Tobias (CNB) 11

 A cura de Tobit

11 1 Eles puseram-se em viagem e chegaram a Harã, situada para lá de Ní­nive. 2 Disse então Rafael a Tobias: “Sabes a situação em que deixamos teu pai. 3 Vamos à frente da tua esposa, a fim de preparar a ca­sa enquanto ela e os outros chegam. 4 Adian­­­taram-se ambos, e Rafael disse ainda: “Mantém o fel ao alcance da mão”. Atrás deles ia o cão, seguindo a ele e a Tobias. 5 Ana estava sentada, observando o caminho por onde viria o filho. 6 Percebeu que ele vinha e disse ao pai: “Teu filho está chegando, como também o homem que foi com ele!” 7 Disse Rafael a Tobias, antes que ele se aproximasse de seu pai: “Sei que os olhos dele vão se abrir! 8 Aplica-lhe aos olhos o fel do peixe, e o remédio fará com que se encolham e se soltem as manchas brancas que o cegam. Teu pai recobrará a vista e verá de novo a luz!” 9 Ana veio ao seu encontro e lan­­çou-se ao pescoço do filho, dizendo: “Filho, estou vendo-te, agora posso morrer!” E pôs-se a chorar. 10 Tobit levantou-se e, tropeçando, saiu para a porta do pátio. Tobias correu ao seu encontro, 11 com o fel do peixe numa das mãos, soprou-lhe nos olhos e, abraçando-o, disse: “Coragem, meu pai!” Aplicou-lhe então o remédio e esperou um pouco. 12 Então, com ambas as mãos fez com que se soltassem as manchas brancas dos cantos de seus olhos. 13 Vendo o próprio filho, Tobit lan­çou-se ao seu pescoço. 14 E, chorando, disse: “Estou vendo-te, meu filho, luz de meus olhos!” E disse ainda: “Bendito é Deus, bendito o seu grande Nome, e benditos todos os seus santos anjos por todos os séculos, 15 pois ele me tinha castigado, mas agora estou vendo de novo Tobias, meu filho!”
E Tobit e Ana, sua mulher, entraram na casa felizes, e louvando a Deus de todo o coração por tudo o que lhes tinha acontecido. Tobias então contou ao pai que a viagem tivera pleno êxito com a ajuda do Senhor Deus, e que trouxera o dinheiro e ainda recebera Sara, filha de Ragüel, como sua esposa. E acrescentou que ela estava vindo e já se encontrava perto da porta de Nínive. A essas palavras Tobit e Ana redobraram de alegria 16
e saíram ao encontro da nora, junto­ à porta de Nínive. Quando os ninivitas viram­ Tobit vindo e andando com toda a segurança, sem precisar ser conduzido por ninguém, ficaram admirados. 17 Quanto a Tobit, ele?con­fessava e bendizia a Deus em alta voz diante deles, proclamando que Deus tinha sido misericordioso para com ele e lhe abrira os olhos. Aproximando-se então de Sara, mulher de seu filho Tobias, abenço­ou-a e disse: “Sê bem-vinda, minha filha! E ben­dito o teu Deus, que te conduziu até nós! Bendito o teu pai e bendito Tobias, meu filho, e bendita sejas tu, minha filha! Sê bem-vinda à tua casa, com bênçãos e alegria! En­tra, minha filha!”
Naquele dia, foi imenso o contentamento de todos os judeus que viviam em Nínive. 18
O próprio Aicar e Nadab, dentre seus irmãos, vieram à casa de Tobias. E celebraram-se as bodas alegremente, durante sete dias, sendo-lhe oferecidos muitos presentes.


O desenlace

 Rafael se dá a conhecer

12 1 Terminadas as bodas, Tobit chamou
seu filho Tobias e lhe disse: “Temos de fazer o pagamento do homem que foi contigo, e ainda acrescentar-lhe uma gratificação”. 2
Tobias respondeu: “Pai, que pagamento vou fazer a ele? Não fico prejudicado se eu lhe der a metade dos bens que trouxe comigo. 3 Pois ele conduziu-me são e salvo, curou minha mulher, trouxe o dinheiro comigo e ainda te restituiu a saúde... que pagamento lhe poderei fazer?” 4 Disse-lhe Tobit: “É justo, meu filho, que receba a me­tade de todos estes bens que ele trouxe contigo”. 5 Tobias chamou-o e disse: “Como pa­gamento, recebe a metade de tudo o que trouxeste comigo, e vai em paz!”
6
Então Rafael chamou ambos à parte, e disse: “Bendizei a Deus e celebrai-o diante de todos os viventes, por todos os benefícios que ele vos fez, para que bendigais e canteis ao seu Nome. Publicai as obras de Deus com a honra que merecem, e não demoreis em celebrá-lo! 7 É bom manter escondido o segredo do rei, mas é honroso revelar e celebrar as obras de Deus. Fazei o bem, e o mal não vos atingirá. 8 É boa a oração com o jejum, e a esmola com a justiça. É melhor pouco com justiça, do que muito com iniqüidade. Mais vale dar esmola do que acumular tesouros de ouro. 9 A esmola liberta da morte e purifica de todo pecado. Os que praticam esmola terão longa vida; 10 os que cometem pecado e iniqüidade, são inimigos de si mesmos. 11 Eu vos declararei toda a verdade e não esconderei de vós coisa alguma. Já vos mostrei e disse: É bom manter escondido o segredo do rei, mas é honroso revelar as obras de Deus. 12 Pois bem, quando oravas, tu e Sara, eu apresentei o memorial da vossa prece na presença da claridade do Senhor. Da mesma forma o fiz, quando sepultavas os mortos. 13 Porque não hesitaste em levantar-te e deixar a refeição para ir sepultar um morto, eu fui enviado para pôr-te à prova. 14 Mas foi Deus também que me enviou para curar-te, e curar Sara, tua nora. 15 Eu sou Rafael, um dos sete anjos santos que assistimos diante da claridade do Senhor e entramos na sua presença”. 16 Ambos ficaram perturbados e caíram com o rosto em terra, tomados de medo. 17 Mas ele disse: “Não te­nhais medo! A paz es­teja convosco, e bendizei a Deus para sem­pre! 18 Quando eu estava convosco, isto não era por minha benevolência, mas pela vontade de Deus. Bendizei-o todos os dias, cantai para ele sem cessar. 19 Vós víeis que eu nada comia, mas dava a impressão de fazê-lo. 20 Agora, porém, bendizei o Senhor sobre a terra e celebrai a Deus. Eu subo para Aquele que me enviou. Assentai por escrito tudo o que vos aconteceu”.
E subiu.
21
Levantaram-se então, mas não puderam mais ver o anjo. 22 E começaram a bendizer e cantar hinos a Deus, celebrando-o por todas estas suas grandes obras. E especialmente porque lhes tinha aparecido um anjo de Deus.

 Cântico de Tobit

13 1 E Tobit escreveu uma oração de júbilo, nestes termos:
2
“Bendito é Deus, que vive para sempre,
e bendito é o seu Reino!
Ele castiga e tem compaixão,
faz descer até o fundo do abismo
e faz, pela sua majestade, voltar da perdição.
Não há quem possa fugir de sua mão.
3
Celebrai-o, filhos de Israel, diante das nações
para o meio das quais ele vos dispersou
4
e aí mostrou a sua majestade.
Exaltai-o diante de todos os viventes,
pois ele é o nosso Senhor, ele é o nosso Pai,
ele é o nosso Deus por todos os séculos.
5
Ele vos castigará por causa de vossas iniqüidades,
mas terá compaixão de todos vós
e vos reunirá de todas as nações
onde quer que tenhais sido dispersos.
6
Quando tiverdes voltado para Ele
de todo o vosso coração e com toda a vossa alma,
para praticardes a verdade diante dele,
então voltará para vós e não mais esconderá de vós a sua face.
Agora, olhai o que ele fez convosco
e celebrai-o em alta voz.
Bendizei ao Senhor da justiça
e exaltai o Rei dos séculos.
Quanto a mim, celebro-o na terra do meu cativeiro
e mostro sua força e majestade a um povo de pecadores.
Convertei-vos, pecadores, e praticai a justiça diante dele.
Quem sabe, ele talvez vos acolha e vos trate com misericórdia!
7
Eu e minha alma entoamos exultações ao Rei do céu
e minha alma se alegrará todos os dias da minha vida.
8
Bendizei o Senhor, todos os eleitos
e vós todos, louvai a sua majestade.
Celebrai dias de alegria e proclamai-o.
9
Jerusalém, cidade santa,
ele te castigará pelas obras de tuas mãos.
10
Celebra ao Senhor com boas obras e bendize o Rei dos séculos,
para que a sua Tenda seja de novo edificada em ti com alegria
e Ele faça em ti felizes todos os exilados,
e ame em ti todos os infelizes, por todos os séculos dos séculos.
11
Uma luz fulgente brilhará em todos os confins da terra!
Muitas nações virão a ti de longe,
e das extremidades da terra, para o seu santo Nome,
tendo em suas mãos ofertas para o Rei do céu;
gerações de gerações virão dar-te alegria
e o nome da Eleita permanecerá pelos séculos dos séculos.
12
Malditos, todos os que te falarem com dureza.
Malditos, todos os que destruírem
e derrubarem teus muros,
e todos os que abaterem tuas torres
e incendiarem tuas casas.
Abençoados, porém, todos os que te temerem para sempre.
13
Alegra-te, pois, e exulta por causa dos filhos dos justos,
pois todos serão reunidos e bendirão ao Senhor eterno.
14
Felizes, os que te amam.
Felizes, os que se alegrarem com a tua paz.
Felizes, também, todos os que se entristecerem por teus castigos,
pois em ti se alegrarão e contemplarão toda a tua alegria para sempre.
15
Bendize, ó minha alma, ao Senhor, o grande Rei,
16
pois na cidade de Jerusalém se edificará
a sua Casa para sempre.
Eu serei feliz, quando alguém da minha descendência
puder ver a tua glória e celebrar o Rei do céu.
As portas de Jerusalém serão construídas com safira e esmeralda,
e com pedras preciosas todas as tuas muralhas.
As torres de Jerusalém serão edificadas com ouro,
e as suas fortificações com ouro precioso.
17
As praças de Jerusalém serão pavimentadas com cristais e pedras de Ofir.
18
E as portas de Jerusalém entoarão cantos de alegria
e todas as suas ruas dirão:
Aleluia, bendito o Deus de Israel!
E benditos os que bendizem o seu santo Nome,
para sempre e eternamente”.

14 1 Assim terminaram as palavras de ação de graças de Tobit.

 Morte de Tobit

Tobit morreu em paz aos cento e doze anos, e foi sepultado condignamente em Nínive. 2 Tinha sessenta e dois anos quando ficou cego. Depois que recuperou a vista, viveu na abundância e deu esmolas, e propôs-se bendizer a Deus e celebrar a grandeza de Deus. 3 Estando para morrer, chamou seu filho Tobias e lhe deu estas recomendações: “Meu filho, toma teus filhos 4 e parte para a Média. Pois eu creio na palavra de Deus proferida por Naum contra Nínive: tudo se realizará e desabará sobre a Assíria e sobre Nínive, aquilo que disseram os profetas de Israel, que Deus enviou. Tudo se realizará e nada será suprimido dessas palavras, mas tudo acontecerá nos tempos devidos. Na Média haverá mais segurança do que na Assíria e na Babilônia, pois eu sei e creio que tudo o que Deus disse acontecerá. Tudo se realizará, e não falhará uma palavra sequer do que foi dito. Os nossos irmãos, que moram na terra de Israel, todos serão dispersos e levados cativos para longe dessa terra venturosa. Toda a terra de Israel ficará deserta, como também a Samaria e Jerusalém. E a casa de Deus estará desolada e incendiada, e ficará no abandono por um tempo. 5 Mas Deus se compadecerá deles novamente e para eles se voltará, para a terra de Israel. E então eles reedificarão a Casa, mas não como antes, até que se complete o tempo das maldições. Depois, voltarão todos do seu cativeiro e reconstruirão Jerusalém com magnificência. Nela, a casa do Senhor será reconstruída, de acordo com o que dela disseram todos os profetas de Israel. 6 E todas as nações em toda a terra se converterão e temerão a Deus em verdade, todos abandonando seus ídolos, que os seduzem falsamente com a sua mentira. 7 Então bendirão, como é justo, ao Deus eterno. E todos os filhos de Israel, libertados naqueles dias, lembrados de Deus com sinceridade, serão reunidos e virão para Jerusalém. E habitarão para sempre com segurança na terra de Abraão, que lhes será dada. E se alegrarão, os que amam a Deus na verdade. Mas os que praticam a iniqüidade e o pecado desaparecerão de todos os países. 8 Agora, filhos, eu vos recomendo: Servi a Deus na verdade e fazei diante dele o que lhe agrada. Ordene-se também a vossos filhos que pratiquem boas obras, especialmente a esmola, e se lembrem sempre de Deus e ben­digam o seu nome em todo tempo na verdade­ e com todas as forças. 9 Quanto a ti, meu filho, sai de Nínive, aqui não permaneças. 10 No mesmo dia em que sepultares tua mãe junto de mim, no mesmo dia não permaneças no seu território. Pois vejo que é grande a iniqüi­dade em seu meio, é grande a perfídia que nela se comete, e ninguém se sente envergonhado. Considera, filho, o que fez Nadab a Aicar, seu pai adotivo. Porventura não foi este quase enterrado vivo? Mas Deus retribuiu a infâmia ante os olhos da vítima, pois Aicar saiu para a luz, enquanto­ Nadab desceu às trevas eternas, por ter querido matá-lo. Por ter dado esmolas, Aicar escapou da armadilha mortal que lhe preparara Nadab, enquanto este caiu na própria armadilha mortal.­ 11 Assim, pois, meus filhos, vede o que faz a esmola, e o que faz a iniqüidade: esta, traz a morte. Mas, agora, a minha alma se vai...” Deitaram-no então no leito, e ele mor­reu. E foi sepultado condignamente.

 Epílogo

12 Quando sua mãe morreu, Tobias sepultou-a ao lado de seu pai. Em seguida, partiu com sua mulher para a Média e passou a residir em Ecbátana, junto do sogro Ragüel. 13 Cuidou, como devia, da velhice dos sogros e sepultou-os em Ecbátana, na Média. Recebeu a herança da casa de Ragüel, bem como a de Tobit, seu pai. 14 E morreu, cercado de honra, aos cento e dezessete anos de idade. 15 Antes de morrer, porém, viu e ouviu falar da destruição de Nínive. Viu os prisioneiros de Nínive sendo deportados para a Média, trazidos por Assuero, rei da Média.­ Então bendisse a Deus por tudo o que ele fizera aos habitantes de Nínive e da Assíria. E alegrou-se, antes de mor­rer, por causa de Nínive, e bendisse ao Senhor Deus por todos­ os séculos dos séculos.



Tobias (CNB) 11