Ecclesiae fastos PT 37

"A palavra do Senhor permanece eternamente"


38 Outra lição ainda, veneráveis irmãos, nos é dada pela vida de são Bonifácio, que resumimos brevemente. No mosteiro de Fulda, no pedestal da estátua erguido em 1842, que representa a imagem do apóstolo da Germânia, lêem os visitantes esta frase: "A palavra do Senhor permanece eternamente".(43) Nada se podia escrever mais significativo e verdadeiro. Passaram-se, um após outro, doze séculos; houve migrações de povos; deram-se tantas transformações e sucederam-se guerras horrorosas; cismas e heresias tentaram e tentam rasgar a túnica inconsútil da Igreja; impérios prepotentes e ditaduras de homens, que pareciam nada temer, caíram inesperadamente; variadas teorias filosóficas, que pretendem atingir o auge do saber, tomam sucessivamente o lugar umas das outras, dando repetidamente aparência de verdade. Mas a palavra que Bonifácio pregou aos povos da Germânia, da Gália e da Frísia, sendo palavra daquele que permanece eternamente, vive ainda no nosso tempo, e para todos os que a aceitam sinceramente, é caminho, verdade e vida.(44)

Não faltam ainda hoje, é certo, os que a rejeitam, que procuram contaminá-la com falazes erros, ou que - violando a liberdade devida à Igreja e aos cidadãos - se esforçam com mentiras, perseguições e vexações por arrancá-la das almas e destruí-la. Mas vós bem sabeis, veneráveis irmãos, que esta vil estratégia não é nova; manifesta-se desde os primórdios da era cristã; já nosso Senhor Jesus Cristo tinha prevenido os discípulos: "Lembrai-vós daquela palavra que vos disse: Não é o servo maior que o seu senhor. Se eles perseguiram a mim, também hão de perseguir a vós".(45) Mas acrescentou estas palavras de consolação: "Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça; porque deles é o reino dos céus".(46) E também: "Bem-aventurados sois quando vos injuriarem e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus".(47)


39 Não é, portanto, nada de admirar se ainda hoje nalguns lugares se odeia o nome cristão; se, de diversos modos e com diversos métodos, é a Igreja em muitas regiões impedida de cumprir a missão divina que recebeu; e se, finalmente, não poucos católicos se deixam enganar com falsas doutrinas e se põem em grave perigo de perder a eterna salvação. Dê a todos nós força e ânimo a promessa do divino Redentor: "Eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos".(48) Do céu nos alcance força s. Bonifácio, que, para levar o reino de Cristo a povos hostis, não recusou trabalhos aturados, ásperos caminhos e até a própria morte, que afrontou com fortaleza e confiança, derramando o próprio sangue. Com a sua intercessão obtenha ele de Deus invicta fortaleza de ânimo àqueles, sobretudo, que se encontram hoje em situação angustiosa por causa das maquinações dos inimigos de Deus; e chame também ele todos naquela unidade da Igreja, que foi não só constante norma o proceder, mas também anseio ardente que o fez perseverar toda a vida em tão diligente atividade.

É o que pedimos a Deus, enquanto a vós todos, veneráveis irmãos; e a cada um dos rebanhos confiados aos vossos cuidados, vos concedemos de coração a benção apostólica, como auspício dos dons celestes e penhor da nossa paternal benevolência.

Dado em Roma, junto de São Pedro, aos 5 de junho, festa de são Bonifácio bispo e mártir, no ano de 1954, XVI do nosso pontificado.

PIO PP. XII


(43) Cf.
1P 1,25.
(44) Cf. Jn 14,6.
(45) Jn 15,20.
(46) Mt 5,10.
(47) Mt 5,11-12.
(48) Mt 28,20.






Ecclesiae fastos PT 37