em Judá gente pisando uvas em dia de sábado, outros levando feixes de trigo para carregar os jumentos. Vi também como transportavam para Jerusalém vinho, uvas, figos e todo tipo de fardos em dia de sábado. Chamei sua atenção para o dia em que estavam vendendo os produtos.
16
Os \comerciantes de Tiro que moravam em Jerusalém traziam peixes e toda espécie de mercadorias, oferecendo-os à venda entre a gente de Judá, em dia de sábado. 17 Censurei os notáveis de Judá, dizendo-lhes: “Que coisa detestável estais fazendo, profanando assim o dia de sábado! 18 Acaso não foi porque vossos pais fizeram isso que nosso Deus fez cair toda essa calamidade sobre nós e sobre esta cidade? E agora vós quereis aumentar a ira divina, profanando o sábado?”
19
Quando as sombras da tarde atingiam as portas de Jerusalém, antes do início do sábado, ordenei que as portas fossem trancadas e proibi que as mesmas fossem abertas antes­ de passar o sábado; e junto às portas postei alguns de meus homens, a fim de impedirem­ a entrada de qualquer carga durante o sábado. 20 Uma ou duas vezes os mercadores e ven­dedores de todo tipo de mercadorias pernoitaram fora de Jerusalém. 21 Ralhei com eles, dizendo: “Por que passais a noite ao pé da muralha? Se o fizerdes de novo, vos man­darei prender”. Desde então já não apareceram em dia de sábado. 22 Ordenei também aos levitas que se pusessem em estado de pureza e assim vigiassem as portas, para que o sábado fosse santificado.
– Meu Deus, recorda também isso em meu favor e compadece-te de mim na tua grande misericórdia.

 Casamentos com estrangeiras

23 Naquela mesma época vi judeus que se tinham casado com mulheres de Azoto, de Amon e de Moab. 24 Metade de seus filhos falavam a língua de Azoto ou a língua deste ou daquele povo, mas não sabiam falar a língua judaica. 25 Eu os censurei, os amaldiçoei, até bati em alguns deles, os agarrei pe­los cabelos e os conjurei, dizendo: “Não deveis deixar que vossas filhas se casem com os filhos deles, nem tomar as filhas de­les como esposas para vossos filhos ou para vós mesmos. 26 Acaso não foi por isso que Salomão, rei de Israel, se tornou pecador? No meio de tantas nações, não havia nenhuma que tivesse rei igual a ele. Ele era o predileto de Deus e Deus o fez rei sobre todo o Israel. Contudo também ele foi seduzido ao pecado por mulheres estrangeiras.­ 27 E agora se ouve dizer que vós estais come­tendo esse mesmo grande pecado de infidelidade contra o nosso Deus, casando-vos com mulheres estrangeiras”.
28
Mesmo dentre os filhos de Joiada, filho do sumo sacerdote Eliasib, havia um que era genro do horonita Sanabalat; e este escor­ra­cei para longe de mim.
29
– Meu Deus, recorda na conta deles a conspurcação do sacerdócio e da aliança!
30
Assim os purifiquei de todos os elementos estrangeiros e fixei normas para as funções dos sacerdotes e levitas, indicando o ofício de cada um, 31 também com relação ao for­necimento de lenha em datas marcadas e a respeito das primícias.
– Meu Deus, recorda isso em meu favor.



Neemias (CNB) 10