Home Portugues - Boletin Informativo
A identidade missionária do Presbítero na Igreja como dimensão intrínseca do exercício dos tria munera



É com grande satisfação que a Congregação para o Clero oferece a Carta Circular “A identidade missionária do Presbítero na Igreja como dimensão intrínseca do exercício dos tria munera”, que representa um dos frutos da última Assembléia Plenária realizada em março de 2009.
 
Como indispensável premissa ao texto considerou-se oportuno propor a Alocução do Santo Padre aos participantes da Plenária, do dia 16 de março de 2009. Nela é possível encontrar as diretrizes fundamentais para a interpretação da Carta Circular, marcada pela teologia “beneditiana”, e as referências irrenunciáveis para o trabalho da Congregação para o Clero, sobretudo em algumas questões atuais de crucial importância para a vida da Igreja.
Os Padres da Plenária eram concordes em afirmar, dentre as prioridades da Igreja contemporânea, a necessidade de um renovado compromisso missionário. O progressivo e constante aumento da secularização, com o consequente desfazimento das estruturas culturais e sociais, que influenciam, de forma não indiferente, a transmissão da Fé, sugerem um autêntico “sobressalto” de responsabilidade. Tal responsabilidade é necessária para a missão “ad gentes” e para o exercício quotidiano do Ministério, a ser vivido de maneira autenticamente apostólica e, por isso, missionária.
A Carta se atém brevemente a necessidade da Missão e a Teologia e espiritualidade da missionariedade, fundamentando-os na própria Missão de Cristo, da qual os Sacerdotes são participantes em razão da Ordenação sacramental. De forma mais difusa se detém sobre a questão da necessidade universal de uma renovada praxe missionária (cf. § 3 da Carta Circular) que, por sua vez, depende, em primeiro lugar, da consciência que cada um tem do ser discípulo.
 
Texto completo - Download
 
 


Ultimo aggiornamento di questa pagina: 27-GEN-11
 

Congregazione per il Clero - Vaticano - Copyright @2008 - Strumenti Software a cura di Seed