Vaticano, 08 de dezembro de 2008.

Solenidade da Imaculada Conceição da B. V. Maria

 

 

Reverendos e caríssimos irmãos,

 

            No primeiro Aniversário da Carta que apresentava, na Solenidade da Imaculada Conceição de 2008, a iniciativa da Adoração Eucarística para a Santificação dos Sacerdotes e a Maternidade espiritual, é com grande satisfação que me dirijo novamente a todos vós, que viveis e atuais em todas as partes do mundo, para compartilhar as consolações, que o Senhor nos permite receber da sua providente Bondade, para nos confirmar na alegria e na certeza das nossas vocações, continuando incansavelmente a difundir, abundantemente, a semente do Evangelho.

            As respostas àquela simples, mas eficaz, iniciativa, foram realmente muito generosas e estimulantes; teve-se a impressão – ou melhor, a confirmação – de que ao indicar uma vez mais o “centro” da questão vocacional e sacerdotal, na Eucaristia, no Senhor Ressuscitado, sacramentalmente (ou seja, realmente!) presente no tempo e no espaço humano-divino da Igreja, por meio do Seu Espírito e do Sacerdócio ministerial, tenha-se concretamente respondido à sede de muitos que, com cordial e cristã docilidade, responderam prontamente às indicações oferecidas.

            A “corrente” de oração e de Adoração Eucarística agora existe!

            Naqueles lugares onde a oração de Adoração pelos Sacerdotes já era um costume consolidado, foi reforçada e confirmada ainda mais; onde ainda não existia, deu-se vida a um verdadeiro e próprio “micro-cosmo”, a uma rede que silenciosa e misteriosamente e, portanto, eficazmente, envolveu – e envolverá sempre mais – todos os Sacerdotes, acompanhando-os no seu insubstituível ministério.

            A Providência, que sempre é extraordinariamente generosa para conosco, seus diletos filhos, dispôs que o próximo Ano do Senhor de 2009 seja o 150º Aniversário do Dies Natalis (nascimento para o céu) do Santo Cura D’Ars, São João Maria Vianney, Patrono de todos os Párocos do mundo e maravilhosa figura emblemática para cada Sacerdote.

            Dirigindo o olhar ao nosso santo irmão, mais do que nunca atual, teremos a alegria de celebrar juntos a próxima Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, no dia 19 de junho de 2009, acolhendo em Roma as relíquias do coração do Santo Cura D’Ars e orando em uma Vigília de Adoração Eucarística, em espírito de comunhão eclesial afetiva e efetiva, que nos fará a todos sentirmo-nos muito unidos, ainda que fisicamente distantes.

            Esta memória é também a ocasião propícia para dizer – ou repetir, onde fosse necessário – qual é a autêntica identidade sacerdotal, sacramental e cristológicamente fundamentada, a qual tem a sua profunda e imediata raiz, não em uma vontade humana, mas na positiva e imutável vontade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que “chamou a si os que ele quis” e ainda hoje continua a chamar homens que se coloquem totalmente a serviço de Deus e, portanto, dos irmãos. Sacerdotes capazes de anunciar o Kerigma de forma franca e livre de todo condicionamento humano, de conduzir os homens do nosso tempo a uma autêntica experiência, pessoal e comunitária, de Cristo Ressuscitado. Em suma, recuperando o grande e sempre atual tema da missão que, em todos os seus aspectos, pela própria identidade da Igreja, é permanente.

            Já próximos da Solenidade do Santo Natal, convém olhar, com grande júbilo, tudo o que o Senhor nos oferece, tudo o que sempre prepara para nós, e ultrapassa toda expectativa. É Ele, na realidade, a quem nós esperamos, é Ele a quem amamos, porque somente Ele responde plenamente às profundas exigências do nosso ser de homens, cristãos e sacerdotes!

            Enquanto auguro a cada um de vós um fecundo ministério, com a consciência de como, sobretudo, deva ser celebrado o Sacramento da Reconciliação, com particularíssima disponibilidade e abundância, neste santo tempo de Advento, colocando todos os nossos propósitos no Coração Imaculado de Maria, convido-vos a viver sempre e cada vez mais, fecunda e jubilosamente a íntima ligação existente entre a vida espiritual e o exercício do quotidiano ministério pastoral!

 

 

Cláudio Card. Hummes

Arcebispo Emérito de São Paulo

Prefeito da Congregação para o Clero

 

 

X Mauro Piacenza

Arcebispo tit. de Victoriana

Secretário