Publicado livro na Arquidiocese da Paraíba em homenagem ao Ano Sacerdotal:

“O Ano Sacerdotal e o Clero da Arquidiocese da Paraíba”

 

    Trata-se de uma publicação feita em “homenagem ao Ano Sacerdotal, na qual podemos ler e apreciar a Carta do Papa Bento XVI, a Carta do Cardeal Cláudio Hummes, ambas escritas por ocasião do Ano Sacerdotal, a biografia do Pe. João Maria Batista Vianney, e a vida dos Sacerdotes da Arquidiocese da Paraíba.

    A pesquisa dos Sacerdotes da Arquidiocese da Paraíba foi efetuada no acervo do Arquivo Eclesiástico da Paraíba, na série Documentação do Clero e nas subséries: Processos/Registros de Ordenações e Traços Biográficos. Além disso, foi feita uma ficha de pesquisa para o levantamento de dados dos sacerdotes atuais, como também pesquisa nos Anuários Católicos dos anos de 1936, 194 e 1953.

    O livro consta de um capítulo sobre a Igreja Católica no Brasil, contextualizando historicamente a criação da Diocese da Paraíba.

    A realização de uma pesquisa de dados biográficos é sempre um trabalho delicado, podemos incorrer em omissões por falta de informações mais detalhadas sobre o objetivo pesquisado nos documentos, principalmente dos sacerdotes mais antigos, como é o nosso caso. Pedimos a compreensão de todos, caso isso venha a ocorrer, mesmo tendo a consciência tranquila de que fizemos o máximo possível para alcançar o nosso objetivo e para garantir as informações para futuras gerações”.

 

Introdução ao Livro: “O Ano Sacerdotal e o Clero da Arquidiocese da Paraíba”.